• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 29 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 17° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 15° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  16° / 6°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

António Mário Santos

 

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08 

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância polí... (ler mais...)


ANO OPTIMISTA PARA A INDÚSTRIA DO ARMAMENTO - antónio mário santos »  2024-01-09 

O ano de 2024 não se afigura, internacional e nacionalmente, auspicioso.

No primeiro caso, não se antevêem soluções, quer no campo ambiental, quer no político. A catástrofe climática, com suas manifestações um pouco por todo o planeta, parece não conseguir suplantar a gananciofobia dos interesses do grande capital, apostados na manutenção duma soc... (ler mais...)


Os judeus e a guerra da Palestina »  2023-12-18 

É a própria imprensa israelita, o jornal Haaretz, que denuncia: a percentagem de mortos na Palestina é superior a qualquer guerra no século XX.

Relembro a minha visita ao campo de concentração de Dachau, em 1974. Ante o memorial concentracionário, a visão dum espaço onde a morte dos judeus era um acto legal do regime nazi, a minha solidariedade com a tragédia dum pov... (ler mais...)


Jogada de mestre - antónio mário santos »  2023-11-21 

Deixem-me ser claro. A crise em que Portugal se encontra não me apanhou de surpresa. A maioria absoluta do Partido Socialista submeteu-se, desde as eleições legislativas, a quem lhe dera origem: António Costa. Por sua vez, a sua maioria na Assembleia retirara-lhe capacidade de intervenção partidária, submetida aos interesses do vencedor eleitoral, cuja palavra se tornou magister dixit. Quem se l... (ler mais...)


Fricções - antónio mário santos »  2023-10-21 

Tenho, hoje, muita dificuldade em aceitar verdades feitas. Não consigo deixar de pensar que, por detrás duma posição irredutível, não deixam de existir interesses, por vezes diversos e múltiplos, que, quais margens de rio, estreitam o leito da corrente, colocando o interlocutor ante a necessidade duma opção, tipo branco ou preto.

Nem sempre procedi assim. Pelo contrá... (ler mais...)


Comemorações e efemérides - antónio mário santos »  2023-10-08 

A minha costela de investigador de história, sempre sensível às efemérides e suas comemorações, ante o uso e abuso que delas fazem as estruturas dos poderes (sempre interligadas e cada uma per si a procurar o seu poleiro próprio), coloca-me numa posição de inconformismo céptico.

O caso recente, da Jornada Mundial da Juventude, com bispos, presidentes de Câmara,... (ler mais...)


Reflexões sobre um caminho de quase trinta anos - antónio mário santos »  2023-09-24 

Em Setembro de 1994, com capa de João Carlos Lopes, era publicado o meu estudo Torres Novas nos Finais do Séc. XIX – Subsídios Históricos, onde se inseria um estudo sobre a Imprensa Regional no Concelho de Torres Novas (1853-1926), incluindo as fotografias da primeira página da imprensa aí publicada, desde 1853 a 1978. Por essa altura, após a experiência lograda de “A Forja&rdq... (ler mais...)


Ora saia uma de jacobinismo! - antónio mário santos »  2023-09-04 

Algumas questões se me colocam nesta curva descendente de Agosto, ante uma cidade onde o Verão põe em repouso a governança pública, o Almonda continua o seu destino de rio atribulado, o clima aperta a garganta da atmosfera com dedos de fogo, a maioria da população não passa férias fora da sua residência, a juventude procura, após a euforia político-religiosa da ... (ler mais...)


HOMO LUPUS HOMINI - antónio mário santos »  2023-08-12 

Apanha-me de surpresa a notícia divulgada no facebook, em vários sites, da degolação da estátua de Santo António, na rotunda junto à sua capela.

Na altura em que o papa Francisco se encontra em Portugal. Na altura em que a Jornada Mundial da Juventude se transformou no acontecimento soberano de todas as televisões e redes sociais. Na altura em que os gastos de tal acontecimento cr... (ler mais...)


Relembrando Joaquim Rodrigues Bicho - antónio mário santos »  2023-07-08 

Quando este fim de semana, soube que o Partido Socialista votara, na última Assembleia Municipal, contra a denominação toponímica “Fábrica Grande”, proposta pelo Bloco de Esquerda - mantendo Torres Novas Factory – para o espaço onde se situava a Fábrica de Fiação e Tecidos de Torres Novas, alegando ainda não ser tempo de definição do espa&cced... (ler mais...)


Mais uma feira local da época - antónio mário santos »  2023-06-03 

A cidade apresenta-se engalanada. Assinala-se a feira da época, uma vez mais integrada na época da Idade Moderna Portuguesa (séc. XVI), ainda no reinado de D. João III. Talvez por influência da igualdade do género, e quando da comemoração do 130.º aniversário do nascimento de Maria Lamas, escolheu-se como temática a cultura e a música e, da corte e círculo ... (ler mais...)


Incertos são os tempos, como os contratempos - antónio mário santos »  2023-05-24 

Acredito que o calor súbito destrambelhe o mais avisado. As mudanças bruscas de temperatura acompanhadas de ventos em assobiadelas enlouquecidas, desatinam os mais precautos, já de si com os nervos a desmalharam a teia da lucidez, após anos de grande aperto, como os da pandemia covídica. Se a alka-seltzer dos pós-almoços ajuda a modorrar a cerviz da flatulência, parece que em qualquer sal&... (ler mais...)


Ai, Maio, como crescem os lucros dos bancos! - antónio mário santos »  2023-05-15 

Um pós 49.º aniversário do 25 de Abril deixou-me às turras com a memória dos discursos da Assembleia da República. Da birra malcriada e batuqueira fascista do Chega, ao discurso e bofetada inteligente do presidente da República Brasileira Lula da Silva. Das patacoadas verborreicas de ministros e adjuntos dum governo em contínua peixeirada. Da farsa vicentina em que se está a tranform... (ler mais...)


25 de Abril Sempre! - antónio mário santos »  2023-04-24 

Observo uma fotografia do João Espanhol e da Celina, que a filha Dulce colocou no Facebook, sobre a participação no 25 de Abril. O João, nestas datas, nunca deixava de colocar o cravo na lapela. Ficou publicamente conhecida a alegria que a sonoridade da sua voz lançava em qualquer sessão onde se comemorasse a revolução dos cravos. 25 de Abril Sempre!

Estava ali, em 2018, pela &uac... (ler mais...)


Com tanta feira e festa, só bailar é que nos resta - antónio mário santos »  2023-04-11 

Estava eu a pensar em que mentira iria esbarrar em um de Abril, quando um amigo distante me mandou um e-mail a lembrar-me que no livrinho vermelho Mao-Tse-Tung, que muita carnificina provocou na facção mais moderada do comunismo chinês, definia «o mundo como um ovo, parte-se, agita-se, e fica tudo amarelo».

Eu tinha congeminado a notícia de que a Renova eliminara a estrutura metálica com qu... (ler mais...)


O difícil caminho da consciência da liberdade - antónio mário santos »  2023-03-03 

Três acontecimentos, na última semana, agitaram as consciências dos cidadãos portuguesas.

Um, mundial, o do primeiro ano da invasão da Ucrânia pela Rússia, que levou ao seu repúdio na passada quinta-feira, 23 de Fevereiro, na Assembleia Geral da ONU: 141 a favor duma moção contra a agressão, 32 abstenções e 7 votos contra, incluindo, naturalmente, o... (ler mais...)


O tempo não está para paliativos - antónio mário santos »  2023-02-18 

A grande manifestação dos professores, em 11 de Fevereiro, na cidade de Lisboa, veio demonstrar que a degradação da sua situação profissional criou uma unidade de protesto com reinvindicações unânimes e a consciência da conquista da rua como o local que fustiga com virulência a surdez autista da governança. Mobilização que ultrapassou quaisquer objec... (ler mais...)


As sondagens são um aviso »  2023-02-04 

Mesmo sabendo que a maioria absoluta do PS, surgida como surgiu, não dava garantias de estabilidade a um governo sem garra, a cumprir uma política com que o centro-direita implica, porque na prática concretiza percentagem significativa dos seus programas, roubando-lhes espaço de manobra para projectos alternativos, confesso que a última sondagem, realizada pela Aximage para o DN, apanhou-me de surpresa.

... (ler mais...)

Parabéns, professores! »  2023-01-20 

Quando, neste último fim de semana, assisti, pelos canais do cabo, à manifestação de professores em Lisboa, levada a efeito por dois sindicatos minoritários, pressenti, pela sua mobilização, como pelas palavras de ordem escritas nos cartazes que empunhavam, que a classe docente atingira o ponto de saturação em relação ao desprestígio a que os diversos governos ... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira