Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-dc7cb851): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 17 Abril 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 16° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 12°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Incertos são os tempos, como os contratempos - antónio mário santos

Opinião  »  2023-05-24  »  António Mário Santos

"“E, de repente, o que parecia um paraíso à beira rio plantado, é assolado por um leque de maldições."

Acredito que o calor súbito destrambelhe o mais avisado. As mudanças bruscas de temperatura acompanhadas de ventos em assobiadelas enlouquecidas, desatinam os mais precautos, já de si com os nervos a desmalharam a teia da lucidez, após anos de grande aperto, como os da pandemia covídica. Se a alka-seltzer dos pós-almoços ajuda a modorrar a cerviz da flatulência, parece que em qualquer salão de feitiçaria não identificado foi lançado sobre os gestores autárquicos do concelho torrejano do PS um anátema que, a cada deliberação, sai estocada.

Rotinizados por décadas de maioria absoluta, apoiados num governo nacional da mesma emblemática e com as sabatinas características da mentalização de salvaguarda, assumiram o poder que lhes foi conferido pelo voto, quais tábuas da lei mosaica entregues como missão divina. Mas, quais Moisés descidos do Sinai e alapardados de espírito pelo contacto da sarça ardente, ante o tempo de autismo a que se entregaram no pôr em prática a seu modo as tábuas da lei, depararam-se com a desesperança crescente dos seus seguidores, que começavam a ver toldada a garantia da estabilidade prometida.

Sem chapéu de sol que os cobrisse, as meninges aqueciam destemperadas e os desacertos começaram a criar-lhes acidentes, quer nos actos, quer nos ditos, ante as dúvidas que a autogestão empírica começara a avolumar nas diversas escritas das gentes do concelho.

E, de repente, o que parecia um paraíso à beira rio plantado, com plano estratégico para pesca em água pública na nascente por fábrica aprisionada, é assolado por um leque de maldições, que faz encolher o título mirantista do seu melhor político do ano, ante a intromissão repentina da judiciária no sector do urbanismo e na condenação em tribunal por incumprimento de deliberação da justiça, com publicidade fotográfica na imprensa regional.

Já não bastava o desamor partidário concelhio que o tema corrupção originara nos seus militantes, a ponto de votarem em Assembleia Municipal uma proposta do Bloco de Esquerda sobre a necessidade duma auditoria externa ao sector de urbanismo camarário. Também as questões surgidas interpares oposicionistas da vereação descalcificaram harmonias da herança do passado. E, de repente, juntaram-se quase em bloco, as tempestades: o rio Almonda, a destruição das chaminés da António Alves, a posse efectiva (de quem) dos terrenos e edifícios implantados nos terrenos contratualizados em certas condições com o Nersant e os possíveis (?) projectos em congeminação para a Cancela do Leão, cuja estrada se vai, de antemão, regularizar. No Jardim das Rosas, o alargamento das piscinas em terrenos de defeso do próprio rio. Pelo concelho, um sem número de projectos à espera, ou da tampa comunitária, ou da alpista do orçamento. Pelos resultados da gestão do último ano, talvez umas preces à bem nossa Senhora de Fátima alterem o ritmo das obras aprovadas.

E vem agora mais uma pedrada no charco desta primavera a torcer os miolos e a avisar que a água e o ambiente são um bem precioso demais para ser gastos em devaneios turísticos, como um aeroporto em Santarém, com influência desastrosa na zona do Paul do Boquilobo.

O que é certo é que originou mais um desmentido do discurso presidencial na Assembleia Municipal de Torres Novas, feito por uma conjunto de associações ambientais, diminuindo a já de si frágil percentagem de confiança que a actual vereação socialista, seja pelo clima, seja por incapacidade própria, vai desbaratando.

 



 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias

Uma passagem do Evangelho de João - jorge carreira maia »  2025-03-22  »  Jorge Carreira Maia

Agora que nos estamos a aproximar, no calendário católico, da Páscoa, talvez valha a pena meditar nos versículos 36, 37 e 38, do Capítulo 18, do Evangelho de João. Depois de entregue a Pôncio Pilatos, Jesus respondeu à pergunta deste: Que fizeste? Dito de outro modo: de que és culpado? Ora, a resposta de Jesus é surpreendente: «O meu reino não é deste mundo.
(ler mais...)


Gisèle Pelicot é uma mulher comum - joão ribeiro e raquel batista »  2025-03-13 

Gisèle Pelicot vive e cresceu em França. Tem 71 anos. Casou-se aos 20 anos de idade com Dominique Pelicot, de 72 anos, hoje reformado. Teve dois filhos.

Gisèle não sabia que a pessoa que escolheu para estar ao seu lado ao longo da vida a repudiava ao ponto de não suportar a ideia de não lhe fazer mal, tudo isto em segredo e com a ajuda de outros homens, que, como ele, viviam vidas aparentemente, parcialmente e eticamente comuns.
(ler mais...)


Fantoche... »  2025-03-12  »  Hélder Dias

Ferreira... renovado »  2025-03-12  »  Hélder Dias

Mecenatos de papel - josé júlio gonçalves »  2025-02-16 

Deveria seguir-se a demolição do prédio que foi construído em cima do rio há mais de cinquenta anos e a libertação de terrenos junto da fábrica velha

Estamos em tempo de cheias no nosso Rio Almonda.
(ler mais...)


Papel higiénico: a que preço? - inês vidal »  2025-02-14  »  Inês Vidal

Enquanto penso em como arrancar com este texto, só consigo imaginar o fartote que Joana Marques, humorista, faria com esta notícia. Tivesse eu jeito para piadas e poderia alvitrar já aqui duas ou três larachas, envolvendo papel higiénico e lavagem de honra, que a responsável pelo podcast Extremamente Desagradável faria com este assunto.
(ler mais...)


Eleições municipais: o que aí vem? - antónio mário santos »  2025-02-08  »  António Mário Santos

Chegou o ano do eleitorado concelhio, no sistema constitucional democrático em que vivemos, dizer da sua opinião sobre a política autárquica a que a gestão do município o sujeitou.

O Partido Socialista governa desde as eleições de 12 de Dezembro de 1993, com duas figuras que se mantiveram na presidência, António Manuel de Oliveira Rodrigues (1994-2013), Pedro Paulo Ramos Ferreira (2013-2025), com o reforço deste último ter sido vice-presidente do primeiro nos seus três mandatos.
(ler mais...)


O que se passa? - jorge carreira maia »  2025-02-08  »  Jorge Carreira Maia

Coloquemos a questão: O que se está a passar no mundo? Factualmente, temos, para além da tragédia do Médio Oriente, a invasão russa da Ucrânia, o sólido crescimento internacional do poder chinês, o fenómeno Donald Trump e a periclitante saúde das democracias europeias.
(ler mais...)


AINDA HÁ CALENDÁRIOS ? - josé mota pereira »  2024-12-31  »  José Mota Pereira

Nos últimos dias do ano veio a revelação da descoberta de mais um trilho de pegadas de dinossauros na Serra de Aire. Neste canto do mundo, outras vidas que aqui andaram, foram deixando involuntariamente o seu rasto e na viagem dos tempos chegaram-se a nós e o passado encontra-se com o presente.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-03-31  »  Hélder Dias Entrevistador...
»  2025-03-22  »  Jorge Carreira Maia Uma passagem do Evangelho de João - jorge carreira maia