• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


O Cubo - josé ricardo costa »  2023-09-24  »  José Ricardo Costa

Como Garrett, resolvo viajar pela minha terra, não para subir o Tejo, mas para descer o viaduto rumo à avenida, o que só por si já é uma viagem que mistura três épocas distintas: a viril Idade Média, a ruralidade do século XIX e o urbanismo do século XX.
(ler mais...)


Alguns anos de solidão… »  2023-09-18  »  Hélder Dias

O Livro da Selva II »  2023-09-06  »  Hélder Dias

O Livro da Selva I »  2023-09-06  »  Hélder Dias

Life goes on - josé mota pereira »  2023-09-04  »  José Mota Pereira

 

O mistério da vida tem algo de matemático porque tende sempre para o infinito. Mesmo aquilo que costumamos chamar morte, não é efectivamente o fim, na medida em que a biologia prossegue o seu processo sobre a matéria de que somos feitos.
(ler mais...)


Ora saia uma de jacobinismo! - antónio mário santos »  2023-09-04  »  António Mário Santos

Algumas questões se me colocam nesta curva descendente de Agosto, ante uma cidade onde o Verão põe em repouso a governança pública, o Almonda continua o seu destino de rio atribulado, o clima aperta a garganta da atmosfera com dedos de fogo, a maioria da população não passa férias fora da sua residência, a juventude procura, após a euforia político-religiosa da JMJ pela Presidência da República, Câmara de Lisboa, Loures, Cascais e Governo, como confirmação nacional da importância da Igreja Católica e o reconhecimento das liberdades religiosas num país constitucionalmente não confessional, em Paredes de Coura- entre 14 e 17 do corrente, cerca de 80 mil (na ano anterior foram 115 mil) -, apesar da chuva e da crise económica, caminhos para a sua existência numa sociedade que os antagoniza, despreza e explora.
(ler mais...)


Educação e violência sobre as crianças - pedro borges ferreira »  2023-09-04  »  Pedro Ferreira

Já há algum tempo que tenho vindo a pensar escrever sobre a forma violenta como a nossa sociedade trata as crianças. Os últimos acontecimentos, mais erosivos para as nossas estátuas, deram-me a vontade de o fazer.
(ler mais...)


Ainda a visita do Papa Francisco - jorge carreira maia »  2023-09-04  »  Jorge Carreira Maia

Com excepção de um núcleo jacobino e da liderança estarola da extrema-direita, a aceitação da visita do Papa Francisco, e do que veio dizer, foi muito ampla. Será o actual Papa um taumaturgo capaz de operar milagres e de fazer coincidir gente que, por norma, tem as mais contrárias opiniões? O carisma de Giorgio Bergoglio ajuda bastante.
(ler mais...)


Pés e cabeça - josé ricardo costa »  2023-09-04  »  José Ricardo Costa

Ainda garoto, meti na cabeça que era anarquista só porque pensava e dizia umas coisas subversivas. Graças a Deus, que nesse tempo era Bakunine, depressa percebi que estava apenas a ser parvo. Cheguei mesmo a ver como se faziam cocktails Molotov, mas devido à Físico-Química ser a minha pior disciplina e a uma tremenda inépcia manual, eu seria sempre a primeira vítima da minha subversão.
(ler mais...)


Nascente do Almonda: uma Câmara fraca com os fortes - joão carlos lopes »  2023-08-14  »  João Carlos Lopes

1.Em Julho do ano passado, todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Torres Novas aprovaram uma recomendação à Câmara Municipal no sentido de o executivo encetar com a Renova um diálogo com vista a melhorar o acesso público à nascente do Rio Almonda.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia