• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Pesquisar...
Seg.
 13° / 2°
Períodos nublados
Dom.
 13° / 2°
Períodos nublados
Sáb.
 14° / 5°
Claro
Torres Novas
Hoje  16° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

José Mota Pereira

 

A Nikita em Torres Novas (ou uma crónica pessoal pouco ou nada revolucionária no Centenário da Revolução de Outubro) »  2017-11-29 

Recuemos a 1985. Ao final desse ano. Elton John lançou “Nikita” um dos seus maiores sucessos musicais. A temática era claramente influenciada pelo ambiente de mudança que se começava a viver na Europa de Leste, desde que em março, na União Soviética, Gorbachev chegara a secretário geral do PCUS, anunciando um plano de reformas – a Perestroyka – que viria a alterar ... (ler mais...)


Os operários da vila »  2014-08-22 
Importa dizer isto hoje: o falecimento de Francisco Canais Rocha é também a partida de um homem que pertenceu a uma geração notável de Homens e Mulheres nascidos num meio operário duro, difícil e vibrante como era o meio operário torrejano. Em meados do século XX, resistiram à ditadura fascista e deixaram passados largos anos, uma marca indelével na sua terra.

A ditadura fascista encontrou desde cedo, em Torres Novas fortes sector... (ler mais...)


Das Mulheres »  2010-03-12 
Comemorou-se no dia 8 de Março o dia Internacional da Mulher – há cem anos que é comemorado.

Entre jantares, flores e outros convívios sobrou em convívio e algum folclore aquilo que terá faltado em análise e discussão do mundo no feminino.

Descaracterizada do contexto histórico gerador, o 8 de Março é aproveitado ironicamente para esconder a verdadeira realidade da vida das mulheres.

Percebem-se algumas coisas: Percebe... (ler mais...)


… do lado de cá dos telescópios »  2010-03-04 
Sexta-feira, são quase quatro da tarde. Está na hora, de sintonizar o rádio do carro para a Antena 1. Sempre que possível e sempre que nos lembramos repetimos esta rotina às sextas-feiras.

Mal damos por isso e após alguns anúncios, saímos das nossa realidade terrena, os problemas e as alegrias desaparecem, e durante alguns minutos viajamos entre estrelas, satélites, galáxias e luas.

O cientista entusiasma-nos. Não nos vem fal... (ler mais...)


Outros Palcos »  2010-02-18 
Estávamos no final dos anos 80 – talvez 1988. O teatro vinha a Torres Novas, ao Cine Teatro Virgínia, com uma plateia imensa E cadeiras de pau. O Cine-Teatro, por essa altura, já reclamava obras.

O cinema vivia em crise, os espectadores torrejanos preferiam o conforto do novinho estúdio Alfa ou então as novidades que chegavam aos clubes de vídeo. O Virgínia - cinema - dependia de uma programação ”alternativa” que permitia a so... (ler mais...)


Areia »  2010-02-11 
Tinha noticiado aqui, na edição da passada semana do Jornal Torrejano, que o Desportivo de Torres Novas contratou dois craques mediáticos da selecção nacional de futebol de praia para alinharem na sua equipa de futebol de onze.

Parece que a notícia teve impacto mediático a nível nacional. Afinal trata-se da novidade de dois dos melhores jogadores do futebol jogado na areia da praia experiementarem o futebol de onze – jogado no... (ler mais...)


A República »  2010-02-05 
Na última semana quem passasse pelos jornais, televisões ou rádios arriscava-se a ter um curso de macro-economia em três tempos.

O tempo e as páginas dedicadas ao Orçamento de Estado, às negociações, os resultados, a proposta do governo, a coligação do governo com a direita parlamentar, o défice, claro, o défice, sempre o défice, de novo o défice…

Desconfio que não há português que não saiba dizer qualquer coisinha s... (ler mais...)


Vida no Museu »  2010-01-28 
O crescimento urbano prega partidas destas. Enquanto uns cresciam para lá e outros se vinham chegando para cá, a cidade estendia-se ia e a vila vinha vindo, Riachos e Torres Novas estão hoje praticamente unidos. E se o shopping foi baptizado com o nome da Cidade, está empoleirado na freguesia de Riachos.

Portanto das rivalidades devemos estar falados. Ou talvez não – também não é preciso exagerar.

Bem, há coisas que são mesm... (ler mais...)


Alice »  2010-01-22 
Foi esta minha amiga que me apresentou a Mariana. A Mariana e toda a sua família: Os pais, a avó Elisa e a recordação sempre presente da avó Lídia já falecida.

Nesta altura a Mariana andava numa grande angústia porque entrou-lhe pela casa dentro uma irmã. Ela que já tinha 10 anos (!) ia ter que se habituar a repartir a sua existência com a Rosa, a sua irmã Rosa.

Foi um prazer conhecer a Mariana e não a perdi de vista. Mesmo... (ler mais...)


Património »  2010-01-14 

Em 2007, alguém decidiu que o mundo poderia votar nas novas 7 maravilhas do mundo. Por detrás desta ideia estava associada uma impressionante máquina comercial de promoção turística dos locais eleitos quer do próprio espectáculo final de apresentação dos locais vencedores.

Também em Portugal se votou nessa altura pelas 7 maravilhas de Portugal- que incidiram praticamente sobre mosteiros e igrejas portuguesas.

Se a... (ler mais...)


1960-2010: 50 anos de Cine-Clube »  2010-01-08 

”(…)lembrar cada lágrima, cada abraço, cada morte, cada traição. Partir aqui com a ciência toda do passado. Partir aqui – para ficar!” José Mário Branco in FMI
 

A História não mente: No concelho de Torres Novas o final dos anos 50 e início dos anos 60 foram anos marcantes de grande riqueza colectiva. O país acordava da campanha eleitoral de Humberto Delgado e parecia acreditar que o cinzentismo do... (ler mais...)


Um artigo? Não, um ”shot”! »  2009-12-31 
Chega-se ao fim do ano e é inevitável: fazer o balanço. Irritante tarefa de voltar a pegar no que ficou para trás e voltar a ”recordar”.

Não sei se é por falta de matéria informativa, mas é raro o jornal, revista, televisão que não venha por estes dias fazer o tal balanço, escolher as personalidades do ano, os acontecimentos etc… A coisa agrava-se em anos como este terminados em nove em que a coisa estende-se ao balanço da ... (ler mais...)


Velhozes duros* »  2009-12-24 
Não sei se quando este este artigo chegar aos olhos do leitor, os sindicatos estarão a concretizar a pré-anunciada greve nos hipermercados na véspera de Natal.

Se tal suceder e independentemente do sucesso da greve estamos perante um facto histórico absolutamente assinalável e que importa reflectir, também aqui, em Torres Novas, onde os hipermercados se multiplicaram nos últimos anos.

Os hiper’s são um fenómeno a que não es... (ler mais...)


‘Bora a Mora? »  2009-12-18 
Perdida, aquela vila alentejana parecia estar condenada ao destino que está reservado para uma grande parcela do interior do território nacional. A população envelhecia, os mais novos procuravam vida noutras paragens, a agricultura abandonada e uma total ausência de indústria ou de serviços condenavam a vila ao destino fatal.

Mas há fatalidades inevitáveis? Não claro que não. Perante o cenário pouco simpático que enfrentava, o m... (ler mais...)


Os catequistas da nova religião »  2009-12-11 

1. O aumento do desemprego no nosso país deu origem à fobia do empreendorismo. Para resolver o problema do desemprego, somos constantemente bombardeados com este chavão que nos querem fazer crer ser capaz de tudo resolver. Fecha uma fábrica, despede-se de uma penada 100, 150, 500 trabalhadores e lá vem poção mágica do empreendorismo enfiada em acções de formação (?), programas de apoio e incentivos ao investimento. Nos pro... (ler mais...)


A nova ideologia »  2009-12-03 

1. No passado dia 7 de Novembro, Ary dos Santos completaria 72 anos de idade. Infelizmente o seu prematuro desaparecimento físico constituiu uma perda para a cultura portuguesa, cujo alcance ainda hoje é de difícil avaliação.

Há quem veja em Ary, apenas um poeta mediano, letrista de canções com mais alguns poemas, geralmente de índole panfletária e comprometidos com a sua militância comunista.

Tal... (ler mais...)


Onde se fala de futebol, mulheres e corrupção »  2009-11-26 
Num pequeno canto do ”Expresso” desta semana, na secção desportiva, deparámos com uma notícia daquelas que nunca serão manchete, nem assunto de discussão de café, mas que revelam bem o lastimável momento que se vive em Portugal.

Segundo a notícia, duas mulheres foram eliminadas no acesso ao curso de nível máximo de treinadores precisamente por serem mulheres!

As duas mulheres excluídas cumpriam os segundos e quartos requ... (ler mais...)


O Boquilobo golf: outra vez? »  2008-07-10 
Voltou a idiotice do projecto do Boquilobo golf. Para quem não se lembra este projecto surgiu há 4 anos, por iniciativa de um grupo empresarial espanhol que pretendia implantar um campo de golf com uma extensa área residencial na zona do Boquilobo. Chegou a falar-se na construção de cerca de milhares de moradias destinadas a ser ocupadas por estrangeiros do norte da Europa que escolheriam os nossos ares para passar o resto dos seus dias. Se ... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-12-13  »  Jorge Salgado Simões Torres Novas 2018, mais um ano sem IMI Familiar
»  2017-12-13  »  José Ricardo Costa O Derbi
»  2017-12-12  »  Anabela Santos Falar por falar