• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 09 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 13°
Céu nublado
Sáb.
 28° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 29° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  31° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A ANEMIA - josé mota pereira

Opinião  »  2022-07-05  »  José Mota Pereira

"“Torres Novas está a sangrar e a perder vitalidade, coberta por um manto de silêncio e de cumplicidades como se tudo isto fosse natural e inevitável”"

Num canto de página d` O Almonda, na sequência de mais uma reorganização do jornal nestes últimos anos, vem o anúncio: O Almonda deixará de se publicar semanalmente, passando a quinzenário.

 Na sua longa história, esta é uma mudança significativa e que ultrapassa as fronteiras do jornal. Em mais de cem anos, um século, Torres Novas deixará de ter um jornal semanário. A crise que a comunicação social enfrenta, muito por culpa da informação que passámos a ter disponível eletronicamente em qualquer momento nos nossos bolsos, não explica tudo.

 Em Torres Novas ainda se publicam três jornais e uma rádio local continua continua a emitir. Mas vivem-se tempos de anemia social que se reflectem obviamente na comunicação social. Sabe-se que esta vive, aqui e em qualquer lugar do mundo, de notícias, pensamento crítico e publicidade oriunda da economia. Sucede que a anemia social que vivemos por aqui atinge todas estas dimensões. Não vê quem não quer!

 Temos, desde logo, uma Câmara Municipal falha de ideias e criatividade, sem projectos de futuro, rumo ou estratégia e que se limita a gerir o dia a dia da sua máquina administrativa. Genericamente, é isto e as excepções são isso mesmo.

Na vida cultural e desportiva, é indisfarçável a crise associativa em que vão persistindo em actividade a meia dúzia de colectividades do costume, mas em que se vai tornando evidente a dificuldade de renovação de dirigentes. No desporto, paradoxalmente, multiplicam-se os micro-clubes de modalidades individuais que nascem à sombra de treinadores que prometem construir campeões. A partir dos 18 anos, com excepção do futebol, é o deserto absoluto nas modalidades colectivas: andebol, basquetebol, hóquei, etc... nem uma para amostra. Nem sequer uma equipa colectiva para matraquilhos ou sueca! Zero.

 A ausência de vida social e compromisso colectivo na nossa terra prossegue na economia. A ACIS parece desaparecida e o pavilhão de exposições do NERSANT há muito que deixou de cumprir a sua função e as últimas notícias que temos - é de que vai servir para "arrumar" o espólio de etnografia e arqueologia industrial - não trazem grande novidade. O pequeno comércio definha, a indústria praticamente desapareceu enquanto se vai sonhando em fazer daqui um centro de base logística centrado na tecnologia da palete e empilhador.

 É esta anemia social, de que estes exemplos são apenas uma amostra, que ajuda a explicar as mudanças no jornal O Almonda e se estende pela restante vida colectiva do concelho.

 Torres Novas está a sangrar e a perder vitalidade, coberta por um manto de silêncio e de cumplicidades como se tudo isto fosse natural e inevitável. Assim continuará, enquanto formos fazendo de conta que nada se passa e enquanto não houver coragem de empreender outro rumo.

 É urgente calar este silêncio!

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia