• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


SOS... »  2023-11-02  »  Hélder Dias

VA PENSIERO - josé mota pereira »  2023-10-21  »  José Mota Pereira

"porque aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram que os alegrássemos "

- do Salmo 137, Livro dos Salmos da Bíblia

 

Acordar de manhã, num domingo de Outono e ouvir a partir do telefone, em directo do Facebook, a música das filarmónicas da nossa terra é um privilégio dos nossos dias, neste espaço que habitamos.
(ler mais...)


O ataque ao indivíduo - jorge carreira maia »  2023-10-21 

O que, no desvario que atravessa o mundo, está a ser posto em causa e corre o perigo de desaparecer? O que está em perigo é a ideia de indivíduo, a crença de que somos seres individuais, entidades distintas e separadas.
(ler mais...)


Fricções - antónio mário santos »  2023-10-21  »  António Mário Santos

Tenho, hoje, muita dificuldade em aceitar verdades feitas. Não consigo deixar de pensar que, por detrás duma posição irredutível, não deixam de existir interesses, por vezes diversos e múltiplos, que, quais margens de rio, estreitam o leito da corrente, colocando o interlocutor ante a necessidade duma opção, tipo branco ou preto.
(ler mais...)


A máquina de lavar roupa ou dois dias em Pontevedra - josé ricardo costa »  2023-10-08  »  José Ricardo Costa

Estava sentado no meu sofá de leitura quando sou vítima de horrenda revelação. Ergo a cabeça na direcção da porta em frente e, com os olhos ainda amaciados por um trecho literário, vejo, aterrado, uma máquina de lavar roupa! Não, nada de paranormalidades, só mesmo porque a sala dá para a cozinha, onde a máquina esteve sempre como a torre de Belém em Belém em vez da Charneca de Alcorochel, e no mesmo campo visual dos livros, discos, e molduras que aproveitam o que sobrou de parede.
(ler mais...)


Dopovo »  2023-10-08  »  José Mota Pereira

Naquela noite o Virgínia encheu.

Mas não foi cinema, nem teatro que passou pelo palco. Estávamos lá muitos, naquela noite de 12 de Outubro, em que embora de forma muito limitada, se realizou uma sessão da Oposição Democrática da CDE em Torres Novas.
(ler mais...)


A Ignorância estimulada ~jorge cordeiro simões »  2023-10-08  »  Jorge Cordeiro Simões

A noite passada a insónia atacou-me e depois da meia-noite saí para mais uma passeata nocturna que uma vez mais me levou até junto da ponte da Levada onde se encontram a tarambola e a estátua de D. Afonso Henriques, personagens com quem gosto de dialogar, tendo desta vez estranhado muito o quase silêncio que, dado o muito reduzido caudal do rio ditando a total imobilização da tarambola.
(ler mais...)


A Fabrióleo ainda por aí anda - antónio gomes »  2023-10-08  »  António Gomes

Faleceram recentemente duas pessoas, nossos vizinhos, que viviam no Carreiro da Areia. Lamentamos a sua morte.

Foram presença assídua na luta que as populações travaram para pôr fim ao inferno em que viveram anos e anos proporcionado por uma empresa que entendia que toda a aldeia era sua propriedade.
(ler mais...)


Comemorações e efemérides - antónio mário santos »  2023-10-08  »  António Mário Santos

A minha costela de investigador de história, sempre sensível às efemérides e suas comemorações, ante o uso e abuso que delas fazem as estruturas dos poderes (sempre interligadas e cada uma per si a procurar o seu poleiro próprio), coloca-me numa posição de inconformismo céptico.
(ler mais...)


A sorte e o mérito - jorge carreira maia »  2023-10-08  »  Jorge Carreira Maia

Em entrevista ao Público, na semana passada, o realizador Woody Allen diz, a certa altura, “O que me aconteceu não foi por eu ser bom ou por ter qualidade, por vezes foi porque tive sorte. Quando comecei, ninguém queria que eu realizasse (cinema)”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia