• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 03 Março 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 21° / 7°
Céu limpo
Sex.
 19° / 10°
Céu nublado com chuva moderada
Qui.
 18° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 7°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Houston, we have a problem - carlos paiva »  2020-12-06  »  Carlos Paiva

Há mais de 50 anos, esta civilização, a nossa civilização, foi e veio à lua sem problemas de maior, num foguete cujo sistema de navegação assistido por “computador” tinha pouco mais de 72Kb de memória.
(ler mais...)


A BOLA – DE DEUS E DA TERRA - josé mota pereira »  2020-12-06  »  José Mota Pereira

1. DEUS

Nasceu destinado à genialidade pelos campos de futebol do planeta. A certidão de nascimento, nomeou-o Diego Armando Maradona, sul-americano da Argentina. Partiu para a imortalidade poucos dias depois de cumprir 60 anos de vida.
(ler mais...)


A importância de Joe Biden - jorge carreira maia »  2020-12-06  »  Jorge Carreira Maia

A vitória de Joe Biden é um acontecimento que, em princípio, terá importantes e benévolas consequências para nós portugueses e europeus. Antes de explicar as razões para tal afirmação, convém sublinhar que os EUA não deixarão de ser o que eram e que Biden não representa qualquer devaneio utópico no interior da grande nação americana, como poderia ser o caso do democrata Bernie Sanders.
(ler mais...)


Sushi 2.0 - rui anastácio »  2020-12-06  »  Rui Anastácio

Com o advento do “menu criança”, prefiro chamar-lhe “ração para crianças”, algo entre hambúrguer, pizza, bolonhesa e filetes capitão iglo, inaugurámos uma nova era. A “era principezinho”, que nada tem a ver com “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, antes pelo contrário, foi iniciada algures na década de noventa pela minha geração de pais.
(ler mais...)


A entrevista que ficou por escrever - inês vidal (texto integral) »  2020-12-03  »  Inês Vidal

Tenho o péssimo hábito (péssimo para mim, óptimo para quem me rodeia) de não poupar elogios, ao mesmo tempo que guardo para mim grande parte das críticas, num jeito conveniente de evitar o confronto que me incomoda, mas que é tantas vezes, se não sempre, fulcral em qualquer saudável relacionamento, seja ele de que cariz for.
(ler mais...)


A entrevista que ficou por escrever - inês vidal »  2020-12-02  »  Inês Vidal

Tenho o péssimo hábito (péssimo para mim, óptimo para quem me rodeia) de não poupar elogios, ao mesmo tempo que guardo para mim grande parte das críticas, num jeito conveniente de evitar o confronto que me incomoda, mas que é tantas vezes, se não sempre, fulcral em qualquer saudável relacionamento, seja ele de que cariz for.
(ler mais...)


Onde pára o PS? - josé mota pereira »  2020-11-21  »  José Mota Pereira

Vivi algum tempo nos Açores, onde contactei com uma realidade social e política muito diversa daquela a que estava habituado por estas paragens. Nesse período, a transição do poder político passava de Carlos César para o seu sucessor, Vasco Cordeiro, de forma absolutamente tranquila, com o PS exercendo uma maioria eleitoral que a toda a gente parecia vir a ser eterna.
(ler mais...)


Gatos »  2020-11-21  »  Rui Anastácio

A “Rosa dos Gatos” foi uma das personagens que habitou a minha infância. Na verdade a minha infância foi habitada por uma miríade de personagens. Escolhi a Rosa não sei bem porquê.

A Rosa alimentava vinte gatos, tinha muito mau feitio para as crianças mas um imenso amor pelos gatos.
(ler mais...)


[Breve ensaio para uma carta ao futuro] - margarida trindade »  2020-11-21  »  Margarida Trindade

Aquele era o tempo do contágio. O tempo em que da ordem nasceu a desordem. O tempo da separação e da angústia. O tempo asséptico. O tempo final. O tempo do medo. O tempo da rebelião e de todos os perigos latentes.
(ler mais...)


Ser Torrejano - josé ricardo costa »  2020-11-21  »  José Ricardo Costa

Desço a rua dos Anjos quando o meu cérebro é de repente apoquentado por uma radical e inquietante questão. Não o pavor diante do silêncio e escuridão do espaço cósmico ou por não saber se quando esticar o pernil irei dar com a Audrey Hepburn a cantar o Moon River numa matiné de domingo no Virgínia ou com um cenário de Bosch.
(ler mais...)


 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-02-05  »  Carlos Paiva Hill Street Blues - carlos paiva
»  2021-02-20  »  Inês Vidal PSD: a morte há muito anunciada - inês vidal
»  2021-02-05  »  Jorge Carreira Maia O estranho caso das vacinas - jorge carreira maia
»  2021-02-18  »  Hélder Dias Vacina
»  2021-02-22  »  José Ricardo Costa Na mouche - josé ricardo costa