• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 27 de Fevereiro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 19° / 3°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 18° / 6°
Céu nublado
Ter.
 16° / 8°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 8°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


W. G. Sebald »  2016-11-17  »  Jorge Carreira Maia

Winfried Georg Sebald morre nos finais de 2001, com apenas 57 anos. Quando, há anos, o descobri fiquei fascinado pela sua escrita. Li de enfiada, sem conseguir parar, todas as traduções das suas obras.
(ler mais...)


American dream »  2016-11-09  »  Jorge Carreira Maia

A eleição de Donald Trump tem pelo menos uma virtude. Mostra a natureza do fenómeno político. E a política tem como única finalidade a conquista do poder. Por muito que os corações benevolentes achem que a política é o lugar onde se trabalha para o bem comum, a realidade nunca se ajustou a tal benevolência.
(ler mais...)


9/11..... »  2016-11-09  »  Hélder Dias

Carlos de Oliveira »  2016-11-03  »  Jorge Carreira Maia

O público é um deus vindicativo e injusto. Carlos de Oliveira, uma das grandes figuras da literatura portuguesa da segunda metade do século XX, morreu em 1981. Paulatinamente, a sua obra começou a entrar num tempo crepuscular, apagando-se da memória cultural do país, do desejo dos leitores e das estratégias do mercado livreiro.
(ler mais...)


Como fortalecer o sistema imunitário »  2016-11-03  »  Juvenal Silva

Já chegaram as primeiras chuvas e algum frio à mistura.

É tempo de começar a termos maiores cuidados de saúde com o inverno que se avizinha e, como dizia um médico antigo, mais vale prevenir que curar.
(ler mais...)


Presunção de saber ou simplesmente bazófia »  2016-11-02  »  Maria Augusta Torcato

Sim, pior do que a ignorância é a presunção de saber e o quotidiano vai-nos mostrando como esta premissa se concretiza a nossos olhos e ouvidos.

Condenava o Padre António Vieira os peixes, porque se comiam uns aos outros, mas o que queria mesmo condenar era o comportamento dos homens que, à semelhança dos peixes, também se comiam uns aos outros.
(ler mais...)


Impostos e desigualdades territoriais »  2016-11-02  »  Jorge Salgado Simões

Ao que parece a coesão territorial vai-se manter como um não assunto nos próximos tempos. Seja porque em 2017 há eleições autárquicas, seja porque temos um Governo que não vai além da gestão corrente, ou seja até porque esta coisa da autonomia da administração local em relação à administração central e vice-versa está muito em desuso.
(ler mais...)


Devolver a cidade às pessoas »  2016-11-02  »  João Quaresma

No momento em que se discute o plano de atividades para 2017, enquadrado que está naquelas que foram as grandes opções do plano para o quadriénio correspondente ao atual mandato camarário, é propício o momento para dar asas ao pensamento e olhar para Torres Novas enquanto cidade que precisa de um futuro prometedor.
(ler mais...)


Milhões »  2016-11-02  »  João Carlos Lopes

Não, não é uma brincadeira. É coisa séria dizer-se que o orçamento municipal de um concelho de 35 mil habitantes é, grosso modo, o ordenado-base mais os prémios de jogo de seis meses do Ronaldo no Real Madrid.
(ler mais...)


Os silenciosos »  2016-10-21  »  Acácio Gouveia

Antes de mais há que saudar a edição mil do JT! Saudar pela qualidade jornalística, pela longevidade e pela resiliência.

Nas reflexões de João Carlos Lopes saltou-me à vista um queixume sobre a menor participação de classes profissionais (exemplificou: professores e médicos) que antigamente contribuíam para o enriquecimento dos jornais regionais com artigos de opinião.
(ler mais...)


 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-02-23  »  João Carlos Lopes BENDITOS OS PEIXES DO AZUL ( há 30 anos o Zeca emalou a trouxa e zarpou)
»  2017-02-25  »  Hélder Dias Fantoche...