• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 03 Março 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 21° / 7°
Céu limpo
Sex.
 19° / 10°
Céu nublado com chuva moderada
Qui.
 18° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 7°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

António Gomes

 

A oportunidade da sobra - antónio gomes »  2021-02-22 

Apesar da limitação de vacinas nesta fase, o país tem vindo a ser confrontado com variados episódios de vacinação fora do que está priorizado. Há sempre alguém que se julga acima das normas ou que faz as suas próprias normas e ultrapassa assim os que estão na fila, ou então por via de terceiros chegam primeiro à seringa.

As “sobras” t... (ler mais...)


Pós-presidenciais - antónio gomes »  2021-02-05 

Já muita coisa se disse sobre os resultados eleitorais do passado dia 24 e muita coisa ainda se vai dizer, pois se existe algo incontornável é a alteração do mapa político à direita. Mas não só. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu votos da direita, do centro e da esquerda e não deve ignorar este facto no exercício do seu segundo mandato.

Estejamos atentos ao papel... (ler mais...)


Eleições à porta e a abstenção à espreita - antónio gomes »  2021-01-23 

Votar é decidir, não votar é deixar a decisão que nos cabe nas mãos de outros. Uma verdade, tantas vezes repetida. No entanto, a abstenção tem mantido uma tendência ascendente nos vários actos eleitorais. Mas então porque não votamos? Certamente que as respostas são muito diversas, com grande peso para a desilusão, para o desinteresse, para a frustra&cced... (ler mais...)


Resíduos urbanos - antónio gomes »  2021-01-10 

O sector dos resíduos sólidos urbanos esteve recentemente na agenda mediática devido à revolta das populações que vivem perto dos aterros onde são depositados, pois assistem à constante degradação da sua qualidade de vida.

Com efeito, entre 2015 e 2019, a importação de resíduos cresceu 1670%, de países da União Europeia e de fora da... (ler mais...)


É mesmo feitio »  2020-12-19 

A polícia judiciária visitou a câmara municipal. Tanto quanto se sabe, para recolher informações sobre a participação de uma empresa na campanha eleitoral do PS. Na divisão de urbanismo, não se sabe porquê. O presidente desvalorizou, parece que estas visitas são “normais” e empurrou para a junta de freguesia de S. Maria, tentando desviar o caso do urbanismo.... (ler mais...)


Água - antónio gomes »  2020-11-21 

A água é um recurso escasso, não é infinito e não podemos viver sem ela. O acesso à água é um direito humano.
Muito se tem escrito e muito se vai continuar a escrever sobre a exploração e utilização da água, mas medidas concretas para rentabilizar a sua utilização são ainda são escassas e decisões políticas ... (ler mais...)


Voltemos ao comércio local - antónio gomes »  2020-11-06 

A situação de pandemia agrava-se aos olhos de toda a gente e as consequências desta situação são evidentes: no emprego/desemprego, na actividade económica, na transacção de mercadorias, em particular no comércio local. Há menos pessoas na rua, há uma certa retracção por via da incerteza no futuro, há menor capacidade financeira das pessoas p... (ler mais...)


Tudo pequenas coisas - antónio gomes »  2020-10-23 

Em cima da antiga lixeira foram plantadas, em Dezembro passado, uma quantidade de árvores a que deram o nome de “Mata Municipal Cardillium. Esta iniciativa parecia ter futuro: uma boa ideia plantar árvores até porque meteu a participação de crianças de uma escola e boas fotos. Bom, mas o que é que aconteceu a seguir? A seguir, esqueceram-se de que tinham plantado as árvores, nunca m... (ler mais...)


IMI 2021: pensam que enganam quem? - antónio gomes »  2020-10-09 

O ano que atravessamos, e com toda a certeza também o próximo, são anos de excepção, anos particularmente difíceis para muitas famílias. Os rendimentos são menores, em alguns casos muito menores, muitos negócios fecharam ou estiveram fechados vários meses, o que aí vem ainda não se sabe, mas advinha-se, infelizmente. Se os vários partidos tivessem perceb... (ler mais...)


A construção de edifícios no Médio Tejo - antónio gomes »  2020-09-28 

O INE divulgou as estatísticas de construção dos anos 2018 e 2019 com base em estimativas e nas informações das empresas de construção. Significa isto que deveria haver por parte do PS/Torres Novas algum cuidado naquilo que tenta impor dentro da Câmara e não levar a Câmara a divulgar dados que não são rigorosos.

A Câmara podia e devia divulgar estes... (ler mais...)


Fabrióleo: ir até ao fim - antónio gomes »  2020-09-12 

O encerramento da Fabrióleo é um facto. O sofrimento das pessoas e o atentado ao ambiente estão agora mais próximos do fim. Quem não luta, não alcança.
Durante muitos anos, a poluição dos solos e das linhas de água foram a marca daqueles poluidores, nunca se importando com as consequências dos seus actos. Muitas toneladas de resíduos estão acumuladas... (ler mais...)


A insegurança e o dinheiro público no Rossio - antónio gomes »  2020-09-01 

Decidiu o PS fazer obras no rossio, um parque de lazer e de jogos, como é sabido. Já em 2007 aquele espaço tinha sido intervencionado e inaugurado, mas como é preciso mostrar alguma coisa e aquele é o sitio ideal, voltámos lá.

É facilmente perceptível que aquele espaço é o menos indicado de todos para implantar um parque de jogos e lazer para crianças e... (ler mais...)


O que nos diz o “Carreiro das Cobras” - antónio gomes »  2020-08-19 

Em boa hora, o Bloco de Esquerda colocou o “Carreiro das Cobras” na agenda política local. O debate tem sido interessante e várias opções foram sendo conhecidas. É um bom exemplo para percebermos o que é que cada partido político ou visão política pretendem para Torres Novas, que futuro nos está reservado se o timoneiro for o partido A, B ou C.

A solu&cce... (ler mais...)


Zona industrial em Riachos - antónio gomes »  2020-07-18 

As zonas industriais são espaços de ordenamento do território. Só com a sua implementação se consegue evitar a construção de empresas em locais que se destinam a outros fins e que não estão minimamente preparados para receber determinado tipo de actividades. Aliás, situações existem que chegam mesmo a ser atentatórias de outros direitos, como o am... (ler mais...)


Cada um escolhe os seus amigos - antónio gomes »  2020-07-03 

A proposta do Bloco para apoio ao comércio local foi rejeitada. O PS mostrou insensibilidade e ignorância com este sector da economia local. O PS não quer saber das dificuldades de quem teve de encerrar os negócios durante três meses e por isso não conseguiu realizar dinheiro, apesar de manter os compromissos regulares como as rendas, entre outros. Os outros partidos fizeram o mesmo com a desculpa de que... (ler mais...)


500 mil euros para o comércio local - antónio gomes »  2020-06-18 

Este é o valor da proposta do Bloco de Esquerda para apoiar o comércio tradicional/local.
A pandemia veio agravar ainda mais a já débil situação de muitos pequenos comerciantes do concelho de Torres Novas, assim como de outros concelhos.
O tempo de encerramento a que foram obrigados pode ser fatal. Soma-se a dificuldade em vender e a necessidade de responder aos compromissos, com especial des... (ler mais...)


Um milhão e meio para… nada - antónio gomes »  2020-06-07 

Às oportunidades deve corresponder uma gestão capaz, se assim não for perdem-se.
É o caso do bónus do Orçamento do Estado que atribui a Torres Novas, 1 472 000.00 euros a titulo de devolução de uma parte do IVA cobrado no nosso município. Como é público, este dinheiro veio parar a Torres Novas por engano, pertencia a outros municípios, como reconheceu o pr... (ler mais...)


Uma oportunidade aos mercados locais - antónio gomes »  2020-05-26 

A actual situação de pandemia veio alterar em muitos aspectos o nosso modo de vida, na escola, no trabalho, na ocupação do tempo, no relacionamento social, nas compras, etc.
Vamos esperar que o combate ao corona vírus tenha sucesso e que voltemos a uma certa normalidade.
Uma coisa é certa: se continuarmos a desprezar e a ofender a natureza, a retirarmos tudo e a não repor nada, a coisa... (ler mais...)


Tudo por uma fotografia »  2020-04-17 

Em plena crise pandémica, os responsáveis políticos e particularmente os que ocupam lugares executivos, têm de dar o exemplo, assumindo as responsabilidades do cargo que ocupam. Não podem ter atitudes como se nada se passasse, como se tudo corresse dentro da normalidade, como se o COVID 19 fosse um invenção de alguns ou como se as medidas de prevenção e de protecção fo... (ler mais...)


E depois do “corona”? »  2020-04-05 

Não se conhece a cura para o corona vírus. Mandaram-nos ficar em casa para fazer o combate. E é assim mesmo. Não havendo cura, o melhor é apostar na prevenção. O isolamento social é pois o melhor remédio.

No que às noticias diz respeito, são em catadupa, em particular nas televisões. Dirão: não há volta a dar-lhe… Sim, precis... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-02-05  »  Carlos Paiva Hill Street Blues - carlos paiva
»  2021-02-20  »  Inês Vidal PSD: a morte há muito anunciada - inês vidal
»  2021-02-05  »  Jorge Carreira Maia O estranho caso das vacinas - jorge carreira maia
»  2021-02-18  »  Hélder Dias Vacina
»  2021-02-22  »  José Ricardo Costa Na mouche - josé ricardo costa