• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 18 de Julho de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 30° / 16°
Céu limpo
Sex.
 27° / 17°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  26° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

António Gomes

 

A água »  2018-06-21 

É de todos conhecida a escassez de água doce existente no planeta. Em Portugal, o ano de 2017 foi particularmente avisador para toda a gente: lembramos bem o transporte de água de umas regiões para outras e os condicionalismos impostos ao seu consumo (jardins, rotundas, etc). Todos sabemos que isto da falta de água é para levar a sério, ou deveria ser para levar a sério.
Mesmo com as... (ler mais...)


Empurrar com a barriga »  2018-06-06 

O edifício dos “Lourenços”, ocupado há 14 anos pela câmara, vai ser adquirido pelo município (390 mil euros). A ocupação do edificio foi acordada por um período de 18 meses, em 2004, sem hipóteses de renovação. Entretanto, mudou de proprietário (um banco) que colocou o município em tribunal por este não desocupar o espaço nem seq... (ler mais...)


Caros Riachenses (II) »  2018-05-03 

Na última crónica que escrevi, falei dos inconvenientes e dos prejuízos para as pessoas que habitam nos arredores da estrada de acesso às zonas industriais ou que circulam com frequência, em movimentos pendulares Riachos - Torres Novas.

Agora, falemos daqueles para os quais este projecto foi pensado e também das consequências para a autarquia.
O principal objectivo deste plano, anunci... (ler mais...)


Caros Riachenses (I) »  2018-04-20 

O processo de decisão sobre a rede viária de acesso às zonas industriais de Riachos e Entroncamento chegou ao fim. A decisão tomada pelo governo (Infraestruturas de Portugal IP), câmaras municipais do Entroncamento e Torres Novas e com o apoio da junta de freguesia de Riachos (com os votos contra do BE) é a proposta que liga a A23, Torreshoping, à rotunda dos boieiros e esta à zona do term... (ler mais...)


A notícia que todos esperava »  2018-03-24 

A notícia sobre a confirmação da decisão do IAPMEI de encerramento da Fabrióleo, não apanhou ninguém desprevenido, muito menos os visados ou quem os representa.
O historial de infracções e de ataques ao meio ambiente é de todos conhecido: foram muitos anos a poluir, a desrespeitar a população, a atentar contra a saúde pública, a atentar contr... (ler mais...)


ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS, haverá coragem para mudar? »  2018-03-08 

No passado fim-de-semana realizou-se em Lisboa, na sede da Assembleia Municipal, um encontro nacional dedicado ao papel, aos poderes e ao funcionamento das assembleias municipais, organizado pela Associação Nacional das Assembleias Municipais.

Considero importante e oportuna esta iniciativa.

As AMs têm vários poderes atribuídos por lei, de que destaco dois: aprovar os orçamentos anuais ... (ler mais...)


A efetividade nos postos de trabalho ajuda tudo e todo »  2018-02-15 

Encontra-se em fase de aplicação o PREVPAP – Programa de Regularização Extraordinário dos Vínculos Precários na Administração Pública.
A lei 112/2017 prevê os procedimentos do processo de regularização dos precários do Estado, onde se incluem os trabalhadores das autarquias locais.

Este programa é uma oportunidade para que... (ler mais...)


E a Fabrióleo, o “infractor” militante: ainda não se esqueceu, pois não senhor ministro? »  2018-01-30 

Finalmente, os esforços da população, de várias associações e particularmente de Arlindo Consolado Marques, obtiveram a visibilidade necessária para que o poder político interviesse directamente na poluição do rio Tejo. Já podia ter acontecido se tivesse sido aprovada a proposta do BE para redução da produção da Celtejo, coisa que agora aco... (ler mais...)


ORU »  2017-11-29 

A operação de reabilitação urbana – ORU – que tem estado em discussão pública, é um documento importante pelas consequências que poderá trazer à cidade de Torres Novas. Logo, ao ordenamento do território, mas também à atividade económica e à vida social da nossa urbe.

Estamos, talvez, perante a última oportunidade ... (ler mais...)


Antigo hospital »  2017-08-22 

Primeiro foi a mentira, seria a sede do município, até fazia algum consenso na sociedade torrejana, as atuais instalações são exíguas, não oferecem as condições de funcionamento que uma instituição como a CM deve ter, mas afinal deixou de ser a sede do município para ser um espaço cultural, não se explica porquê e para quê. Isto de men... (ler mais...)


Voltemos à ribeira da Boa Água »  2017-06-21 

Como era expectável com as temperaturas a subirem, os cheiros intensos, nauseabundos e ácidos voltaram em força a toda a zona envolvente da ribeira e, sobretudo, voltaram à casa das pessoas, aos comércios e restaurantes, ao espaço público.

O sofrimento das pessoas intensifica-se, o subsolo é entranhado pelos vários venenos que correm no leito da ribeira, o ar fica contamina... (ler mais...)


PEDU, novo episódio »  2017-05-04 

Há dias fomos confrontados com a colocação de placards a anunciar obras em vários locais da cidade, todas por conta do PEDU. A curiosidade é que esses placards agradecem o contributo da população relativamente aos projetos apresentados.
Não se conhece o resultado da consulta pública, a CM não divulgou os resultados, embora esta tenha terminado a 23 de fevereiro. Questi... (ler mais...)


O castelo, o jardim e os outros »  2017-02-16 

O bom senso aconselha a que se alargue o tempo de debate público e que se promova o mesmo, projeto a projeto.
Só assim podemos garantir as melhores soluções, as mais equilibradas e as mais consensuais. A aplicação dos dinheiros públicos em torno do PEDU vai muito para além dos mandatos autárquicos, é a cidade para as próximas gerações.


... (ler mais...)


PEDU, para onde nos levas? »  2017-01-31 

Foi apresentado o PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano). Pretende responder às necessidades de reabilitação do centro da cidade. São mais de 7 milhões de euros. A candidatura foi apresentada em Setembro de 2015 e para os munícipes restam 15 dias para avaliar projetos que vão alterar profundamente a cidade e ficarão para várias gerações.
A apre... (ler mais...)


As estradas para 2017 »  2017-01-04 

Os orçamentos municipais são documentos determinantes para a gestão da coisa pública, indicam as escolhas e as opções de quem as faz.
O que nos diz o orçamento municipal de Torres Novas para 2017? É claro, é transparente, responde às preocupações das pessoas, ao desenvolvimento do concelho?
É o último orçamento do mandato, &eacut... (ler mais...)


Tapar o sol com uma peneira »  2016-10-21 

É notório e visível o abandono e o desleixo a que estão votadas muitas das actividades e das atribuições do município. Nem falo de obras, falo apenas de actividades de manutenção e pequenas obras. É por demais evidente a incapacidade de o município responder às solicitações a que está obrigado.

Um dos argumentos invocados é a... (ler mais...)


Factos são factos »  2016-09-08 

A poluição da ribeira da Boa Água e do rio Almonda tem ocupado nas últimas semanas, as conversas das pessoas que vivem e que passam pelas zonas mais afetadas pelo cheiro irrespirável da coisa e, diga-se, tem também ocupado as preocupações dos torrejanos em geral, ou porque são afetados diretamente ou porque a sua consciência ambiental assim dita. Ainda bem que se discute... (ler mais...)


Empresa non grata »  2016-08-24 

Não se pode continuar a empurrar com a barriga. Exige-se uma decisão rápida para o problema “fabrióleo”.
A decisão tem de ser equilibrada e justa.

Qual a decisão que respeita o equilíbrio e a justiça? Na minha opinião é a decisão pelo encerramento desta empresa.
Em primeiro lugar, devem os torrejanos, os meiavienses, os riachences, todas ... (ler mais...)


Falemos de coisas muito sérias »  2016-07-17 

O novo RMUE (regulamento municipal de urbanização e edificação) chegou à sua fase final de aprovação pela Assembleia Municipal.

É um regulamento com significativas alterações a favor dos munícipes. Integra propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda, as únicas que foram apresentadas. Não contempla tudo, mas é um passo significativo.

... (ler mais...)

O que fazer ao Glifosato »  2016-06-05 

Face às desconfianças que existem na comunidade científica, face às dúvidas que existem nos decisores políticos, face às certezas das consequências deste herbicida na fauna e na flora, só há uma decisão acertada: proibir a sua utilização.Só proibindo a sua utilização, se está a defender a saúde pública.

V&... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2018-07-12  »  Maria Augusta Torcato A avó Augusta, a foice e a vassoura
»  2018-07-12  »  Jorge Carreira Maia Um concubinato de conveniência
»  2018-07-12  »  José Ricardo Costa F