• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quinta, 29 de Junho de 2017
Pesquisar...
Dom.
 36° / 14°
Claro
Sáb.
 31° / 10°
Claro
Sex.
 24° / 10°
Claro
Torres Novas
Hoje  23° / 12°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

António Gomes

 

Voltemos à ribeira da Boa Água »  2017-06-21 

Como era expectável com as temperaturas a subirem, os cheiros intensos, nauseabundos e ácidos voltaram em força a toda a zona envolvente da ribeira e, sobretudo, voltaram à casa das pessoas, aos comércios e restaurantes, ao espaço público.

O sofrimento das pessoas intensifica-se, o subsolo é entranhado pelos vários venenos que correm no leito da ribeira, o ar fica contamina... (ler mais...)


PEDU, novo episódio »  2017-05-04 

Há dias fomos confrontados com a colocação de placards a anunciar obras em vários locais da cidade, todas por conta do PEDU. A curiosidade é que esses placards agradecem o contributo da população relativamente aos projetos apresentados.
Não se conhece o resultado da consulta pública, a CM não divulgou os resultados, embora esta tenha terminado a 23 de fevereiro. Questi... (ler mais...)


O castelo, o jardim e os outros »  2017-02-16 

O bom senso aconselha a que se alargue o tempo de debate público e que se promova o mesmo, projeto a projeto.
Só assim podemos garantir as melhores soluções, as mais equilibradas e as mais consensuais. A aplicação dos dinheiros públicos em torno do PEDU vai muito para além dos mandatos autárquicos, é a cidade para as próximas gerações.


... (ler mais...)


PEDU, para onde nos levas? »  2017-01-31 

Foi apresentado o PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano). Pretende responder às necessidades de reabilitação do centro da cidade. São mais de 7 milhões de euros. A candidatura foi apresentada em Setembro de 2015 e para os munícipes restam 15 dias para avaliar projetos que vão alterar profundamente a cidade e ficarão para várias gerações.
A apre... (ler mais...)


As estradas para 2017 »  2017-01-04 

Os orçamentos municipais são documentos determinantes para a gestão da coisa pública, indicam as escolhas e as opções de quem as faz.
O que nos diz o orçamento municipal de Torres Novas para 2017? É claro, é transparente, responde às preocupações das pessoas, ao desenvolvimento do concelho?
É o último orçamento do mandato, &eacut... (ler mais...)


Tapar o sol com uma peneira »  2016-10-21 

É notório e visível o abandono e o desleixo a que estão votadas muitas das actividades e das atribuições do município. Nem falo de obras, falo apenas de actividades de manutenção e pequenas obras. É por demais evidente a incapacidade de o município responder às solicitações a que está obrigado.

Um dos argumentos invocados é a... (ler mais...)


Factos são factos »  2016-09-08 

A poluição da ribeira da Boa Água e do rio Almonda tem ocupado nas últimas semanas, as conversas das pessoas que vivem e que passam pelas zonas mais afetadas pelo cheiro irrespirável da coisa e, diga-se, tem também ocupado as preocupações dos torrejanos em geral, ou porque são afetados diretamente ou porque a sua consciência ambiental assim dita. Ainda bem que se discute... (ler mais...)


Empresa non grata »  2016-08-24 

Não se pode continuar a empurrar com a barriga. Exige-se uma decisão rápida para o problema “fabrióleo”.
A decisão tem de ser equilibrada e justa.

Qual a decisão que respeita o equilíbrio e a justiça? Na minha opinião é a decisão pelo encerramento desta empresa.
Em primeiro lugar, devem os torrejanos, os meiavienses, os riachences, todas ... (ler mais...)


Falemos de coisas muito sérias »  2016-07-17 

O novo RMUE (regulamento municipal de urbanização e edificação) chegou à sua fase final de aprovação pela Assembleia Municipal.

É um regulamento com significativas alterações a favor dos munícipes. Integra propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda, as únicas que foram apresentadas. Não contempla tudo, mas é um passo significativo.

... (ler mais...)

O que fazer ao Glifosato »  2016-06-05 

Face às desconfianças que existem na comunidade científica, face às dúvidas que existem nos decisores políticos, face às certezas das consequências deste herbicida na fauna e na flora, só há uma decisão acertada: proibir a sua utilização.Só proibindo a sua utilização, se está a defender a saúde pública.

V&... (ler mais...)


Águas do Ribatejo »  2016-04-20 

É sabido, os jornais já fizeram notícia, a empresa pública Águas do Ribatejo teve um saldo positivo em 2015 de 1,5 milhões de euros. É sempre agradável saber destas contas, destes resultados. A Águas do Ribatejo, 100% pública, é responsável pelo abastecimento de água e pelo tratamento do saneamento em 7 concelhos do distrito de Santarém, inclu&iac... (ler mais...)


Uma cidade feliz para um concelho harmonioso »  2016-03-17 

O sonho comanda a vida..., foi assim o “Sexta D’Ideias” que debateu o urbanismo e o planeamento em Torres Novas.

O inconformismo por um lado e a esperança por outro. Vários foram aqueles e aquelas que se manifestaram neste espaço de debate e de contraditório que o BE/Torres Novas organiza já há alguns anos.

Desde a história do urbanismo, ao planeamento dos locai... (ler mais...)


O Tejo aqui tão perto »  2016-03-02 

É público e bem visível a miserável qualidade da água que corre no maior rio de Portugal, o Tejo.

Os crimes ambientais têm-se sucedido a uma cadência vertiginosa, são feitas descargas altamente poluidoras, identificadas, que já levaram o ministério do ambiente a ameaçar o encerramento de empresas.

É certo que o problema começa em Espanha, c... (ler mais...)


Quanto vale uma mentira? »  2016-02-17 

Nunca é demais escrever que em política não vale tudo. Porque não vale, mesmo que alguns durmam descansados sobre a mentira ou sobre a não verdade, metáfora utilizada não raras vezes.

É sabido, é do conhecimento geral, que as obras em curso no antigo hospital de Torres Novas têm por finalidade a instalação dos paços do concelho. Está escrit... (ler mais...)


As taxas de urbanização »  2016-02-03 

O PS recusou votar favoravelmente uma proposta de redução das taxas de urbanização aplicadas às obras de reabilitação e recuperação de imóveis no concelho de Torres Novas. A proposta partia dos seguintes pressupostos: parte significativa do parque habitacional está muito degradada; a recuperação de imóveis pode ser uma ajuda importante para um sec... (ler mais...)


A nova temporada do Virgínia »  2016-01-20 

A temporada que agora se iniciou, na continuidade das anteriores, tem como marcas a qualidade e a diversidade.

O espetáculo que deu o pontapé de saída foi da responsabilidade da Sociedade Velha Filarmónica Riachense. Foi um espetáculo à altura do Virgínia, tal como no ano passado tinha sido com a Banda de Pedrógão. Excelente qualidade, com um reportório muito exigent... (ler mais...)


Urbanismo ou selva de betão »  2016-01-06 

A gestão urbanística é, em última instância, cuidar da imagem das cidades e de todos os locais onde se habita, é cuidar da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs, é proporcionar a vivência harmoniosa entre as pessoas e as construções. Esta tarefa, determinante para o futuro das urbes, é da responsabilidade dos políticos e em particular dos pol&iac... (ler mais...)


As crianças »  2015-12-17 

A maioria socialista na CM decidiu penalizar as crianças das famílias mais pobres, cobrando a participação nas atividades de tempos livres das crianças abrangidas pelo escalão 1 do abono de família, até agora gratuito.

Ao introduzir este pagamento, a maioria socialista mostra a sensibilidade social que persegue.

O argumento é o absentismo, faltam muito estas crian&c... (ler mais...)


Negócios »  2015-12-02 

Os negócios são parte da vida das empresas, das pessoas, das instituições, os negócios são parte integrante da economia, podemos dizer que a troca de bens implica negociar, é a normalidade.

Todos os negócios têm consequências para os envolvidos, menores ou maiores, depende se são “negócios grandes” “ou grandes negócios”.

... (ler mais...)

O rio do nosso (des) contentamento »  2015-11-03 

A Assembleia Municipal de Torres Novas reuniu no passado dia 29, com um único ponto na agenda: o ambiente no concelho de Torres Novas.

Oportuna esta reunião da AM. O concelho de Torres Novas tem um potencial enorme na área ambiental. Desde a Serra ao Rio Almonda, onde pontua o Paúl do Boquilobo, é todo um conjunto de ofertas que estão por explorar, atividades económicas, da agricultura &... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-06-21  »  Juvenal Silva Água é essencial e fonte de vida
»  2017-06-26  »  Jorge Carreira Maia Tentações igníferas
»  2017-06-21  »  António Gomes Voltemos à ribeira da Boa Água