Há longos anos que desafiamos a sorte com a tragédia logo ali à espreita no centro histórico de Torres Novas. As derrocadas das casas abandonadas sucedem-se, felizmente ainda ninguém foi apanhado. A última, na rua da Corrente, veio apenas confirmar a sorte que temos tido e a tragédia que está por perto.
É preciso responsabilizar os proprietários, aplicar a lei at&eac... (ler mais...)
Recentemente, assistimos à colocação da 1.ª pedra daquilo que virá a ser um novo restaurante de comida ao “pacote” numa zona da cidade onde já se encontram outros dois do mesmo género. Quero aqui declarar que a comida ali servida não faz o meu estilo, mas também declaro que não tenho nada com isso, cada um é como cada qual, os gostos não se discutem e... (ler mais...)
Hoje é evidente, reconhecido e aceite por toda a gente, que o recurso hídrico – água - é um bem escasso. Não dispomos deste precioso líquido como há 30 ou 50 anos atrás, chove muito menos e de forma muito irregular, a média das secas aumentou relativamente a períodos anteriores. Estes são os factos.
Esta realidade obriga toda a gente a olhar para o uso d... (ler mais...)
Alguma coisa se tem falado sobre as sondagens na última campanha eleitoral, mas não muito, estranhamente. Sabemos que as sondagens se enganaram e que enganaram vários dos protagonistas e que muito provavelmente tiveram consequências directas nos resultados eleitorais.
Enganaram o PS, que mudou de rumo a meio da campanha. Primeiro, Costa pediu a maioria absoluta, mas como as sondagens não indicavam nada... (ler mais...)
Bem o sabemos, os orçamentos materializam políticas e estas devem reflectir as exigências das pessoas e reflectir os desafios do futuro mais ou menos próximo.
Se os orçamentos e os planos a quatro anos não responderem ao grande desafio das alterações climáticas, onde se inclui naturalmente, a menor disponibilidade de água ou a saturação de CO2 na atmosfe... (ler mais...)
O PS continua com maioria absoluta, contrariando todos os prognósticos, até os dos próprios. O BE sofre uma derrota, contrariando todos os prognósticos, até os dos adversários. Este é o resultado das recentes eleições autárquicas no concelho de Torres Novas: menos democracia, menos escrutínio, menos alternativa política.
Os resultados são uma tre... (ler mais...)
A campanha eleitoral das próximas autárquicas teve o seu inicio, como é normal. As candidatas e candidatos vão-se conhecendo, vão-se anunciando, algumas ideias também vão aparecendo, para o concelho e para as freguesias, é o processo democrático de disputa eleitoral para que os eleitores possam decidir livremente, pois o voto não pertence a nenhum partido, coligaç&ati... (ler mais...)
Quando, há um ano atrás, foi proposto o apoio do município à economia local e às pessoas em dificuldades (500 mil euros) por causa dos efeitos da pandemia COVID 19, nomeadamente o fecho de muitas lojas e de vários serviços, os proponentes não sabiam nem podiam saber as consequências de tal proposta nas contas do município, mas tinham a convicção que o que era pr... (ler mais...)
Os médicos de família e os centros de saúde são ou devem ser a base do Serviço Nacional de Saúde. É a proximidade entre os profissionais de saúde e a população que garante a boa qualidade do serviço, do atendimento a todo o tipo de cuidados prestados.
Apesar das dificuldades recentes, têm sido os médicos de família e os outros profissionais... (ler mais...)
O governo está a despejar carradas de dinheiro nas autarquias, porque é preciso garantir a vitória dos seus nas próximas eleições e porque o dinheiro do 2020 não foi aplicado atempadamente. Agora, é preciso aproximar-se de valores de concretização que não nos envergonhem. Tudo se conjuga e tudo se repete. E a autarquia torrejana como se comporta?
A autarquia, ... (ler mais...)
As tabelas de basquetebol no largo Humberto Delgado caíram, felizmente ninguém se magoou. A CM apressou-se a encontrar os culpados - vandalismo. O vandalismo tem as costas largas, basta um pouco de atenção à forma como estavam ligadas ao subsolo para se perceber que a responsabilidade é de quem construiu e de quem fiscalizou. Os indícios de corrupção são muito claros, mas a ... (ler mais...)
Na política, ou se tem ideias, rasgo e capacidade de antecipação para marcar a diferença, ou andamos sempre no rengo-rengo.
As vítimas da pandemia estão aí, agora com maior visibilidade, mais desemprego, mais encerramentos de pequenas empresas, comércio, restauração, serviços, trabalhadores independentes sem rendimentos. Sabíamos que ia ser assim e atem... (ler mais...)
Os eleitos estão necessariamente obrigados a defender o interesse público, não deve ser de outra forma. Os recentes negócios da compra de um prédio rústico/urbano, na freguesia da Chancelaria, e a venda de outro na freguesia de S. Maria, na cidade de Torres Novas, feitos pela câmara municipal, dão-nos uma fotografia exata do que é não defender o interesse público.
... (ler mais...)Apesar da limitação de vacinas nesta fase, o país tem vindo a ser confrontado com variados episódios de vacinação fora do que está priorizado. Há sempre alguém que se julga acima das normas ou que faz as suas próprias normas e ultrapassa assim os que estão na fila, ou então por via de terceiros chegam primeiro à seringa.
As “sobras” t... (ler mais...)
Já muita coisa se disse sobre os resultados eleitorais do passado dia 24 e muita coisa ainda se vai dizer, pois se existe algo incontornável é a alteração do mapa político à direita. Mas não só. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu votos da direita, do centro e da esquerda e não deve ignorar este facto no exercício do seu segundo mandato.
Estejamos atentos ao papel... (ler mais...)
Votar é decidir, não votar é deixar a decisão que nos cabe nas mãos de outros. Uma verdade, tantas vezes repetida. No entanto, a abstenção tem mantido uma tendência ascendente nos vários actos eleitorais. Mas então porque não votamos? Certamente que as respostas são muito diversas, com grande peso para a desilusão, para o desinteresse, para a frustra&cced... (ler mais...)
O sector dos resíduos sólidos urbanos esteve recentemente na agenda mediática devido à revolta das populações que vivem perto dos aterros onde são depositados, pois assistem à constante degradação da sua qualidade de vida.
Com efeito, entre 2015 e 2019, a importação de resíduos cresceu 1670%, de países da União Europeia e de fora da... (ler mais...)
A polícia judiciária visitou a câmara municipal. Tanto quanto se sabe, para recolher informações sobre a participação de uma empresa na campanha eleitoral do PS. Na divisão de urbanismo, não se sabe porquê. O presidente desvalorizou, parece que estas visitas são “normais” e empurrou para a junta de freguesia de S. Maria, tentando desviar o caso do urbanismo.... (ler mais...)
A água é um recurso escasso, não é infinito e não podemos viver sem ela. O acesso à água é um direito humano.
Muito se tem escrito e muito se vai continuar a escrever sobre a exploração e utilização da água, mas medidas concretas para rentabilizar a sua utilização são ainda são escassas e decisões políticas ... (ler mais...)
A situação de pandemia agrava-se aos olhos de toda a gente e as consequências desta situação são evidentes: no emprego/desemprego, na actividade económica, na transacção de mercadorias, em particular no comércio local. Há menos pessoas na rua, há uma certa retracção por via da incerteza no futuro, há menor capacidade financeira das pessoas p... (ler mais...)
» 2022-06-17
» Hélder Dias
Fantoche... |
» 2022-06-04
Sim, dou licença - inês vidal |
» 2022-06-18
» Jorge Carreira Maia
Escavar no romance português - jorge carreira maia |
» 2022-06-18
» Carlos Paiva
Tomatina - carlos paiva |
» 2022-06-04
» Jorge Carreira Maia
A fraternidade - jorge carreira maia |