• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 22 Abril 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 16° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 17° / 8°
Céu nublado com chuva moderada
Ter.
 14° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  21° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

António Gomes

 

A transparência das águas »  2019-04-20 

Neste novo ano entrou em vigor um novo tarifário: pode-se mesmo dizer um novo e radical tarifário da empresa “Águas do Ribatejo”. A Águas do Ribatejo é uma empresa pública detida a 100% por 7 municípios do Ribatejo e que tem vindo a reerguer os sistemas de abastecimento de água e de saneamento que se encontravam na generalidade dos casos em péssimas con... (ler mais...)


Prioritário? As estradas. »  2019-03-22 

Vem isto a propósito das obras de reabilitação do largo do Rossio. Decidiu, a maioria socialista na CM, dar prioridade à realização de obras no Largo General Humberto Delgado (Rossio). O projeto não se sabe bem o que é, visto que o PS decidiu alterar aquilo que foi aprovado em reunião de câmara. Entre outras alterações, decidiram incluir uma “estaç&... (ler mais...)


Aero… coisa, mas muito séria »  2019-02-21 

A noticia teve origem na informação prestada em reunião de câmara pelo vice-presidente da mesma: aeroporto internacional, 4 Kms de pista, 160 voos/dia, 200 milhões de investimento, etc..

E foi apresentada com pompa e circunstância, uma grande mais valia para Torres Novas e arredores. Já estamos habituados que assim seja, tudo que meta cimento armado e alcatrão é bom, é... (ler mais...)


Caminhamos para o abismo »  2019-02-07 

Foi recentemente colocado em discussão pública (já terminada) o Plano Estratégico Educativo Municipal para os próximos 4 anos. Este plano é da responsabilidade da autarquia, que o encomendou a um centro de estudos da Universidade Nova de Lisboa coordenado pelo professor David Justino.

Quando falamos de educação, estamos a falar de matérias que interessam a toda a sociedade ... (ler mais...)


E o Zeca revisitou-nos »  2019-01-11 

Não foi um qualquer concerto, foi mesmo a sério. O Zeca revisitou-nos, desta vez no Estúdio Alfa, pela mão dos “LaFontinha”. Tal como há 50 anos, José Afonso esteve entre nós, em Torres Novas.

Um bom concerto, com os únicos protagonistas que podiam homenagear condignamente a figura que foi o Zeca - Francisco Fanhais que também cantou no célebre concerto n... (ler mais...)


Os(as) caixas de supermercado »  2018-12-19 

Todos os anos por esta altura, sou confrontado com os episódios que se repetem quase mecanicamente nas grandes superfícies comerciais - estou a falar daquele dueto entre cliente e o caixa – “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, “quer um saco?”, “tem cartão cliente e factura com número de contribuinte, deseja?”

Dias, semanas seguidas, ali est&... (ler mais...)


As estradas do concelho de Torres Novas »  2018-12-07 

Uma parte muito significativa das estradas, ruas, ruelas, largos, rotundas, somando mais de cem, que fazem parte da rede viária deste concelho, encontram-se em estado de deterioração mais ou menos avançado. Algumas situações estão mesmo num estado miserável, como sabemos. Rede viária esta que é da responsabilidade da câmara municipal.

Como chegámos aqui?... (ler mais...)


Orçamento municipal 2019 »  2018-11-09 

O OM é o documento orientador mais importante da gestão municipal.

É um documento técnico que deve ter plasmadas as contas do município, mas é sobretudo um documento político que espelha as prioridades e as opções de quem aqui governa. A sua concretização é outra conversa, depende em grande parte da capacidade em passar das intenções &agra... (ler mais...)


O campo das piscinas »  2018-10-27 

Entendamo-nos: o acesso à fruição de piscinas por puro recreio, manutenção física ou prática desportiva deveria ser de acesso fácil. Infelizmente, em Torres Novas, a generalidade da população, na época do calor, no verão, não tem onde refrescar-se, não temos piscinas de verão e as que já tivemos são recordadas com muita saudad... (ler mais...)


As caixas de correio e a liderança »  2018-09-26 


A imagem que acompanha esta crónica pode ser o espelho da degradação do centro e da cidade de Torres Novas. Chegámos aqui por responsabilidade do PS: abandono, desleixo, insegurança.

A fotografia foi tirada há três anos, mas já tudo estava assim antes. Hoje, está pior, mais degradada ainda…
O que deveria ser um assunto da gestão quotidiana do munic&i... (ler mais...)


Época balnear »  2018-08-15 

Na época balnear, o primeiro dia de visita à praia é sempre assim: quais são as novidades? A organização da coisa - os espaços para estacionamento, os acessos à dita, o espaço para arear… tudo na mesma, pouco mudou ou pelo contrário, grandes mudanças? Isto para quem vai sempre para o mesmo local… parece que não sabemos outro caminho, é pr&a... (ler mais...)


A água »  2018-06-21 

É de todos conhecida a escassez de água doce existente no planeta. Em Portugal, o ano de 2017 foi particularmente avisador para toda a gente: lembramos bem o transporte de água de umas regiões para outras e os condicionalismos impostos ao seu consumo (jardins, rotundas, etc). Todos sabemos que isto da falta de água é para levar a sério, ou deveria ser para levar a sério.
Mesmo com as... (ler mais...)


Empurrar com a barriga »  2018-06-06 

O edifício dos “Lourenços”, ocupado há 14 anos pela câmara, vai ser adquirido pelo município (390 mil euros). A ocupação do edificio foi acordada por um período de 18 meses, em 2004, sem hipóteses de renovação. Entretanto, mudou de proprietário (um banco) que colocou o município em tribunal por este não desocupar o espaço nem seq... (ler mais...)


Caros Riachenses (II) »  2018-05-03 

Na última crónica que escrevi, falei dos inconvenientes e dos prejuízos para as pessoas que habitam nos arredores da estrada de acesso às zonas industriais ou que circulam com frequência, em movimentos pendulares Riachos - Torres Novas.

Agora, falemos daqueles para os quais este projecto foi pensado e também das consequências para a autarquia.
O principal objectivo deste plano, anunci... (ler mais...)


Caros Riachenses (I) »  2018-04-20 

O processo de decisão sobre a rede viária de acesso às zonas industriais de Riachos e Entroncamento chegou ao fim. A decisão tomada pelo governo (Infraestruturas de Portugal IP), câmaras municipais do Entroncamento e Torres Novas e com o apoio da junta de freguesia de Riachos (com os votos contra do BE) é a proposta que liga a A23, Torreshoping, à rotunda dos boieiros e esta à zona do term... (ler mais...)


A notícia que todos esperava »  2018-03-24 

A notícia sobre a confirmação da decisão do IAPMEI de encerramento da Fabrióleo, não apanhou ninguém desprevenido, muito menos os visados ou quem os representa.
O historial de infracções e de ataques ao meio ambiente é de todos conhecido: foram muitos anos a poluir, a desrespeitar a população, a atentar contra a saúde pública, a atentar contr... (ler mais...)


ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS, haverá coragem para mudar? »  2018-03-08 

No passado fim-de-semana realizou-se em Lisboa, na sede da Assembleia Municipal, um encontro nacional dedicado ao papel, aos poderes e ao funcionamento das assembleias municipais, organizado pela Associação Nacional das Assembleias Municipais.

Considero importante e oportuna esta iniciativa.

As AMs têm vários poderes atribuídos por lei, de que destaco dois: aprovar os orçamentos anuais ... (ler mais...)


A efetividade nos postos de trabalho ajuda tudo e todo »  2018-02-15 

Encontra-se em fase de aplicação o PREVPAP – Programa de Regularização Extraordinário dos Vínculos Precários na Administração Pública.
A lei 112/2017 prevê os procedimentos do processo de regularização dos precários do Estado, onde se incluem os trabalhadores das autarquias locais.

Este programa é uma oportunidade para que... (ler mais...)


E a Fabrióleo, o “infractor” militante: ainda não se esqueceu, pois não senhor ministro? »  2018-01-30 

Finalmente, os esforços da população, de várias associações e particularmente de Arlindo Consolado Marques, obtiveram a visibilidade necessária para que o poder político interviesse directamente na poluição do rio Tejo. Já podia ter acontecido se tivesse sido aprovada a proposta do BE para redução da produção da Celtejo, coisa que agora aco... (ler mais...)


ORU »  2017-11-29 

A operação de reabilitação urbana – ORU – que tem estado em discussão pública, é um documento importante pelas consequências que poderá trazer à cidade de Torres Novas. Logo, ao ordenamento do território, mas também à atividade económica e à vida social da nossa urbe.

Estamos, talvez, perante a última oportunidade ... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-03-23  »  Jorge Carreira Maia A família socialista, a democracia comunista, a transferência centrista e o terrorismo
»  2019-04-06  »  Jorge Carreira Maia Legislativas, Rui Rio, Refundações e Turquia
»  2019-04-20  »  Jorge Carreira Maia Sondagens, Marcelo, Anos Sessenta e Notre-Dame
»  2019-04-20  »  José Ricardo Costa A vitória do Chile
»  2019-04-20  »  António Gomes A transparência das águas