• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 27 de Março de 2017
Pesquisar...
Qui.
 23° / 11°
Céu nublado
Qua.
 25° / 7°
Períodos nublados
Ter.
 22° / 7°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  19° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

António Gomes

 

O castelo, o jardim e os outros »  2017-02-16 

O bom senso aconselha a que se alargue o tempo de debate público e que se promova o mesmo, projeto a projeto.
Só assim podemos garantir as melhores soluções, as mais equilibradas e as mais consensuais. A aplicação dos dinheiros públicos em torno do PEDU vai muito para além dos mandatos autárquicos, é a cidade para as próximas gerações.


... (ler mais...)


PEDU, para onde nos levas? »  2017-01-31 

Foi apresentado o PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano). Pretende responder às necessidades de reabilitação do centro da cidade. São mais de 7 milhões de euros. A candidatura foi apresentada em Setembro de 2015 e para os munícipes restam 15 dias para avaliar projetos que vão alterar profundamente a cidade e ficarão para várias gerações.
A apre... (ler mais...)


As estradas para 2017 »  2017-01-04 

Os orçamentos municipais são documentos determinantes para a gestão da coisa pública, indicam as escolhas e as opções de quem as faz.
O que nos diz o orçamento municipal de Torres Novas para 2017? É claro, é transparente, responde às preocupações das pessoas, ao desenvolvimento do concelho?
É o último orçamento do mandato, &eacut... (ler mais...)


Tapar o sol com uma peneira »  2016-10-21 

É notório e visível o abandono e o desleixo a que estão votadas muitas das actividades e das atribuições do município. Nem falo de obras, falo apenas de actividades de manutenção e pequenas obras. É por demais evidente a incapacidade de o município responder às solicitações a que está obrigado.

Um dos argumentos invocados é a... (ler mais...)


Factos são factos »  2016-09-08 

A poluição da ribeira da Boa Água e do rio Almonda tem ocupado nas últimas semanas, as conversas das pessoas que vivem e que passam pelas zonas mais afetadas pelo cheiro irrespirável da coisa e, diga-se, tem também ocupado as preocupações dos torrejanos em geral, ou porque são afetados diretamente ou porque a sua consciência ambiental assim dita. Ainda bem que se discute... (ler mais...)


Empresa non grata »  2016-08-24 

Não se pode continuar a empurrar com a barriga. Exige-se uma decisão rápida para o problema “fabrióleo”.
A decisão tem de ser equilibrada e justa.

Qual a decisão que respeita o equilíbrio e a justiça? Na minha opinião é a decisão pelo encerramento desta empresa.
Em primeiro lugar, devem os torrejanos, os meiavienses, os riachences, todas ... (ler mais...)


Falemos de coisas muito sérias »  2016-07-17 

O novo RMUE (regulamento municipal de urbanização e edificação) chegou à sua fase final de aprovação pela Assembleia Municipal.

É um regulamento com significativas alterações a favor dos munícipes. Integra propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda, as únicas que foram apresentadas. Não contempla tudo, mas é um passo significativo.

... (ler mais...)

O que fazer ao Glifosato »  2016-06-05 

Face às desconfianças que existem na comunidade científica, face às dúvidas que existem nos decisores políticos, face às certezas das consequências deste herbicida na fauna e na flora, só há uma decisão acertada: proibir a sua utilização.Só proibindo a sua utilização, se está a defender a saúde pública.

V&... (ler mais...)


Águas do Ribatejo »  2016-04-20 

É sabido, os jornais já fizeram notícia, a empresa pública Águas do Ribatejo teve um saldo positivo em 2015 de 1,5 milhões de euros. É sempre agradável saber destas contas, destes resultados. A Águas do Ribatejo, 100% pública, é responsável pelo abastecimento de água e pelo tratamento do saneamento em 7 concelhos do distrito de Santarém, inclu&iac... (ler mais...)


Uma cidade feliz para um concelho harmonioso »  2016-03-17 

O sonho comanda a vida..., foi assim o “Sexta D’Ideias” que debateu o urbanismo e o planeamento em Torres Novas.

O inconformismo por um lado e a esperança por outro. Vários foram aqueles e aquelas que se manifestaram neste espaço de debate e de contraditório que o BE/Torres Novas organiza já há alguns anos.

Desde a história do urbanismo, ao planeamento dos locai... (ler mais...)


O Tejo aqui tão perto »  2016-03-02 

É público e bem visível a miserável qualidade da água que corre no maior rio de Portugal, o Tejo.

Os crimes ambientais têm-se sucedido a uma cadência vertiginosa, são feitas descargas altamente poluidoras, identificadas, que já levaram o ministério do ambiente a ameaçar o encerramento de empresas.

É certo que o problema começa em Espanha, c... (ler mais...)


Quanto vale uma mentira? »  2016-02-17 

Nunca é demais escrever que em política não vale tudo. Porque não vale, mesmo que alguns durmam descansados sobre a mentira ou sobre a não verdade, metáfora utilizada não raras vezes.

É sabido, é do conhecimento geral, que as obras em curso no antigo hospital de Torres Novas têm por finalidade a instalação dos paços do concelho. Está escrit... (ler mais...)


As taxas de urbanização »  2016-02-03 

O PS recusou votar favoravelmente uma proposta de redução das taxas de urbanização aplicadas às obras de reabilitação e recuperação de imóveis no concelho de Torres Novas. A proposta partia dos seguintes pressupostos: parte significativa do parque habitacional está muito degradada; a recuperação de imóveis pode ser uma ajuda importante para um sec... (ler mais...)


A nova temporada do Virgínia »  2016-01-20 

A temporada que agora se iniciou, na continuidade das anteriores, tem como marcas a qualidade e a diversidade.

O espetáculo que deu o pontapé de saída foi da responsabilidade da Sociedade Velha Filarmónica Riachense. Foi um espetáculo à altura do Virgínia, tal como no ano passado tinha sido com a Banda de Pedrógão. Excelente qualidade, com um reportório muito exigent... (ler mais...)


Urbanismo ou selva de betão »  2016-01-06 

A gestão urbanística é, em última instância, cuidar da imagem das cidades e de todos os locais onde se habita, é cuidar da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs, é proporcionar a vivência harmoniosa entre as pessoas e as construções. Esta tarefa, determinante para o futuro das urbes, é da responsabilidade dos políticos e em particular dos pol&iac... (ler mais...)


As crianças »  2015-12-17 

A maioria socialista na CM decidiu penalizar as crianças das famílias mais pobres, cobrando a participação nas atividades de tempos livres das crianças abrangidas pelo escalão 1 do abono de família, até agora gratuito.

Ao introduzir este pagamento, a maioria socialista mostra a sensibilidade social que persegue.

O argumento é o absentismo, faltam muito estas crian&c... (ler mais...)


Negócios »  2015-12-02 

Os negócios são parte da vida das empresas, das pessoas, das instituições, os negócios são parte integrante da economia, podemos dizer que a troca de bens implica negociar, é a normalidade.

Todos os negócios têm consequências para os envolvidos, menores ou maiores, depende se são “negócios grandes” “ou grandes negócios”.

... (ler mais...)

O rio do nosso (des) contentamento »  2015-11-03 

A Assembleia Municipal de Torres Novas reuniu no passado dia 29, com um único ponto na agenda: o ambiente no concelho de Torres Novas.

Oportuna esta reunião da AM. O concelho de Torres Novas tem um potencial enorme na área ambiental. Desde a Serra ao Rio Almonda, onde pontua o Paúl do Boquilobo, é todo um conjunto de ofertas que estão por explorar, atividades económicas, da agricultura &... (ler mais...)


Também na bola, pode ser diferente »  2015-10-22 

Alguns já se iniciaram, outros estão para se iniciar, falo dos campeonatos de futebol para as camadas mais jovens. Aqueles campeonatos que são obra de muito trabalho voluntário, de muita carolice e até de muita paixão, a par também de outras modalidades que por norma não têm direito a aberturas de telejornais ou primeiras páginas de jornais.

Em Torres Novas deixou-se ... (ler mais...)


É p’rá esquerda ou p’rá direita? »  2015-10-08 

Foram assim as eleições: derrota dos partidos de direita (PSD/CDS): apesar da coligação com que se apresentaram ao eleitorado, perderam a maioria absoluta, perderam mais de 20 deputados e um milhão de votos. A maioria dos votantes retirou-lhes o apoio e a confiança de há quatro anos atrás.

O PS, apesar de ter mais votos do que em 2011, sofreu uma estrondosa derrota, e à vit... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-03-21  »  Hélder Dias Aaaaaaaargh!
»  2017-03-21  »  Juvenal Silva Breve reflexão sobre a origem das doenças
»  2017-03-23  »  Jorge Carreira Maia Inspiring future