Avivar a memória - antónio gomes
"“Os comboios são o futuro, todos o dizem, mas alguns só caminharão nesse sentido se a isso forem obrigados"
Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.
Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa. Há gente nova, felizmente. O número de trabalhadores é diminuto face aquilo que foi em tempos, a exigência de mão de obra na manutenção e reparação dos comboios é menor, a fiabilidade e durabilidade dos materiais e das tecnologias utilizadas são hoje incomparavelmente maiores.
A peso da despesa com recursos humanos afectos à manutenção e reparação dos comboios nas contas da empresa é hoje consideravelmente menor, desde logo pelo menor número de trabalhadores, mas também pelos baixos salários praticados. O início de carreira está pouco acima do salário mínimo nacional e o salário médio tem baixado consideravelmente, o que leva à saída de trabalhadores especializados para outras paragens como é o caso, por exemplo, do METRO em Lisboa.
Outros casos vieram à conversa, como a greve realizada em 7 de Dezembro de 1973, a primeira em que participei no mundo do trabalho, tinha tido outra experiência na escola enquanto estudante. A greve de 7 de Dezembro visou a injustiça nos salários, a miséria dos salários a que o fascismo submetia os trabalhadores. O salário que auferia na altura era de 2500 escudos, se traduzidos para euros daria a módica quantia de 12.5 euros.
O tempo da Troika foi outro que passámos em revista, foram anos e anos sem aumento de salários, foram anos de corte nas férias e no subsídio, no 13º mês, foram os cortes nas horas extraordinárias e no subsídio de doença, foram os cortes nos feriados, foi o imposto adicional no IRS, foi a escandalosa subida dos impostos como o IVA em vários produtos, foi a privatização da CP Carga e a quase privatização da EMEF, ficaram a faltar algumas semanas ao Governo de Passos Coelho/Luis Montenegro para a coisa se concretizar e foi o fim dos passes dos ferroviários que permitia a estes viajar gratuitamente nos comboios onde, ou trabalharam toda a vida ou ainda lá trabalhavam - até este direito com mais de 100 anos tiveram o desplante de acabar.
Hoje, este direito foi reposto graças à tenaz luta que ferroviários e familiares desenvolveram, (muitas greves e muitos cortes de linha), mas também fruto da conjuntura política que se seguiu, o que ficou conhecido como “geringonça”.
Às vezes, querem que acreditemos que foi tudo culpa da troika. Não, não esqueçamos que o objetivo era mostrar “que podemos ir além da troika”. E, já agora, o que é que a troika teve a ver com a retirada dos passes aos ferroviários? Não teve a ver com dinheiro, teve a ver com vingança, vingança em relação aos direitos e conquistas dos trabalhadores, havia que reduzir direitos.
Os comboios são o futuro, todos o dizem, mas alguns só caminharão nesse sentido se a isso forem obrigados. Os salários dignos têm de fazer parte desse futuro e os contratos assinados por Pedro Nuno Santos na ferrovia não contemplaram os salários dignos. Esperamos mais do futuro!
Avivar a memória - antónio gomes
“Os comboios são o futuro, todos o dizem, mas alguns só caminharão nesse sentido se a isso forem obrigados
Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.
Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa. Há gente nova, felizmente. O número de trabalhadores é diminuto face aquilo que foi em tempos, a exigência de mão de obra na manutenção e reparação dos comboios é menor, a fiabilidade e durabilidade dos materiais e das tecnologias utilizadas são hoje incomparavelmente maiores.
A peso da despesa com recursos humanos afectos à manutenção e reparação dos comboios nas contas da empresa é hoje consideravelmente menor, desde logo pelo menor número de trabalhadores, mas também pelos baixos salários praticados. O início de carreira está pouco acima do salário mínimo nacional e o salário médio tem baixado consideravelmente, o que leva à saída de trabalhadores especializados para outras paragens como é o caso, por exemplo, do METRO em Lisboa.
Outros casos vieram à conversa, como a greve realizada em 7 de Dezembro de 1973, a primeira em que participei no mundo do trabalho, tinha tido outra experiência na escola enquanto estudante. A greve de 7 de Dezembro visou a injustiça nos salários, a miséria dos salários a que o fascismo submetia os trabalhadores. O salário que auferia na altura era de 2500 escudos, se traduzidos para euros daria a módica quantia de 12.5 euros.
O tempo da Troika foi outro que passámos em revista, foram anos e anos sem aumento de salários, foram anos de corte nas férias e no subsídio, no 13º mês, foram os cortes nas horas extraordinárias e no subsídio de doença, foram os cortes nos feriados, foi o imposto adicional no IRS, foi a escandalosa subida dos impostos como o IVA em vários produtos, foi a privatização da CP Carga e a quase privatização da EMEF, ficaram a faltar algumas semanas ao Governo de Passos Coelho/Luis Montenegro para a coisa se concretizar e foi o fim dos passes dos ferroviários que permitia a estes viajar gratuitamente nos comboios onde, ou trabalharam toda a vida ou ainda lá trabalhavam - até este direito com mais de 100 anos tiveram o desplante de acabar.
Hoje, este direito foi reposto graças à tenaz luta que ferroviários e familiares desenvolveram, (muitas greves e muitos cortes de linha), mas também fruto da conjuntura política que se seguiu, o que ficou conhecido como “geringonça”.
Às vezes, querem que acreditemos que foi tudo culpa da troika. Não, não esqueçamos que o objetivo era mostrar “que podemos ir além da troika”. E, já agora, o que é que a troika teve a ver com a retirada dos passes aos ferroviários? Não teve a ver com dinheiro, teve a ver com vingança, vingança em relação aos direitos e conquistas dos trabalhadores, havia que reduzir direitos.
Os comboios são o futuro, todos o dizem, mas alguns só caminharão nesse sentido se a isso forem obrigados. Os salários dignos têm de fazer parte desse futuro e os contratos assinados por Pedro Nuno Santos na ferrovia não contemplaram os salários dignos. Esperamos mais do futuro!
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![]() "Hire a clown, get a circus" * Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades. |
![]() A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista. |
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