• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 27 de Março de 2017
Pesquisar...
Qui.
 23° / 11°
Céu nublado
Qua.
 25° / 7°
Períodos nublados
Ter.
 22° / 7°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  19° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Doenças do sistema circulatório »  2017-01-04  »  Juvenal Silva

Em todos os países da esfera cultural do Ocidente tornam-se cada vez mais ameaçadoras as doenças do coração e da circulação. Não é para nós uma experiência estranha que um homem, que se julga na posse de todas as suas forças, de repente interrompe o seu trabalho e em poucos segundos seja arrebatado pelas garras da morte.
(ler mais...)


2016-2017 »  2016-12-28  »  Jorge Carreira Maia

O ano de 2016, do ponto de vista da política interna, foi marcado pela descoberta, por muita gente, da inexistência em Portugal de organizações políticas radicais e extremistas. Aquilo que para alguns, muito poucos, já era claro – o facto de tanto o BE como o PCP perseguirem na prática, para além da retórica discursiva para consumo interno dos respectivos partidos, objectivos políticos moderados e de pendor social-democrata – tornou-se agora patente.
(ler mais...)


Franz Kafka »  2016-12-16  »  Jorge Carreira Maia

Quando li pela primeira vez O Processo, estava longe de ser capaz de perceber a íntima conexão entre a estranha narrativa do escritor checo e a natureza do mundo moderno, natureza essa configurada na empresa e no estado burocráticos.
(ler mais...)


Multas »  2016-12-14  »  Inês Vidal

O mês de Dezembro tem qualquer magia que torna as pessoas ainda mais consumistas que durante o resto do ano. Não há um dia, especialmente aos fins-de-semana, que não se sinta o reboliço de gente e mais gente em todos os mais que muitos hipermercados de Torres Novas.
(ler mais...)


E se fosse eu? Onde está o melhor de nós? »  2016-12-14  »  Maria Augusta Torcato

Num mundo conturbado, em que nos invadem através dos meios de comunicação situações de crueldade, pobreza e misérias humanas, é estranho que haja tantas pessoas que parecem ficar indiferentes perante o sofrimento, em alguns casos extremo, de um ser seu semelhante, às vezes, apenas distante fisicamente, mas cuja distância deixa de existir quando as imagens se assenhoreiam dos nossos pequenos castelos ou altos muros.
(ler mais...)


Um médico não pode fazer isto »  2016-12-14  »  Juvenal Silva

Nunca gostei de alimentar polémicas, nem irei fazê-lo seguramente, porque a minha intenção é, somente, esclarecer sobre a verdade da mentira do artigo publicado na edição de 29/11/2016 deste jornal, com o título “A banha da cobra”, de autoria e responsabilidade do Dr.
(ler mais...)


Jorge de Sena »  2016-12-01  »  Jorge Carreira Maia

A vocação literária, talvez toda e qualquer vocação, possui sempre uma dimensão misteriosa, a qual está muito para além das aparências quotidianas. Jorge de Sena não foge a esta regra.
(ler mais...)


Toda a gente dá, toda a gente tira. Será? »  2016-11-30  »  Maria Augusta Torcato

Nós cuidamos do mundo e o mundo cuida de nós. Tão simples. Tão linear. Então por que não é assim? Então por que é que o mundo está como está? E nós estamos como estamos? Nem nós nem o mundo estamos bem.
(ler mais...)


A banha da cobra »  2016-11-29  »  Helder Simões

Yo no creo en brujas, pero que las hay las hay! – Diz el Pueblo. Ao formular este raciocínio, o povo admite que todos os fenómenos devem ter uma explicação lógica, e que as justificações baseadas em conceitos mágicos devem ser consideradas um último recurso.
(ler mais...)


Hasta nunca comandante »  2016-11-29  »  João Carlos Lopes

Mesmo sem termos lido ensaios e sebentas que caracterizavam o comunismo soviético como uma deriva histórica dos despotismos asiáticos (e como estávamos nós longe dessas subtilezas ideológicas, que queríamos era uma revolução interior de festa, alegria, música e miúdas), não deixávamos de pressentir, contudo, que aquele comunismo desbotado plasmado nas imagens tristonhas e sombrias da “Vida Soviética” e dos relatos calados feitos tabu dos camaradas que visitavam a pátria do socialismo e voltavam mudos, não deixávamos de pressentir que “aquilo” nunca seria o socialismo que um dia nós e Portugal escolheríamos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-03-21  »  Hélder Dias Aaaaaaaargh!
»  2017-03-21  »  Juvenal Silva Breve reflexão sobre a origem das doenças
»  2017-03-23  »  Jorge Carreira Maia Inspiring future