• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 23 de Agosto de 2017
Pesquisar...
Sáb.
 32° / 18°
Céu nublado
Sex.
 33° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Inês Vidal

 

Mensageiro »  2017-07-19 

Há por aí uns balofos a dizer à boca cheia que o Bloco de Esquerda comprou o Jornal Torrejano. Que fazemos campanha assumida por um dos partidos com lugar no executivo. Nem nisso são originais. Já o outro dizia que o JT era um pasquim comunista, um boletim da facção então mais à esquerda da mesa camarária.

Nós, claro, rimo-nos. E respondemos assim: que culpa t... (ler mais...)


Cartazes »  2017-06-06 

João Quaresma de Oliveira, candidato do PSD à Câmara Municipal de Torres Novas nas eleições de Outubro, “descruzou” os braços e já viu resultados por isso. Bateu o pé aos muitos cartazes de propaganda que o executivo de Pedro Ferreira andou a espalhar pela cidade, onde anunciava as obras a fazer ao abrigo do PEDU, e a Comissão Nacional de Eleições concordou... (ler mais...)


Autárquicas »  2017-02-16 

Está dado o pontapé de saída para as eleições autárquicas, em Torres Novas. João Quaresma, líder da concelhia social-democrata, assume-se como candidato à Câmara Municipal, na frente de uma coligação com o CDS-PP, naquela que é uma tentativa de unir o eleitorado de direita. À sua frente deverá encontrar Pedro Ferreira, actual presidente da C... (ler mais...)


Multas »  2016-12-14 

O mês de Dezembro tem qualquer magia que torna as pessoas ainda mais consumistas que durante o resto do ano. Não há um dia, especialmente aos fins-de-semana, que não se sinta o reboliço de gente e mais gente em todos os mais que muitos hipermercados de Torres Novas. O mesmo não podem dizer os comerciantes do comércio local. (Sim, este assunto de novo  já velho e cada vez mais actual).... (ler mais...)


Fedor »  2016-09-22 

Era eu uma menina, lá para a década de 80, e fui com a minha educadora Bia repovoar o rio Almonda de peixinhos. Saíamos à data de uma crise ambiental que assolou o concelho durante tempo de mais e nos obrigou a fechar as janelas à qualidade de vida que conhecíamos.

Aquele foi apenas um gesto simbólico, um recomeço, uma esperança em tempos melhores, o devolver do rio à... (ler mais...)


Estratagemas »  2016-03-30 

O assunto já não é novo por estas linhas, mas apetece-me voltar a bater no ceguinho. Foi já aprovado em reunião de Câmara Municipal o taxamento do estacionamento na cidade de Torres Novas. Teoricamente, uma iniciativa que resulta de uma estratégia de valorização e revitalização do centro histórico. Adoro. Soa pomposo e pode ser que, dito assim, alguém acr... (ler mais...)


Espera »  2016-03-02 

Não há muito tempo, foram públicas notícias de agressões a profissionais de saúde na urgência do hospital de Torres Novas. Não é de espantar-me, a mim ou a alguém que já tenha tido o desprazer de passar umas horas na urgência, mesmo muito básica, deste hospital que tinha tanto para ser tão bom. Digo que não espanta, não por entender qu... (ler mais...)


Murcho »  2016-02-03 

Os comerciantes do centro da cidade há muito que se queixam da falta de estacionamento no centro histórico, apontando-a como uma das principais razões para a parca clientela que por ali pára. Desde Dezembro que o semi-enterrado Almonda Parque (não resisto chamar-lhe assim, porque além de ser a sua correcta designação, a atribuição daquele nome não deixa de ser uma ver... (ler mais...)


Piropo »  2016-01-06 

Quem me conhece, sabe que sempre fui refilona. Estou melhor agora – ou não, dependendo do ponto de vista. Esta coisa toda dos piropos e respectiva punição deixa-me algo nostálgica. Em primeiro lugar porque, graças à minha fama de respondona ou ao avançar da idade, que já deixa marcas, os piropos na rua para com a minha pessoa surgem hoje em menor número (se bem que uma vez po... (ler mais...)


Mono »  2015-12-17 

Posso arrepender-me ainda do que estou a dizer. Estes desabafos têm destas coisas – às vezes somos obrigados a dar a mão palmatória, porque o tempo nos acaba por mostrar que não tínhamos razão e que afinal sempre houve uma estratégia muito bem definida e genial por trás da coisa em questão. Nós é que não a havíamos percebido. O edifíci... (ler mais...)


Mutualismo »  2015-11-18 

É mais um passo - de gigante diga-se - na história do Montepio de Nossa Senhora da Nazaré: desde terça-feira que é possível realizar colonoscopias com anestesia nas instalações da instituição torrejana. Convencionado com o Serviço Nacional de Saúde, este serviço vem responder aos anseios de tantos quantos os que são obrigados a recorrer ao exame -... (ler mais...)


Doença »  2015-10-22 

O CRIT desenhou o mapa da deficiência e da doença mental no concelho de Torres Novas. Importante esta diferenciação entre a deficiência e a doença mental. Sempre nos habituámos a pensar no CRIT como uma instituição que lida com a deficiência, que associamos frequentemente às incapacidades provenientes de problemas congénitos, que nasceram com a pessoa. Esquecemos,... (ler mais...)


Utopia »  2015-09-24 

Ser jornalista, ou lá o que eu sou neste momento indefinido da minha vida profissional, tem coisas fantásticas. Coisas que, ao mesmo tempo, não deixam de ser muito tristes. Fantásticas, porque uma vez no terreno, nos meandros da cena social e política, conseguimos ver coisas que quem se restringe apenas às linhas de um jornal, não consegue captar. Por outro lado tristes, porque nos mostram o lad... (ler mais...)


Enterrado »  2015-09-10 

Desde o início que vi que não podia dar certo. Desde aquele dia, daquele ano em que é difícil enumerar o número de lançamentos de primeiras-pedras que o executivo socialista da época realizou, que eu vi que a coisa não podia, de maneira alguma, correr bem. A começar pela designação do projecto, parque de estacionamento semi-enterrado Almonda Parque (uma coisa que se i... (ler mais...)


Rio »  2015-08-06 

Veio mesmo a calhar, a visita do ministro do Ambiente ao concelho de Torres Novas, a propósito da inauguração das ETAR’s de Riachos e Torres Novas, já em funcionamento há um par de meses. Numa altura em que na ordem do dia está o assunto das descargas ilegais no leito do rio, o ministro veio ao concelho dizer que está atento ao que se tem passado e que a fiscalização ser&aacu... (ler mais...)


A vala »  2015-07-10 

Faltei à assembleia do Orçamento Participativo feita para a cidade, onde vivo. Faltei porque não pude ir, não porque não quisesse. Queria propor a resolução do problema da vala junto ao supermercado Modelo – Continente. Acho, sinceramente, que merecia um empenho maior da autarquia, mas neste caso sou assumidamente suspeita, não vivesse eu paredes meias com aquele cenário. Que... (ler mais...)


Bons...muitos sons! »  2015-05-31 

Cem Soldos quer assumir-se como nova capital da música portuguesa. Cá para mim, o título, só por si, vale o que vale. Torres Novas também diz ser a capital dos frutos secos e, na prática, isso não abona grandemente a nosso favor. O Festival Bons Sons não precisa de qualquer rótulo para ser exactamente aquilo que já é. Um cenário único, longe dos espa&cce... (ler mais...)


Cão »  2015-03-27 

Há seis anos adoptei uma cadela. Andava perdida e não passava despercebida de tão linda que é: uma Epagnol Breton. E, das duas uma: ou foi abandonada graças ao seu enorme medo de tiros, que a impediam de ser boa para a caça, ou fugiu disso mesmo. Não estava chipada ou registada. Mas nós, tenrinhos, achámos que devíamos fazer tudo conforme a lei. A Ema, como lhe chamám... (ler mais...)


Vinte »  2015-03-12 
Fizemos vinte anos há dias. E como nas nossas vidas pessoais, fazer vinte anos é tempo de repensar muita coisa. Analisamos o que temos andado a fazer e, senhores de uma experiência questionável, chegamos à conclusão que há coisas que temos que mudar. Adaptamo-nos aos novos tempos, em que o papel tem vindo a ser descartado em prol do virtual, em que a folha de jornal deixou de ser valorizada para dar lugar a algo imaterial, sem toque ou che... (ler mais...)

Só rir »  2015-02-26 
Deparei-me por estes dias com uma notícia maravilhosa. Para o mês que vem teremos em Santarém Augusto Mateus, ex-ministro da economia, a falar sobre projectos criativos para a região. E quem quiser ouvir o que o consultor tem a dizer, ainda paga 3 euros. Eu, pessoalmente, estou a pensar comprar já a minha entrada. Recordo com emoção quando, ao serviço deste jornal, ouvi a apresentação do seu plano estratégico ”Torres Novas.pt - Ponte... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-08-22  »  Juvenal Silva Melancia hidrata o corpo e protege o coração
»  2017-08-22  »  António Gomes Antigo hospital