• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 04 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 32° / 17°
Períodos nublados
Qui.
 37° / 19°
Céu limpo
Qua.
 36° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Inês Vidal

 

Carta aberta a bom entendedor - inês vidal »  2020-06-18 

Tenho mau feitio, quem me conhece sabe. Uma característica que nasceu comigo, mas que nitidamente vai piorando à medida que os anos passam, a vida corre, as experiências se sucedem...

Não deixa de ter graça que simultaneamente, mas num sentido inversamente proporcional, cresça a minha tolerância para com uma série de outras coisas que outrora me custava entender. Percebo os erros, ... (ler mais...)


Pela janela, por Inês Vidal »  2020-05-09 

Comprei um bilhete de avião para ir visitar o meu primo João, que está na Suécia, por alturas do casamento dele, em Abril. Crescemos juntos, apesar da diferença de idades. Queria dar-lhe um abraço, desejar-lhe que fosse feliz - comigo aqui relativamente perto, de preferência - ao mesmo tempo que nos perguntaria como é que era possível estarmos ali, se ainda no outro dia andei com el... (ler mais...)


Sempre em pé, por Inês Vidal »  2020-04-17 

Cresci terceira filha depois de dois rapazes. Sempre ouvi dizer que a menina leva as atenções maiores. Não digo que não, mas o facto de ser terceira atenua bem essa regra. Sou aquela que nunca aparece nas histórias divertidas ou que ninguém sabe se um dia teve, ou não, varicela. A par disso, cresci sportinguista. Um amor surgido, desconfio eu, por influência desses mesmos irmãos mai... (ler mais...)


Um arco-íris em tons de cinza, por Inês Vidal »  2020-04-05 

Por estes dias, pedi às minhas filhas que pintassem um arco-íris para pendurarmos na porta de casa. Algo que dissesse, em todas as línguas latinas, e a quem por ali passasse, “vai ficar tudo bem”. No fundo, acho que me queria sentir uma boa mãe, daquelas que passaram os últimos quinze dias em casa a fazer de ponte entre seus filhos, uma escola fechada e uma resma de aulas online que mais parecia t... (ler mais...)


Retratos, por Inês Vidal »  2020-03-03 

Matilde é filha de um alfaiate que costurava togas para juízes em Coimbra e de uma modista de alta costura, responsável pelas criações que a mulher de Carmona vestia. Filipe é alentejano e foi atrás de Cristina, que chegou a Torres Novas. Francisco era ilusionista de profissão e passava o dia 25 de Dezembro em palco, de manhã à noite, esquecendo como era ao certo um... (ler mais...)


Xenovírus, por Inês Vidal »  2020-02-07 

Somos xenófobos por natureza. Também somos racistas, hipócritas, egoístas. Pensamos em nós, nos nossos e os outros que se lixem. E quanto lá mais longe, melhor. Não fosse verdade esta minha pessimista afirmação, não chamaríamos chagas, ou melhor chegas, para a nossa casa-mãe.

Não precisamos de motivos para ser naturalmente xenófobos, aind... (ler mais...)


Hipocrisia colectiva, por Inês Vidal »  2020-01-30 

Este ano há festa da Benção do Gado, em Riachos. Uma festa de raízes, uma homenagem às origens do povo riachense. Pelo menos é essa a sua intenção primeira. Recordo, a propósito, quando numa das vezes em que percorri as ruas engalanadas da vila por altura das festas, uma das coisas que me chamou a atenção nos quadros populares que recriam essas tais raízes riac... (ler mais...)


Venham mais vinte cinco, por Inês Vidal »  2019-10-02 

Não deixa de ser curioso o facto de festejarmos 25 anos com a produção de uma revista. Numa altura em que já ninguém lê - muito menos jornais, mesmo os regionais e, dentro destes, menos ainda os que não anunciam nascimentos, casamentos e funerais - produzir ainda mais uma revista tem algo de irónico. Se já 16 ou 20 páginas de quinze em quinze dias, sem crimes esboçados... (ler mais...)


Repuxos, por Inês Vidal »  2019-08-25 

Esta malta dos jornais é lixada. Parece que está do contra, sempre a dizer coisas. Ou então é de esquerda, só pode. Atrevem-se a noticiar as coisas que acontecem, esses filhos da mãe. Caso contrário, íamos fazendo as coisas à mesma, a nosso bel-prazer, mas ninguém dava por elas ou as questionava.

Vai ao ponto de haver para aí jornais que se lembram de juntar u... (ler mais...)


Bons Sons »  2019-08-09 

Treze anos, dez edições, uma aldeia em manifesto. Arrancou ontem, dia 8, mais uma edição do festival Bons Sons, que anualmente traz a Cem Soldos, concelho de Tomar, milhares de pessoas e música, muita música portuguesa. Mais do que festivaleiros profissionais, fãs desta ou daquela banda, apreciadores de música em geral, os visitantes vêm pelo que Cem Soldos tem de diferente de qualq... (ler mais...)


Umbigos, por Inês Vidal »  2019-07-05 

A política sempre foi um dos assuntos que me deu mais gozo acompanhar enquanto jornalista. Não é novo, já o disse aqui muitas vezes. Encanta-me o jogo, perceber as redes, as pessoas, ver o que as move, como se movem, como a política puxa pelo melhor e revela o pior de quem se envolve.

Gosto, mas acabo por chegar sempre à mesma conclusão: poucos, se os há, são os que andam n... (ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19 

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer. O parabenizar o vencedor, como se aceitássemos justo o resultado que não escolhemos, como se não question&aacu... (ler mais...)


O porco »  2019-04-20 

Sentei-me no café a tentar escrever este “vinte”. Erro. A ideia que trazia, rapidamente se confundiu com a voz que esganiçada me ecoava repetidamente ao ouvido, vinda de uma televisão em altos berros, a história do terror – muito terror – de um jovem, um homem e um cão.

Não consegui deixar de pensar no cão. Até que ponto seria importante para contextualizar... (ler mais...)


Lisboetas? »  2019-02-07 

Tento fazer este exercício: o que é que as pessoas que não conhecem Torres Novas ficaram a saber sobre o nosso concelho, depois de lerem o artigo publicitário disfarçado de reportagem, que saiu no sábado numa alegada revista, de um honrado semanário nacional? Ora bem.

Depois de saberem que Pedro Ferreira chegou à câmara como vice e passados pouquíssimos anos, mesmo po... (ler mais...)


Quim »  2019-01-28 

Sempre me poupou aos textos difíceis, mas deixou-me o pior de todos: este. Licenciei-me em jornalismo não sei bem porquê. A minha primeira escolha era filosofia. Também não sei bem porquê. Acho que a convivência com o professor Eduardo Bento me levou a isso, na altura. Cheguei ao Jornal Torrejano em 2002, com as minhas all star vermelhas calçadas, ainda sem saber muito bem ao certo se queria... (ler mais...)


Alheados »  2018-12-19 

Afastámo-nos da coisa pública. Por descrédito, por falta de tempo, por egoísmo. Seja por que motivo for, andamos tendencialmente longe de tudo o que diz respeito à gestão das nossos destinos e deixamos em mãos alheias as decisões da nossa vida. Votamos e descansamos no voto as decisões dos anos que se seguem. Ou, simplesmente, nem votamos. Uma tendência geral, mas que piora &... (ler mais...)


Mulheres »  2018-12-07 

São mulheres. São presidentes, directoras, empresárias, polícias, bombeiras, autarcas, entre tantas outras profissões ou actividades. Acima de tudo, são mulheres. Ocupam cargos que um dia foram tradicionalmente de homens, ou foram as primeiras a fazê-lo por estas bandas.

Ainda haverá lugares vedados a mulheres? Serão estas mulheres questionadas nas decisões que tomam ... (ler mais...)


Passa »  2018-10-12 

A Golegã auto intitula-se capital do cavalo. Veiga Maltez gostava de cavalos, havia cavalos na vila, sacou daquela da cartola e um dia disse: “cavalos são na Golegã”. A ideia pegou, vendeu e hoje já não é só o presidente que lhe chama assim. O Entroncamento nasceu da ferrovia. Não a inventou. Foi a ferrovia que inventou o Entroncamento. E em Portugal todos sabem onde fica, des... (ler mais...)


Slow journalism: o tempo da notícia* »  2018-09-26 

Há uma revolução a fazer-se. Devagarinho. Em papel e a cores. Defende o tempo e tudo o que tempo nos dá. Notícias com cabeça, tronco e membros. Princípio, meio e fim. Refuta os limites do “quem fez o quê, como, quando, onde e porquê”. Vai mais longe e exige saber que contexto levou a que o que aconteceu, acontecesse, e como irão os factos influenciar a vida de todo... (ler mais...)


Ética »  2018-08-29 

As novas tecnologias e a Internet - admirável mundo este que nos leva ao outro lado do globo num segundo - vieram mudar os nossos dias, rotinas, até o tom e a forma das nossas conversas. “O meio é a mensagem”, já anunciavam há muito alguns teóricos destas coisas da comunicação. As notícias na hora, todo um mundo outrora longínquo à nossa porta, a voz dos n... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2020-07-18  »  Jorge Carreira Maia E se António Rodrigues?
»  2020-07-18  »  José Mota Pereira TORRES NOVAS EM 1985: parabéns, cidade! - josé mota pereira
»  2020-07-18  »  João Carlos Lopes Uma cidade à espera de si própria - joão carlos lopes
»  2020-07-27  »  José Mota Pereira As nossas vozes - josé mota pereira
»  2020-07-18  »  Mariana Varela Refugiados: cooperação e sentido de humanidade - mariana varela