• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 04 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 26° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 21° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 22° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  22° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Vamos falar de iluminação de Natal - inês vidal

Opinião  »  2022-12-26  »  Inês Vidal

" “Em plena época festiva, dificultando ainda mais o trânsito de pessoas e carros e o acesso às lojas, todos os caminhos nos afastam do centro. Já não há acaso que nos leve ao coração da cidade."

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou a semana passada, por unanimidade, um conjunto de medidas de combate à crise energética, que deverá ser aplicado em edifícios e espaços públicos. Uma atitude que visa responder, como se pode ler na informação camarária, às preocupações ambientais, bem como à crise energética que tem perturbado o mercado mundial. Uma dessas medidas a ser tomada localmente é o ajuste do horário da iluminação de Natal.

E é neste momento que todos nós nos perguntamos: mas porque raio temos sequer iluminação de Natal? Não era esta crise mais do que antecipada desde início do ano ou mesmo desde os últimos anos? Não nos foi pedido a todos, há meses, contenção na hora de aceder luzes desnecessárias ou antes de qualquer outra forma de energia desperdiçada? Não andamos a falar há tempos de planos de contingência energética para empresas e famílias, de modo a fazer face a esta crise que, já não sendo nova, tem vindo a piorar com o agravamento das condições climáticas extremas, a guerra da Ucrânia e consequente decisão da Rússia de suspender o fornecimento de gás a alguns dos Estados membros da União Europeia?

A justificação de que esta é uma forma de ajudar o comércio local nesta época natalícia, se em anos anteriores já não pegava, este ano muito menos. Fosse isso uma razão genuína, uma preocupação efectiva de quem governa, não teriam avançado as obras que esventraram o centro histórico – onde se situa uma das zonas comerciais torrejanas - em plena época festiva, dificultando ainda mais o trânsito de pessoas e carros, bem como o acesso às lojas que ainda aí resistem. Todos os caminhos nos afastam do centro. Já não há acaso que nos leve ao coração da cidade.

Os últimos anos trouxeram-nos novas visões do mundo e de a quanto este muitas vezes nos obriga, mas pelos vistos não foram perentórios a mostrar a alguns que há medidas duras, mas necessárias quando a vida e o bem estar das pessoas está em causa. Uma crise energética, como é rotulada a situação actual na própria missiva do município, significa, preto no branco, que a produção de energia não é suficiente para responder às necessidades da população, sendo por isso necessário racionamento na hora das tomadas de decisões. Decisões muitas vezes controversas ou pouco populares, mas essenciais para garantir necessidades mais urgentes e prementes que o consumo desenfreado de que se veste a época natalícia.

E entretanto, crises e medidas urgentes à parte, assim estamos nós, com luzes a lembrar o Natal de norte a sul da cidade, em tudo o que é rua, beco e ruela. Só mais uma daquelas medidas a que já nos vamos habituando, um fazer e desfazer sem pensar, remendo sobre remendo, um biombo colorido para ofuscar os olhos que não querem ver.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia