• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 28 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 14° / 5°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 16° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 9°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Pedro Ferreira

 

A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08 

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à ... (ler mais...)


Educação e violência sobre as crianças - pedro borges ferreira »  2023-09-04 

Já há algum tempo que tenho vindo a pensar escrever sobre a forma violenta como a nossa sociedade trata as crianças. Os últimos acontecimentos, mais erosivos para as nossas estátuas, deram-me a vontade de o fazer. O respeito pela dignidade das nossas crianças desceu ao ponto de, actualmente, se alguém afirmar ser contra a pedofilia ser facilmente confundido com amar verdadeiramente as nossas cri... (ler mais...)


Duas pequenas vitórias »  2023-03-04 

Houve dois acontecimentos nos últimos dias que me deixaram muito feliz e com um sentimento de justiça. O primeiro, as buscas da GNR às empresas da família Gameiro da Silva (donos da Fabrioleo), que ainda há uns anos acusavam os denunciantes dos seus crimes hediondos de difamação e que agora muito provavelmente terão de explicar em tribunal a posse ilegal de 12 armas de fogo e 822 muni&cce... (ler mais...)


Crónica de Natal - pedro ferreira »  2022-12-21 

Os tempos de solidão e confinamento do Covid já passaram e foram até esquecidos por outros problemas, como o nevoeiro mental e arritmia crónicos com que muitos dos infectados agora terão de lidar, tal como o nome sugere, para o resto das suas vidas. Um sacrifício nobre para que a nossa elite possa continuar a fazer 9000 viagens de avião a jato por dia.

E se, mesmo com estas novas condici... (ler mais...)


“The Labour Files” e Torres Novas - pedro borges ferreira »  2022-11-09 

Foi lançada há cerca de um mês uma investigação de quatro episódios, que está disponível em vídeo no Youtube, levada a cabo pelo jornal “Al Jazeera”, sobre uma fuga de informação do Partido Trabalhista britânico. Cerca de 500 gigabytes de documentos, emails, videos e ficheiros áudio, que revelam de forma indubitável que membros do parlam... (ler mais...)


O Almonda e o colapso - pedro ferreira »  2022-09-09 

Vivemos uma distopia. Em criança, fui grande fã de trilogias como “O Senhor dos Anéis” e “Matrix”. Hoje, são raros os dias que passam sem notar os paralelismos entre estas histórias e a realidade. A sociedade industrial cria riqueza capaz de matar a fome a todos e destruir a pobreza. Porém, prefere a escassez artificial, para pilhar o mundo de todos os seus recursos, gerando a m... (ler mais...)


RUSSIANS - pedro ferreira »  2022-02-20 

“Na Europa e na América há um crescente sentimento de histeria” - é assim que têm começado os jornais televisivos e é assim que começa também a música “Russians”, do britânico Sting, lançada em 1985. Utilizando como tema um arranjo desconcertante de Lieutenant Kijé, do compositor soviético Sergei Prokofiev, este critica as tentativa... (ler mais...)


Os donos disto - pedro ferreira »  2021-12-10 

Começo esta crónica por lembrar que ninguém diz algo apenas porque sim ou porque calhou. O nosso tempo é limitado e a atenção dos outros também. Sempre que falamos sobre algo, fazemo-lo pela necessidade de dizer x em vez de y ou do silêncio.

Aquilo que eu pretendo expor nesta crónica são acontecimentos digitais, coisas de redes sociais que, por mais intangíveis... (ler mais...)


O povo quer a esquerda na rua! - pedro ferreira »  2021-10-31 

Tenho de ser honesto: há uma parte sádica em mim que adorou ver a esquerda ser completamente arrasada no nosso concelho nas últimas eleições autárquicas. Um romance que vai construindo alegremente uma narrativa ao longo da campanha eleitoral, com prognósticos de fortuna e futuro próspero, mas que acaba com um final dramático e de um erotismo reles, à moda de Eça de Qu... (ler mais...)


Fundamentalismo eleitoral (III) - pedro ferreira »  2021-10-21 

 Nesta terceira e última parte, vou falar sobre assembleias de cidadãos no contexto do nosso concelho. Há que notar que estas não devem nunca ser vistas como um fim em si mesmas, mas antes como uma ferramenta que pode ajudar todo o tipo de colectivos a tomar decisões que através de outras estruturas não seriam tomadas.

E esta é uma premissa fundamental para se ser a favor ou ... (ler mais...)


O fundamentalismo eleitoral (II) - pedro ferreira »  2021-09-16 

 

Na primeira parte desta crónica, tentei criar no leitor uma postura crítica sobre aquele que acho ser o maior dogma da nossa sociedade, de forma a ficar mais receptivo a alternativas. Se no fim de a leres não ganhaste uma aversão ao uso de eleições para atribuir cargos públicos e nem te questionaste sobre alternativas a este método, ficaste pelo menos a saber qual era a min... (ler mais...)


Basta de eleger o fundamentalismo eleitoral - pedro ferreira »  2021-08-30 

Há cartazes nas ruas, há obras inauguradas, há opiniões dadas de bandeja: há autárquicas em Torres Novas. Antes melhores amigos e dupla famosa, os velhos de bigode comportam-se como cachopos que querem ser eleitos delegados de turma. Já as crianças menos populares, cingem-se a conspirar que são capazes de fazer outra coisa, para além de martelar com o martelo que é a ... (ler mais...)


Igreja Católica - Continuação da intolerância - pedro ferreira »  2021-07-04 

No passado dia 17, o Vaticano dirigiu-se ao embaixador italiano através de uma nota verbale, expressando o seu desagrado com uma proposta de lei que pretende criminalizar o discurso de ódio para com as mulheres, a comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiências (algo que já existe para a religião e etnia). Na carta, a igreja católica mostra o seu desagrado por a proposta obrigar a que as escolas cat&oacu... (ler mais...)


A Febre do Euro - pedro ferreira »  2021-06-19 

Depois de ter sido adiado um ano devido à pandemia que ainda nos atormenta, eis que chega o momento por que todos os fãs de futebol em Portugal têm aguardado: o europeu de futebol de 2020. Um evento tão aguardado e acarinhado pelo público que até entre os clubistas mais ferrenhos há aqueles que apelam à união dos adeptos dos vários clubes por uma causa maior: a “nossa&r... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira