• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O fundamentalismo eleitoral (II) - pedro ferreira

Opinião  »  2021-09-16  »  Pedro Ferreira

" O cidadão comum não é estúpido? Não conheço nenhuma evidência que o sugira"

 

Na primeira parte desta crónica, tentei criar no leitor uma postura crítica sobre aquele que acho ser o maior dogma da nossa sociedade, de forma a ficar mais receptivo a alternativas. Se no fim de a leres não ganhaste uma aversão ao uso de eleições para atribuir cargos públicos e nem te questionaste sobre alternativas a este método, ficaste pelo menos a saber qual era a minha intenção. Agora, passo a argumentar que a melhor forma de resolvermos os problemas da nossa democracia é sorteando os cidadãos comuns, tão comumente representados como pessoas ignorantes e estúpidas, e convidá-los a fazerem parte da nossa Assembleia da República.

 Ao acabarmos com as eleições, o método de selecção dos futuros deputados seria um sorteio que incluiria todas as pessoas do país que não tivessem menos de uma certa idade nem apresentassem incapacidades intelectuais. Este sorteio garante que as pessoas convidadas serão representativas de toda a população portuguesa: Haverá cabeleireiros, pedreiros, operários, enfermeiros, padres, engenheiros, estudantes, reformados e desempregados de profissão; que ideologicamente são comunistas, sociais-democratas, socialistas, liberais e anarquistas, todos na sua devida proporção. Da mesma forma, mulheres e homens sentarão cada um deles 50% dos lugares. Sobre representar certas regiões do país que têm menos habitantes, é uma possibilidade, da mesma forma que garantir representatividade étnica ou religiosa. As possibilidades são ilimitadas, e o debate sobre elas deveria ser uma constante.

 Há algo que estas pessoas não serão: políticos de carreira. É óbvio que, porventura, haverá uma ou duas pessoas que efectivamente o serão, dada a natureza da aleatoriedade, mas nunca em número suficiente para boicotar as discussões ou favorecerem lobbies e interesses partidários através do seu voto. Estratégias partidárias como votar em bloco, bloquear as propostas de outros e ignorar assuntos iminentes por não serem populares ou importantes na óptica de umas próximas eleições deixarão de existir. Qualquer tentativa por parte dos grupos de interesse de manipular as decisões desta assembleia será exponencialmente mais difícil, e mais difícil ainda quanto maior foi o número de cidadãos, visto que cada uma destas pessoas tomará a sua decisão de voto individualmente e sempre informada por especialistas da área, sejam eles académicos ou membros de organizações sociais, e também porque todos eles estarão garantidamente no poder apenas por um período de tempo limitado, sendo depois substituídos por outros cidadãos comuns que teriam de ser novamente corrompidos e em larga escala. Poderiam ainda ser implementados outros mecanismos que assegurassem ainda mais a imparcialidade das decisões, como a seleção aleatória dos membros desta assembleia para os diversos grupos de trabalho e comissões de inquérito. Em suma, as sessões parlamentares passariam a ser semelhantes a um referendo em que a população está bem informada: democracia.

 Isto foi apenas um exemplo, pouco preciso, de como o nosso poder político se poderia reorganizar a nível nacional. É possível integrar os sorteios em sistemas híbridos, em que a assembleia teria simultaneamente membros eleitos e membros sorteados. Ou manter políticos eleitos, mas criar uma assembleia de cidadãos que os pode demitir e nomear certos cargos. Também se pode reorganizar criando vários órgãos com competências diferentes: por exemplo, várias assembleias de cidadãos sorteados em que uma seleciona problemas a serem resolvidos, outra legisla e outra ainda aprova ou rejeita a proposta de lei. Autores como Brett Henning, Helene Landemore e David Van Reybrouck exploram todas estas possibilidades de forma mais aprofundada (fica a sugestão).

 Isto não é utópico? Pode parecer utópico, mas não o é, na medida em que há vários projectos-piloto com resultados que provam o contrário. Na Colúmbia Britânica, Canadá, foi uma assembleia de cidadãos que alterou o método eleitoral dos órgãos de soberania. Por toda a Europa, há assembleias de cidadãos que criam propostas de lei para a assembleia de deputados eleitos aprovar (e que, por serem medidas que não beneficiam os partidos, são ignoradas e rejeitadas). Na Irlanda, país em que a maioria é católica fervorosa, foi uma assembleia de cidadãos que chegou a um consenso sobre o casamento homossexual, acabando com a polarização sobre este tema.

 O cidadão comum não é estúpido? Não conheço nenhuma evidência que o sugira. As pessoas, no máximo, podem racionalmente ignorantes, algo que se aplica a todos nós. Porque haveria alguém de aprender sobre algo, por exemplo política, se não ganha nada com isso? Parece-me uma adaptação do ser humano relativamente boa no que toca a garantir a sobrevivência da espécie. Há apenas que garantir que as pessoas selecionadas terão os incentivos necessários para que estejam informadas sobre os assuntos em votação.

 Como é que é democrático se eu deixo de participar? Há que recordar que os mecanismos actuais de participação directa, como as petições, continuariam a existir. Sessões abertas à população, tanto a nível local como nacional, também poderiam ser implementadas. Restringir a assembleia apenas às pessoas que foram selecionadas é uma forma de garantir que a assembleia de cidadãos é representativa da população. Abrir todas sessões a quem quiser participar, iria enviesar a amostra, porque as pessoas que iriam participar nelas são já um subgrupo em si, não representativo da população.

 Um sorteio, por ser aleatório, não poderá escolher pessoas que não representam os portugueses?

Em teoria, sim, se a escolha fosse estritamente aleatória. No entanto, há métodos ponderados que garantem que as pessoas escolhidas serão completamente representativas da população segundo determinados parâmetros (género, idade, habilitação literária, etc…).

 Se for escolhido, sou obrigado a ir? Ninguém seria obrigado a participar, até porque seria contraproducente. Mas a proposta feita seria semelhante à de um deputado, com um bom salário, ajudas de custo e a garantia de voltar para o anterior emprego no fim da função.

 Esta é a segunda parte de 3 crónicas. Na próxima, farei uma proposta a todos os torrejanos daquilo que no meu entender seria possível criar no nosso concelho, tanto no curto como médio/longo prazo. Mas este é um debate que todos os munícipes devem participar. O futuro é agora.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia