Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-45f423a2): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 05 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 36° / 17°
Céu limpo
Seg.
 35° / 17°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 18°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 20°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Tamanho - inês vidal

Opinião  »  2022-05-09  »  Inês Vidal

"“A falta de apoios à imprensa regional é grande, mas não estamos dispostos a calar-nos por isso. O preço da vida vai crescendo e a ele é proporcional a nossa determinação."

Fez na segunda-feira, dia 2 de Maio, 19 anos que comecei a trabalhar no Jornal Torrejano. Lembro-me desse dia como se fosse hoje, embora os tempos estejam bem diferentes. Pelo caminho, desde então, fomos mudando de caras, de timings, de cor e de formato, mas nunca, em momento algum, mudámos a nossa essência.

Durante essas quase duas décadas passadas, assistimos a mudanças gigantes na realidade que nos rodeava e que, inevitavelmente, condicionaram a vida de quem nos lia, de quem nos ajudava nesta tão bonita tarefa de informar ou até mesmo a forma como nos fomos fazendo.

Nesse período – que na história do mundo não é nada – o país despediu-se das vacas gordas e abriu os braços a um governo que de presente envenenado nos ofereceu a troika. Percebemos, depois de tanto tempo iludidos, que nem mesmo nessa Europa de sonho, o dinheiro nascia nas árvores, conforme nos foi a dada altura tão conveniente acreditar. Regredimos anos à nossa humilde condição, quase não acreditando nos sacrifícios que nos eram de novo pedidos. Somos fáceis de nos habituar ao que é bom. Fáceis de esquecer o que não nos convém.

Aqui, à nossa escala, neste nosso pequeno jornal, fomos remando no balancear da maré, resistindo a todas as intempéries, muitas vezes rasgando as ondas, rumando a um destino que, independentemente da forma, foi sempre o mesmo para nós: a informação isenta, a crença de que o jornalismo regional é uma ferramenta essencial para a democracia que tantos apregoam mas nem sempre praticam, a noção de que contar por palavras escritas o que vai sendo dito por aí, é fundamental para que possamos crescer conscientes e exigentes.

Tempos e formas de ser que já o eram muito antes de mim. Formas de ser que continuarão nos muitos tempos que ainda virão.

Sempre com esta missão em mente, temos vindo, no entanto, a adaptar-nos como podemos. Continuamos a acreditar que o nosso papel é fundamental, mesmo que não o possamos desempenhar como gostaríamos. Faltam-nos o tempo e os meios para chegar a todo o lado onde gostaríamos de ir, para noticiar tudo o que mereceria ser noticiado, para denunciar tudo o que urge ser denunciado.

Faltam-nos os meios, mas o que nos falta em meios sobra-nos em vontade e convicção. Somos meia dúzia de carolas que, mesmo quando mais ninguém acredita, sabe que Torres Novas não pode viver sem nós. Que é preciso haver quem conte, quem denuncie, quem chame a atenção. Não somos perfeitos. Não vamos a todas. Deixamos escapar algumas. Faltam-nos os meios e toda a ajuda é pouca. A carolice dá trabalho e dores de cabeça e o compromisso requer tempo.

Mas assim somos nós. Não conseguimos não nos comprometer. E comprometemo-nos com os torrejanos. Comprometemo-nos em dar-lhes a melhor informação, a isenção, o pluralismo de ideias. Comprometemo-nos com a democracia. Só detentores de todos os factos, podemos ser cidadãos completos. Comprometemo-nos em continuar por aqui a dar a verdade, porque não sabemos fazer outra coisa. Mesmo que a conjuntura seja cada vez mais difícil.

Neste vinte anos, já reduzimos o pessoal. O tempo não poderia ser menor. Só nos resta, por agora e esperemos que por pouco tempo, reduzir o número de páginas da nossa edição de papel, porque do papel não tencionamos, nem sabemos abdicar. O aumento do custo de vida reproduz-se em tudo o que fazemos. Poderíamos aumentar o valor do jornal para fazer face às despesas, mas optamos por concentrar a nossa informação, que queremos acessível a todos, no espaço que podemos oferecer. A falta de apoios à imprensa regional é grande, mas não estamos dispostos a calar-nos por isso. O preço da vida vai crescendo e a ele é proporcional a nossa determinação.

Por isso caros leitores, o jornal que vos trazemos esta semana é um pouco mais fino. Mas desde quando é que o tamanho importa, desde que cumpramos essa nossa tão nobre missão?

 



 

 

 Outras notícias - Opinião


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias

Menino... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

A minha casinha... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia Encontros
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais