• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Carlos Paiva

 

Vinho e carvão - carlos paiva »  2023-04-24 

Recordo-me de um episódio da personagem de Goscinny e Uderzo, Astérix, onde são explorados com humor alguns conceitos de economia, tendo como objecto a actividade económica exclusiva em toda uma região: comércio de vinho e carvão. Sem me dar ao trabalho de ir buscar o livro à prateleira e transcrever um diálogo que ficou na memória, é qualquer coisa neste géner... (ler mais...)


a folha da figueira - carlos paiva »  2023-04-11 

Em 1563, o Concílio de Trento decretou a campanha da folha de figueira. Visando os nus na arte renascentista, considerando-os lascivos e incentivadores ao pecado, patrocinou o encobrimento dos órgãos sexuais das personagens representadas, com uma folha de figueira. Adulterando para sempre a obra original tal como executada pelo seu autor, a folha de figueira passou a ser o símbolo de sexo, pecado, censura.

M... (ler mais...)


As árvores. Outra vez. »  2023-01-20 

A continuidade da aplicação da fórmula idiótica é confirmada por mais um abate de árvores em espaço público. Não existe uma única intervenção da Câmara de Torres Novas, seja para o que for, que não implique o abate de árvores. Um cidadão chama a Câmara para reparar uma tampa de esgoto partida no pavimento e o resultado imediato ... (ler mais...)


45 Milhões - carlos paiva »  2022-12-26 

A maior parte da malta não tem paciência para assistir às reuniões públicas on-line da Câmara. Porque são extensas e chatas, não incluem vídeos de gatinhos, não incluem memes hilariantes, não incluem memes com frases magníficas que dão sentido à vida. Nem pornografia. Estas ausências pecaminosas, além de violarem descaradamente o prop&o... (ler mais...)


Animais - carlos paiva »  2022-12-06 

Em Janeiro de1977, a banda britânica de rock progressivo psicadélico Pink Floyd lançou o seu décimo álbum de originais, Animals. O primeiro álbum a ser gravado no seu próprio estúdio. A temática do disco é inspirada na obra satírica de George Orwell, Animal Farm (1945), traçando paralelos à realidade política e social vivida na Inglaterra dos anos ... (ler mais...)


Halloween - carlos paiva »  2022-11-24 

 

Lá chegámos nós novamente àquela altura do ano em que se cumpre a mais genuína e enraizada tradição lusitana, o Halloween. Tiram o disfarce do roupeiro, põem a arejar um dia ou dois para dissipar o cheiro a naftalina, enfiam a custo as botas de prateleira, as calças de flanela justas, a camisa de linho branco, os suspensórios, a jaqueta, a samarra alentejana (... (ler mais...)


Inconfidência oficial, confidência oficiosa - carlos paiva »  2022-10-23 

Típico de mentes fechadas, embrutecidas, atribuir maior importância ao mensageiro que à mensagem. A forma de comunicar, essa, está cientificamente tipificada. A fórmula usada pelo ditador alemão de bigodinho é a de maior sucesso. O receptor é influenciado maioritariamente pela postura, linguagem corporal, gestos e veemência imprimida ao discurso. No fim, uns meros dez por cento da at... (ler mais...)


Estou apaixonado pelo meu carro - carlos paiva »  2022-09-23 

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em que Torres Novas participa, assinou dia 8 de Setembro um contrato de concessão com a Rodoviária do Tejo, com a validade de oito anos, para o serviço público de transporte de passageiros. Esse contrato implica um investimento de 36M de euros para um retorno estimado de 68M de euros. A CIMT, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarif&a... (ler mais...)


Salgalhada com toalhões turcos - carlos paiva »  2022-08-30 

Mais ridículo que a moda masculina de praia deste ano, é comprar um imóvel por 700k e não saber o que fazer com ele. Na falta de ideias, planeamento e orientação, mete-se ao barulho tudo e mais um par de botas que, assim, já dá um comunicado de imprensa decente em termos de volume de texto, de modo a passar a imagem de muito trabalho feito. Simultaneamente, solicita-se isso mesmo: ideias:... (ler mais...)


Não (h)à crise - carlos paiva »  2022-08-16 

Conto com mais de meio século de existência e não conheço Portugal sem estar em crise. Este estado perpétuo instalou-se no subconsciente colectivo, sendo aceite como a normalidade. Curioso como regularmente o governo nos educa para novas normalidades.

Ali por meados de ’80, os restaurantes apresentavam no menu um prato com esse mesmo nome: crise. Era o mais barato da lista, consistindo numa omele... (ler mais...)


Tomatina - carlos paiva »  2022-06-18 

Até os mais distraídos na escola, fui um deles, se devem lembrar do princípio mais básico da física. Para qualquer acção, há uma reacção. Por incrível que pareça, por muito tosco que seja, é o princípio base que orienta e rege todo o método científico, até o de ponta. Sabendo previamente a quantificação e qualifi... (ler mais...)


Gólgota - carlos paiva »  2022-05-26 

O município de Ourém, antecipando a vinda do Papa a Fátima em 2023, está a mexer-se junto do governo central no sentido de pedir apoios para melhoramentos nos acessos tanto rodoviários como pedestres a Fátima. Apontam as vias provenientes de Leiria, Batalha, Minde e Ourém (assim como o nó de acesso da A1) a usufruir de melhoramentos. Aparentemente, via Torres Novas, não consta movi... (ler mais...)


Que dia é hoje? - carlos paiva »  2022-05-09 

Uma das novidades que a vida virtual trouxe à minha pobre existência foi o facto de existirem dias comemorativos de tudo e mais alguma coisa. Todos os dias é dia de algo. Desde o dia do abraço, do amigo, da música, do cão, do gato, até aos mais tradicionais digamos, dia da mãe, da criança, da liberdade, do trabalhador. E nós, humanos pejados de deficiências inventadas p... (ler mais...)


Bem-vindo à equipe. Está contratado! - carlos paiva »  2022-04-29 

Acompanho várias publicações relativas a várias temáticas e âmbitos, sendo a maior longevidade desta convivência nas relacionadas com a música. Ciente da importância dos anunciantes para a sobrevivência destas publicações, tolero que algum viés transpareça nos artigos, favorecendo patrocinadores. Contorna-se a crítica negativa expressando uma i... (ler mais...)


(in)Gratidão - carlos paiva »  2022-04-13 

Algumas figuras torrejanas que infelizmente já não se encontram entre nós, tiveram papéis importantes em diversas áreas. De uma forma ou de outra, influenciaram positivamente gerações. Nas artes, no desporto, na comunicação, no ensino, na acção social, fizeram e concretizaram. Pautaram a sua vida pela dedicação à causa sem alarido ou necessidade d... (ler mais...)


Em modo de espera - carlos paiva »  2022-02-20 

Sete habitações para arrendamento apoiado estão disponíveis. Uma ótima noticia. Especialmente quando se aguarda com alguma expetativa as medidas para combater a desertificação, a estaca zero dos nossos problemas. Ponto importante da discussão pré eleitoral. Melhor ainda seria a avaliação dos resultados dessas medidas, mas não exageremos. Daí, a disponibi... (ler mais...)


Com o fogo não se brinca - carlos paiva »  2022-01-26 

Uma das maiores catástrofes, senão a maior, que atingiu Portugal, foi o terramoto seguido de tsunami em 1755. Assim, resumido num parágrafo, somos levados a pensar que, derrocadas de edifícios e subida abrupta das águas seriam os principais factores a causar vítimas. Não. O elemento que causou mais vítimas foi o fogo. Na época, iluminação e aquecimento eram feitos com... (ler mais...)


De sua graça - carlos paiva »  2022-01-13 

Destacado ou disfarçado, por mais de uma vez incluí nestas crónicas a noção de que a medição do sucesso pelo número de aderentes significa zero na balança das boas decisões. O discernimento com maior profundidade raramente acontece dentro das maiorias. Tipicamente, é na franja onde se vê mais longe, onde nascem os saltos evolutivos importantes. Muito se deve ao ... (ler mais...)


O milagre das 3 aparições televisivas - carlos paiva »  2021-10-31 

Após vinte e tal anos, finalmente, cumpri com o conselho do médico e pus-me a fazer exercício físico. Consiste numa volta de bicicleta. Mais ou menos a meio, fico completamente estoirado, passo a fazer as subidas a pé. Regresso a casa e tomo um duche. O que configura a prática de triatlo. Além de mandar o barro à parede da juventude eterna, faço o médico (entretanto reformad... (ler mais...)


Apedeuta, insipiente, mentecapto, néscio - carlos paiva »  2021-09-16 

Por altura do lançamento do programa “Novas Oportunidades” (em 2007), recordo-me de ver uma entrevista na televisão em que a jornalista na rua perguntava a um cidadão jovem se ele achava importante estudar. Respondeu qualquer coisa como: “Sim, é bastante importante. Com estudos, podemos chegar longe. Até, quem sabe um dia, ser funcionário público”.

Hoje, a percent... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia