• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

45 Milhões - carlos paiva

Opinião  »  2022-12-26  »  Carlos Paiva

"“Construir as piscinas de verão noutro local, não dá. Porque eram propostas de outros partidos. E o PS prefere investir numa asneira prévia mas sua."

A maior parte da malta não tem paciência para assistir às reuniões públicas on-line da Câmara. Porque são extensas e chatas, não incluem vídeos de gatinhos, não incluem memes hilariantes, não incluem memes com frases magníficas que dão sentido à vida. Nem pornografia. Estas ausências pecaminosas, além de violarem descaradamente o propósito da internet, tornam o espectáculo já de si minimalista, muito enfadonho. Bom, desta vez a produção dispôs-se a fazer um esforço para atrair espectadores. Estão de parabéns, foi óptimo. Valeu a pena.

Assim por alto, a reter: Orçamento de 45M para 2023 aprovado. Como a prioridade é revitalizar a cidade e recuperar o centro histórico em ruínas, para esse efeito vão ser aplicados 200k desses 45M. Verdadeira fortuna, indicador do alto grau prioritário.

Atirar 1,5M à manutenção e requalificação energética das piscinas, com uma piscina de verão como brinde, também foi aprovado. Provavelmente vai custar a prancha de saltos, mas aquilo já não faz lá nada de qualquer modo. Ou não. Demolir coisas altas que já não servem para nada, é tema sensível de momento. Se calhar por isso, neste pormenor, todos concordaram. A torre de saltos deve ser mantida como símbolo. Símbolo de quê, ninguém sabia. Por ser inconveniente recordar que Torres Novas hospedou em tempos a modalidade de saltos ornamentais, ou por ignorância de tal facto, ficaram pelas memórias indulgentes de imperiais bebidas na esplanada, a olhar ternamente para a prancha de saltos que, não servia para nada, mas por motivo desconhecido ficava ali bem. Construir as piscinas de verão noutro local, não dá. Porque eram propostas de outros partidos. E o PS prefere investir numa asneira prévia mas sua, a ceder a ideias boas que não sejam do PS. Aproveitando a lição urbanística de elevada sensibilidade e carácter do presidente anterior, vão aumentar a asneira, com o dinheiro que sobrar da manutenção do cubo à beira rio plantado. O equipamento será certamente digno e, em todos os aspectos, adequado à população que propõe servir.

Foi decidido alinhar na política de poupança de energia. Nesse sentido, a Câmara tomou a decisão de a iluminação pública passar a ser ligada mais tarde e desligada mais cedo. Haverá dois períodos diários assim mais escurinhos, mais para o romântico. A reter: vão abrir um buraco grande e fundo no meio da cidade. A seguir vão enchê-lo com água. E depois vão apagar as luzes. Esta malta é danada para a brincadeira.

Um rol de muitas obras e melhoramentos em diversas áreas ocuparam tempo de antena significativo. Todas, ou quase, dependentes de candidaturas a financiamento externo. Ou seja, só haverá obra “se”. A malta até quer fazer coisas, mas aqueles malandrecos lá em Bruxelas têm de colaborar. Cheguem-se à frente com a nota primeiro que a malta depois faz. Senão, ficamos pelos planos e promessas. O presidente afirma a actual capacidade de endividamento à banca como medalha atribuída pela polícia da sanidade financeira à Câmara. Mérito da sua gestão. Muito bem. Quando o dinheiro estava barato, evitou-se a contração de dívida, poupou-se, apertou-se o cinto, remendou-se para além do saudável. Agora que as taxas de juro estão em subida galopante, o dinheiro está caro e com tendência a encarecer mais, estamos em sãs condições de contrair dívida. Genial. Há aqui matéria para um honoris causa em economia. Não é de estranhar, há precedente.

E, finalmente, o comic relief. Presidente e ex-presidente entram em duelo pela honra do grau de educação que cada um deles julga ter. Um mimo. E vocês a ver vídeos de gatinhos na internet. Nem sabem o que perdem. Para já, assim de repente, perderam 45M.

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia