• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bem-vindo à equipe. Está contratado! - carlos paiva

Opinião  »  2022-04-29  »  Carlos Paiva

"“Frango frito é a solução para incrementar a natalidade, deve possuir propriedades afrodisíacas, calculo, e, em simultâneo, aumentar o número de residentes."

Acompanho várias publicações relativas a várias temáticas e âmbitos, sendo a maior longevidade desta convivência nas relacionadas com a música. Ciente da importância dos anunciantes para a sobrevivência destas publicações, tolero que algum viés transpareça nos artigos, favorecendo patrocinadores. Contorna-se a crítica negativa expressando uma inocuidade sem compromisso ao longo de textos por vezes longos. A arte de falar muito sem dizer nada. Isto, no passado.

Hoje, enaltece-se descaradamente pechisbeque atribuindo-lhe qualidades de 24 quilates. Absurdamente acríticos limitam-se a transcrever comunicados de imprensa como se essa fosse a sua razão de existir. Saltou-me recentemente à vista por ter lido exatamente a mesma coisa numa publicação estrangeira e noutra portuguesa, acerca do mesmo objeto, com meras horas de intervalo. Exatamente o mesmo texto, papagaios. Infelizmente, aquilo que procuramos ao ler essas publicações, uma opinião, é precisamente o que está ausente. A soberana “economia” que passou a reger todos os aspetos da nossa vida eliminou a expressão do pensamento crítico substituindo-o por propaganda, mais ou menos evidente mais ou menos disfarçada. Apesar de me encontrar ideologicamente em polo oposto, percebo a mecânica e os objetivos.

Esta clarividência é contestada por publicações, sem qualquer vínculo comercial, sem qualquer compromisso legal, por definição independentes, perfeitamente alinhadas ao mesmo paradigma. Luzes câmara ação e… sai imensa parra e nenhuma uva. Deixam-me a conjeturar se se destinam a ser lidas por deficientes cognitivos ou vítimas de síndrome de Peter Pan. Até se são escritas por.

A maior parte da malta ignora que, atualmente, uma fatia significativa dos conteúdos publicados é produzida por máquinas, traduzido por máquinas, publicado por máquinas. Tudo muito automático, tudo muito moderno. Assinam-se acordos de colaboração, conectam-se redes de dados e os algoritmos tratam do resto. Um comunicado de imprensa compilado por uma I.A. na Cochinchina, em aramaico, aparece segundos depois numa publicação portuguesa, em português. A boca ligada ao ânus sem a chatice do aparelho digestivo pelo meio.

Duvido que a comunicação social torrejana esteja neste patamar tecnológico, já. Por cá, a interpretação e o pensamento crítico ainda têm algo a dizer. A prova disso é que o comunicado de imprensa de uma cadeia de junk food em processo de instalação de uma unidade de vendas (porque “restaurante” não traduz a realidade) em Torres Novas, foi textualmente difundido e divulgado, digno de automatismo perfeitamente oleado, mas o mesmo comunicado de imprensa foi sujeito a interpretação e escrutínio detalhadamente crítico pelo presidente da câmara da seguinte forma: “…o concelho precisa, a região precisa, o país precisa. Precisamos de mais gente em Torres Novas, mais gente a nascer, mais gente a residir…”.

Frango frito é a solução para incrementar a natalidade, deve possuir propriedades afrodisíacas, calculo, e, em simultâneo, aumentar o número de residentes. Frango frito afrodisíaco a fazer uma perninha como agente imobiliário, passo o trocadilho. Não só é a solução para o concelho como também o é para o país. Incrível. Como é que o departamento de marketing de uma multinacional não se lembrou disto? Foi um presidente de câmara da província, em processo de adesão ao Portugal profundo. Reconheçam a genialidade e contratem o indivíduo imediatamente.

 

Entre aspas, citando mediotejo.net:

https://mediotejo.net/torres-novas-kfc-chega-a-cidade-em-julho-obras-vao-avancar/

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia