• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 09 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 23° / 13°
Céu nublado
Sáb.
 27° / 12°
Períodos nublados
Sex.
 29° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O pântano das facilidades - antónio gomes

Opinião  »  2023-11-21  »  António Gomes

"“Vivemos uma crise e esta crise tem a marca da promiscuidade entre a política e os negócios."

Depois de na passada primavera termos assistido àqueles folhetins que, todos somados, levaram à demissão de 13 membros do governo e dos sucessivos escândalos em que o governo do PS estava sempre por perto, em que o caso da indemnização de 500 mil euros à administradora da TAP é talvez o caso mais conhecido, nada fazia prever que ainda íamos assistir ao terramoto político de maiores proporções que se abateu sobre o governo de Portugal. Desde o passado dia 7 que os episódios, uns graves, outros caricatos, não param de acontecer.

A suspeição de corrupção sobre o núcleo duro do governo, incluindo o primeiro-ministro é de uma gravidade enorme e não basta dizer ou suspeitar, é preciso provar e explicar. A Justiça, neste caso o Ministério Público, não pode evitar as suas responsabilidades, porque também as tem, perante o país.

Como sabemos, é comum acusarem-se os trabalhadores quando exercem o seu direito à greve, como tem acontecido ultimamente com os médicos, professores, ferroviários, administração pública e outros, de irresponsabilidade, de não se importarem com a imagem do país, de reivindicarem tudo e mais alguma coisa…. se compararmos com as trapalhadas do governo, com as afirmações e os desmentidos dos mais altos magistrados da Nação, não será difícil perceber onde está a irresponsabilidade.

Prove-se o que se provar, não podemos iludir o facto da residência oficial do primeiro-ministro servir para que o chefe de gabinete guardasse dinheiro cuja origem se continua a desconhecer. Brada aos céus, é verdade. António Costa pede desculpa, mas não chega.

Aconteça o que acontecer, vivemos uma crise e esta crise tem a marca da promiscuidade entre a política e os negócios, da facilitação que se combina à mesa do restaurante e que promove o privilégio, sempre para os mesmos.

Negócios de larga escala e negócios de pequena escala, todos conhecemos exemplos, inclusive no nosso burgo.

Não é a primeira vez que o PS está enrolado neste tipo de escândalos, Sócrates não foi assim há tanto tempo (aliás ainda nem chegou a julgamento), a marca da cunha, do amigo, do favor, dos almoços e jantares que custam milhares de euros.

Assim não vamos a lado nenhum. Ou se faz um corte com esta forma de fazer política que ao contrário do que disse António Costa na sua inusitada comunicação ao país, promove a opacidade e a desconfiança das pessoas ou a Democracia corre sérios riscos – a Democracia e a Justiça.

Aqui a responsabilidade é toda do PS, desbaratou a maioria absoluta e enveredou por negócios mais do que duvidosos no campo da energia. Não faltaram avisos para que assim não fosse.

Não creio que seja o PS a tirar o país deste lamaçal. O povo vai a votos e há que escolher o caminho. No próximo mês de Março, no ano em que passam 50 anos do 25 de Abril, o que faremos? Até lá muito temos que falar.“Vivemos uma crise e esta crise tem a marca da promiscuidade entre a política e os negócios.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia