• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 09 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 13°
Céu nublado
Sáb.
 28° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 29° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  31° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O ÚLTIMO DIA EM NEW TOWERS - josé mota pereira

Opinião  »  2023-09-24  »  José Mota Pereira

…Eis-nos em mais uma manhã na vida de New Towers. O verão chega ao fim e traz temperaturas mais frescas. A frescura destes 43 graus matinais, tão comuns em final de setembro, são o anúncio da chegada da estação das chuvas.

 Ao fundo, sempre vigilante, avista-se a serra com as suas enormes e vistosas torres de produção energética solar, o maior complexo do país, responsável pela produção de 40 % da energia produzida em Portugal.

 Hoje seria um dia normal.

Seria se não fosse o último dia da existência de New Towers como entidade administrativa autónoma.

 Da reorganização dos municípios ocorrida legislativamente há cerca de um ano, em 2052, nascerá a partir de hoje o novo município de Templarium, resultado da fusão das cidades de New Towers, Tomar, Cross (o antigo Entroncamento) e Almourol City ( a antiga Barquinha).

 Para quem não se lembra, algumas cidades procederam à mudança dos seus nomes na sequência do Grande Programa de Projeção (o GPP-32) que o então governo levou a efeito em 2032 para projeção económica internacional dos municípios. Claro que foram gastos muitos ibero-coins vindos da Confederação das Nações Ibéricas, a organização transnacional que Portugal integra desde o início, nascida do colapso da antiga União Europeia e que une todas as repúblicas da Península Ibérica. Os resultados, apesar da avultada despesa, não foram de acordo com o desejado e iniciou-se um novo processo de organização que resultou na fusão de alguns municípios.

 Voltemos ao presente, ao dia de hoje, 22 de Setembro de 2053.

Seria mais uma segunda-feira normal de descanso, se não se desse o caso de ser um dia especial. É dia de festa na cidade decorrente das cerimónias públicas da criação da nova cidade de Templarium decorrerem aqui mesmo em New Towers .

 A presidir às cerimónias estará o holograma do Senhor Presidente da República. Será recebido com todas as honras na Praça Coca-Cola, o local escolhido depois de muitas hesitações perante as atuais limitações decorrentes de na praça ter sido descoberto, no início do ano, o mítico túnel subterrâneo que ligava a antiga aldeia de Lapas (demolida e transformada no moderno Complexo Sanitário Municipal) às ruínas do Castelo. Para esta feliz descoberta muito contribuiu a concretização das obras de aterro definitivo da vala onde antes correu o rio almonda.

 Ali na praça, Sua Excelência será ovacionado pelos hologramas de todas as crianças das escolas do ensino básico-plus que cantarão o hino de New Towers. Posteriormente, como é de praxe, seguir-se- ão os discursos proferidos pelos hologramas dos senhores Presidentes de Câmara (curiosamente todos eleitos pelo Partido do Centro Institucional, herdeiro dos velhos PS e PSD), seguindo-se o acto de assinatura oficial que formalizará Templarium.

 Os cidadãos poderão assistir nas suas casas ou na praça, embora nesse caso só o possam fazer através do seu holograma por razões de segurança definidas pela Lei Geral e Constitucional da Ordem Nacional.

 Após as cerimónias, o Ansião Senhor Presidente enviará o seu holograma em visita ao Instituto de Biotecnologia Gandhi, situado no Big House Center das Cotoas, nas antigas instalações do hospital.

 Este Instituto (principal empregador do concelho com 17 postos de trabalho) foi um avultado investimento indiano em Portugal e é uma referência global na produção de órgãos humanos, nomeadamente pulmões. A vinda para Portugal do Instituto Gandhi só foi possível graças aos diligentes esforços do senhor Presidente quando presidiu ao governo e ofereceu ao país vinte anos de paz, prosperidade e muita segurança. Bem haja.

 Após o almoço das entidades oficiais, constituído por deliciosos acepipes regionais como as famosas cápsulas de arrequentado, os comprimidos de enguias e essa excelsa sobremesa que são as gotas aromatizadas de figo seco, seguir-se-à um programa musical em que toda a gente poderá participar, desde que esteja no recato seguro das suas casas.

 A partir de hoje nada mais será igual. O fim de New Towers e o advento da nova cidade de Templarium marcará definitivamente esta nova era de progresso e prosperidade.

 Das notícias do que nesta nova cidade se passará, darão conta uns tipos, velhos, teimosos e aborrecidos para o Poder Sagrado e que continuam a reunir-se de forma quase clandestina num velho prédio situado num escabroso largo em ruínas, onde ainda fazem (que ridículo!) uma coisa a que chamam Jornal Torrejano.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia