• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 25 Janeiro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 17° / 9°
Céu nublado
Qua.
 20° / 10°
Céu nublado
Ter.
 19° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


O lugar do outro - ana lúcia cláudio »  2020-06-18  »  Ana Lúcia Cláudio

Numa das minhas primeiras saídas em lazer após o confinamento forçado, jantava numa esplanada de Lisboa. De olhos postos no rio Tejo, ouvia com atenção uma prima que, a propósito da picanha que nos preparávamos para degustar, se queixava dos olhares recriminatórios e dos comentários de reprovação de que é vítima, sempre que à questão «Quer a carne bem ou mal passada?», opta pela primeira hipótese.
(ler mais...)


A falta de comparência nas Presidenciais »  2020-06-08  »  Jorge Carreira Maia

Tornou-se um hábito nacional a inexistência de um candidato forte que se oponha à reeleição dos Presidentes da República em exercício. A única excepção é a de 1980 em que Ramalho Eanes enfrentou Soares Carneiro.
(ler mais...)


Roçadora - rui anastácio »  2020-06-07  »  Rui Anastácio

Não simpatizo com generalizações. Tenho para mim que as generalizações estão na génese de todos os populismos. Em todas as tribos existem pessoas decentes e bem formadas. Há no entanto uma subespécie das pessoas que vivem em meio urbano, que eu designaria por “urbanoides”, que aparentemente se tem dado bem no nosso ecossistema, uma vez que parece haver cada vez mais indivíduos dessa subespécie.
(ler mais...)


Carta à Noção - ricardo rodrigues »  2020-06-07  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Tenho assistido em silêncio, porque as redes sociais transformaram-se em ringues de ódio, à gratuita exposição de crianças por entidades que as deviam proteger e, invariavelmente, com o aplauso dos pais. Por isso escrevo este texto, consciente de que a minha opinião é impopular.
(ler mais...)


Sabiam - margarida trindade »  2020-06-07  »  Margarida Trindade

Os nossos quotidianos estão a passar por uma transformação inédita. Pode ser já um lugar comum dizer isto, mas nunca me vou habituar a andar sempre de máscara, a falar com a máscara colocada e a receber e comunicar com os outros sem lhes perceber a expressão.
(ler mais...)


Afinal até poderia ser um Deus, passeando pela brisa da tarde - josé mota pereira »  2020-06-07  »  José Mota Pereira

No final quente da tarde de sábado, soltou-se repentinamente da janela do prédio em frente o embalo harmónico de uma secreta concertina.
As Pombinhas da Catrina rasgam o silêncio daqueles poucos, que vão passando pela rua, de rostos devidamente cobertos pela máscara sanitária.
(ler mais...)


Na lembrança de uma desagradável coincidência - josé alves pereira »  2020-06-07  »  José Alves Pereira

Estávamos em Abril, no já longínquo ano de 1972. Tinha terminado, em 31 de Março, os trinta e nove meses de serviço militar e regressara à profissão de desenhador na Metalúrgica Nery. Nessa altura, passei a integrar a organização local de Torres Novas do PCP, juntamente com outros dois camaradas: o Rui Pereira e o Carlos Sousa Pereira.
(ler mais...)


Um milhão e meio para… nada - antónio gomes »  2020-06-07  »  António Gomes

Às oportunidades deve corresponder uma gestão capaz, se assim não for perdem-se.
É o caso do bónus do Orçamento do Estado que atribui a Torres Novas, 1 472 000.00 euros a titulo de devolução de uma parte do IVA cobrado no nosso município.
(ler mais...)


“Não são coronas, são flores” - anabela santos »  2020-06-07  »  AnabelaSantos

Sentada na esplanada. O café, o jornal e os pensamentos. Desatenta, simplesmente a viver o momento. Aquele momento que há tanto tempo ansiava. A rotina, mas uma rotina boa. De novo, o cheiro a café, a papel, os mesmos rostos do dia a dia.
(ler mais...)


Que a “televida” não venha para ficar, que regresse a vida “sem filtros” - ana lúcia cláudio »  2020-06-07  »  Ana Lúcia Cláudio

Quem me conhece, sabe que não sou a pessoa mais talhada para as novas tecnologias. Num misto de aptidão e gosto, ou mais propriamente dos seus antónimos. Estas linhas redijo-as primeiro com o recurso a uma caneta sobre uma folha de papel, naquela que para mim sempre foi, e será, a melhor forma de transmitir o que me vai no pensamento.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-01-12  »  João Carlos Lopes O TGV, o Ribatejo e o futuro das regiões - joão carlos lopes
»  2021-01-10  »  Inês Vidal 2021: uma vida que afaste a morte - inês vidal
»  2021-01-23  »  Inês Vidal Eu voto, mas não gosto do rumo que isto leva - inês vidal
»  2021-01-10  »  Jorge Carreira Maia Uma visita à direita nacional - jorge carreira maia
»  2021-01-10  »  José Ricardo Costa A Pilhagem - josé ricardo costa