• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 29 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 16° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 19° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 9°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Os judeus e a guerra da Palestina

Opinião  »  2023-12-18  »  António Mário Santos

É a própria imprensa israelita, o jornal Haaretz, que denuncia: a percentagem de mortos na Palestina é superior a qualquer guerra no século XX.

Relembro a minha visita ao campo de concentração de Dachau, em 1974. Ante o memorial concentracionário, a visão dum espaço onde a morte dos judeus era um acto legal do regime nazi, a minha solidariedade com a tragédia dum povo que nunca teve, desde os tempos bíblicos do Antigo Testamento, uma pátria, para quem a sobrevivência assentava na diáspora e na aceitação sempre limitada dos países que lhes abriam as portas, dependentes das suas capacidades, valores, conhecimentos, energias próprias, assumi, como modo de solidariedade, um estudo da sua existência na então vila torrejana, que, em séculos diferentes, nos foi berço.

Da minha parte, creio que cumpri, ao longo de décadas, pela investigação, escrita e publicação, essa promessa.

O povo judaico, por sua vez, assumiu a partilha da Palestina, o Estado de Israel foi criado em 1948, sob a complacência e proteccionismo dos EUA e dos países europeus, traumatizados pelas sua passividade, quando não aceitação, do Holocausto Nazi, uma diferenciação de tratamento entre os direitos do povo judeu e do povo aí residente, o palestiniano: a teoria dos dois Estados nunca foi cumprida por Israel, e o conservadorismo liberal, aliado ao fanatismo religioso corroeram, em cada ano de convivência, o estatuto dos direitos humanos dos palestinianos. As guerras surgidas, entre ambos, no século passado, mais agravaram as diferenças, e o território e os direitos palestinianos, quer na Cisjordânia, quer em Gaza, quer em Jerusalém, secundarizados, quotidianamente humilhados.

Gaza, hoje, provoca-me a mesma dor, o mesmo sofrimento, que senti em Dachau, li e vi em livros e documentários, sob o horror do Holocausto.

Condenei, de imediato, a acção do Hamas, considerando-a um acto iníquo de terrorismo. Mas o veto dos Estados Unidos, no Conselho de Segurança da ONU, impedindo a aprovação dum cessar-fogo imediato, demonstra como se tecem os fios dos interesses internacionais, ante a ameaça do desapoio judeu nas próximas eleições americanas. A extrema-direita fanática da religião judaica desenvolve uma política racista tão cruel e desumana como a fez a inquisição católica nos países da península Ibérica, ante a permissividade europeia e a incapacidade de controlo dos EUA-

O que se passa em Gaza ou na Cisjordânia, com a instalação ilegal e contra todas as determinações da ONU, não é unicamente a destruição dum grupo terrorista, o Hamas, mas a posse e domínio de todo o território palestiniano, por meio do uso indiscriminado e violenta da força bruta, contra uma população civil, na maioria mulheres e crianças, arrasando toas as infraestruturas, escolas, hospitais, mercados, administração, serviços de água, eletricidade, o que é necessário à sobrevivência.

Se condeno e me solidarizei com o povo judaico, pelo acto criminoso de 7 de Outubro, que assassinou e destruiu mais de 1.200 pessoas, homens, mulheres, crianças, na maioria civis, não posso virar a cara e aceitar o genocídio que o governo e o exército israelitas estão a fazer em Gaza, onde além da destruição cataclísmica urbana, se contam mais de 17.000 mortos, na maioria crianças e mulheres, em nome duma legítima vingança contra o Hamas. E na Cisjordânia, os colonos armados pelo governo, com a cumplicidade do exército, assassinam palestinianos, destroem aldeias, ocupam território que lhes não pertence.

Um ser humano judeu vale mais que um palestiniano? Uma criança assassinada palestiniana deixa de ser criança? Só tem direito a emissão televisiva, se for judia?

Pergunto-me: quem cria o antissemitismo? Os que defendem a igualdade e o direito dos povos a uma pátria e à decisão das suas vidas, ou a dos que assentam o seu discurso na supremacia da raça, da cor da pele, duma religião?

Percebe-se que o radicalismo ganhe força entre uma juventude que se sente angustiada ante um mundo desigual, violento, envenenado, que lhe é entregue geracionalmente, com poucas ofertas alternativas de futuro. Percebe-se que condenem as forças políticas e partidárias que governam e se dizem representá-los, e desconfiem de quem lhes fale ou as tente atrair para as suas fileiras. Percebe-se que a sua raiva e angústia se transformem numa recusa, ou numa escolha pelo bota abaixo, quanto mais depressa melhor.

Mas perceber não significa aceitar. E os que lhe prometem a resolução dos seus problemas são os que descenderam dos que enviaram os seus pais e avós para as guerras coloniais do Guiné, Angola e Moçambique, dos que se opuseram ao 25 de Abril, dos que, depois do 25 de Novembro, foram tomando conta da economia, da administração, da justiça, do poder civil, militar e religioso. Dos que defenderam e defendem as desigualdades, os salários miseráveis, a fuga dos lucros, a desigualdade dos direitos e dos deveres. Dos que enriquecem à custa dos subornos, compadrios e corrupção, sob o proteccionismo de legislação feita por eles próprios e aprovada pelos seus dependentes, e são os donos dos canais televisivos e das redes sociais, com que manipulam e disseminam o ódio, através da mentira, da ofensa, da desumanidade.

São esses mesmos que votam contra o cessar fogo da guerra Israel/Hamas em Gaza. Os mesmos que, em Portugal, são os descendentes dos apoiantes das políticas anti- ambientais (e não só) de Bolsonaro, de Trump, os Pinochets do totalitarismo. São, se forem na cantiga, os seus reais exploradores.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia