• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 29 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 16° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 19° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 10°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Ora saia uma de jacobinismo! - antónio mário santos

Opinião  »  2023-09-04  »  António Mário Santos

Algumas questões se me colocam nesta curva descendente de Agosto, ante uma cidade onde o Verão põe em repouso a governança pública, o Almonda continua o seu destino de rio atribulado, o clima aperta a garganta da atmosfera com dedos de fogo, a maioria da população não passa férias fora da sua residência, a juventude procura, após a euforia político-religiosa da JMJ pela Presidência da República, Câmara de Lisboa, Loures, Cascais e Governo, como confirmação nacional da importância da Igreja Católica e o reconhecimento das liberdades religiosas num país constitucionalmente não confessional, em Paredes de Coura- entre 14 e 17 do corrente, cerca de 80 mil (na ano anterior foram 115 mil) -, apesar da chuva e da crise económica, caminhos para a sua existência numa sociedade que os antagoniza, despreza e explora.

 Uma, ainda embrionária, a decapitação da estátua de Santo António, sem resultados visíveis conhecidos, que teria vindo demonstrar, localmente, a oposição a um nacionalismo católico que se manifesta desde a formação da nacionalidade, duma corrente radical jacobina fortemente aguerrida apesar de claramente minoritária. (vide AverOMundo, de Jorge Carreira Maia, J.T. 11/8/2023).

 Com todo o respeito e amizade que o meu colega professor e cronista, me merecem, não creio na simplicidade dessa versão nacionalista, tão comum, aliás, à constituição das identidades pátrias da Europa construida (a ferro e fogo) sob a subordinação (muitas vezes rebelde) do poder político ao poder divino da Igreja Católica.

 E muito menos na ideia da Concordata (essa cedência da mentalidade clerical ruralista de Salazar aos interesses da Igreja Católica Portuguesa, dirigida pelo seu amigo e companheiro da Universidade de Coimbra, cardeal Cerejeira), como elemento do espírito de equilíbrio com aquela, na instituição da democracia portuguesa.

 E, acrescente-se, a ressurreição do jacobinismo do século XIX não me parece corresponder ao espírito laico duma democracia constitucional da sétima década do século XX, em que a igualdade de credos, raças, identidades, etc, são elementos claros da ultrapassagem do predomínio (bem materialista) da Fé sobre a Razão e a dignidade humanas.

 O que o papa Francisco veio testemunhar, no meio de tanta opulência e luxo institucional e mediático - o mundo deixou de existir para o Estado político português e meios de informação durante uma semana - foi a necessidade duma nova espiritualidade que congregue toda a pluralidade numa acção comum, em defesa da probabilidade de sobrevivência da humanidade num planeta extremamente violentado pelos interesses, esses sim, que vêm desse passado de divisões de crenças, raças, sexos, posse de bens, desigualdades económicas, políticas, sociais, gerador do capitalismo autofágico, predador e a-ideológico dos tempos em que vivemos. Em suma, desse conceito de nacionalismos que, no século XIX, se identificaram com o fascismo, o nazismo e o estalinismo, e hoje se representam, exemplarmente, no trumpismo e no putinismo. O jacobinismo é datado, o racionalismo não. Permanece vital, exigente e crítico.

 Um segundo acontecimento: a publicação do n.º 7 de TORRES NOVAS entre Cidades, propriedade da ADPTN / Associação para a Promoção e Desenvolvimento dos Produtos de Torres Novas, 1500 exemplares de distribuição gratuita publicados por uma associação criada para receber subsídios da Câmara para fazer a propaganda desta. Tendo corrido, nos seis números publicados, quase todos os vereadores socialistas, faltava a vereadora Elvira. Inicia também a ronda dos presidentes de junta, com o de Santa Maria, Pedro Morte, o promotor da instalação da estátua de Santo António.

Porque será que já nem me espanto com o silêncio com que as forças político-partidárias aceitam a «legalidade» desta distribuição de subsídios municipais, sem uma posição pública?

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia