• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 29 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 16° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 19° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 9°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Reflexões sobre um caminho de quase trinta anos - antónio mário santos

Opinião  »  2023-09-24  »  António Mário Santos

"“A defesa do direito à informação tem de ser compreendida como uma obrigação constitucional."

Em Setembro de 1994, com capa de João Carlos Lopes, era publicado o meu estudo Torres Novas nos Finais do Séc. XIX – Subsídios Históricos, onde se inseria um estudo sobre a Imprensa Regional no Concelho de Torres Novas (1853-1926), incluindo as fotografias da primeira página da imprensa aí publicada, desde 1853 a 1978. Por essa altura, após a experiência lograda de “A Forja”, a informação jornalística concelhia centrava-se em dois jornais: “O Almonda”, semanário da igreja católica, desde o 25 de Abril de 1974 tentando adaptar-se às mudanças da política nacional, procurando a conciliação, sempre problemática e mal conseguida, da religião com o pluralismo democrático; e do quinzenário “O Riachense” (II série, Março de 1978), independente, mas cioso do seu bairrismo anti centralista, o que o isolava da sede urbana, a ainda vila, e do restante concelho.

Nesse mesmo mês, em 22, sai a público o primeiro número do “Jornal Torrejano” (numa II série do periódico que se publicara, com vários acidentes de percurso, entre 9/10/1884 e 16/5/1915) do qual fui um dos 10 fundadores. Sentia-se, no concelho, a necessidade duma voz democrática, pluralista, que assumisse a informação concelhia e os interesses da população como elementos essenciais do sua acção.

A entrar nos seus trinta anos de publicação, duas conclusões se me impõem;

A - O “Jornal Torrejano” foi o arauto permanente da liberdade e do espírito crítico, assumindo-se de forma corajosa como uma voz denunciadora dos meandros obscuros da política concelhia, numa defesa dos interesses das populações do concelho. A frontalidade da sua acção jornalística tornou-se, verdadeiramente, um caso de estudo, que mereceria uma tese universitária sobre a acção dum órgão da imprensa concelhia e a sua influência num determinado espaço geográfico. Aos novos jovens mestrandos das ciências sociais aconselho-o vivamente.

B – As dificuldades do presente, na sua constante luta pela manutenção da sua sobrevivência, numa sociedade mercantilista para quem o jornal de papel nunca foi uma real e sentida realidade – comum à imprensa portuguesa na sua generalidade -, colocam na balança do tempo a fragilidade da sua existência. No dia em que a imprensa deixar de exercer a sua razão de ser – informar, denunciar, aplaudir, defender, lutar por um mundo mais justo e mais humano – a democracia terá sido substituída, uma vez mais, pelo autoritarismo. E a mentira, a corrupção, o compadrio, a exploração desenfreada dos seres humanos por minorias donas disto tudo, regressarão, como fantasmas ressuscitados dos cemitérios concentracionários dum passado não muito longínquo, de que ainda já não muitos de nós se recordam e sofreram as suas arbitrárias imposições.

A defesa do direito à informação tem de ser compreendida como uma obrigação constitucional. O apoio do Estado à imprensa, nacional ou regional, já noutros países, quer nos EUA, quer nalguns da Comunidade Europeia, é encarado como uma obrigação de defesa do pluralismo democrático, sem que as respectivas subvenções correspondam a uma perda de independência. O caso francês é paradigmático.

Claro que de boas intenções está o inferno cheio, e não se duvida, neste meio estreito, de mentalidade aliterata, que é o Portugal que somos, onde o partidarismo burocrático e acrítico substitui o respeito pelo outro e o legítimo direito à diferença, que não haja a tentativa de, com o apoio, seguir o compromisso do parcialismo.

Mas, para a vermina, há a vacina. A transparência da opinião, a partilha comunitária da intervenção, a defesa dos interesses colectivos, permitirão afastar essas tentações de compadrio. Criarão, antes, uma atmosfera muito mais respirável do que aquela que o poder, que se deseja absoluto, impõe: passar entre os pingos da chuva, tentando que não o incomodem, nem o questionem sobre as suas boas, razoáveis ou más acções.

Não vivemos hoje, no concelho, muito longe dum conceito de acção política de impunidade, em que o autismo do poder e o deixar correr do munícipe avalizam, com consequências visíveis, no ambiente, no património, na saúde, na habitação, no urbanismo, na transparência, na informação, uma resignação e um desinteresse absurdamente prejudiciais a uma vida colectiva responsável.

Para onde teria caminhado o concelho de Torres Novas, sem a presença crítica do “Jornal Torrejano”, a caminho dos trinta anos cumpridos, eis uma questão que merece reflexão.

Desejo-lhe, num abraço solidário, que, daqui a vinte anos, o seu cinquentenário mereça o que, hoje, lhe é, municipalmente, recusado: a medalha de mérito concelhio pela defesa da liberdade crítica e plural de informar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia