• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 29 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 16° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Dom.
 16° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 15° / 6°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Cultura...

 


Iniciativa do Fórum Ribatejo e do IPS: Prémio História e Etnografia dos Avieiros »  2022-07-13 

 

 Para já, sabe-se que é um prémio de investigação a ser atribuído pelo Instituto Politécnico de Santarém e o Fórum Ribatejo, com recolha de textos inéditos até fins de 2024 e que os trabalhos serão submetidos à avaliação de uma Comissão Cientifica.
(ler mais...)


Cem Soldos Tomar, entre 12 e 15 de Agosto Bons Sons regressa com um grande cartaz »  2022-07-05 

Aldina Duarte, Lena d’Água, Rui Reininho, Sebastião Antunes e Bernardo Fachada são alguns dos nomes mais sonantes, mas projectos como Siricaia, Omiri ou Criatura compõem um programa que promete um grande regresso.

Após dois anos de paragem, devido à pandemia, o Bons Sons regressa para marcar o calendário da programação de festivais portugueses.
(ler mais...)


SANTARÉM: programação de verão com dezenas de eventos na cidade e nas freguesias »  2022-07-05 

 

A programação cultural de verão em Santarém arrancou no sábado, no Largo do Seminário, com o festival de folclore “Da aldeia à cidade”, prolongando-se até 23 de Setembro, com dezenas de eventos na cidade e nas freguesias.
(ler mais...)


Pauliana V. Pimentel em Tomar na casa dos Cubos »  2022-07-05 

 

 

Está patente, até 4 de Setembro, no CEFT – Casa dos Cubos, Tomar, a 3ª exposição do 2.º Ciclo de Exposições em Fotografia e Território, intitulada “Narcisismo das Pequenas Diferenças”, de Pauliana V.
(ler mais...)


Árgea: “Danças de Roda ou Cantigas no Terreiro” apresentado este sábado »  2022-06-21 

Armando Ramos é o autor de “Árgea – Danças de Roda ou Cantigas no Terreiro”, livro que será lançado em Árgea, no dia 25 de Junho, às 16h.

O livro é o resultado de uma recolha de cantigas das danças de roda “que eram cantadas na época carnavalesca no Terreiro de Santa Marta, em Árgea, muito antes de 1940, mas relatadas pelas pessoas que as cantaram de 1940 a 1980 nesta localidade, o que contribui para o conhecimento e a preservação do património artístico e cultural desta aldeia”, diz o autor.
(ler mais...)


“O Moinho da Fonte e a indústria do papel em Torres Novas [A Renova]", de João Carlos Lopes, apresentado sábado, dia 25 »  2022-06-19 

“O Moinho da Fonte e a indústria do papel em Torres Novas [A Renova]", de João Carlos Lopes, vai ser apresentado sábado, dia, 25, no auditório da biblioteca municipal, pelas 16 horas. O livro pretende resgatar a imagem e a memória do Moinho da Fonte, a mais bela povoação que o concelho de Torres Novas jamais teve, e conta o processo histórico que levou à demolição do seu núcleo antigo.
(ler mais...)


ArtSpace João Carvalho: primeira exposição de Heitor Chichorro »  2022-06-14 

No próximo dia 18 de Junho, sábado, pelas 16h, o artista plástico e professor, Heitor Chichorro (1944, Torres Vedras), inaugura a exposição “Tágides”, no ArtSpace João Carvalho, em Alcanena.
(ler mais...)


Mia Couto, sexta, nos 85 anos da Biblioteca-Museu de Torres Novas »  2022-06-14 

“Literatura e Ecologia, modos de ler o que está à nossa volta” é o tema da sessão que a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes promove sexta, dia 17 de Junho, a partir das 21 horas, com o escritor moçambicano Mia Couto.
(ler mais...)


Monsanto: Joana Cota apreenta novo disco na Mons’arte »  2022-06-14 

 

A Freguesia de Monsanto, promove a 2ª Edição do MONS`ARTE - Mostra Cultural da Freguesia de Monsanto, entre 17 e  19 de Junho, iniciativa que visa incentivar, dar oportunidade e mostrar o talento nas áreas da Escrita, Escultura, Música e Pintura, com a particularidade de dar destaque a pessoas nascidas e/ou residentes na freguesia, contando com mais de 40 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 88 anos.
(ler mais...)


MÚSICA: Moco apresenta “Um minuto”, uma nova canção »  2022-05-09 

 

Após o lançamento dos temas “Começar” e “Única”, a terceira canção do autor já está disponível no Spotify e restantes plataformas streaming, com videoclipe no YouTube.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  «A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão