• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 26 de Junho de 2017
Pesquisar...
Qui.
 23° / 12°
Períodos nublados
Qua.
 26° / 14°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 29° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 12°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pedro Barroso vai ser distinguido com Medalha de Honra de carreira, pela SPA

Cultura  »  2017-05-15 

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) escolheu atribuir a Pedro Barroso a Medalha de Honra de carreira "como forma de reconhecimento da sua actividade como autor e pelo exemplo e estimulo que ela representa para a comunidade dos autores portugueses."

A informação foi tornada pública por Nuno Barroso, seu filho, que sublinha esta distinção como um justo reconhecimento “pelos anos de carreira e de excelência autoral”.

Pedro Barroso acorreu rapidamente à sua página pessoal do Facebook para agradecer e manifestar “o apreço” pela decisão tomada pela direcção da SPA. “Desisto, impossível agradecer a todos! Ainda comecei a fazê-lo a pessoas mais próximas, mas seria injusto para todos os outros. Impossível, como eu desejaria, dar uma palavra a cada um, porque os parabéns já vão em mais de mil... Obrigado, portanto, a todos, pela voz solidária”.
A distinção será entregue na sede da SPA, em Lisboa, no próximo dia do Autor, 22 de Maio, pelas 18 horas, cerimónia na qual António Pedro Barroso marcará presença, confirmou já.

“Sim, estarei presente no dia 22 de Maio na SPA, minha velha casa de sempre (…) para receber uma distinção das que dignificam e verdadeiramente honram quem as recebe”.

Em 50 anos de carreira, Pedro Barroso editou 29 CD`s e DV`s e escreveu alguns livros. Gravou o seu primeiro disco "Trova-dor" (1970). É natural de Lisboa mas cedo veio para Riachos, localidade em que o seu pai dava aulas.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Constância: protocolo com Universidade Católica para estudo da vida e obra de Alexandre O’ Neill »  2017-06-20 

A Câmara Municipal de Constância e a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, assinaram na passada terça-feira, 20 de Junho, um protocolo de cooperação com vista à promoção e estudo da vida e obra de Alexandre O’Neill, bem como a dinamização de algumas sessões temáticas sobre este nome da cultura portuguesa.
(ler mais...)


Banda Operária: audições de final e ano »  2017-06-20 

Com vem sendo habitual, a escola de música da banda Operária Torrejana (BOT) realiza uma audição pública dos seus alunos, iniciativa que marca, oficialmente, o final do ano lectivo. A audição realiza-se no dia 24 de Junho, a partir das 17h30, na sede da colectividade, no Largo do Paço, em Torres Novas.
(ler mais...)


Barquinha: encontros de cultura popular arrancam dia 24 de Junho »  2017-06-15 

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha acolhe, no dia 24 de Junho, entre as 9h30 e 22h30, o primeiro “Encontro de Cultura Popular do Ribatejo”, uma organização do Fórum Ribatejo em parceria com a Câmara Municipal.
(ler mais...)


Torres Novas: 80 anos da biblioteca e do museu celebrados a 20 de Junho, terça-feira, com Né Ladeiras no auditório »  2017-06-13 

Um concerto com Né Ladeiras (21h30), a inauguração de uma exposição no museu Carlos Reis e outra na própria biblioteca Gustavo Pinto Lopes, apontamentos musicais, "sunset art", ou um cocktail, são algumas das actividades previstas para o próximo dia 20 de Junho, terça-feira, no âmbito das comemorações dos 80 anos da biblioteca e do museu de Torres Novas.
(ler mais...)


Digressão de Salvador Sobral passa por Torres Novas »  2017-05-15 

A recém anunciada digressão de Salvador Sobral, o cantor que cantou e encantou no passado sábado, no Festival da Eurovisão que decorreu em Kiev, na Ucrânia, passa por Torres Novas no dia 16 de Setembro, um espectáculo que integra a programação do Teatro Virgínia para os últimos quatro meses do ano.
(ler mais...)


Dia Internacional dos Museus assinalado em Torres Novas »  2017-05-15 

O Museu Municipal Carlos Reis, de Torres Novas, promove esta quarta-feira, 18 de Maio (14h30) uma jornada de reflexão sobre a complexidade de se contar as “histórias difíceis” nos museus e sobre os museus.

“The unspeakable”, como contar as histórias difíceis nos museus versa sobre omissões, selecções da narrativa, discursos enviesados… as histórias e as coleções dos “grandes museus” e algumas das histórias controversas do museu de cá.
(ler mais...)


Mação: documentário coproduzido por Instituto Terra e Memória (ITM) reconhecido pelo “amplo trabalho de investigação científica” »  2017-05-11 

O documentário “Hand Pas - Mãos do Passado”, coproduzido pelo Instituto Terra e Memória, de Mação, ganhou o Viriato de Prata no II Festival de Cinema Arqueológico de Castilla e Leão que decorreu entre 5 e 7 de Maio em Zamora, Espanha.
(ler mais...)


Vhils e Manuel João Vieira à conversa em Vila Nova da Barquinha sobre arte no espaço público »  2017-05-10 

O ARTEJO, um projecto artístico com a comunidade, vai realizar os primeiros eventos públicos nos próximos dias 16 e 17 de Maio, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Artistas consagrados como Alexandre Farto (Vhils) ou Manuel João Vieira, vão estar à conversa com a população em quatro assembleias comunitárias a realizar nas quatro freguesias do concelho.
(ler mais...)


Documentário de Bob Dylan, hoje, na biblioteca de Torres Novas »  2017-05-05 

Integrado no ciclo de cinema “Ícones da Música”, evento que está a decorrer até ao dia 19 de Maio e que é promovido pelo Cine-Clube de Torres Novas, em parceria com o município, é exibido esta sexta-feira, 5 de Maio, o documentário dobre Bob Dylan, recentemente agraciado com o Prémio Nobel da Literatura, pela academia sueca.
(ler mais...)


 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2017-06-20  Constância: protocolo com Universidade Católica para estudo da vida e obra de Alexandre O’ Neill
»  2017-06-20  Banda Operária: audições de final e ano