• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 20 de Outubro de 2017
Pesquisar...
Seg.
 25° / 11°
Períodos nublados
Dom.
 22° / 10°
Períodos nublados
Sáb.
 21° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  23° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pedro Barroso vai ser distinguido com Medalha de Honra de carreira, pela SPA

Cultura  »  2017-05-15 

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) escolheu atribuir a Pedro Barroso a Medalha de Honra de carreira "como forma de reconhecimento da sua actividade como autor e pelo exemplo e estimulo que ela representa para a comunidade dos autores portugueses."

A informação foi tornada pública por Nuno Barroso, seu filho, que sublinha esta distinção como um justo reconhecimento “pelos anos de carreira e de excelência autoral”.

Pedro Barroso acorreu rapidamente à sua página pessoal do Facebook para agradecer e manifestar “o apreço” pela decisão tomada pela direcção da SPA. “Desisto, impossível agradecer a todos! Ainda comecei a fazê-lo a pessoas mais próximas, mas seria injusto para todos os outros. Impossível, como eu desejaria, dar uma palavra a cada um, porque os parabéns já vão em mais de mil... Obrigado, portanto, a todos, pela voz solidária”.
A distinção será entregue na sede da SPA, em Lisboa, no próximo dia do Autor, 22 de Maio, pelas 18 horas, cerimónia na qual António Pedro Barroso marcará presença, confirmou já.

“Sim, estarei presente no dia 22 de Maio na SPA, minha velha casa de sempre (…) para receber uma distinção das que dignificam e verdadeiramente honram quem as recebe”.

Em 50 anos de carreira, Pedro Barroso editou 29 CD`s e DV`s e escreveu alguns livros. Gravou o seu primeiro disco "Trova-dor" (1970). É natural de Lisboa mas cedo veio para Riachos, localidade em que o seu pai dava aulas.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Alcanena: marionetas no S. Pedro, este fim-de-semana »  2017-10-20 

O cine-teatro São Pedro, em Alcanena, acolhes este fim-de-semana, 21 e 22 de Outubro, espectáculos de marionetas. No sábado é apresentado, às 21h30, “Queixa-te”, Teatro e Marionetas de Mandrágora e no domingo, a mesma companhia apresenta, às 15 horas, “Caixa das Histórias Ensarilhadas”.
(ler mais...)


Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal »  2017-10-12 

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.
(ler mais...)


Cristina Branco traz «Menina» ao Teatro Virgínia »  2017-10-12 

Cristina Branco apresenta o seu mais recente álbum «Menina» no Teatro Virgínia, no próximo sábado, 14 de Outubro. Neste disco, existem temas temas originais escritos por autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes.
(ler mais...)


Assembleia da República acolhe exposição sobre Maria Lamas »  2017-10-11 

“Mulheres, paz e liberdade” é o nome da exposição que vai estar patente na Assembleia da República, de 19 de Outubro a 6 de Dezembro, numa iniciativa que tem o apoio do município de Torres Novas.

Jornalista, escritora, tradutora, editora, Maria Lamas iniciou, há 70 anos, um percurso pelo país que viria a resultar num retrato da condição feminina em Portugal, nesse final da década de 40 do séc.
(ler mais...)


Colóquio sobre o Ribatejo e a 1.ª República, no Cartaxo »  2017-10-11 

O Fórum Ribatejo, uma plataforma informal de reflexão e acção sobre o Ribatejo da qual fazem parte investigadores da história local, promove no dia 21 de Outubro, no Cartaxo, o colóquio “O Ribatejo e a 1.
(ler mais...)


Caminhos da Pedra passam pela Barquinha, de 12 a 15 de Outubro »  2017-10-08 

O concelho de Vila Nova da Barquinha vai acolher, entre 12 e 15 de Outubro, os "Caminhos da Pedra", uma acção de programação cultural em rede que integra o projecto "Caminhos" da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) em parceria com os Municípios aderentes.
(ler mais...)


Alcanena: teatro de marionetas no Jardim da República »  2017-09-30 

O Jardim da República, em Alcanena, acolhe na terça-feira, dia 3 de Outubro, um teatro de marionetas pelo OANI Teatro – Chile, que apresenta “Trilogia Livre em Lambe Lambe”.
O espectáculo integra o “Manobras” – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, promovido pela ARTEMREDE e que decorre de 7 de Setembro a 29 de Outubro em 13 dos municípios associados à Artemrede.
(ler mais...)


Teatro na sede da banda Operária Torrejana »  2017-09-24 

O Teatro da Meia Via leva à cena no próximo dia 27 de Setembro, na sede da banda Operária Torrejana, a peça "Falar a verdade a mentir", de Almeida Garrett, com direção de Hugo Gama. A sessão está marcada para as 22 horas, garantindo a organização serviço de bar.
(ler mais...)


Fado tem lugar cativo na próxima temporada do Teatro Virgínia »  2017-07-30 

Cristina Branco e Ana Moura, duas fadistas da nova geração, actuam no Teatro Virgínia, em Torres Novas, durante a próxima temporada daquela sala de espectáculos que vai de Setembro a Janeiro. Cristina Branco actua em Outubro e Ana Moura estará por Torres Novas no mês do Natal.
(ler mais...)


Tomar: Quinta do Bill festejou 30 anos e carreira “em casa” »  2017-07-15 

“Foram 30 aninhos que passaram a correr e sempre com o apoio das gentes de Tomar”, foi o que começou por dizer Carlos Moisés, compositor e vocalista da banda se formou-se em 1987, em Valdonas, no concelho de Tomar.

A Praça da República, em Tomar, foi o local escolhido para o concerto comemorativo dos 30 anos de carreira do grupo musical mais mediático daquele concelho, a Quinta do Bill.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2017-10-12  Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal
»  2017-10-11  Assembleia da República acolhe exposição sobre Maria Lamas
»  2017-10-12  Cristina Branco traz «Menina» ao Teatro Virgínia