• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 21 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 35° / 15°
Períodos nublados
Ter.
 33° / 16°
Períodos nublados
Seg.
 36° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

ZêzereArts regressa com a melhor música erudita

Cultura  »  2019-07-03 

O ZêzereArts está de regresso, comprometido com a divulgação da música erudita da região. Entre os dias 14 e 27 de Julho de 2019, Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, e também Batalha e, ainda, Dornes recebem concertos, recitais e exposições de arte.
Mais uma vez, o festival é o momento final de uma experiência pedagógica que reúne dezenas de estudantes de música, jovens profissionais e amadores de alto nível para um curso de Verão com professores de reconhecido mérito, nacional e internacional. O resultado do trabalho realizado surge em formato de concertos, recitais e espectáculos, apresentados à comunidade em espaços cheios de História destas quatro localidades. Todos de forma totalmente gratuita.

Entre os nomes em destaque, nesta edição, encontram-se os compositores portugueses Fernando Lapa e Cândido Lima, o compositor francês Pascal Dusapin, a violinista portuguesa Matilde Loureiro ou a soprano sérvia Natasa Sibalic. O coro de câmara Voz Nua, de Aveiro, e o Cuore Chamber Choir, de Dublin, também irão participar.

O festival abre com um Recital de violino e piano com canto lírico, no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Tomar. A presença de Mozart será sentida no dia 16 de Julho, na Igreja de Nossa Senhora da Graça em Tomar, com a obra Missa Solemnis “Waisenhausmesse” KV 139, pelas vozes do próprio Coro do Festival ZêzereArts, com a direcção de Pedro Correia.

Outra das grandes novidades da edição ZêzereArts 2019 é o cruzamento com o Festival CriaSons, o ciclo de concertos aprofunda a missão de divulgara música erudita, com particular incidência na criação contemporânea produzida em Portugal. Ao sexto concerto, o CriaSons apresenta no ZêzereArts os compositores Fernando Lapa - o compositor residente desta edição - e Cândido Lima, na Biblioteca Municipal Tomar, no dia 15 de Julho.
O concerto de encerramento dá-se, no dia 27 de Julho, pela mão da Orquestra do Festival ZêzereArts e do Ensemble de Ópera Musicamera, na Igreja Matriz de Areias, em Ferreira do Zêzere.

Programação dos próximos dias:
Domingo, 14 de Julho, Tomar | Auditório Fernando Lopes-Graça, Canto Firme | 18h30, Recital de Violino e Piano com Canto Lírico; Concerto da Masterclass de Violino de Ilya Grubert e da Masterclass de Canto Lírico de Brian MacKay – estudantes avançados, Stefano Amitrano ao piano
Segunda-feira, 15 de Julho Tomar | Biblioteca Municipal António Cartaxo Fonseca | 18h30, 6º Concerto Festival CriaSons – Fernando Lapa (Compositor em Residência) e Cândido Lima, com Ana Cláudia de Assiz, Natasa Sibalic, Eliot Lawson, Paulo Gaspar, Katharine Rawdon, Catherine Strynckx, Luís Pacheco Cunha, Adriano Aguiar, Brian MacKay, Ensemble Vocal ZêzereArts
Terça-feira, 16 de Julho, Tomar | Igreja de Nossa Senhora da Graça | 21h00, Concerto Coral Mozart - Missa Solemnis “Waisenhausmesse” KV 139
Quarta-feira, 17 de Julho, Dornes | Igreja de Nossa Senhora do Pranto | 18h30, Concerto Coral Ensembles Vocais ZêzereArts

 

 

 Outras notícias - Cultura


Manuel Fernandes Vicente: novo livro é apresentado dia 13 »  2019-07-06 

“O Vento das Sete Serras” é o título do novo livro do professor e jornalista Manuel Fernandes Vicente, um beirão radicado no Entroncamento há décadas e um dos mais apreciados repórteres e cronistas da região.
(ler mais...)


Intemporal inquietação, por Carlos Tomé »  2019-07-03 

Quando os primeiros acordes da Gare de Austerlitz se fizeram ouvir no Estúdio Alfa, em Torres Novas, no último sábado de Junho, fui imediatamente transportado para a o concerto do José Mário Branco na Aula Magna, em 1982.
(ler mais...)


BONS SONS: o cartaz em detalhe, todos os artistas e final com Júlio Pereira »  2019-06-28 

 O BONS SONS está à porta, entre 8 e 11 de Agosto, em Cem Soldos, uma aldeia em manifesto aqui tão pertinho Quatro dias, dois novos palcos (10 palcos) e mais de cinquenta concertos, num recinto mais alargado. Há mais aldeia e menos pessoas, tendo a lotação diminuído de 40 mil para 35 mil pessoas, nesta edição comemorativa dos 13 anos e das 10 edições.
(ler mais...)


Phydellius: música em festa no Teatro Virgínia »  2019-06-20 

O Teatro Virgínia foi ontem palco de mais uma excelente jornada artística, com a realização do Concerto Semper Phydellius 2019, num encerramento em beleza das actividades lectivas do Conservatório.

Em palco estiveram 70 jovens músicos e coralistas a solo, em ensemble e em orquestra, numa magnífica mostra do trabalho realizado pela instituição, através de uma selecção classes disciplinares e dos 28 docentes e colaboradores especializados da escola de música.
(ler mais...)


Sérgio Godinho fecha última noite das festas da cidade »  2019-06-19 

As Festas da Cidade (ou do Almonda, consoante os humores), que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas a cidade, realizam-se este ano entre 4 e 7 de Julho, como habitualmente no Jardim da Fontinha. Destaque para a presença de Sérgio Godinho, 25 anos após a sua primeira actuação na cidade.
(ler mais...)


Por este rio abaixo: fotografias de Abílio Dias »  2019-06-06 

“O Almonda da nascente à foz” - foi este o programa cumprido por Abílio Dias, fotógrafo amador torrejano, que durante alguns anos fez imagens do curso do rio e agora as mostra numa exposição patente no edifício do antigo hospital até final de Julho.
(ler mais...)


Bertino Coelho Martins homenageado pelo Fórum Ribatejo na Barquinha »  2019-05-25 

Bertino Coelho Martins, natural de Lapas, um dos maiores vultos da cultura torrejana e da região ribatejana, foi homenageado hoje, dia 25, na Barquinha, no decorrer do II Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, organizado pelo Fórum Ribatejo em parceria com a autarquia barquinhense.
(ler mais...)


Andreia Carreira - mulher, mãe, médica, música e maestrina: “A maternidade foi a única coisa que me fez sentir diferente por ser mulher” »  2019-04-20 

Andreia Carreira tem 35 anos e é natural de Torres Novas. É médica, mãe, mulher. Toca clarinete na Banda da Mata e frequenta o curso de direcção de banda e coro no Orfeão Foz Douro, no Porto, uma formação que sentiu necessidade de fazer para melhor cumprir a sua tarefa de maestrina na banda Nabantina, de Tomar.
(ler mais...)


Bons Sons: Júlio Pereira a fechar a grande festa da música portuguesa deste ano »  2019-04-19 

Diabo na Cruz, First Breath After Coma + Noiserv, Glockenwise + JP Simões, Joana Espadinha + Benjamim, Lodo + Peixe, Sensible Soccers + Tiago Sami Pereira, Sopa de Pedra + Joana Gama, são alguns dos nomes do enrome cartaz artísitico do BONS SONS deste ano, numa edição que vai encerrar com Júlio Pereira, que recentemente ganhou o prémio José Afonso com o seu álbum Praça do Comércio.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-07-03  Intemporal inquietação, por Carlos Tomé
»  2019-06-28  BONS SONS: o cartaz em detalhe, todos os artistas e final com Júlio Pereira
»  2019-07-03  ZêzereArts regressa com a melhor música erudita
»  2019-07-06  Manuel Fernandes Vicente: novo livro é apresentado dia 13