• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 15°
Céu nublado
Sáb.
 30° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Santarém apresenta projecto para a cultura e ideias para 2019

Cultura  »  2018-12-19 

vereadora sublinhou o seu “entusiasmo” com o projecto “Santarém Cultura

A Câmara de Santarém apresentou há dias o projecto “Santarém Cultura” e a programação para o primeiro trimestre de 2019, com destaque para espectáculos inseridos nas digressões nacionais de artistas como Áurea, Mafalda Veiga ou Bruno Nogueira.

O projecto, que está a ser desenvolvido pelo programador João Aidos, parte de um “mapeamento do território” feito ao longo dos últimos meses para apresentar um conjunto vasto de acções a realizar com a comunidade, não só na cidade mas também no espaço rural, a par da apresentação de espectáculos “de qualidade” com apetência para atrair visitantes.

João Aidos afirmou que a programação para o primeiro trimestre de 2019 vai já reflectir a filosofia do projecto, com iniciativas que envolverão desde as crianças das escolas, dos vários níveis de ensino, aos mais idosos - parte delas a decorrer fora das habituais salas de espectáculos, ocupando desde o espaço público à intimidade da casa das pessoas -, com a participação de artistas de várias áreas.

Por outro lado, visa introduzir na programação regular a oferta de espectáculos com capacidade de atrair pessoas de outros pontos do país, aproveitando a localização de Santarém na fronteira entre a zona Centro e a Área Metropolitana de Lisboa.

Santarém vai receber dia 1 de fevereiro, pela primeira vez, a Companhia Nacional de Bailado, com “A Perna Esquerda de Tchaickovski”, com Barbora Husrkova e Mário Laginha, além do espetáculo de circo contemporâneo “Mundo Interior”, de João Paulo Santos e João Garcia Miguel (23 de março), sendo que o Dia Mundial do Teatro vai ser assinalado com o projeto “Daqui vê-se melhor”, de Susana Branco (26 e 27 de março, nas escolas).

João Aidos destacou ainda a exposição de arte sonora e digital “Água, Terra, Ar”, de André Sier, Boris Chimp 504 e Sonoscopia, a que se juntará o projeto que tem aliado o fotógrafo José Freitas aos Bombeiros Municipais de Santarém na captura de imagens sobre as cisternas da cidade, patente de 2 de fevereiro a 23 de março no Palácio Landal.

A autarca sublinhou o seu “entusiasmo” com o projecto “Santarém Cultura”, realçando o trabalho de auscultação realizado com associações e entidades do concelho e o facto de ele ir permitir a existência de programação regular nos vários espaços culturais da cidade, dando relevo ao “muito que já é feito” e ajudando na sua divulgação e promoção de Santarém como cidade a visitar.

As actuações de Áurea e Mafalda Veiga vão acontecer a 19 de janeiro e 16 de fevereiro, respectivamente, no Teatro Sá da Bandeira, espaço que receberá igualmente “Depois do Medo”, de Bruno Nogueira, a 2 de março.

O programador João Aidos afirmou que os artistas que vierem a Santarém vão ser convidados a dedicar, e a gravar, um poema a Santarém, no âmbito da iniciativa “Que coisa é esta, a poesia”.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Manuel Fernandes Vicente: novo livro é apresentado dia 13 »  2019-07-06 

“O Vento das Sete Serras” é o título do novo livro do professor e jornalista Manuel Fernandes Vicente, um beirão radicado no Entroncamento há décadas e um dos mais apreciados repórteres e cronistas da região.
(ler mais...)


ZêzereArts regressa com a melhor música erudita »  2019-07-03 

O ZêzereArts está de regresso, comprometido com a divulgação da música erudita da região. Entre os dias 14 e 27 de Julho de 2019, Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, e também Batalha e, ainda, Dornes recebem concertos, recitais e exposições de arte.
(ler mais...)


Intemporal inquietação, por Carlos Tomé »  2019-07-03 

Quando os primeiros acordes da Gare de Austerlitz se fizeram ouvir no Estúdio Alfa, em Torres Novas, no último sábado de Junho, fui imediatamente transportado para a o concerto do José Mário Branco na Aula Magna, em 1982.
(ler mais...)


BONS SONS: o cartaz em detalhe, todos os artistas e final com Júlio Pereira »  2019-06-28 

 O BONS SONS está à porta, entre 8 e 11 de Agosto, em Cem Soldos, uma aldeia em manifesto aqui tão pertinho Quatro dias, dois novos palcos (10 palcos) e mais de cinquenta concertos, num recinto mais alargado. Há mais aldeia e menos pessoas, tendo a lotação diminuído de 40 mil para 35 mil pessoas, nesta edição comemorativa dos 13 anos e das 10 edições.
(ler mais...)


Phydellius: música em festa no Teatro Virgínia »  2019-06-20 

O Teatro Virgínia foi ontem palco de mais uma excelente jornada artística, com a realização do Concerto Semper Phydellius 2019, num encerramento em beleza das actividades lectivas do Conservatório.

Em palco estiveram 70 jovens músicos e coralistas a solo, em ensemble e em orquestra, numa magnífica mostra do trabalho realizado pela instituição, através de uma selecção classes disciplinares e dos 28 docentes e colaboradores especializados da escola de música.
(ler mais...)


Sérgio Godinho fecha última noite das festas da cidade »  2019-06-19 

As Festas da Cidade (ou do Almonda, consoante os humores), que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas a cidade, realizam-se este ano entre 4 e 7 de Julho, como habitualmente no Jardim da Fontinha. Destaque para a presença de Sérgio Godinho, 25 anos após a sua primeira actuação na cidade.
(ler mais...)


Por este rio abaixo: fotografias de Abílio Dias »  2019-06-06 

“O Almonda da nascente à foz” - foi este o programa cumprido por Abílio Dias, fotógrafo amador torrejano, que durante alguns anos fez imagens do curso do rio e agora as mostra numa exposição patente no edifício do antigo hospital até final de Julho.
(ler mais...)


Bertino Coelho Martins homenageado pelo Fórum Ribatejo na Barquinha »  2019-05-25 

Bertino Coelho Martins, natural de Lapas, um dos maiores vultos da cultura torrejana e da região ribatejana, foi homenageado hoje, dia 25, na Barquinha, no decorrer do II Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, organizado pelo Fórum Ribatejo em parceria com a autarquia barquinhense.
(ler mais...)


Andreia Carreira - mulher, mãe, médica, música e maestrina: “A maternidade foi a única coisa que me fez sentir diferente por ser mulher” »  2019-04-20 

Andreia Carreira tem 35 anos e é natural de Torres Novas. É médica, mãe, mulher. Toca clarinete na Banda da Mata e frequenta o curso de direcção de banda e coro no Orfeão Foz Douro, no Porto, uma formação que sentiu necessidade de fazer para melhor cumprir a sua tarefa de maestrina na banda Nabantina, de Tomar.
(ler mais...)


Bons Sons: Júlio Pereira a fechar a grande festa da música portuguesa deste ano »  2019-04-19 

Diabo na Cruz, First Breath After Coma + Noiserv, Glockenwise + JP Simões, Joana Espadinha + Benjamim, Lodo + Peixe, Sensible Soccers + Tiago Sami Pereira, Sopa de Pedra + Joana Gama, são alguns dos nomes do enrome cartaz artísitico do BONS SONS deste ano, numa edição que vai encerrar com Júlio Pereira, que recentemente ganhou o prémio José Afonso com o seu álbum Praça do Comércio.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-06-19  Sérgio Godinho fecha última noite das festas da cidade
»  2019-06-20  Phydellius: música em festa no Teatro Virgínia
»  2019-07-03  Intemporal inquietação, por Carlos Tomé
»  2019-06-28  BONS SONS: o cartaz em detalhe, todos os artistas e final com Júlio Pereira
»  2019-07-03  ZêzereArts regressa com a melhor música erudita