• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Manuel Fernandes Vicente: novo livro é apresentado dia 13

Cultura  »  2019-07-06 

“O Vento das Sete Serras” é o título do novo livro do professor e jornalista Manuel Fernandes Vicente, um beirão radicado no Entroncamento há décadas e um dos mais apreciados repórteres e cronistas da região. O Centro Cultural do Entroncamento vai ser o palco da sessão, que tem início às 16 horas.

Grande jornalista, durante anos correspondente do “Público” na região, colaborador de décadas do “Notícias do Entroncamento” e ultimamente do jornal “Abarca”, Manuel Fernandes Vicente é também conhecido como grande melómeno, tendo já publicado várias e entusiasticamente recebidas obras dedicadas a essa sua paixão que é a música, a música do mundo.

“O Vento das Sete Serras” é, em primeira instância, um conjunto de reportagens na sua maior parte publicadas em Abarca, outras inéditas, cujo fio condutor reside exctamente na paisagem das serras do centro do país, nas suas dimensões geográficas, históricas e etnográficas. São quase oitenta textos, muitos deles ao estilo de crónicas de grande expressividade literária, em que a beleza das palavras e o rigor da descrição transmitem quase graficamente uma parte do Portugal arredado dos holofotes da política e das televisões, um Portugal de que quase só resta um rasto poético que MFV percorre pelos “caminhos e paisagens culturais”, para usar uma expressão mais próxima da dimensão antropológica e etnográfica de muitos dos textos.

Esses caminhos descem das serras (não é só de serras que o autor fala) e percorrem vales e planícies, os recortes dos rios e das ribeiras, desaguam perto do mar, lá onde ainda restam gestos humanos que resistem à mecânica deste tempo que tudo torna igual.

As viagens passam pelas serras de Moradal ou da Lousã, demoram-se no relato de transumâncias pastoris da Gardunha, revelam segredos da Serra da Estrela, espreitam moinhos e antigos moleiros, fixam a etnografia dos telhados de água da Mendiga e de Serro Ventoso, aqui mais perto, parentes dos do Vale da Serra, mas também descem os rios, recordam as barcas de passagem do Tejo, entre elas a da Amieira, e o antigo cais de Tancos, contam histórias de barragens e albufeiras, de Almourol ou da Cardiga, com detalhe contam como vieram as pedras de Santa Apolónia para erguer a frontaria da capela do Arripiado, num desfiar de retratos de territórios físicos e humanos muitas vezes alicerçados em fontes ou referências historiográficas antigas que lhes dão solidez literária e documental.

São viagens no espaço mas também no tempo, justapondo camadas de informação de que resultam as paisagens que dão corpo às crónicas, muito ao estilo que faz lembrar, aqui e ali, Bill Brysson, mestre da literatura destas viagens que se demoram nas pequenas veredas da geografia e nos enredos da pequena grande história de todas as coisas, ou mesmo o Álvaro Domingues da sua “Volta a Portugal”. Mas este livro de MFV não se fica pelo mundo rural e distante das serranias e vales esquecidos: inclui memorandos de geografias mais urbanas, ao desvendar a génese do parque verde do Bonito, na cidade ferroviária, ou ao reportar vivências urbanas como a arte de rua de Violant, na Barquinha.

“Manuel Fernandes Vicente é um achador de histórias. E um mestre da arte de as contar. Calcorreia caminhos improváveis (…) Num país de mar e de serras, em que as serras se vão esgotando de gente, de vida e de memórias, valha-nos este Vento que delas sopra e nos traz de volta pedaços esquecidos ou mal conhecidos de um Portugal antigo e autêntico.” Assim escreve sobre este livro António Matias Coelho, outro conhecido activista cultural da região, também escritor.

Alexandre Couto, professor, fixa estas palavras na badana do livro: “O Vento das Sete Serras acicata a curiosidade, condu-la por caminhos mágicos e de uma maneira inusitada, e sob uma perspetiva única, leva-nos a um certo sentido da vida. A escrita é magistral, mescla de prosa e poesia, montanhas humanas povoadas dos seus escultores, segredos, lendas, locais, mistérios, tradições, cultos… desvendando e fazendo a exaltação do seu mundo com mestria. Está tudo lá para sorver e fruir até à última gota. Esta é talvez a melhor obra publicada nestes nos nossos dias. Apaixonante!”

Tudo verdade, como também se diz na apresentação: “O Vento das Sete Serras é um daqueles livros que cartografou as emoções contidas em muitas serranias e trata destas singularidades frágeis dos seres humanos ligados às suas montanhas, circula deliberadamente por fora das autoestradas e mergulha em utopias sem algoritmos que só não se realizam porque deixámos de acreditar que, tal como as serras, já se tornaram inabitáveis”. Outra vez verdade: aí está um livro que vai marcar o panorama literário da região. E do país, se as folhas literárias de Lisboa ou do Porto não olharem só das marquises de Alvalade ou das varandas da Boavista.

Manuel Fernandes Vicente nasceu em Castelo Branco, estudou em Coimbra e vive no Entroncamento, onde é professor de Matemática há alguns anos. Participa ou já colaborou assiduamente com diversas publicações nacionais ou regionais, em papel ou eletrónicos, como o Público, Blitz, Abarca, Notícias do Entroncamento e Entroncamentoonline, entre outros. O Vento das Sete Serras é o seu quinto livro.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble