• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 26 Fevereiro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 16° / 9°
Céu nublado
Qua.
 17° / 7°
Céu nublado
Ter.
 14° / 6°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  14° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Depois das canções o livro: Gonçalo Serras apresentou “O meu primo Xavier”

Cultura  »  2021-11-29 

Fritz Kahn, Oliver Pain, João José Francisco e Gonçalo Serras são todos e a mesma pessoa. Confuso? Não, é fácil de explicar.

Gonçalo Serras é um multifacetado artista que escreve, compõe e interpreta músicas com a mesma facilidade que um pedreiro assenta um tijolo ou que um mecânico troca as pastilhas de um disco de travão. E, além disso, tem um outro super-poder: brinca com as palavras.

De repente, e como bem sabe, coloca no papel, em palavras, uma ideia simples ou uma complexa tese sobre um qualquer assunto. São faculdades que lhe estão na massa do sangue.

Como o próprio admite, ao longo dos anos, e em função de cada momento artístico, tem-se rebaptizado. Na música teve a fase Fritz Kahn e Oliver Pain e agora, que se abalançou na escrita, compilando uma série de textos nos quais faz uma reflexão sobre assuntos que sempre dividiram e sempre dividirão o Homem enquanto ser pensante, Serras é João José Francisco. Talvez numa incessante necessidade se encontrar, revela.

“O meu primo Xavier”, com chancela da Astrolábio Edições, do Grupo Editorial Atlântico, contém alguns excertos de textos que foram sendo publicados na sua página do Facebook e tem outros inéditos. Nele, Gonçalo Serras, João José Francisco melhor dizendo, fala entre outras coisas, da Morte, do Amor e da Fé “que é a capacidade de acreditarmos no que é invisível aos olhos”.

Gonçalo Serras disse, na apresentação de “O meu primo Xavier”, que o “livrinho” tem por base a família "e o que acontece quando o seu núcleo é dilacerado", expondo em certa medida a forma como o desaparecimento de seu pai e irmã têm influenciado a sua vida e as suas escolhas.

“O vosso exemplo permanecerá sempre na família que continuarei à procura no que resta da minha vida. Ter-vos-ei sempre como exemplo. Tentarei não aceitar nada que não vos mereça, e evitar os convites da solidão”, resumiu, em jeito daquele que pode ser o melhor elogio que podemos fazer a alguém.

Estas emoções foram transmitidas na apresentação do livro teve um primeiro episódio no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha ontem, dia 28 de Novembro. Num auditório onde marcaram presença familiares, amigos e admiradores, Serras agradeceu a presença dos que lá estavam (em carne e osso) e, como homem de Fé, disse acreditar na presença espiritual do seu pai e irmã, que já não fazem parte da vida terrena.

Marcaram presença nesta sessão carregada de simbolismo o padre José Luís Borga, autor do prefácio, Manuel Fernandes Vicente, professor, João Pedro Serrão Lopes, ilustrador do livro e o presidente da autarquia, Fernando Freire.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)


Cinema: estreia do filme “DASEIN”, hoje, na Biblioteca Municipal »  2023-07-28 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe, hoje, 28 de Julho às 21h30, a estreia do filme “DASEIN”, da autoria de João Canuto, numa iniciativa de entrada livre direccionada a maiores de 16 anos.

Nesta longa-metragem de ficção apresenta-se a segunda parte de “uma trilogia antológica focada em ciclos autodestrutivos, tendo como temas principais os direitos humanos, a igualdade, o perigo das ideologias extremistas e a raiz ou origem da discriminação”, lê-se na sinopse.
(ler mais...)


BARQUINHA: Aurea anima Feira do Tejo 2023 »  2023-06-10 

A cantora portuguesa Aurea é uma das principais atrações da edição deste ano da Feira do Tejo, o maior evento anual do concelho de Vila Nova da Barquinha. Durante cinco dias de festa, até 13 de junho, Vila Nova da Barquinha não vai parar, com animação para toda a família.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)