Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-3596da90): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 04 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 17°
Céu limpo
Dom.
 31° / 17°
Céu limpo
Sáb.
 35° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  37° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bons Sons: radiografia de um amor de verão

Cultura  »  2018-04-15 

Há várias dimensões a analisar quando se trata de avaliar um festival e o BONS SONS passa com distinção em todas. O estudo realizado junto do público do festival mostra que há todo um país a convergir a Cem Soldos, em Agosto. Em termos nacionais, o BONS SONS é visitado desde o Porto (15%) e região norte (24%), passando por Lisboa e grande Lisboa/Vale do Tejo, de onde provém a grande maioria (58%). Em termos regionais, 48% dos visitantes são de localidades a menos de 40 km de Cem Soldos - Tomar, Ourém, Alcanena, Torres Novas, Abrantes e Fátima.

O estudo é resultado de questionários aplicados durante quatro dias na última edição do festival, junto de uma amostra composta por homens e mulheres de vários pontos pontos do país, de diferentes grupos etários e diversificado perfil académico, com o objectivo de caracterizar os perfis de público, considerando o seu perfil sócio-cultural e a sua relação com o festival.

Um dos grandes atractivos para os visitantes questionados é o facto de o festival fazer parte de algo maior, de um projecto comunitário, erguido por voluntários, pela amizade e pelo amor a um ideal. Os festivaleiros reconhecem esse ideal e sentem-se felizes por fazer parte dele. A reunião com amigos, a possibilidade de fazer novos, é outra das razões que leva milhares a Cem Soldos.

Quem vai uma vez volta sempre
Interessante verificar que a maioria que vai pela primeira vez ao festival volta (58% dos inquiridos foi e voltou uma ou mais vezes). Os visitantes mais fiéis, isto é os que já estiveram em edições anteriores, valorizam mais a dimensão comunitária do BONS SONS e o programa musical (ver actuar um artista em particular) do que os visitantes que vêm ao festival pela primeira vez, sendo que a maioria tem conhecimento do festival através de amigos e familiares (74%). Este resultado reforça a ideia de que o BONS SONS é um festival de amigos e para os amigos.
Para os visitantes, é possível perceber que o BONS SONS contribui também para uma imagem positiva de Cem Soldos, para tornar a comunidade mais aberta, para reforçar laços intergeracionais, para o sentimento de comunidade e contribui com benefícios económicos e receitas para projectos sociais na aldeia.
Constata-se também que a satisfação geral é bastante elevada entre os visitantes. Mais de 87% declara-se muito ou totalmente satisfeito com o festival, 98% assume que provavelmente ou certamente irá voltar ao festival, e 99% recomendaria o festival aos amigos e familiares.

Tudo isto com uma banda sonora proporcional ao amor que se sente ao entrar na aldeia que se fecha de tanto abrir os braços. Os concertos são o vento que empurra paixões, amizades e encontros. O programa do BONS SONS é realçado pela sua qualidade, pelo seu enquadramento na aldeia e pela forma como consegue transmitir energia e alegria durante os quatro dias de festival.

Um festival sustentável
E depois há a sustentabilidade, uma qualidade que o BONS SONS teima e teimará ter sempre. Realçando, novamente, o facto de o festival ser erguido por voluntários, a ecologia está sempre presente de forma muito profissional e estimada. Não há desperdícios e a reciclagem ou reutilização das já famosas canecas ou copos reutilizáveis são ponto de honra na aldeia. São, acima de tudo, algo natural.
Este amor de verão já tem data marcada, de 9 a 12 de Agosto. “Em Cem Soldos há bons sons, bons palcos, boas vibrações e boas amizades. E amor de verão. O resto se verá”.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)


Sonho concretizado: uma fábrica cheia de cores e de arte »  2025-05-04 

Era um velho sonho de Conceição Lopes, conhecida pintora, torrejana de adopção (chegou à vila no início dos anos 70): realizar uma grande exposição de arte na fábrica do ocre da família, situada nos Negréus, uma das periferias de Torres Novas.
(ler mais...)


INVESTIGAÇÃO: Prémio Francisco Canais Rocha entregue dia 25 »  2025-05-02 

 

Realiza-se no próximo dia 25 de Maio, no núcleo museológico da Central do Caldeirão, a cerimónia de entrega do Prémio Francisco Canais Rocha de Estudos Operários.

Entre os trabalhos concorrentes, o júri, constituído por Joana Dias Pereira, Rogério Silva e Fernando Rosas, deliberou atribuir o prémio, nesta primeira edição, ao trabalho «Operárias em luta.
(ler mais...)


Abrantes: Abriu o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida »  2025-05-02 

O Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida (MAC), que reúne obras representativas das várias fases do percurso de mais de meio século da actividade artística do escultor, foi inaugurado em Abrantes no passado sábado, traduzindo um investimento de 2,3 milhões de euros.
(ler mais...)


Orquestra do Hot Clube de Portugal no Teatro Virgínia »  2025-04-19 

 

No próximo dia 30 de abril, quarta-feira, véspera de feriado, a partir das 21h30, sobe ao palco do Teatro Virgínia o projeto «Impermanências», pela Orquestra do Hot Clube de Portugal. Os bilhetes têm o custo de 8,5 euros, sendo aplicáveis descontos.
(ler mais...)


Entroncamento: Abril com música e exposição »  2025-04-19 

As comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril tem ínício às 9h, com a 26.ª edição da corrida da Liberdade no Pavilhão Desportivo Municipal. Às 10h, segue-se o hastear da bandeira no Largo José Duarte Coelho e depois a sessão solene; às 11h30, a inauguração da exposição “Ouvir o Novo Tempo a Chegar”, na Galeria Municipal, iniciativa do arquivo Ephemera e às 18h o espectáculo “José Afonso, outros Cantos e Utopias” no Cineteatro São João.
(ler mais...)


“Nova Augusta” é apresentada dia 28 »  2024-12-20 

Edita-se este ano o n.º 36 da “Nova Augusta”, revista de cultura do Município de Torres Novas. A sessão de lançamento será realizada na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, no próximo dia 28 de Dezembro, pelas 15h30.
(ler mais...)


Apresentação do livro «Semeador de Palavras - Entrevistas a José Afonso» no CHUDE, dia 15 »  2024-12-04 

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o CHUDE – Centro Humberto Delgado vai receber, no dia 15 de Dezembro, a partir das 15h30, a apresentação do livro «Semeador de Palavras - Entrevistas a José Afonso», da autoria da Associação José Afonso.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13