• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 03 Julho 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 34° / 15°
Períodos nublados
Ter.
 33° / 16°
Céu limpo
Seg.
 33° / 15°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  32° / 18°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Exposição de pintura: «José Vassalo. Um mausoléu singular», até 26 de Junho na Praça do Peixe

Cultura  »  2022-03-21 

Numa iniciativa conjunta do Município de Torres Novas e da família de José Vassalo, vai estar patente ao público, na Praça do Peixe, entre 26 de Março e 26 de junho, a exposição «José Vassalo. Um mausoléu singular», comissariada por Raquel Henriques da Silva e Margarida Elias, membros integrados do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL), que se dedicaram nos últimos meses ao estudo da obra do artista, propondo agora ao público uma mostra sobre a sua vida e obra, com mais de setenta trabalhos.

O Museu Municipal Carlos Reis é detentor de um vasto conjunto de mais de mil obras da autoria de José Vassalo, recebido por doação do legatário do artista em 2016 e 2017. Com o apoio da família de José Vassalo, foi finalmente possível estudar a sua obra.

A inauguração da exposição acontecerá no dia 26 de Março, às 16h, na Praça do Peixe, em Torres Novas. Nessa altura será lançado o estudo «José Vassalo (1944-2016). Retrato de um pintor na sua torre de marfim», edição do Município de Torres Novas, da autoria de Margarida Elias. A obra de José Vassalo poderá, assim, ser apreciada até 26 de Junho, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos das 14h às 18h. A entrada é gratuita para todos os visitantes, sendo igualmente gratuito o programa paralelo de oficinas educativas, para o público do pré-escolar, embora este esteja sujeito a marcação através dos contactos do Museu Municipal Carlos Reis (museu.municipal@cm-torresnovas.pt ).

José Vassalo Pereira (Lisboa, 14.03.1944 – 30 .04.2016), doutorado em matemática pela Universidade de Paris, foi professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ao mesmo tempo que dirigiu as empresas familiares, em Torres Novas e Torres Vedras. Mostrando desde criança grande aptidão para o desenho, com predilecção para o tema dos cavalos, foi discípulo de Raquel Roque Gameiro e especialmente do pintor Guilherme Filipe. A sua actividade como pintor desenvolveu-se sobretudo a partir de 1981. Vassalo dividiu a sua obra em séries (retratos, músicos, cavalos, paisagens e outros), com assuntos retirados da realidade vistos sob uma abordagem de cariz clássica, inspirada pela arte do Renascimento (especialmente veneziano, que ele muito admirava). Nesta exposição surgem vários trabalhos exemplificativos da grande qualidade estética que atingiu, como é o caso dos quadros do ciclo dos “músicos” dos “cavalos” e os retratos.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Árgea: “Danças de Roda ou Cantigas no Terreiro” apresentado este sábado »  2022-06-21 

Armando Ramos é o autor de “Árgea – Danças de Roda ou Cantigas no Terreiro”, livro que será lançado em Árgea, no dia 25 de Junho, às 16h.

O livro é o resultado de uma recolha de cantigas das danças de roda “que eram cantadas na época carnavalesca no Terreiro de Santa Marta, em Árgea, muito antes de 1940, mas relatadas pelas pessoas que as cantaram de 1940 a 1980 nesta localidade, o que contribui para o conhecimento e a preservação do património artístico e cultural desta aldeia”, diz o autor.
(ler mais...)


“O Moinho da Fonte e a indústria do papel em Torres Novas [A Renova]", de João Carlos Lopes, apresentado sábado, dia 25 »  2022-06-19 

“O Moinho da Fonte e a indústria do papel em Torres Novas [A Renova]", de João Carlos Lopes, vai ser apresentado sábado, dia, 25, no auditório da biblioteca municipal, pelas 16 horas. O livro pretende resgatar a imagem e a memória do Moinho da Fonte, a mais bela povoação que o concelho de Torres Novas jamais teve, e conta o processo histórico que levou à demolição do seu núcleo antigo.
(ler mais...)


ArtSpace João Carvalho: primeira exposição de Heitor Chichorro »  2022-06-14 

No próximo dia 18 de Junho, sábado, pelas 16h, o artista plástico e professor, Heitor Chichorro (1944, Torres Vedras), inaugura a exposição “Tágides”, no ArtSpace João Carvalho, em Alcanena.
(ler mais...)


Mia Couto, sexta, nos 85 anos da Biblioteca-Museu de Torres Novas »  2022-06-14 

“Literatura e Ecologia, modos de ler o que está à nossa volta” é o tema da sessão que a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes promove sexta, dia 17 de Junho, a partir das 21 horas, com o escritor moçambicano Mia Couto.
(ler mais...)


Monsanto: Joana Cota apreenta novo disco na Mons’arte »  2022-06-14 

 

A Freguesia de Monsanto, promove a 2ª Edição do MONS`ARTE - Mostra Cultural da Freguesia de Monsanto, entre 17 e  19 de Junho, iniciativa que visa incentivar, dar oportunidade e mostrar o talento nas áreas da Escrita, Escultura, Música e Pintura, com a particularidade de dar destaque a pessoas nascidas e/ou residentes na freguesia, contando com mais de 40 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 88 anos.
(ler mais...)


MÚSICA: Moco apresenta “Um minuto”, uma nova canção »  2022-05-09 

 

Após o lançamento dos temas “Começar” e “Única”, a terceira canção do autor já está disponível no Spotify e restantes plataformas streaming, com videoclipe no YouTube.
(ler mais...)


Torres Novas: antigo lagar de varas e moinho de água do Caldeirão vão ser reabilitados »  2022-04-29 

Um antigo lagar de varas e um moinho, postos a descoberto durante os trabalhos de reabilitação da central do Caldeirão e espaços limítrofes, vão ver os seus vestígios salvaguardados e algumas das suas estruturas reabilitadas, passando a integrar, com a própria Central, um significativo núcleo do património industrial e proto-industrial da vila de Torres Novas.
(ler mais...)


Montepio assinala 160 anos com sarau na Virgínia »  2022-04-29 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré, a mais antiga colectividade de Torres Novas (a par com o Club Torrejano), vai comemorar os seus 160 anos de vida com um sarau no teatro Virgínia, no próximo dia 29 de Maio, às 16 horas.
(ler mais...)


DESTAQUE JT: Pedro Jóia traz Zeca Afonso ao Virgínia no dia 25 de Abril »  2022-04-13 

Integrado na programação do Teatro Virgínia, e como concerto comemorativo do 25 de Abril de 1974, Pedro Jóia apresenta "Zeca", o seu trabalho mais recente, num evento com entrada gratuita. Trata-se de um dos mais aplaudidos concertos dos últimos anos em Portugal, dado o virtuosismo do multi-instrumentista Pedro Jóia e dos fabulosos arranjos que fez para um conjunto de temas musicais de José Afonso.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2022-06-14  Monsanto: Joana Cota apreenta novo disco na Mons’arte
»  2022-06-19  “O Moinho da Fonte e a indústria do papel em Torres Novas [A Renova]", de João Carlos Lopes, apresentado sábado, dia 25
»  2022-06-14  ArtSpace João Carvalho: primeira exposição de Heitor Chichorro
»  2022-06-14  Mia Couto, sexta, nos 85 anos da Biblioteca-Museu de Torres Novas
»  2022-06-21  Árgea: “Danças de Roda ou Cantigas no Terreiro” apresentado este sábado