• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 18 Setembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 17°
Céu nublado com chuva moderada
Sex.
 29° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 16°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  31° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Município paga 100 mil por imóveis para o Museu Agrícola de Riachos

Cultura  »  2019-08-13 

Duas das fracções têm inquilinos

 

O Município de Torres Novas vai adquirir fracções urbanas junto ao antigo lagar, na Rua do Sargaço e Rua Dr. José Marques, em Riachos, onde estão a funcionar diversos departamentos do NAR - Núcleo de Artes Riachense e do Museu Agrícola de Riachos. O valor da aquisição será de 102 mil euros. Bloco de Esquerda votou contra.

“A compra afigura-se determinante para o crescimento e requalificação da componente expositiva e das reservas e espaços de trabalho do Museu Agrícola de Riachos. Permitirá também que o NAR, que desenvolve a grande maioria das suas actividades nas instalações contíguas ao museu, continue o seu trabalho de promoção, preservação e salvaguarda do património”, diz a maioria socialista em nota de imprensa.

Há cerca de 20 anos a câmara tinha já comprado à família do dr. José Marques o edifício agrícola onde funciona o museu, o antigo lagar, quintal e dependências anexas. Agora, por mais 100 mil euros, adquire outras instalações contíguas aos herdeiros de Carlos Trincão Marques, uma decisão que mereceu a desconfiança do presidente da Junta de Riachos. José Júlio acha mais prioritário o projecto de recuperação da Casa do Povo para auditório, temendo que o gasto destes 100 mil euros venha a ser usado como desculpa pelos socialistas para o adiamento de outras aquisições que estão há anos na calha, e de mais baixo custo, como por exemplo o edifício do mercado.

Na sua declaração de voto, Pedro Ferreira admite e reconhece as reticências da Junta de Freguesia de Riachos: “Auscultada que foi a Junta de Freguesia sobre esta possível aquisição por parte do município, a mesma, não descurando o interesse e importância para Riachos desta aquisição, sublinhou a importância de outros imóveis que considerou importantes para Riachos, como o edifício da ex-sede da SOPOVO e o espaço do velho Mercado”, escreveu o presidente.

Já o Bloco de Esquerda foi mais directo ao assunto, referindo que as instalações ao serviço do Museu e do NAR estão as ser utilizadas há muito tempo, em regime de comodato, enquanto as outras duas que vão no pacote, uma casa de habitação e uma oficina, têm inquilinos e portanto assim vão ficar: “O BE não concorda que esta aquisição tenha prioridade sobre todas as outras hipóteses de aquisição de imóveis para futuros equipamentos públicos na Freguesia de Riachos. Não se entende o porquê da pressa em concretizar esta aquisição. Não está em causa o normal funcionamento do Museu e de todas as suas actividades, pois existe um contrato de comodato em vigor e passível de ser renovado”, dizem os bloquistas.

O BE recorda que a Câmara Municipal decidiu em reunião de 12 de Setembro de 2014 mandatar o presidente para realizar as negociações para a aquisição do mercado e do Cinema Olímpia, em Riachos. “Já é conhecida a proposta para a aquisição do mercado (60 mil euros). O argumento do presidente, de que é necessário um projecto para o mercado de Riachos, não tem cabimento, pois a Câmara ao votar a aquisição do espaço, votou também a implementação de um projecto em concreto”. Pergunta finalmente o Bloco: “Porque é que a Câmara compra as fracções que correspondem a uma casa de habitação e a uma oficina? Porquê? Nada têm a ver com o museu. Qual o interesse público nesta aquisição?”

Apesar da polémica, a aquisição dos imóveis foi aprovada por maioria (PS e PSD) pelo executivo municipal na reunião de câmara de 23 de Julho, com voto contra do Bloco de Esquerda.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Mazgani traz o álbum “The Poet’s Death” ao Teatro Virgínia no sábado »  2019-09-16 

The Poet’s Death é o último álbum de originais de Mazgani, editado a 29 de Setembro de 2017 e com entrada directa para o 13º lugar no TOP de vendas nacional. A tour que o apresenta tem esgotado salas por todo o país.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis, Torres Novas: Setembro com concertos, conferências, programa educativo e visitas grátis »  2019-09-05 

A rentrée do Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, não podia ser melhor: Kumpania Algazarra no pátio, no dia 21 de Setembro, concerto integrado no festival Brass it, com entrada livre, e um programa especial nas Jornadas Europeias do Património-JEP 2019 que decorrem no fim de semana de 27, 28 e 29 de Setembro, com oficinas educativas na sexta à tarde e no sábado de manhã e visitas guiadas no domingo de manhã.
(ler mais...)


Pedro Barroso assinala 50 anos de carreira no Teatro Virgínia »  2019-09-05 

O concerto comemorativo dos 50 anos de carreira do músico Pedro Barroso, a 21 de Dezembro, fecha a programação deste ano do Teatro Virgínia, em Torres Novas, com Cuca Roseta e comédia de improviso também em cartaz.
(ler mais...)


Célia Barroca: nova versão de Lágrima Tola disponível na Internet »  2019-09-05 

Originalmente lançada em 2003 para o álbum homónimo “Lágrima Tola”, esta canção, com o mesmo nome, foi agora apresentada ao público na Internet com uma nova roupagem, na sequência do projecto “Célia Barroca & O Indifado”.
(ler mais...)


Bons Sons: uma aldeia que é um festival! »  2019-08-25 

Há um passo gigante que separa uma ideia da sua concretização. Sonhar é fácil e move o mundo, mas daí à sua colocação em prática vai um passo importante: o acreditar. Para que a ideia que um grupo de jovens de Cem Soldos teve há 13 anos - uma ideia à partida impossível de concretizar – vingasse, foi preciso que houvesse confiança e auto-estima suficientes para acreditar nela.
(ler mais...)


Convento de Cristo: visitas gratuitas aos domingos até às 14 horas »  2019-08-25 

Já conhece o Convento de Cristo? Tem aqui uma boa oportunidade: todos os domingos (dia de entrada livre no monumento até às 14H00, para residentes em Portugal) realiza-se uma visita guiada a começar às 11H00, com ponto de encontro na Cafetaria do Castelo.
(ler mais...)


Actualização: Passatempo Bons Sons até domingo »  2019-07-29 

Aproxima-se o festival Bons Sons e, como habitualmente, o JORNAL TORREJANO tem cinco entradas para distribuir por leitores, que só têm de participar neste passatempo para se habilitarem ao sorteio. Dado que o fluxo de participantes, especialmente forte nos primeiros dias, já praticamente parou, não adianta manter aberto o passatempo por mais tempo e assim, domingo, será o limite.
(ler mais...)


Manuel Fernandes Vicente: novo livro é apresentado dia 13 »  2019-07-06 

“O Vento das Sete Serras” é o título do novo livro do professor e jornalista Manuel Fernandes Vicente, um beirão radicado no Entroncamento há décadas e um dos mais apreciados repórteres e cronistas da região.
(ler mais...)


ZêzereArts regressa com a melhor música erudita »  2019-07-03 

O ZêzereArts está de regresso, comprometido com a divulgação da música erudita da região. Entre os dias 14 e 27 de Julho de 2019, Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, e também Batalha e, ainda, Dornes recebem concertos, recitais e exposições de arte.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-08-25  Bons Sons: uma aldeia que é um festival!
»  2019-08-25  Convento de Cristo: visitas gratuitas aos domingos até às 14 horas
»  2019-09-05  Museu Carlos Reis, Torres Novas: Setembro com concertos, conferências, programa educativo e visitas grátis
»  2019-09-05  Pedro Barroso assinala 50 anos de carreira no Teatro Virgínia
»  2019-09-05  Célia Barroca: nova versão de Lágrima Tola disponível na Internet