Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-46b2abd6): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Município paga 100 mil por imóveis para o Museu Agrícola de Riachos

Cultura  »  2019-08-13 

Duas das fracções têm inquilinos

 

O Município de Torres Novas vai adquirir fracções urbanas junto ao antigo lagar, na Rua do Sargaço e Rua Dr. José Marques, em Riachos, onde estão a funcionar diversos departamentos do NAR - Núcleo de Artes Riachense e do Museu Agrícola de Riachos. O valor da aquisição será de 102 mil euros. Bloco de Esquerda votou contra.

“A compra afigura-se determinante para o crescimento e requalificação da componente expositiva e das reservas e espaços de trabalho do Museu Agrícola de Riachos. Permitirá também que o NAR, que desenvolve a grande maioria das suas actividades nas instalações contíguas ao museu, continue o seu trabalho de promoção, preservação e salvaguarda do património”, diz a maioria socialista em nota de imprensa.

Há cerca de 20 anos a câmara tinha já comprado à família do dr. José Marques o edifício agrícola onde funciona o museu, o antigo lagar, quintal e dependências anexas. Agora, por mais 100 mil euros, adquire outras instalações contíguas aos herdeiros de Carlos Trincão Marques, uma decisão que mereceu a desconfiança do presidente da Junta de Riachos. José Júlio acha mais prioritário o projecto de recuperação da Casa do Povo para auditório, temendo que o gasto destes 100 mil euros venha a ser usado como desculpa pelos socialistas para o adiamento de outras aquisições que estão há anos na calha, e de mais baixo custo, como por exemplo o edifício do mercado.

Na sua declaração de voto, Pedro Ferreira admite e reconhece as reticências da Junta de Freguesia de Riachos: “Auscultada que foi a Junta de Freguesia sobre esta possível aquisição por parte do município, a mesma, não descurando o interesse e importância para Riachos desta aquisição, sublinhou a importância de outros imóveis que considerou importantes para Riachos, como o edifício da ex-sede da SOPOVO e o espaço do velho Mercado”, escreveu o presidente.

Já o Bloco de Esquerda foi mais directo ao assunto, referindo que as instalações ao serviço do Museu e do NAR estão as ser utilizadas há muito tempo, em regime de comodato, enquanto as outras duas que vão no pacote, uma casa de habitação e uma oficina, têm inquilinos e portanto assim vão ficar: “O BE não concorda que esta aquisição tenha prioridade sobre todas as outras hipóteses de aquisição de imóveis para futuros equipamentos públicos na Freguesia de Riachos. Não se entende o porquê da pressa em concretizar esta aquisição. Não está em causa o normal funcionamento do Museu e de todas as suas actividades, pois existe um contrato de comodato em vigor e passível de ser renovado”, dizem os bloquistas.

O BE recorda que a Câmara Municipal decidiu em reunião de 12 de Setembro de 2014 mandatar o presidente para realizar as negociações para a aquisição do mercado e do Cinema Olímpia, em Riachos. “Já é conhecida a proposta para a aquisição do mercado (60 mil euros). O argumento do presidente, de que é necessário um projecto para o mercado de Riachos, não tem cabimento, pois a Câmara ao votar a aquisição do espaço, votou também a implementação de um projecto em concreto”. Pergunta finalmente o Bloco: “Porque é que a Câmara compra as fracções que correspondem a uma casa de habitação e a uma oficina? Porquê? Nada têm a ver com o museu. Qual o interesse público nesta aquisição?”

Apesar da polémica, a aquisição dos imóveis foi aprovada por maioria (PS e PSD) pelo executivo municipal na reunião de câmara de 23 de Julho, com voto contra do Bloco de Esquerda.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: “Rocket”, sexta à noite na praça »  2025-07-17 

A “Vila Bairro Comercial Digital” é um projecto que visa promover a dinamização do centro histórico de Torres Novas, tornando o comércio local mais competitivo, conectado e digital” – assegura uma nota da autarquia.
(ler mais...)


“Volver” regressa à Barquinha com música e circo »  2025-07-16 

É o regresso do VOLver, programação cultural em rede entre os municípios de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, um convite à livre participação num vasto programa cultural diversificado, que decorrerá de Julho e Dezembro, em Torres Novas e em Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)


Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio »  2025-07-12 

O Município de Torres Novas vai promover, hoje e amanhã, um fim de semana aberto em Villa Cardílio. Após a conclusão dos trabalhos de reconstrução do ninfeu e o início de uma nova campanha de escavações arqueológicas, esta será uma rara oportunidade de visitar os mosaicos do peristilo, que não se encontram acessíveis ao público desde 2022, e que estarão excepcionalmente a descoberto durante estes dias.
(ler mais...)


Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26 »  2025-07-12 

João Canuto é o curador e organizador, numa co-produção com Paralelo 39 -Associação de saberes e arte, do Festival Silenzio - Cinema Independente, que se realizará no dia 26 de Julho, no Estúdio Alfa, em Torres Novas, com entrada livre.
(ler mais...)


Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026 »  2025-07-11 

A emblemática Festa da Bênção do Gado regressa em 2026 com data marcada entre 24 de Julho a 3 de Agosto, prometendo ser um reencontro emotivo com as tradições, a fé e a identidade rural da vila de Riachos.
(ler mais...)


Palestra sobre arqueologia »  2025-07-11 

Sob o mote “Falar à Cerca”, o auditório exterior do Núcleo de Arqueologia do Museu Carlos Reis - Cerca da Vila recebe, no próximo dia 14 de Julho, pelas 18 horas, uma sessão dedicada à temática da Arqueologia.
(ler mais...)


Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano »  2025-07-05 

No próximo dia 8 de julho, o Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Carlos Reis - Cerca da Vila comemora o seu 1.º aniversário. Para celebrar esta data, o Município de Torres Novas fará pelas 18 horas a apresentação pública da “visita 360º à Gruta do Almonda”, que ficará disponível na sala da exposição temporária “Arqueologia do Almonda: uma janela sobre meio milhão de anos de história”.
(ler mais...)


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-07-12  Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26
»  2025-07-05  Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano
»  2025-07-12  Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio
»  2025-07-11  Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026
»  2025-07-11  Palestra sobre arqueologia