• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 26 Janeiro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 16° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 17° / 10°
Céu nublado
Qua.
 19° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

"Borboleta" de Maria Lamas voou 80 anos depois de escrita a lenda

Cultura  »  2014-10-16 

"A lenda da borboleta" é um conto da autoria de Maria Lamas e que terá sido escrito na década de 30 do século XX. A maquete desta obra foi dada a uma neta sua, Leonor Machado de Sousa, quando esta tinha apenas oito anos. 80 anos depois, o livro foi publicado, numa parceria criada entre o município de Torres Novas e a editora Caleidoscópio.

”A lenda da borboleta” foi um conto que Maria Lamas escreveu há cerca de 80 anos e que não chegou a ser publicado. A maquete, concebida à base de cortes e colagens, foi dada à sua neta Leonor Machado de Sousa quando esta tinha oito anos e, ao longo destes anos, ela conservou-a o melhor que pôde até porque, confessou, o texto despertou em si um enorme fascínio desde a altura em que o recebeu até à idade adulta.

No ano passado, durante as actividades promovidas em Torres Novas no âmbito dos 120 anos do nascimento de Maria Lamas, a maquete nunca editada foi tema de conversa e logo se propôs a sua edição.

Foi celebrada uma parceria ”feliz” entre o município e a editora Caleidoscópio, participando a câmara municipal neste projecto com o fornecimento de mão da obra: designers trabalharam a parte gráfica e os conteúdos passaram pelo crivo do gabinete de edições. A editora fez a edição da obra, que foi apresentada no sábado à tarde, na biblioteca de Torres Novas.

Nesta edição foi respeitado ao máximo a maquete inicial, desde o tipo de letra à tonalidade do papel, tendo o trabalho sido bastante elogiado por Leonor Machado de Sousa, que disse que a edição não poderia ter sido mais ”exacta” quando comparada com a original. ”Excedeu todas as minhas expectativas”, considerou.

Jorge Ferreira, representante da editora, desfez-se em elogios e classificou a obra de literatura infantil de ”extraordinária” e fundamental para o estudo da época em que efectivamente foi escrita. ”É uma obra que tem tanto de belo como de singular. É caso para dizer que os santos da casa fazem milagres”.

Pedro Ferreira, presidente da câmara municipal, elogiou o trabalhos dos técnicos da autarquia e referiu que os municípios não se devem distinguir apenas pelas obras feitas, as de betão, mas também pelo trabalho que desenvolvem em prol da cultura. E, nesse aspecto, Torres Novas tem, quanto a si, marcado a diferença nos últimos anos com a publicação de diversos trabalhos.

A condução da sessão de apresentação do livro esteve a cargo de Margarida Moleiro e, no final, foi encenada uma leitura d’ ”A lenda da borboleta” por jovens do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta e da Santa Casa da Misericórdia.

 

História

A maquete original de ”A lenda da borboleta” só esteve patente ao público duas vezes: a primeira foi na Biblioteca Nacional de Portugal, em 1993, na exposição comemorativa do 100.º aniversário do nascimento de Maria Lamas e a segunda na exposição «Sempre mais alto. Maria Lamas – 120 anos do seu nascimento», que decorreu na nossa biblioteca, de 6 de Outubro a 8 de Março de 2014.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Cine-Clube: balanço dos 60 anos »  2021-01-10 

“Um ano que apresentou desafios como há muito o associativismo em geral e o cineclubismo em particular não sentiam, foi objectivo da direcção não parar a actividade, pois a responsabilidade cultural assumida há 60 anos, o amor ao cinema, ao associativismo e ao contacto presencial com o público, com os sócios, com os amigos, ditaram que não tombássemos os braços nem desistíssemos de alguma forma de actividade que, reinventada, pudesse subsistir” – assim começa a nota de imprensa do Cine-Clube de Torres Novas.
(ler mais...)


Samuel Úria: concerto suspenso »  2021-01-08 

O concerto de Samuel Úria, aprazado para amanhã no teatro Virgínia, em Torres Novas, foi suspenso e reagendado para o próximo dia 15, uma nova data que deverá merecer, contudo, todas as reservas.

O agravamento da situação sanitária em quase todo o país e nomeadamente no concelho de Torres Novas (um dos três municípios do distrito com maior índice de contágios), obriga a medidas mais restritivas: neste fim de semana passa a vigorar o recolher obrigatório a partir das 13 horas, enquanto nos dias de semana esse regime tem início às 23 horas.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” festejam 32.º aniversário »  2020-11-21 

“Apesar dos constrangimentos que estamos a atravessar devido ao complexo contexto desencadeado pela actual pandemia e das saudades de estarmos em palco e próximos das pessoas e amigos, não poderíamos deixar passar em claro o aniversário dos “Ceifeiros” e da sua escolinha de folclore”, começa por realçar a colectividade em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Alice Vieira condecorada pelo Presidente da República »  2020-11-17 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje, terça-feira a escritora Alice Vieira e também e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo.
(ler mais...)


Virgínia: homenagem a Pedro Barroso com concerto dia 28 »  2020-11-09 

Torres Novas é uma das cidades onde se vai homenagear Pedro Barroso no dia em que o cantautor completaria 70 anos. “Viva quem canta!”, título de uma das mais conhecidas cantigas do músico de origens riachenses, é o mote do espectáculo que terá lugar no teatro Virgínia, no próximo dia 28 de Novembro.
(ler mais...)


Virgínia: Teatro Maior de Idade estreia “A Cantora Careca” »  2020-11-06 

O Teatro Maior de Idade, do projecto “Teatro em Formação” do Teatro Virgínia, estreia sábado, dia 7 de Novembro, às 21h30 o seu mais recente espectáculo, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do último ano de ensaios.
(ler mais...)


SMUT de Lapas: fez 100 anos a mais jovem filarmónica do concelho »  2020-10-22 

Fundada em 18 de Outubro de 1920, rezam os anais por Joaquim Silva Nuno, Joaquim Vieira Borga Sobrinho, António Sousa Martins, Olímpio Vieira Borga, Augusto César Lince, Joaquim Ferreira Agulha, Joaquim Santos Emílio, José Martins e António Faria Laureano, e nessa altura a designação oficial indicava que se fundara a Banda Recreativa de Lapas.
(ler mais...)


Tiago Bettencourt no Virgínia, em concerto com lotação “muito limitada” »  2020-10-15 

Tiago Bettencourt apresenta-se ao público no Teatro Virgínia, a 27 de Outubro, no âmbito do 15.º aniversário daquela sala de espectáculos (após obras de renovação). O músico, ex-Toranja, dará um concerto com uma lotação muito limitada e sem venda de bilhetes, às 21h30.
(ler mais...)


Sábado, no Teatro Taborda: "Obrigado Bernardo, Santarém de Portugal" »  2020-10-05 

Depois de ter estreado em Almeirim, “Obrigado Bernardo Santarém de Portugal”  terá apresentação ao público escalabitano numa sessão única, no Teatro Taborda, do Círculo Cultural Scalabitano, amanhã, dia 10 de Outubro, pelas 21H30.
(ler mais...)


Teatro Virgínia: reabertura promete Clã, Rodrigo Leão e Calcanhotto »  2020-09-28 

O Teatro Virgínia reabre após o anterior confinamento provocado pela Covid-19, reagendando espectáculos anteriormente previstos e que tiveram de ser cancelados e com muitas outras novidades, seguindo todas as recomendações da Direção Geral de Saúde.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2021-01-08  Samuel Úria: concerto suspenso
»  2021-01-10  Cine-Clube: balanço dos 60 anos