Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-498b0743): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 19 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Teatro Virgínia: concerto memorável da Glenn Miller Orchestra em dia de casa cheia

Cultura  »  2015-02-19 

Um concerto arrebatador: é o mínimo que se pode dizer do espectáculo dado no sábado à noite (14 de Fevereiro) no Teatro Virgínia, em Torres Novas, pela Glenn Miller Orchestra (GMO), considerado um dos mais importantes grupos de Jazz/Swing de todos os tempos.

Depois de três actuações no país, duas em Lisboa (CCB, dias 11 e 13) e uma no Porto (Casa da Música, dia 12), a GMO trouxe a Torres Novas o típico ambiente dos bailes populares dos Estados Unidos da América dos anos 30 do século passado.

Esta Big Band, oriunda do Reino Unido, apresentou-se com 16 músicos de top, regidos há 25 anos pelo saxofonista Ray McVay, a que se juntaram duas vozes – uma feminina e outra masculina (além das dos músicos que a compõem).

Ao longo de uma hora e meia, sensivelmente, foram executados diversos temas de um universo de 200 que fazem parte do repertório da Glenn Miller Orchestra, entre os que se destacam clássicos como ”In the mood”, ”American Patrol”, ”Chattanooga Choo Choo” e ”Moonlight Serenade”, bem como temas de Frank Sinatra, como ”Strangers in the night” ou ”New York, New York”.

Este conjunto, composto por trompetes, saxofones, percussão e trombones, foi formado em 1956 e caracteriza-se pelo inconfundível selo do ”som Miller”, dando especial protagonismo aos instrumentos de sopro, com um estilo de jazz único no mundo.

A Glenn Miller Orchestra é um projecto que não deixa morrer a memória e a herança musical do grande trombonista americano Glenn Miller, um ex-militar que faleceu em 1944 ao serviço do exército norte-americano quando o avião em que viajava se despenhou, nunca tendo sido encontrado o seu corpo. Miller não pôde assim acompanhar a longa carreira da orquestra que tinha formado poucos anos antes. Entretanto já passaram mais de 60 anos desde o desaparecimento de Miller, e o mundo não o esqueceu, muito por culpa da GMO, que já realizou mais de 300 espectáculos em todo o mundo e tem discos gravados.

Mas ouvir não é a mesa coisa que ver. O espectáculo visual é algo que impressiona pela informalidade com que os músicos se apresentam e pela forma como vivem a música.

 

Ray McVay diz-se honrado pelo entusiasmo dos portugueses em torno da música de Glenn Miler

Os músicos chegaram a Torres Novas a meio da tarde de sábado, onde se começaram por instalar numa unidade hoteleira da cidade. Pouco depois chegaram ao Teatro Virgínia onde, nos camarins, tinham fruta e alguns bolos à disposição. O trabalho de retaguarda estava feito e a orquestra só teve de fazer um pequeno ensaio para equilibrar o som, até porque a GMO não está habituada a tocar em salas pequenas e para um público raramente inferior às cinco mil pessoas. Foi isso que nos começou por dizer Ray McVay, regente da Big Band, numa breve conversa que concedeu ao JT, no seu camarim. ”Nós costumamos actuar em grandes teatros, para pelo menos 4 mil pessoas. Hoje vai ser muito diferente, mas estamos felizes por podermos tocar de uma forma mais suave. Teremos de ter algum cuidado e ajustar-nos a esta sala”, sublinhou.

Ray McVay confessou-se satisfeito com o entusiasmo demonstrado pelos portugueses em torno da música de Glenn Miller, comprovada pelas quatro casas cheias (duas em Lisboa, uma no Porto e outra em Torres Novas), anunciando que ficou particularmente surpreendido pelo facto de haver muitos jovens a ouvir a música de Glenn Miler.

Dentro de algumas semanas a Glenn Miller Orchestra parte para o continente americano, para uma digressão de três semanas que passará por Argentina, Uruguai e Brasil.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: “Rocket”, sexta à noite na praça »  2025-07-17 

A “Vila Bairro Comercial Digital” é um projecto que visa promover a dinamização do centro histórico de Torres Novas, tornando o comércio local mais competitivo, conectado e digital” – assegura uma nota da autarquia.
(ler mais...)


“Volver” regressa à Barquinha com música e circo »  2025-07-16 

É o regresso do VOLver, programação cultural em rede entre os municípios de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, um convite à livre participação num vasto programa cultural diversificado, que decorrerá de Julho e Dezembro, em Torres Novas e em Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)


Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio »  2025-07-12 

O Município de Torres Novas vai promover, hoje e amanhã, um fim de semana aberto em Villa Cardílio. Após a conclusão dos trabalhos de reconstrução do ninfeu e o início de uma nova campanha de escavações arqueológicas, esta será uma rara oportunidade de visitar os mosaicos do peristilo, que não se encontram acessíveis ao público desde 2022, e que estarão excepcionalmente a descoberto durante estes dias.
(ler mais...)


Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26 »  2025-07-12 

João Canuto é o curador e organizador, numa co-produção com Paralelo 39 -Associação de saberes e arte, do Festival Silenzio - Cinema Independente, que se realizará no dia 26 de Julho, no Estúdio Alfa, em Torres Novas, com entrada livre.
(ler mais...)


Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026 »  2025-07-11 

A emblemática Festa da Bênção do Gado regressa em 2026 com data marcada entre 24 de Julho a 3 de Agosto, prometendo ser um reencontro emotivo com as tradições, a fé e a identidade rural da vila de Riachos.
(ler mais...)


Palestra sobre arqueologia »  2025-07-11 

Sob o mote “Falar à Cerca”, o auditório exterior do Núcleo de Arqueologia do Museu Carlos Reis - Cerca da Vila recebe, no próximo dia 14 de Julho, pelas 18 horas, uma sessão dedicada à temática da Arqueologia.
(ler mais...)


Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano »  2025-07-05 

No próximo dia 8 de julho, o Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Carlos Reis - Cerca da Vila comemora o seu 1.º aniversário. Para celebrar esta data, o Município de Torres Novas fará pelas 18 horas a apresentação pública da “visita 360º à Gruta do Almonda”, que ficará disponível na sala da exposição temporária “Arqueologia do Almonda: uma janela sobre meio milhão de anos de história”.
(ler mais...)


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-07-12  Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26
»  2025-07-05  Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano
»  2025-07-12  Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio
»  2025-07-11  Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026
»  2025-07-11  Palestra sobre arqueologia