Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-498b0743): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 09 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 30° / 15°
Períodos nublados
Sex.
 27° / 17°
Céu nublado
Qui.
 30° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  32° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Teatro Virgínia: concerto memorável da Glenn Miller Orchestra em dia de casa cheia

Cultura  »  2015-02-19 

Um concerto arrebatador: é o mínimo que se pode dizer do espectáculo dado no sábado à noite (14 de Fevereiro) no Teatro Virgínia, em Torres Novas, pela Glenn Miller Orchestra (GMO), considerado um dos mais importantes grupos de Jazz/Swing de todos os tempos.

Depois de três actuações no país, duas em Lisboa (CCB, dias 11 e 13) e uma no Porto (Casa da Música, dia 12), a GMO trouxe a Torres Novas o típico ambiente dos bailes populares dos Estados Unidos da América dos anos 30 do século passado.

Esta Big Band, oriunda do Reino Unido, apresentou-se com 16 músicos de top, regidos há 25 anos pelo saxofonista Ray McVay, a que se juntaram duas vozes – uma feminina e outra masculina (além das dos músicos que a compõem).

Ao longo de uma hora e meia, sensivelmente, foram executados diversos temas de um universo de 200 que fazem parte do repertório da Glenn Miller Orchestra, entre os que se destacam clássicos como ”In the mood”, ”American Patrol”, ”Chattanooga Choo Choo” e ”Moonlight Serenade”, bem como temas de Frank Sinatra, como ”Strangers in the night” ou ”New York, New York”.

Este conjunto, composto por trompetes, saxofones, percussão e trombones, foi formado em 1956 e caracteriza-se pelo inconfundível selo do ”som Miller”, dando especial protagonismo aos instrumentos de sopro, com um estilo de jazz único no mundo.

A Glenn Miller Orchestra é um projecto que não deixa morrer a memória e a herança musical do grande trombonista americano Glenn Miller, um ex-militar que faleceu em 1944 ao serviço do exército norte-americano quando o avião em que viajava se despenhou, nunca tendo sido encontrado o seu corpo. Miller não pôde assim acompanhar a longa carreira da orquestra que tinha formado poucos anos antes. Entretanto já passaram mais de 60 anos desde o desaparecimento de Miller, e o mundo não o esqueceu, muito por culpa da GMO, que já realizou mais de 300 espectáculos em todo o mundo e tem discos gravados.

Mas ouvir não é a mesa coisa que ver. O espectáculo visual é algo que impressiona pela informalidade com que os músicos se apresentam e pela forma como vivem a música.

 

Ray McVay diz-se honrado pelo entusiasmo dos portugueses em torno da música de Glenn Miler

Os músicos chegaram a Torres Novas a meio da tarde de sábado, onde se começaram por instalar numa unidade hoteleira da cidade. Pouco depois chegaram ao Teatro Virgínia onde, nos camarins, tinham fruta e alguns bolos à disposição. O trabalho de retaguarda estava feito e a orquestra só teve de fazer um pequeno ensaio para equilibrar o som, até porque a GMO não está habituada a tocar em salas pequenas e para um público raramente inferior às cinco mil pessoas. Foi isso que nos começou por dizer Ray McVay, regente da Big Band, numa breve conversa que concedeu ao JT, no seu camarim. ”Nós costumamos actuar em grandes teatros, para pelo menos 4 mil pessoas. Hoje vai ser muito diferente, mas estamos felizes por podermos tocar de uma forma mais suave. Teremos de ter algum cuidado e ajustar-nos a esta sala”, sublinhou.

Ray McVay confessou-se satisfeito com o entusiasmo demonstrado pelos portugueses em torno da música de Glenn Miller, comprovada pelas quatro casas cheias (duas em Lisboa, uma no Porto e outra em Torres Novas), anunciando que ficou particularmente surpreendido pelo facto de haver muitos jovens a ouvir a música de Glenn Miler.

Dentro de algumas semanas a Glenn Miller Orchestra parte para o continente americano, para uma digressão de três semanas que passará por Argentina, Uruguai e Brasil.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano »  2025-07-05 

No próximo dia 8 de julho, o Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Carlos Reis - Cerca da Vila comemora o seu 1.º aniversário. Para celebrar esta data, o Município de Torres Novas fará pelas 18 horas a apresentação pública da “visita 360º à Gruta do Almonda”, que ficará disponível na sala da exposição temporária “Arqueologia do Almonda: uma janela sobre meio milhão de anos de história”.
(ler mais...)


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)


Sonho concretizado: uma fábrica cheia de cores e de arte »  2025-05-04 

Era um velho sonho de Conceição Lopes, conhecida pintora, torrejana de adopção (chegou à vila no início dos anos 70): realizar uma grande exposição de arte na fábrica do ocre da família, situada nos Negréus, uma das periferias de Torres Novas.
(ler mais...)


INVESTIGAÇÃO: Prémio Francisco Canais Rocha entregue dia 25 »  2025-05-02 

 

Realiza-se no próximo dia 25 de Maio, no núcleo museológico da Central do Caldeirão, a cerimónia de entrega do Prémio Francisco Canais Rocha de Estudos Operários.

Entre os trabalhos concorrentes, o júri, constituído por Joana Dias Pereira, Rogério Silva e Fernando Rosas, deliberou atribuir o prémio, nesta primeira edição, ao trabalho «Operárias em luta.
(ler mais...)


Abrantes: Abriu o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida »  2025-05-02 

O Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida (MAC), que reúne obras representativas das várias fases do percurso de mais de meio século da actividade artística do escultor, foi inaugurado em Abrantes no passado sábado, traduzindo um investimento de 2,3 milhões de euros.
(ler mais...)


Orquestra do Hot Clube de Portugal no Teatro Virgínia »  2025-04-19 

 

No próximo dia 30 de abril, quarta-feira, véspera de feriado, a partir das 21h30, sobe ao palco do Teatro Virgínia o projeto «Impermanências», pela Orquestra do Hot Clube de Portugal. Os bilhetes têm o custo de 8,5 euros, sendo aplicáveis descontos.
(ler mais...)


Entroncamento: Abril com música e exposição »  2025-04-19 

As comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril tem ínício às 9h, com a 26.ª edição da corrida da Liberdade no Pavilhão Desportivo Municipal. Às 10h, segue-se o hastear da bandeira no Largo José Duarte Coelho e depois a sessão solene; às 11h30, a inauguração da exposição “Ouvir o Novo Tempo a Chegar”, na Galeria Municipal, iniciativa do arquivo Ephemera e às 18h o espectáculo “José Afonso, outros Cantos e Utopias” no Cineteatro São João.
(ler mais...)


“Nova Augusta” é apresentada dia 28 »  2024-12-20 

Edita-se este ano o n.º 36 da “Nova Augusta”, revista de cultura do Município de Torres Novas. A sessão de lançamento será realizada na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, no próximo dia 28 de Dezembro, pelas 15h30.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano