• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 21 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 35° / 15°
Períodos nublados
Ter.
 33° / 16°
Períodos nublados
Seg.
 36° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Gravações inéditas de José Afonso apresentadas também em Torres Novas

Cultura  »  2019-03-15 

O livro, cds e disco de vinil, “José Afonso ao Vivo”, contendo gravações inéditas de dois concertos de José Afonso, numa edição da TradiSom, vai ter apresentação pública também em Torres Novas, no dia 22 de Abril.

A história é simples: José Moças, editor e proprietário da TradiSom e homem ligado à música portuguesa há décadas, descobriu por acaso, na posse de um amigo, uma gravação de um concerto de José Afonso, realizado em 1980 na sociedade recreativa de Carreço, próximo de Viana do Castelo. E pensou editar essa gravação, sabendo-se como são raras, até por uma questão temporal, gravações integrais de concertos de José Afonso. Entretanto, no caminho dessa intenção, descobriu ainda uma outra gravação, em bobine, de um recital do Zeca na Queima das Fitas de 1968, concerto este realizado no teatro Avenida de Coimbra.

O “pack” editado agora por José Moças, com apresentação nacional marcada exactamente para a aldeia de Carreço, no dia 6 de Abril, vai ser lançado em vários pontos do país e Torres Novas foi colocada nesse mapa a partir do momento em que Adelino Gomes, prestigiado e veterano jornalista que escreve o livro que acompanha a edição, tomou contacto com alguns materiais relacionados com o célebre concerto de José Afonso nas Grutas de Lapas, Torres Novas, em 28 de Dezembro de 1968. Desses contactos, resultou o desejo do próprio Adelino Gomes de a edição ser apresentada também em Torres Novas, já que o livro faz referências ao concerto de Zeca nas Grutas.

O conjunto que vai ser posto à venda integra dois CD, com as gravações dos concertos de Carreço e de Coimbra, um LP em vinil e ainda um livro de contextualização histórica e editorial da autoria de Adelino Gomes. A TradiSom tem levado a efeito um relevante papel na divulgação e edição da música portuguesa. Ainda recentemente, o CD “Praça do Comércio”, de Júlio Pereira, obteve vários prémios, entre os quais o prestigiado prémio José Afonso, relativo a 2018.

Na apresentação da obra aprazada para o dia 22 de Abril em Torres Novas, em princípio mas Grutas, prevê-se a presença de Adelino Gomes, de Francisco Fanhais, presidente da Associação José Afonso, João Camilo e Conceição Maia, entre outros “jovens” presentes no concerto de 1968, em Lapas, e também de Manuel Tiago, o organizador desse célebre evento, para além do editor José Moças.

Recorde-se que no passado dia 28 de Dezembro de 2018 realizaram-se em simultâneo, em Torres Novas, dois concertos comemorativos dos 50 anos do recital de José Afonso nas Grutas de Lapas: um, nas próprias grutas, com a fadista Teresa Tapadas, o outro no estúdio Alfa com Francisco Fanhais, o grupo LaFontinha e com presença de Manuel Tiago e outras pessoas presentes no evento de há 50 anos.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Manuel Fernandes Vicente: novo livro é apresentado dia 13 »  2019-07-06 

“O Vento das Sete Serras” é o título do novo livro do professor e jornalista Manuel Fernandes Vicente, um beirão radicado no Entroncamento há décadas e um dos mais apreciados repórteres e cronistas da região.
(ler mais...)


ZêzereArts regressa com a melhor música erudita »  2019-07-03 

O ZêzereArts está de regresso, comprometido com a divulgação da música erudita da região. Entre os dias 14 e 27 de Julho de 2019, Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, e também Batalha e, ainda, Dornes recebem concertos, recitais e exposições de arte.
(ler mais...)


Intemporal inquietação, por Carlos Tomé »  2019-07-03 

Quando os primeiros acordes da Gare de Austerlitz se fizeram ouvir no Estúdio Alfa, em Torres Novas, no último sábado de Junho, fui imediatamente transportado para a o concerto do José Mário Branco na Aula Magna, em 1982.
(ler mais...)


BONS SONS: o cartaz em detalhe, todos os artistas e final com Júlio Pereira »  2019-06-28 

 O BONS SONS está à porta, entre 8 e 11 de Agosto, em Cem Soldos, uma aldeia em manifesto aqui tão pertinho Quatro dias, dois novos palcos (10 palcos) e mais de cinquenta concertos, num recinto mais alargado. Há mais aldeia e menos pessoas, tendo a lotação diminuído de 40 mil para 35 mil pessoas, nesta edição comemorativa dos 13 anos e das 10 edições.
(ler mais...)


Phydellius: música em festa no Teatro Virgínia »  2019-06-20 

O Teatro Virgínia foi ontem palco de mais uma excelente jornada artística, com a realização do Concerto Semper Phydellius 2019, num encerramento em beleza das actividades lectivas do Conservatório.

Em palco estiveram 70 jovens músicos e coralistas a solo, em ensemble e em orquestra, numa magnífica mostra do trabalho realizado pela instituição, através de uma selecção classes disciplinares e dos 28 docentes e colaboradores especializados da escola de música.
(ler mais...)


Sérgio Godinho fecha última noite das festas da cidade »  2019-06-19 

As Festas da Cidade (ou do Almonda, consoante os humores), que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas a cidade, realizam-se este ano entre 4 e 7 de Julho, como habitualmente no Jardim da Fontinha. Destaque para a presença de Sérgio Godinho, 25 anos após a sua primeira actuação na cidade.
(ler mais...)


Por este rio abaixo: fotografias de Abílio Dias »  2019-06-06 

“O Almonda da nascente à foz” - foi este o programa cumprido por Abílio Dias, fotógrafo amador torrejano, que durante alguns anos fez imagens do curso do rio e agora as mostra numa exposição patente no edifício do antigo hospital até final de Julho.
(ler mais...)


Bertino Coelho Martins homenageado pelo Fórum Ribatejo na Barquinha »  2019-05-25 

Bertino Coelho Martins, natural de Lapas, um dos maiores vultos da cultura torrejana e da região ribatejana, foi homenageado hoje, dia 25, na Barquinha, no decorrer do II Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, organizado pelo Fórum Ribatejo em parceria com a autarquia barquinhense.
(ler mais...)


Andreia Carreira - mulher, mãe, médica, música e maestrina: “A maternidade foi a única coisa que me fez sentir diferente por ser mulher” »  2019-04-20 

Andreia Carreira tem 35 anos e é natural de Torres Novas. É médica, mãe, mulher. Toca clarinete na Banda da Mata e frequenta o curso de direcção de banda e coro no Orfeão Foz Douro, no Porto, uma formação que sentiu necessidade de fazer para melhor cumprir a sua tarefa de maestrina na banda Nabantina, de Tomar.
(ler mais...)


Bons Sons: Júlio Pereira a fechar a grande festa da música portuguesa deste ano »  2019-04-19 

Diabo na Cruz, First Breath After Coma + Noiserv, Glockenwise + JP Simões, Joana Espadinha + Benjamim, Lodo + Peixe, Sensible Soccers + Tiago Sami Pereira, Sopa de Pedra + Joana Gama, são alguns dos nomes do enrome cartaz artísitico do BONS SONS deste ano, numa edição que vai encerrar com Júlio Pereira, que recentemente ganhou o prémio José Afonso com o seu álbum Praça do Comércio.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-07-03  Intemporal inquietação, por Carlos Tomé
»  2019-06-28  BONS SONS: o cartaz em detalhe, todos os artistas e final com Júlio Pereira
»  2019-07-03  ZêzereArts regressa com a melhor música erudita
»  2019-07-06  Manuel Fernandes Vicente: novo livro é apresentado dia 13