• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 20 Janeiro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 15° / 8°
Céu muito nublado com chuva fraca
Sex.
 15° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 16° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  15° / 10°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Gravações inéditas de José Afonso apresentadas também em Torres Novas

Cultura  »  2019-03-15 

O livro, cds e disco de vinil, “José Afonso ao Vivo”, contendo gravações inéditas de dois concertos de José Afonso, numa edição da TradiSom, vai ter apresentação pública também em Torres Novas, no dia 22 de Abril.

A história é simples: José Moças, editor e proprietário da TradiSom e homem ligado à música portuguesa há décadas, descobriu por acaso, na posse de um amigo, uma gravação de um concerto de José Afonso, realizado em 1980 na sociedade recreativa de Carreço, próximo de Viana do Castelo. E pensou editar essa gravação, sabendo-se como são raras, até por uma questão temporal, gravações integrais de concertos de José Afonso. Entretanto, no caminho dessa intenção, descobriu ainda uma outra gravação, em bobine, de um recital do Zeca na Queima das Fitas de 1968, concerto este realizado no teatro Avenida de Coimbra.

O “pack” editado agora por José Moças, com apresentação nacional marcada exactamente para a aldeia de Carreço, no dia 6 de Abril, vai ser lançado em vários pontos do país e Torres Novas foi colocada nesse mapa a partir do momento em que Adelino Gomes, prestigiado e veterano jornalista que escreve o livro que acompanha a edição, tomou contacto com alguns materiais relacionados com o célebre concerto de José Afonso nas Grutas de Lapas, Torres Novas, em 28 de Dezembro de 1968. Desses contactos, resultou o desejo do próprio Adelino Gomes de a edição ser apresentada também em Torres Novas, já que o livro faz referências ao concerto de Zeca nas Grutas.

O conjunto que vai ser posto à venda integra dois CD, com as gravações dos concertos de Carreço e de Coimbra, um LP em vinil e ainda um livro de contextualização histórica e editorial da autoria de Adelino Gomes. A TradiSom tem levado a efeito um relevante papel na divulgação e edição da música portuguesa. Ainda recentemente, o CD “Praça do Comércio”, de Júlio Pereira, obteve vários prémios, entre os quais o prestigiado prémio José Afonso, relativo a 2018.

Na apresentação da obra aprazada para o dia 22 de Abril em Torres Novas, em princípio mas Grutas, prevê-se a presença de Adelino Gomes, de Francisco Fanhais, presidente da Associação José Afonso, João Camilo e Conceição Maia, entre outros “jovens” presentes no concerto de 1968, em Lapas, e também de Manuel Tiago, o organizador desse célebre evento, para além do editor José Moças.

Recorde-se que no passado dia 28 de Dezembro de 2018 realizaram-se em simultâneo, em Torres Novas, dois concertos comemorativos dos 50 anos do recital de José Afonso nas Grutas de Lapas: um, nas próprias grutas, com a fadista Teresa Tapadas, o outro no estúdio Alfa com Francisco Fanhais, o grupo LaFontinha e com presença de Manuel Tiago e outras pessoas presentes no evento de há 50 anos.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Cine-Clube: balanço dos 60 anos »  2021-01-10 

“Um ano que apresentou desafios como há muito o associativismo em geral e o cineclubismo em particular não sentiam, foi objectivo da direcção não parar a actividade, pois a responsabilidade cultural assumida há 60 anos, o amor ao cinema, ao associativismo e ao contacto presencial com o público, com os sócios, com os amigos, ditaram que não tombássemos os braços nem desistíssemos de alguma forma de actividade que, reinventada, pudesse subsistir” – assim começa a nota de imprensa do Cine-Clube de Torres Novas.
(ler mais...)


Samuel Úria: concerto suspenso »  2021-01-08 

O concerto de Samuel Úria, aprazado para amanhã no teatro Virgínia, em Torres Novas, foi suspenso e reagendado para o próximo dia 15, uma nova data que deverá merecer, contudo, todas as reservas.

O agravamento da situação sanitária em quase todo o país e nomeadamente no concelho de Torres Novas (um dos três municípios do distrito com maior índice de contágios), obriga a medidas mais restritivas: neste fim de semana passa a vigorar o recolher obrigatório a partir das 13 horas, enquanto nos dias de semana esse regime tem início às 23 horas.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” festejam 32.º aniversário »  2020-11-21 

“Apesar dos constrangimentos que estamos a atravessar devido ao complexo contexto desencadeado pela actual pandemia e das saudades de estarmos em palco e próximos das pessoas e amigos, não poderíamos deixar passar em claro o aniversário dos “Ceifeiros” e da sua escolinha de folclore”, começa por realçar a colectividade em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Alice Vieira condecorada pelo Presidente da República »  2020-11-17 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje, terça-feira a escritora Alice Vieira e também e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo.
(ler mais...)


Virgínia: homenagem a Pedro Barroso com concerto dia 28 »  2020-11-09 

Torres Novas é uma das cidades onde se vai homenagear Pedro Barroso no dia em que o cantautor completaria 70 anos. “Viva quem canta!”, título de uma das mais conhecidas cantigas do músico de origens riachenses, é o mote do espectáculo que terá lugar no teatro Virgínia, no próximo dia 28 de Novembro.
(ler mais...)


Virgínia: Teatro Maior de Idade estreia “A Cantora Careca” »  2020-11-06 

O Teatro Maior de Idade, do projecto “Teatro em Formação” do Teatro Virgínia, estreia sábado, dia 7 de Novembro, às 21h30 o seu mais recente espectáculo, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do último ano de ensaios.
(ler mais...)


SMUT de Lapas: fez 100 anos a mais jovem filarmónica do concelho »  2020-10-22 

Fundada em 18 de Outubro de 1920, rezam os anais por Joaquim Silva Nuno, Joaquim Vieira Borga Sobrinho, António Sousa Martins, Olímpio Vieira Borga, Augusto César Lince, Joaquim Ferreira Agulha, Joaquim Santos Emílio, José Martins e António Faria Laureano, e nessa altura a designação oficial indicava que se fundara a Banda Recreativa de Lapas.
(ler mais...)


Tiago Bettencourt no Virgínia, em concerto com lotação “muito limitada” »  2020-10-15 

Tiago Bettencourt apresenta-se ao público no Teatro Virgínia, a 27 de Outubro, no âmbito do 15.º aniversário daquela sala de espectáculos (após obras de renovação). O músico, ex-Toranja, dará um concerto com uma lotação muito limitada e sem venda de bilhetes, às 21h30.
(ler mais...)


Sábado, no Teatro Taborda: "Obrigado Bernardo, Santarém de Portugal" »  2020-10-05 

Depois de ter estreado em Almeirim, “Obrigado Bernardo Santarém de Portugal”  terá apresentação ao público escalabitano numa sessão única, no Teatro Taborda, do Círculo Cultural Scalabitano, amanhã, dia 10 de Outubro, pelas 21H30.
(ler mais...)


Teatro Virgínia: reabertura promete Clã, Rodrigo Leão e Calcanhotto »  2020-09-28 

O Teatro Virgínia reabre após o anterior confinamento provocado pela Covid-19, reagendando espectáculos anteriormente previstos e que tiveram de ser cancelados e com muitas outras novidades, seguindo todas as recomendações da Direção Geral de Saúde.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2021-01-08  Samuel Úria: concerto suspenso
»  2021-01-10  Cine-Clube: balanço dos 60 anos