Maria Sarmento: “Um jardim de criação de futuros”
Cultura » 2022-12-04
Torrejana radicada em Évora há décadas, Maria Sarmento lançou no sábado, em Torres Novas, mais um livro da sua já considerável carreira literária. “Alma d’Hybris”, um belo livro de poesia, foi apresentado por António Mário Santos, historiador e poeta torrejano. É esse texto que publicamos aqui:
«Começo a minha intervenção pela leitura dum texto da poeta Maria Sarmento
Poesia é mistério, é respiração e é trânsito. É ponte e é silêncio que busca e reinventa o indizível Mistério que existe em cada coisa que Há. É como que a escuta de uma melodia antiquíssima que se lembra vagamente da fonte, sendo ela mesma eco do seu som. É errância e via: errância dentro e fora de si mesma, via e trânsito entre mundos. O poeta é, neste sentido, o Processo, o Vaso e a Obra de uma Alquimia Saudosa. Por isso mesmo, um texto nasce e morre no mais alto e fundo grito, e sussurra, em silêncio sagrado, o som de tudo quanto houve, há e haverá.
Creio que Maria Sarmento sintetiza neste texto poético com que encerra o seu livro Alma d’Hybris todo um caminho , uma demanda, numa pesquisa de si mesma na vivência da sua vida, como da contínua interpretação do mundo que a envolve numa aura mística e mítica, em que o real se transfigura e a irrealidade anuncia os múltiplos rostos da transcendència que a memória vai metamorfoseando na busca do indizível onde se pressente um acontecimento único, inominável, um eco de algo que se toca e se perde , que é grito e silêncio, sombra e luz.
O poema arde no fogo da sua própria linguagem.
A Poesia é, para Maria Sarmento, o seu vaso alquímico, o jardim onde os diversos jardins nascem da experiência, da observação, da matéria única que é a palavra , esse centro de tudo, casca e semente, fruto e raiz, voz e eco. A vida é, desde o nascimento, um elo com o outro, uma melodia indistinta que percorre o labirinto do desconhecido com a ferramenta intuitiva dos sons que, ramo a ramo, se transfiguram em árvore onde a palavra se desvenda e o conhecinemto se abre em folhas e frutos e pássaros e ventos e sol .
E a linguagem descobre-se como memória anterior à própria descoberta de si. E os tempos , do ver, do sentir, do pensar,do descobtir, do amar, do sofrer, da descoberta da finitude no seu tecer o manto da revolta na escrita da infinitude, a casa onde se descobre em cada vocábulo a essência do universo e dos mitos e símbolos que a memória cultiva na sua peregrinação interior, no seu regresso a uma saudade de algo tão vago e denso como a teia da aranha onde a geometria é profética e o sagrado assume a transgressão do sacrifcio e da perda.
A Poeta sabe como as rosas do seu jardim dependem do cuidado do ajardinamento.
Alma d’Hybris-1, assim titulou o primeiro volume do seu tríptico em que o transecendente e o imanennte reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética. A poeta, que se auto-define como a Rosa, na sua cor vermelha, pedra filosofal criadora da esperança dum olhar com que o espítito criativo busca na matéria comum a unidade do universo.
O que sou? O que é o mundo? O que é a vida?O que é a morte? O que é o caminho? Onde começa? Onde acaba? Que é Deus? Criador ou criação?O que é o tempo?
Através dum domínio profundo da linguagem, Maria Sarmento , através da ligação entre tudo o que Há, cultiva a palavra, esse rosto e rasto de algo ctistalino e sombrio, essa dualidade do visível e do invisível, da pele e da semente que nela germina, transfigurando o sentido num apelo ao inusitado, como uma tela onde as cores se misturam e separam até ao puro ouro da grande obra.
Jardim de saudades, jardim de criação de futuros, Jardim da alma, da transfiguração do tempo na areia do corpo, jardim de jardins, onde a transparência e o mistério do que se esconde no que é visível cresce em imagens, símbolos, signos e metáforas , como fonte que cria a sede quanto a dessedenta.
Aprendizagem, sim , da poeta, mas também do leitor, na necessidade da exigência de se integrar, na peregrinação interior em que o passado se reinventa, não como solução , mas como hybris, a desmesura de se sentir a criar um novo paraíso, enfrentando o ciúme divino, sofrendo as suas ameaças e perseguições, transformando a sua dor em doação para o aperfeiçoamento moral da humanidade.
De facto, assuma-se:
Toda a literatura é um desafio às regras estabelecidas do viver comum. Toda a experiência é aquisição dum conhecimento escondido sob a casca do diferente.
Mas a poeta é também leitora.O livro é a música dum piano que a persegue desde a adolescência, o mapa dos locais em que se guarda e que aguarda o sopro misterioso da floresta dos símbolos que as letras guardam na sua sacralidade geométrica. Ler implica, para Maria Sarmento ser-se o outro, o leitor do seu texto que se transforma numa música de afectos e partilhas, que se sente, se vê, se constitui em obra de muitos vozes, que ao se darem a ler, se lêem sempre como uma memória que a sensibilidade e a intuição redescobrem como suas.
Leitura que não é imitação, mas recriação.No idêntico sentido que a escritora Gabriela Llansol, em carta a Euardo Prado Coelho,desvenda: « tenho-(me) norteado pelo princípio de que o texto precisa de encontrar, não o leitor abstracto, mas o leitor real, aquele a que,mais tarde, acabei por chamar legente – que não o tome nem por ficção, nem por verdade, mas por caminho transitável»
Ñão há escrita sem o outro, não há jardim sem jardineiro, as flores não são apenas as que o jardineiro colhe pelos veredas do mundo, mas também as doutros jardins que a poeta foi visitando. Templos, chamar-lhes-á a poeta, e no diálogo a palavra ultrapassa o silêncio, transforma-se em ave libertadora, entregue à aprendizagem das suas asas entre os quatros ventos, terra, ar, fogo, água, que o seu voo descobre, no encontro com essas outras aves, a linguagem órfica que lhe vem, como a autora escreve , «do futuro do passado», esse lugar que a sua Hybris tenrou roubar à fonte sagrada da criação, pelo desejo de conhecer os mistérios da origem do Tudo que no Nada se inserem.
Não se estranha, assim, que Maria Sarmento, na busca das flores para os canteiros do seu jardim, recue ao primeiro conhecido escrito da demanda da flor da eternidade, ao Gilgamesh sumério, se reveja na Grécia, esse lugar do sagrado e do profano que passou, entre outros, por Platão, Hesíodo, Heraclito, pelos mitos da criação e do sofrimento como o de Prometeu, em revolta contra a tirania divina.E persiga, na Renascença, com Dante, a descida aos infernos em busca da Amada, para a ascenção das diversas fases do conhecimento aré ao cume da montanha e ao reencontro do todo da divindade. Sem esquecer o papel primordial da mulher, da dualidade, da tragédia feminina da sujeição, na sua aprendizagem do ser-se o outro rosto da unidade do ser.
E, nesse ajardinamento, na língua pátria há todo um caminho , desde o surrealismo, substiuído pelo simbolismo, o onírico, o visionário, o esotérico, o saudosisno, o realismo mágico. Alta poesia, com gavinhas nos ramos duma literatura e arte portuguesas, onde sobressaem , Pessoa, Pascoais, Pessanha, Vergílio Ferreira, Sophia, Gabriela Llansol, Herberto Helder, o seu «mestre» Lima de Freitas. E, entre outros,estrangeiros, Holderlin, Rilke, Paul Celan, os pintores Munch, Magritte.
Um último pormenorm que atraiu a minha tentativa de legente : o conceito de Deus, a queda dos anjos rebeldes, a inveja divina do conhecimento que os primeiros seres, o homem e a mulher, adquiriram pela astúcia da serpente.
Publicou recentemente a poeta um texto, de que cito dois versos :
Sou pagã para os deuses e para os homens.
Tenho um ventre de terra.Posso parir mundos.
Maria Sarmento debate e provoca constantemente esse sentido da origem, onde perpassa a saudade de algo que se perdeu , mas é possível ressuscitar. A sua ideia do Espírito Santo como anunciador do «Passado do Futuro», a elevação pelo sonho, pelo coração, pela unidade com tudo o que vive, condu-la à intuição, expressa nas Páginas do seu livro , «não sei se a minha alma é mais antiga que a de deus»; « quantas vezes morrerei ainda/ antes que a dor sossegue/ e o coração se una aos quatro pontos cardeais/do círculo que é o mundo»; ou, mais cônscia da mudança do ser-se na onda do tempo «E a Menina nascida, de si mesmo morta, acorda enfim de ser,para ser o que não pode ser, nem deixar de ser».
Como não recordar Pessoa : «Nasce um Deus. Outros morrem,/ a Verdade nem veio nem se foi...um novo deus é uma só palavra./ Não procures , nem creias; tudo é oculto».
Concluamos.
Ler Alma d’Hybris é como entrar num templo cósmico. O desconhecido avisa-nos que o lugar é duplamente profano e sagrado, revela-se no que se esconde ou esconde-se no que se revela. A leitura dos seus textos poéticos, dos seus poenas, leva-nos a uma viagem pela música da linguagem, pelos pelos segredos da grande arte.
Maria Sarmento é, afirmo-o, uma voz rara e obrigatória na poesia portuguesa. que nos leva a aguardar com o maior entusiano, os dois outros livros, que promete, do triâmgulo mágico da sua concepção de vida e de mundo.
Eis a proposta do legente, a partir do que a poeta nos diz.
Eu estou em vós. A Voz liga-nos. A palavra é a ponte. Eis o caminho.
Parabéns, Maria».
Maria Sarmento: “Um jardim de criação de futuros”
Cultura » 2022-12-04Torrejana radicada em Évora há décadas, Maria Sarmento lançou no sábado, em Torres Novas, mais um livro da sua já considerável carreira literária. “Alma d’Hybris”, um belo livro de poesia, foi apresentado por António Mário Santos, historiador e poeta torrejano. É esse texto que publicamos aqui:
«Começo a minha intervenção pela leitura dum texto da poeta Maria Sarmento
Poesia é mistério, é respiração e é trânsito. É ponte e é silêncio que busca e reinventa o indizível Mistério que existe em cada coisa que Há. É como que a escuta de uma melodia antiquíssima que se lembra vagamente da fonte, sendo ela mesma eco do seu som. É errância e via: errância dentro e fora de si mesma, via e trânsito entre mundos. O poeta é, neste sentido, o Processo, o Vaso e a Obra de uma Alquimia Saudosa. Por isso mesmo, um texto nasce e morre no mais alto e fundo grito, e sussurra, em silêncio sagrado, o som de tudo quanto houve, há e haverá.
Creio que Maria Sarmento sintetiza neste texto poético com que encerra o seu livro Alma d’Hybris todo um caminho , uma demanda, numa pesquisa de si mesma na vivência da sua vida, como da contínua interpretação do mundo que a envolve numa aura mística e mítica, em que o real se transfigura e a irrealidade anuncia os múltiplos rostos da transcendència que a memória vai metamorfoseando na busca do indizível onde se pressente um acontecimento único, inominável, um eco de algo que se toca e se perde , que é grito e silêncio, sombra e luz.
O poema arde no fogo da sua própria linguagem.
A Poesia é, para Maria Sarmento, o seu vaso alquímico, o jardim onde os diversos jardins nascem da experiência, da observação, da matéria única que é a palavra , esse centro de tudo, casca e semente, fruto e raiz, voz e eco. A vida é, desde o nascimento, um elo com o outro, uma melodia indistinta que percorre o labirinto do desconhecido com a ferramenta intuitiva dos sons que, ramo a ramo, se transfiguram em árvore onde a palavra se desvenda e o conhecinemto se abre em folhas e frutos e pássaros e ventos e sol .
E a linguagem descobre-se como memória anterior à própria descoberta de si. E os tempos , do ver, do sentir, do pensar,do descobtir, do amar, do sofrer, da descoberta da finitude no seu tecer o manto da revolta na escrita da infinitude, a casa onde se descobre em cada vocábulo a essência do universo e dos mitos e símbolos que a memória cultiva na sua peregrinação interior, no seu regresso a uma saudade de algo tão vago e denso como a teia da aranha onde a geometria é profética e o sagrado assume a transgressão do sacrifcio e da perda.
A Poeta sabe como as rosas do seu jardim dependem do cuidado do ajardinamento.
Alma d’Hybris-1, assim titulou o primeiro volume do seu tríptico em que o transecendente e o imanennte reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética. A poeta, que se auto-define como a Rosa, na sua cor vermelha, pedra filosofal criadora da esperança dum olhar com que o espítito criativo busca na matéria comum a unidade do universo.
O que sou? O que é o mundo? O que é a vida?O que é a morte? O que é o caminho? Onde começa? Onde acaba? Que é Deus? Criador ou criação?O que é o tempo?
Através dum domínio profundo da linguagem, Maria Sarmento , através da ligação entre tudo o que Há, cultiva a palavra, esse rosto e rasto de algo ctistalino e sombrio, essa dualidade do visível e do invisível, da pele e da semente que nela germina, transfigurando o sentido num apelo ao inusitado, como uma tela onde as cores se misturam e separam até ao puro ouro da grande obra.
Jardim de saudades, jardim de criação de futuros, Jardim da alma, da transfiguração do tempo na areia do corpo, jardim de jardins, onde a transparência e o mistério do que se esconde no que é visível cresce em imagens, símbolos, signos e metáforas , como fonte que cria a sede quanto a dessedenta.
Aprendizagem, sim , da poeta, mas também do leitor, na necessidade da exigência de se integrar, na peregrinação interior em que o passado se reinventa, não como solução , mas como hybris, a desmesura de se sentir a criar um novo paraíso, enfrentando o ciúme divino, sofrendo as suas ameaças e perseguições, transformando a sua dor em doação para o aperfeiçoamento moral da humanidade.
De facto, assuma-se:
Toda a literatura é um desafio às regras estabelecidas do viver comum. Toda a experiência é aquisição dum conhecimento escondido sob a casca do diferente.
Mas a poeta é também leitora.O livro é a música dum piano que a persegue desde a adolescência, o mapa dos locais em que se guarda e que aguarda o sopro misterioso da floresta dos símbolos que as letras guardam na sua sacralidade geométrica. Ler implica, para Maria Sarmento ser-se o outro, o leitor do seu texto que se transforma numa música de afectos e partilhas, que se sente, se vê, se constitui em obra de muitos vozes, que ao se darem a ler, se lêem sempre como uma memória que a sensibilidade e a intuição redescobrem como suas.
Leitura que não é imitação, mas recriação.No idêntico sentido que a escritora Gabriela Llansol, em carta a Euardo Prado Coelho,desvenda: « tenho-(me) norteado pelo princípio de que o texto precisa de encontrar, não o leitor abstracto, mas o leitor real, aquele a que,mais tarde, acabei por chamar legente – que não o tome nem por ficção, nem por verdade, mas por caminho transitável»
Ñão há escrita sem o outro, não há jardim sem jardineiro, as flores não são apenas as que o jardineiro colhe pelos veredas do mundo, mas também as doutros jardins que a poeta foi visitando. Templos, chamar-lhes-á a poeta, e no diálogo a palavra ultrapassa o silêncio, transforma-se em ave libertadora, entregue à aprendizagem das suas asas entre os quatros ventos, terra, ar, fogo, água, que o seu voo descobre, no encontro com essas outras aves, a linguagem órfica que lhe vem, como a autora escreve , «do futuro do passado», esse lugar que a sua Hybris tenrou roubar à fonte sagrada da criação, pelo desejo de conhecer os mistérios da origem do Tudo que no Nada se inserem.
Não se estranha, assim, que Maria Sarmento, na busca das flores para os canteiros do seu jardim, recue ao primeiro conhecido escrito da demanda da flor da eternidade, ao Gilgamesh sumério, se reveja na Grécia, esse lugar do sagrado e do profano que passou, entre outros, por Platão, Hesíodo, Heraclito, pelos mitos da criação e do sofrimento como o de Prometeu, em revolta contra a tirania divina.E persiga, na Renascença, com Dante, a descida aos infernos em busca da Amada, para a ascenção das diversas fases do conhecimento aré ao cume da montanha e ao reencontro do todo da divindade. Sem esquecer o papel primordial da mulher, da dualidade, da tragédia feminina da sujeição, na sua aprendizagem do ser-se o outro rosto da unidade do ser.
E, nesse ajardinamento, na língua pátria há todo um caminho , desde o surrealismo, substiuído pelo simbolismo, o onírico, o visionário, o esotérico, o saudosisno, o realismo mágico. Alta poesia, com gavinhas nos ramos duma literatura e arte portuguesas, onde sobressaem , Pessoa, Pascoais, Pessanha, Vergílio Ferreira, Sophia, Gabriela Llansol, Herberto Helder, o seu «mestre» Lima de Freitas. E, entre outros,estrangeiros, Holderlin, Rilke, Paul Celan, os pintores Munch, Magritte.
Um último pormenorm que atraiu a minha tentativa de legente : o conceito de Deus, a queda dos anjos rebeldes, a inveja divina do conhecimento que os primeiros seres, o homem e a mulher, adquiriram pela astúcia da serpente.
Publicou recentemente a poeta um texto, de que cito dois versos :
Sou pagã para os deuses e para os homens.
Tenho um ventre de terra.Posso parir mundos.
Maria Sarmento debate e provoca constantemente esse sentido da origem, onde perpassa a saudade de algo que se perdeu , mas é possível ressuscitar. A sua ideia do Espírito Santo como anunciador do «Passado do Futuro», a elevação pelo sonho, pelo coração, pela unidade com tudo o que vive, condu-la à intuição, expressa nas Páginas do seu livro , «não sei se a minha alma é mais antiga que a de deus»; « quantas vezes morrerei ainda/ antes que a dor sossegue/ e o coração se una aos quatro pontos cardeais/do círculo que é o mundo»; ou, mais cônscia da mudança do ser-se na onda do tempo «E a Menina nascida, de si mesmo morta, acorda enfim de ser,para ser o que não pode ser, nem deixar de ser».
Como não recordar Pessoa : «Nasce um Deus. Outros morrem,/ a Verdade nem veio nem se foi...um novo deus é uma só palavra./ Não procures , nem creias; tudo é oculto».
Concluamos.
Ler Alma d’Hybris é como entrar num templo cósmico. O desconhecido avisa-nos que o lugar é duplamente profano e sagrado, revela-se no que se esconde ou esconde-se no que se revela. A leitura dos seus textos poéticos, dos seus poenas, leva-nos a uma viagem pela música da linguagem, pelos pelos segredos da grande arte.
Maria Sarmento é, afirmo-o, uma voz rara e obrigatória na poesia portuguesa. que nos leva a aguardar com o maior entusiano, os dois outros livros, que promete, do triâmgulo mágico da sua concepção de vida e de mundo.
Eis a proposta do legente, a partir do que a poeta nos diz.
Eu estou em vós. A Voz liga-nos. A palavra é a ponte. Eis o caminho.
Parabéns, Maria».
“Nova Augusta” é apresentada dia 28 » 2024-12-20 Edita-se este ano o n.º 36 da “Nova Augusta”, revista de cultura do Município de Torres Novas. A sessão de lançamento será realizada na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, no próximo dia 28 de Dezembro, pelas 15h30. |
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"Contos de um Futuro Antigo": novo livro de Manuel Fernandes Vicente apresentado este domingo no Entroncamento » 2024-11-26 O escritor Manuel Fernandes Vicente apresenta no próximo domingo, no feriado do Primeiro de Dezembro, pelas 16 horas, no Cineteatro São João do Entroncamento, o seu primeiro livro de contos – Contos de um Futuro Antigo – uma obra com o selo das Edições Vieira da Silva. |
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António Rodrigues apresentou livro sobre municipalismo em Timor » 2024-10-09 A vinda de uma comitiva timorense a Portugal para contactos bilaterais com a administração portuguesa foi o pretexto para António Rodrigues apresentar, também em Torres Novas, o seu livro “Que modelo de municipalismo para Timor Leste?” em sessão que decorreu ontem, terça-feira, no auditório municipal. |
Teatro Virgínia de Setembro a Dezembro: Afonso Padilha, Ricardo Ribeiro, Tim e muito mais » 2024-09-23 A programação do Teatro Virgínia até ao final do ano inclui música, dança, teatro, cinema e stand up comedy. Afonso Padilha, Ricardo Ribeiro, Luana do Bem, Elmano Sancho, Tim, Teatro Nacional de São Carlos, bem como diversos espectáculos no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, integram a agenda de Setembro a Dezembro. |
Bons Sons celebra 50 anos do 25 de Abril » 2024-08-05 É uma novidade da programação do festival Bons Sons deste ano: o festival vai nesta 12.ª edição celebrar os 50 anos do 25 de Abril com a apresentação do espectáculo "Quis Saber Quem Sou", uma produção artística que, segundo a organização, “se situa entre um concerto e uma peça de teatro e faz uma homenagem às canções da revolução e ao cancioneiro de teor político e de protesto dos séculos XX e XXI”. |
Festas do Almonda com Bárbara Tinoco, Marisa Liz e Sara Correia » 2024-06-23 As “Festas do Almonda”, que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas à condição de cidade, estão de regresso aos jardins da Fontinha (e não ao “jardim das Rosas”, como erradamente se anuncia), entre 28 a 30 de junho e de 4 a 8 julho de 2024. |