• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Maria Sarmento: “Um jardim de criação de futuros”

Cultura  »  2022-12-04 

Torrejana radicada em Évora há décadas, Maria Sarmento lançou no sábado, em Torres Novas, mais um livro da sua já considerável carreira literária. “Alma d’Hybris”, um belo livro de poesia, foi apresentado por António Mário Santos, historiador e poeta torrejano. É esse texto que publicamos aqui:

«Começo a minha intervenção pela leitura dum texto da poeta Maria Sarmento

Poesia é mistério, é respiração e é trânsito. É ponte e é silêncio que busca e reinventa o indizível Mistério que existe em cada coisa que Há. É como que a escuta de uma melodia antiquíssima que se lembra vagamente da fonte, sendo ela mesma eco do seu som. É errância e via: errância dentro e fora de si mesma, via e trânsito entre mundos. O poeta é, neste sentido, o Processo, o Vaso e a Obra de uma Alquimia Saudosa. Por isso mesmo, um texto nasce e morre no mais alto e fundo grito, e sussurra, em silêncio sagrado, o som de tudo quanto houve, há e haverá.

 Creio que Maria Sarmento sintetiza  neste texto poético com que encerra o seu livro Alma  d’Hybris  todo um caminho , uma demanda, numa pesquisa de si mesma na vivência da sua vida, como da contínua interpretação do mundo que a envolve numa  aura mística e mítica,  em que o real  se transfigura e a irrealidade anuncia  os  múltiplos rostos da transcendència que a memória vai metamorfoseando na busca do indizível onde se pressente um acontecimento único, inominável, um eco de algo que se toca e se perde , que é grito e silêncio,  sombra e luz.

O poema arde no fogo da sua própria linguagem.

A Poesia é, para Maria Sarmento,  o seu vaso alquímico, o jardim onde os diversos jardins nascem da experiência, da observação,  da matéria  única  que é a palavra , esse  centro de tudo, casca e semente, fruto e raiz, voz e eco. A vida é, desde o nascimento, um elo com o outro,  uma melodia indistinta que percorre o labirinto do desconhecido  com  a  ferramenta intuitiva dos sons que, ramo a ramo, se transfiguram em  árvore  onde a palavra  se desvenda e o conhecinemto  se abre em  folhas e frutos e pássaros e ventos e sol .

E a linguagem descobre-se como memória anterior à própria descoberta de si. E os tempos , do ver, do sentir, do pensar,do descobtir, do amar, do sofrer, da descoberta da finitude no seu tecer o manto da revolta  na escrita  da infinitude,  a  casa onde  se descobre em cada vocábulo  a essência do universo e dos mitos e símbolos  que  a memória cultiva na  sua peregrinação interior, no seu regresso  a uma saudade de algo tão vago e denso como a teia da aranha onde a geometria é profética e o sagrado assume a transgressão do sacrifcio e da perda.

A Poeta sabe como as rosas do seu jardim dependem do  cuidado do ajardinamento.

Alma  d’Hybris-1, assim titulou  o primeiro volume do seu tríptico  em que o transecendente e o imanennte reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética. A poeta, que se  auto-define como a Rosa, na sua cor vermelha,  pedra filosofal  criadora da esperança dum olhar com  que o espítito criativo busca na matéria comum  a unidade do universo.

O que sou? O que é o mundo? O que é a vida?O que é a morte? O que é o caminho? Onde começa? Onde acaba?  Que é Deus? Criador ou criação?O que é o tempo?

Através dum domínio profundo da linguagem, Maria Sarmento , através da ligação entre tudo o que Há, cultiva  a palavra, esse rosto e rasto de algo ctistalino e sombrio, essa dualidade do visível e do invisível, da pele e da semente que nela germina, transfigurando o sentido num  apelo  ao inusitado, como uma tela onde as cores se misturam e separam até ao puro ouro da grande obra.

Jardim de saudades, jardim de criação de futuros, Jardim da alma, da transfiguração do tempo na areia  do corpo, jardim de jardins, onde  a transparência e o mistério do que se esconde no que é visível cresce em imagens, símbolos, signos e metáforas , como fonte que cria a sede quanto a dessedenta.

Aprendizagem, sim , da poeta, mas também do leitor, na necessidade da exigência de se integrar, na peregrinação interior em que o passado se reinventa, não como  solução , mas como hybris, a desmesura de se sentir a criar um novo paraíso, enfrentando o ciúme divino, sofrendo as suas ameaças e perseguições, transformando a sua dor em doação para o aperfeiçoamento moral da humanidade.

De facto, assuma-se:

Toda a literatura  é um desafio às regras estabelecidas do viver comum. Toda a experiência  é aquisição dum conhecimento escondido sob a casca do diferente.

Mas a poeta é também leitora.O livro é a música dum piano que a persegue desde a adolescência,  o mapa dos locais em que se guarda e que aguarda o sopro misterioso da floresta dos símbolos que as letras guardam na sua sacralidade geométrica.  Ler implica, para  Maria Sarmento  ser-se o  outro, o leitor do seu  texto  que se transforma  numa música de afectos e partilhas, que  se sente, se vê,  se constitui  em obra de muitos vozes, que ao se darem a ler, se lêem sempre como uma memória que a sensibilidade e a intuição redescobrem como suas.

Leitura que não é imitação, mas recriação.No idêntico sentido que  a escritora Gabriela Llansol,  em carta a Euardo  Prado Coelho,desvenda: « tenho-(me) norteado pelo princípio de que o texto precisa de encontrar, não o leitor abstracto, mas o leitor real, aquele a que,mais tarde, acabei por chamar legente – que não o tome  nem por ficção, nem por verdade, mas por caminho transitável»  

Ñão há escrita sem o outro, não há jardim sem jardineiro,  as flores não são apenas as que o jardineiro colhe  pelos veredas do mundo, mas também  as  doutros jardins que a  poeta  foi visitando. Templos, chamar-lhes-á a poeta, e no diálogo a palavra ultrapassa o silêncio, transforma-se em ave libertadora, entregue à aprendizagem das suas asas  entre os  quatros ventos, terra, ar, fogo, água, que o seu voo descobre, no  encontro  com essas outras aves, a linguagem órfica que lhe vem, como a autora escreve , «do futuro do passado», esse lugar que a sua  Hybris tenrou roubar à fonte sagrada da criação, pelo desejo de conhecer os mistérios da origem do Tudo  que no Nada se inserem.

Não se estranha, assim,  que Maria Sarmento, na busca das flores para os canteiros do seu jardim, recue ao primeiro  conhecido escrito da demanda da flor da eternidade, ao Gilgamesh sumério, se reveja na  Grécia, esse lugar do sagrado e do profano que passou, entre outros, por Platão, Hesíodo, Heraclito, pelos mitos da criação e  do sofrimento como o de Prometeu, em revolta contra a tirania divina.E persiga,  na Renascença, com  Dante, a descida aos infernos em busca da Amada,  para a ascenção  das diversas fases do conhecimento aré ao cume da montanha e ao reencontro do todo da divindade. Sem esquecer o papel primordial da mulher, da dualidade, da tragédia feminina da sujeição, na sua aprendizagem do ser-se o outro rosto da unidade do ser.

E, nesse ajardinamento, na língua pátria há  todo um caminho , desde o surrealismo, substiuído pelo simbolismo, o onírico, o visionário, o esotérico, o saudosisno, o realismo mágico. Alta  poesia, com gavinhas nos ramos duma literatura e arte portuguesas, onde sobressaem , Pessoa, Pascoais, Pessanha, Vergílio Ferreira, Sophia, Gabriela Llansol, Herberto Helder, o seu «mestre» Lima de Freitas. E, entre outros,estrangeiros, Holderlin, Rilke, Paul Celan,  os pintores Munch, Magritte.

Um último pormenorm que  atraiu a minha tentativa de legente : o conceito de Deus, a queda dos anjos rebeldes, a inveja divina do conhecimento que os primeiros seres, o homem e a mulher, adquiriram pela astúcia da serpente.

Publicou recentemente a poeta um texto, de que cito dois versos :

Sou pagã para os deuses e para os homens.

Tenho um ventre de terra.Posso parir mundos.

 Maria  Sarmento debate e provoca constantemente esse sentido da origem, onde perpassa a saudade de algo que se perdeu , mas é possível ressuscitar. A  sua ideia do Espírito Santo como anunciador do «Passado do Futuro», a elevação pelo sonho, pelo  coração, pela unidade com tudo o que vive, condu-la à intuição, expressa nas Páginas do seu livro , «não sei  se a minha alma é mais antiga  que a de deus»; « quantas vezes morrerei ainda/ antes que a dor sossegue/ e o coração se una aos quatro pontos cardeais/do círculo que é o mundo»; ou, mais cônscia da mudança do ser-se na onda do tempo «E a Menina nascida, de si mesmo morta, acorda  enfim de ser,para ser o que não pode ser, nem deixar de ser».

Como não recordar Pessoa : «Nasce um Deus. Outros morrem,/ a Verdade nem veio nem se foi...um novo deus é uma só palavra./ Não procures , nem creias; tudo é oculto».

Concluamos.

 Ler Alma d’Hybris é como entrar num templo cósmico. O desconhecido avisa-nos que o lugar é duplamente profano e sagrado, revela-se no que se esconde ou esconde-se no que se revela. A leitura dos seus textos poéticos, dos seus poenas, leva-nos a uma viagem pela música da linguagem, pelos  pelos segredos da grande arte.

Maria Sarmento é, afirmo-o, uma voz rara e obrigatória na poesia portuguesa. que nos leva  a aguardar com o maior entusiano, os dois outros livros, que promete,  do triâmgulo mágico da sua concepção de vida e de mundo.

Eis a proposta do legente, a partir do que a poeta  nos diz.

Eu estou em vós. A Voz liga-nos.  A palavra é a ponte. Eis o caminho.

 Parabéns, Maria».

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble