• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 23 Outubro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 17° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 19° / 12°
Céu nublado com chuva moderada
Sáb.
 19° / 9°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  19° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Teatro Virgínia: reabertura promete Clã, Rodrigo Leão e Calcanhotto

Cultura  »  2020-09-28 

A brasileira Adriana Calcanhoto, os Clã e Rodrigo Leão são as apostas mais visíveis para a temporada de Inverno. Mas também há bom teatro.

O Teatro Virgínia reabre após o anterior confinamento provocado pela Covid-19, reagendando espectáculos anteriormente previstos e que tiveram de ser cancelados e com muitas outras novidades, seguindo todas as recomendações da Direção Geral de Saúde. Os bilhetes estão já estão à venda nos pontos aderentes Fnac e Worten, online em www.bol.pt, e na bilheteira local.

A temporada tem início já este sábado, 26 de Setembro, com Gelosia, uma performance conjunta do Atelier Teatral dos Miúdos e Grupo de Teatro Juvenil do Virgínia, que explora o espaço público e propõe um cruzamento entre a obra do poeta Mário de Sá Carneiro e o património da cidade de Torres Novas.

Na semana seguinte, Suzana Branco traz-nos a Bicicleta da República, um espectáculo atelier criado para as comemorações dos 100 anos da implantação da República destinado a crianças dos 8 aos 12 anos.

A 10 de Outubro, os Clã apresentam-nos o seu novo álbum – Véspera – lançado em pleno confinamento com novas canções que agora ganham corpo e músculo em palco.

Para assinalar 15 anos da sua remodelação do actual edifício do Teatro Virgínia, o multi-instrumentista Noiserv apresenta Uma Palavra Começada por N, um tom mais confessional que os registos anteriores, num espectáculo de entrada gratuita (mediante levantamento prévio de bilhetes, com limite de 2 por pessoa).

A 17 de Outubro Tiago Correia traz «Alma», uma peça de teatro sobre a juventude, a solidão e a possibilidade de confiança na amizade e no amor. Uma semana mais tarde, a Companhia Erva Daninha leva o público a repensar o valor da confiança e a importância da nossa presença no momento presente através de uma vertiginosa dança aérea entre dois corpos com o espectáculo de circo contemporâneo Por Um Fio. No dia 27 de Outubro, data em que se celebra o 64º aniversário do actual edifício do TV, Tiago Bettencourt apresenta uma listening party, um concerto num formato intimista limitado a apenas 50 pessoas (bilhetes através de passatempos nas suas redes sociais) em que a proposta é embarcar numa viagem tranquila ao seu novo disco. A 31 de Outubro, Carlos Coutinho Vilhena e João André sobem ao palco com «O Resto da Tua Vida», que assenta na disputa entre teatro e stand up comedy.

A 7 de Novembro, o grupo Teatro Maior de Idade estreia a peça A Cantora Careca, uma obra de Eugéne Ionesco, escrita em 1948, que nega os valores críticos e literários da época traçando o caminho do antiteatro. A 14 do mesmo mês, Rodrigo Leão apresenta o seu novo álbum O Método num concerto que convida o público ao silêncio e à tranquilidade. Na dança, Drama, a nova criação de Victor Hugo Pontes, terá lugar a 21 de Novembro. Na semana seguinte, no dia 27, Adriana Calcanhoto traz o novo disco «Margem».

O primeiro espectáculo de Dezembro será a peça de teatro Wake Up, de António Afonso Parra e Luís Araújo, a partir de «Wake Up And Smell The Coffee» de Eric Bogosian, no dia 5. Nos dias 11 e 12, Mininu, uma peça de teatro para crianças, conta a história de fuga e viagem de um menino que tinha um sonho. A temporada termina com o concerto de Expensive Soul, uma das grandes bandas nacionais com uma sonoridade única, no dia 19.

 

 

 Outras notícias - Cultura


SMUT de Lapas: fez 100 anos a mais jovem filarmónica do concelho »  2020-10-22 

Fundada em 18 de Outubro de 1920, rezam os anais por Joaquim Silva Nuno, Joaquim Vieira Borga Sobrinho, António Sousa Martins, Olímpio Vieira Borga, Augusto César Lince, Joaquim Ferreira Agulha, Joaquim Santos Emílio, José Martins e António Faria Laureano, e nessa altura a designação oficial indicava que se fundara a Banda Recreativa de Lapas.
(ler mais...)


Tiago Bettencourt no Virgínia, em concerto com lotação “muito limitada” »  2020-10-15 

Tiago Bettencourt apresenta-se ao público no Teatro Virgínia, a 27 de Outubro, no âmbito do 15.º aniversário daquela sala de espectáculos (após obras de renovação). O músico, ex-Toranja, dará um concerto com uma lotação muito limitada e sem venda de bilhetes, às 21h30.
(ler mais...)


Sábado, no Teatro Taborda: "Obrigado Bernardo, Santarém de Portugal" »  2020-10-05 

Depois de ter estreado em Almeirim, “Obrigado Bernardo Santarém de Portugal”  terá apresentação ao público escalabitano numa sessão única, no Teatro Taborda, do Círculo Cultural Scalabitano, amanhã, dia 10 de Outubro, pelas 21H30.
(ler mais...)


Joana Santos estreia-se no romance »  2020-09-28 

Está prestes a sair do prelo “Prazeres”, um novo livro de Joana Santos. No prazo de um ano, a autora de “Onde está a Camarila” passa da crónica para o romance, género em que se estreia. O prefácio do livro é assinado por Maria do Céu Roldão, conhecido e prestigiado nome na área das ciências da educação.
(ler mais...)


Torres Novas: Tapadas nos 35 anos de cidade, hoje, no castelo »  2020-07-08 

Um concerto da fadista Teresa Tapadas assinala, hoje, a efeméride da elevação de Torres Novas a cidade, com o espectáculo aprazado para as 21h30, no recinto exterior do castelo de Torres Novas. Os espectáculos de música, como este, têm lotação limitada a 80 pessoas, com entrada livre mediante levantamento de bilhete no dia do espectáculo a partir das 19 horas junto à estatua D.
(ler mais...)


“A Força de Sentir”, o novo livro de António Rodrigues »  2020-06-12 

Não é um livro de memórias, mas é um livro cheio delas. António Rodrigues, nome que não precisa de maiores apresentações, apresentou na segunda-feira o seu mais recente livro, “A Força do Sentir”, numa cerimónia limitada pelas circunstâncias actuais, mas que teve honras de livreiro.
(ler mais...)


Morreu Pedro Barroso »  2020-03-17 

Pedro Barroso, um dos mais conhecidos músicos portugueses, morreu ontem à noite em Lisboa, na unidade de saúde onde estava internado, informou a família.

O artista contava 69 anos e iniciou-se no célebre programa da RTP ZipZip, em 1969, e desde então prosseguiu uma carreira de cantautor que o levou a actuar em muitos países e a percorrer praticamente todos os palcos de Portugal, sobretudo a partir de 1974.
(ler mais...)


Santarém: teatro, arte e ar livre na oferta do Círculo »  2020-02-04 

“Na Cidade”, a última criação artística do Veto teatro Oficina apresenta-se em duas datas únicas neste mês de fevereiro, no Teatro Taborda, dia 7 (sexta feira) e 8 (sábado), um espectáculo de teatro que concebido no contexto da celebração dos 150 anos de elevação de Santarém a cidade, “uma reflexão sobre a vidas nas cidades, essa realidade plena de múltiplos microcosmos, contradições, alheamentos, indiferença, egoísmos, mas também solidariedades, esperanças, amizades, surpresas”.
(ler mais...)


Música: novo single de Siul Sotnas »  2020-02-02 

Lançado na passada sexta-feira, está já disponível o mais recente single de Siul Sotnas, aliás Luis Santos, músico riachense com uma obra musical assinalável. “Um monte de gente”, canção em registo pop-rock, fala dos desajustes das personagens que retrata, mas as narrativas remetem para metáforas de uma certa interpretação dos paradoxos e contradições do tempo presente.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2020-10-15  Tiago Bettencourt no Virgínia, em concerto com lotação “muito limitada”
»  2020-09-28  Teatro Virgínia: reabertura promete Clã, Rodrigo Leão e Calcanhotto
»  2020-10-05  Sábado, no Teatro Taborda: "Obrigado Bernardo, Santarém de Portugal"
»  2020-09-28  Joana Santos estreia-se no romance
»  2020-10-22  SMUT de Lapas: fez 100 anos a mais jovem filarmónica do concelho