• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Destroços de uma Bomba Atómica”: disco de Siul Sotnas vai estar disponível em inícios de Abril

Cultura  »  2017-02-20 

Novo trabalho marca uma certa viragem no percurso musical e artístico de Luís Santos

Não vai ser o fim do mundo, nem há nada de especialmente apocalíptico no novo disco de Siul Sotnas, “Destroços de uma bomba atómica”, que verá a luz do dia no próximo mês de Abril, águas mil que todos os anos faz recordar o dia inicial, inteiro e limpo da nossa história recente.

 Mas vamos à outra história: Luís Santos, um multifacetado e já veterano músico riachense (em rapaz fez as primeiras deambulações pelos Nozyvozes, como muitos da sua geração e das seguintes), integrou “grupos de garagem” na fase gloriosa da música moderna de finais dos anos 90 e esse experimentalismo sedimentou-se sobretudo em “Os Outros”, uma banda que, de certo modo, marcou a paisagem da música local dos últimos anos.

 Entretanto, Luís Santos meteu-se em trabalhos com o projecto conceptual “A Máquina” que correu palcos e auditórios e atingiu uma apreciável notoriedade: tratava-se de um trabalho fortemente performativo que aliava aos gritos da guitarra de Luís Santos as palavras cheias de rebelião e protesto ditas pela actriz Maria Jeromito, numa espécie de manifesto contra estes anos de chumbo de uma atmosfera política marcada pelo desencanto, mais um, de todos quantos teimam em perseguir uma utopia salvadora. Desse trabalho, resultou um disco homónimo que atingiu o êxito comercial possível nesta nossa escala local e regional e alternativa, sem alavancas de marketings e a almofada de multinacionais.

 Agora, “Destroços de uma bomba atómica” traz com ele “uma certa mudança no registo da sonoridade”, admite Luís Santos, que gravou o disco com a ajuda de alguns músicos amigos. Por sua conta ficaram as vozes e as guitarras, ukuleles, teclados, baixos, efeitos sonoros com a voz, copos de vidro com água e vinho, e alguns apontamentos de percussão. Chamou um baixista, Joel Madeira, “para outras coisas mais exigentes” e fez o mesmo para os teclados e baterias.

 Siul Sotnas conta que, no meio deste processo, teve um convite para um concerto e reuniu uma banda para tocar ao vivo e que, a partir daí, achou que fazia sentido que todos esses músicos deixassem uma marca no novo disco. Por isso, há no alinhamento uma canção em que todos eles dão a sua participação, uma canção em que tocaram todos. “Eu não estava satisfeito com a canção, faltava-lhe vida, então combinei com todos os músicos e gravámo-la em live, naturalmente em pistas separadas, mas com todos a tocar em simultâneo”, revela o músico.

 Com lançamento previsto para início de Abril, “Destroços de uma Bomba Atómica” inclui dez músicas, com destaque para os dois singles já lançados, “Praia dos lilases” e “A rapariga sentada numa pedra” e o épico instrumental de 11 minutos intitulado “A longa batalha pela humanidade”.

 Luís Santos refere que “fazer o disco em casa permitiu ter mais liberdade, quer de horários, quer de tempo, logística e de ideias. Não sei se teria neste disco um instrumental de onze minutos, com sons de copos, explosões atómicas e ventos radioactivos feitos com a boca. Não só eu, mas os restantes músicos envolvidos, não sentimos pressões de tempo, e só assim foi possível”.

 A apreciação mais circunstanciada do novo disco, para o público e para os mais atentos da cena musical da região fica agendada, portanto, para Abril. Fica-se, por agora, certamente com a promessa de uma apresentação pública para os amigos e público, particularmente riachense e torrejano que tem seguido o percurso de Luís Santos, para podermos ouvir as dez peças que dão forma aos destroços da desconstrução deste tempo e deste espaço que o músico, à sua maneira, empreendeu coma sua música, numa tentativa, que é afinal a de toda a arte, de construir uma narrativa coerente para comunicar com os outros. A longa batalha pela Humanidade, pt, Feira das vaidades, Vende-te, A rapariga sentada numa pedra, Uma canção de Natal, Intervalo, Tu & eu , Praia dos lilases, A viagem, A longa batalha pela Humanidade, pt2, são os temas que dão corpo ao disco.

 FICHA TÉCNICA - Luís Santos/Siul Sotnas: composição, produção, captação, guitarras eléctricas e acústicas, voz, beats, ukuleles, campainhas, copos, teclados, efeitos sonoros, baixos, artwork do disco; Maria Jeromito, produção executiva, melódicas, vozes; Patrícia Pinto e Dora Santos, vozes; Joel Madeira, baixo; Edgar Ferreira, teclados; Pedro Dias e David Santos, bateria; Alexandre Ribeiro, guitarra; Miguel Serra, mistura e masterização; edição, Paralelo 39.

 

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble