Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-71a2ba40): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 19 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Destroços de uma Bomba Atómica”: disco de Siul Sotnas vai estar disponível em inícios de Abril

Cultura  »  2017-02-20 

Novo trabalho marca uma certa viragem no percurso musical e artístico de Luís Santos

Não vai ser o fim do mundo, nem há nada de especialmente apocalíptico no novo disco de Siul Sotnas, “Destroços de uma bomba atómica”, que verá a luz do dia no próximo mês de Abril, águas mil que todos os anos faz recordar o dia inicial, inteiro e limpo da nossa história recente.

 Mas vamos à outra história: Luís Santos, um multifacetado e já veterano músico riachense (em rapaz fez as primeiras deambulações pelos Nozyvozes, como muitos da sua geração e das seguintes), integrou “grupos de garagem” na fase gloriosa da música moderna de finais dos anos 90 e esse experimentalismo sedimentou-se sobretudo em “Os Outros”, uma banda que, de certo modo, marcou a paisagem da música local dos últimos anos.

 Entretanto, Luís Santos meteu-se em trabalhos com o projecto conceptual “A Máquina” que correu palcos e auditórios e atingiu uma apreciável notoriedade: tratava-se de um trabalho fortemente performativo que aliava aos gritos da guitarra de Luís Santos as palavras cheias de rebelião e protesto ditas pela actriz Maria Jeromito, numa espécie de manifesto contra estes anos de chumbo de uma atmosfera política marcada pelo desencanto, mais um, de todos quantos teimam em perseguir uma utopia salvadora. Desse trabalho, resultou um disco homónimo que atingiu o êxito comercial possível nesta nossa escala local e regional e alternativa, sem alavancas de marketings e a almofada de multinacionais.

 Agora, “Destroços de uma bomba atómica” traz com ele “uma certa mudança no registo da sonoridade”, admite Luís Santos, que gravou o disco com a ajuda de alguns músicos amigos. Por sua conta ficaram as vozes e as guitarras, ukuleles, teclados, baixos, efeitos sonoros com a voz, copos de vidro com água e vinho, e alguns apontamentos de percussão. Chamou um baixista, Joel Madeira, “para outras coisas mais exigentes” e fez o mesmo para os teclados e baterias.

 Siul Sotnas conta que, no meio deste processo, teve um convite para um concerto e reuniu uma banda para tocar ao vivo e que, a partir daí, achou que fazia sentido que todos esses músicos deixassem uma marca no novo disco. Por isso, há no alinhamento uma canção em que todos eles dão a sua participação, uma canção em que tocaram todos. “Eu não estava satisfeito com a canção, faltava-lhe vida, então combinei com todos os músicos e gravámo-la em live, naturalmente em pistas separadas, mas com todos a tocar em simultâneo”, revela o músico.

 Com lançamento previsto para início de Abril, “Destroços de uma Bomba Atómica” inclui dez músicas, com destaque para os dois singles já lançados, “Praia dos lilases” e “A rapariga sentada numa pedra” e o épico instrumental de 11 minutos intitulado “A longa batalha pela humanidade”.

 Luís Santos refere que “fazer o disco em casa permitiu ter mais liberdade, quer de horários, quer de tempo, logística e de ideias. Não sei se teria neste disco um instrumental de onze minutos, com sons de copos, explosões atómicas e ventos radioactivos feitos com a boca. Não só eu, mas os restantes músicos envolvidos, não sentimos pressões de tempo, e só assim foi possível”.

 A apreciação mais circunstanciada do novo disco, para o público e para os mais atentos da cena musical da região fica agendada, portanto, para Abril. Fica-se, por agora, certamente com a promessa de uma apresentação pública para os amigos e público, particularmente riachense e torrejano que tem seguido o percurso de Luís Santos, para podermos ouvir as dez peças que dão forma aos destroços da desconstrução deste tempo e deste espaço que o músico, à sua maneira, empreendeu coma sua música, numa tentativa, que é afinal a de toda a arte, de construir uma narrativa coerente para comunicar com os outros. A longa batalha pela Humanidade, pt, Feira das vaidades, Vende-te, A rapariga sentada numa pedra, Uma canção de Natal, Intervalo, Tu & eu , Praia dos lilases, A viagem, A longa batalha pela Humanidade, pt2, são os temas que dão corpo ao disco.

 FICHA TÉCNICA - Luís Santos/Siul Sotnas: composição, produção, captação, guitarras eléctricas e acústicas, voz, beats, ukuleles, campainhas, copos, teclados, efeitos sonoros, baixos, artwork do disco; Maria Jeromito, produção executiva, melódicas, vozes; Patrícia Pinto e Dora Santos, vozes; Joel Madeira, baixo; Edgar Ferreira, teclados; Pedro Dias e David Santos, bateria; Alexandre Ribeiro, guitarra; Miguel Serra, mistura e masterização; edição, Paralelo 39.

 

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: “Rocket”, sexta à noite na praça »  2025-07-17 

A “Vila Bairro Comercial Digital” é um projecto que visa promover a dinamização do centro histórico de Torres Novas, tornando o comércio local mais competitivo, conectado e digital” – assegura uma nota da autarquia.
(ler mais...)


“Volver” regressa à Barquinha com música e circo »  2025-07-16 

É o regresso do VOLver, programação cultural em rede entre os municípios de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, um convite à livre participação num vasto programa cultural diversificado, que decorrerá de Julho e Dezembro, em Torres Novas e em Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)


Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio »  2025-07-12 

O Município de Torres Novas vai promover, hoje e amanhã, um fim de semana aberto em Villa Cardílio. Após a conclusão dos trabalhos de reconstrução do ninfeu e o início de uma nova campanha de escavações arqueológicas, esta será uma rara oportunidade de visitar os mosaicos do peristilo, que não se encontram acessíveis ao público desde 2022, e que estarão excepcionalmente a descoberto durante estes dias.
(ler mais...)


Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26 »  2025-07-12 

João Canuto é o curador e organizador, numa co-produção com Paralelo 39 -Associação de saberes e arte, do Festival Silenzio - Cinema Independente, que se realizará no dia 26 de Julho, no Estúdio Alfa, em Torres Novas, com entrada livre.
(ler mais...)


Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026 »  2025-07-11 

A emblemática Festa da Bênção do Gado regressa em 2026 com data marcada entre 24 de Julho a 3 de Agosto, prometendo ser um reencontro emotivo com as tradições, a fé e a identidade rural da vila de Riachos.
(ler mais...)


Palestra sobre arqueologia »  2025-07-11 

Sob o mote “Falar à Cerca”, o auditório exterior do Núcleo de Arqueologia do Museu Carlos Reis - Cerca da Vila recebe, no próximo dia 14 de Julho, pelas 18 horas, uma sessão dedicada à temática da Arqueologia.
(ler mais...)


Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano »  2025-07-05 

No próximo dia 8 de julho, o Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Carlos Reis - Cerca da Vila comemora o seu 1.º aniversário. Para celebrar esta data, o Município de Torres Novas fará pelas 18 horas a apresentação pública da “visita 360º à Gruta do Almonda”, que ficará disponível na sala da exposição temporária “Arqueologia do Almonda: uma janela sobre meio milhão de anos de história”.
(ler mais...)


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-07-12  Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26
»  2025-07-05  Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano
»  2025-07-12  Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio
»  2025-07-11  Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026
»  2025-07-11  Palestra sobre arqueologia