• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bons Sons: festival mais português de Portugal não defraudou expectativas

Cultura  »  2016-08-16 

Foi com um Jorge Palma a fazer lembrar os tempos de Palma`s Gang que se chegou ao fim de mais um festival Bons Sons, que decorreu em Cem Soldos de 12 a 15 de Agosto, pela sexta vez. A edição deste ano ficou marcada pela celebração dos 10 anos do festival de aldeia que, recorde-se, surgiu em 2006.

Foi acompanhado por quatro músicos, um dos quais o seu filho Vicente Palma, nas teclas, que Palma surgiu em palco, começando por manifestar a sua satisfação por estar no “tão famoso Bons Sons”.

“Até quem fim”, desabafou para logo dar continuidade ao seu espectáculo, com “Dormia tão sossegada”. No alinhamento escolhido para este concerto, Palma não deixou (nem o poderia fazer) de tocar e cantar os seus mais emblemáticos temas, alguns dos quais verdadeiros hinos da música nacional.

Foram exemplo disso canções como “Frágil”, “Bairro do Amor”, Agente vai continuar”, “Jeremias o fora da lei” ou “Portugal, Portugal”.
Os temas foram quase todos tocados em conjunto com a banda, com a energia suficiente para contagiarem o público da última fila, registando-se poucos momentos de solidão, de Palma e o seu piano. Mas também aconteceu.

Não esteve particularmente comunicativo com o púbico, nem é isso que se pede a um músico, mas foi introduzindo pequenas graçolas. Disse, por exemplo, que esperava que não lhe acontecesse o mesmo que a Sérgio Godinho que, em 2015, caiu desamparado naquele mesmo palco, baptizado de “Lopes Graça”, durante a sua actuação e dedicou uma canção aos bombeiros portugueses. Qual? “Dá-me lume”, está-se mesmo a ver.

A voz de Palma poderá já não ser a de outros tempos, houve momentos em que se sumia mesmo, mas aquele que é um dos melhores letristas e compositores da música portuguesa de sempre está bem vivo e recomenda-se.

Pelo Bons passaram meia centena de projectos musicais, uns mais maturados e outros ainda a ganhar calo. Os Deolinda, de Ana Bacalhau, regressram a Cem Soldos 10 anos depois de por lá terem passado, muito mais experientes e completos, Cristina Branco mostrou o seu fado puro e duro e Carminho, que adoptou o fado mais contemporâneo, deu um espectáculo fantástico. Com uma presença forte, que encheu o palco, Carminho também cantou à capela e, como fazia na casa de fados da sua mãe, cantou ao natural, sem amplificação, na voz e nos instrumentos. Durante breves instantes o público não fez barulho e a voz de Carminho soou pelo largo da aldeia.

A ideia, afinal, resultou. Foram quatro dias de festival, com 50 bandas a atraírem 32 mil visitantes, segundo a organização. Os estilos musicais foram diversos, desde o fado à música tradicional, do rock ao country e hip-hop e do indie à electrónica, afro-beat ou kitch.


Conceito poder ser replicado em Espanha
O conceito comunitário do festival Bons Sons pode, sabe-se agora, vir a ser replicado em Espanha, nomeadamente na Galiza. A notícia tem sido adiantada por diversos órgãos de comunicação social que referem que uma animadora cultural espanhola, Sílvia Villar, pretende replicar os Bons Sons em pequenas aldeias onde desenvolve a sua actividade profissional.

Bons em números
50 concertos memoráveis
204 músicos
20 actuações espontâneas no Palco Garagem (do público)
32.000 visitantes
400 voluntários

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble