Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-71afad48): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 03 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 30° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 34° / 19°
Céu limpo
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  39° / 17°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bons Sons: festival mais português de Portugal não defraudou expectativas

Cultura  »  2016-08-16 

Foi com um Jorge Palma a fazer lembrar os tempos de Palma`s Gang que se chegou ao fim de mais um festival Bons Sons, que decorreu em Cem Soldos de 12 a 15 de Agosto, pela sexta vez. A edição deste ano ficou marcada pela celebração dos 10 anos do festival de aldeia que, recorde-se, surgiu em 2006.

Foi acompanhado por quatro músicos, um dos quais o seu filho Vicente Palma, nas teclas, que Palma surgiu em palco, começando por manifestar a sua satisfação por estar no “tão famoso Bons Sons”.

“Até quem fim”, desabafou para logo dar continuidade ao seu espectáculo, com “Dormia tão sossegada”. No alinhamento escolhido para este concerto, Palma não deixou (nem o poderia fazer) de tocar e cantar os seus mais emblemáticos temas, alguns dos quais verdadeiros hinos da música nacional.

Foram exemplo disso canções como “Frágil”, “Bairro do Amor”, Agente vai continuar”, “Jeremias o fora da lei” ou “Portugal, Portugal”.
Os temas foram quase todos tocados em conjunto com a banda, com a energia suficiente para contagiarem o público da última fila, registando-se poucos momentos de solidão, de Palma e o seu piano. Mas também aconteceu.

Não esteve particularmente comunicativo com o púbico, nem é isso que se pede a um músico, mas foi introduzindo pequenas graçolas. Disse, por exemplo, que esperava que não lhe acontecesse o mesmo que a Sérgio Godinho que, em 2015, caiu desamparado naquele mesmo palco, baptizado de “Lopes Graça”, durante a sua actuação e dedicou uma canção aos bombeiros portugueses. Qual? “Dá-me lume”, está-se mesmo a ver.

A voz de Palma poderá já não ser a de outros tempos, houve momentos em que se sumia mesmo, mas aquele que é um dos melhores letristas e compositores da música portuguesa de sempre está bem vivo e recomenda-se.

Pelo Bons passaram meia centena de projectos musicais, uns mais maturados e outros ainda a ganhar calo. Os Deolinda, de Ana Bacalhau, regressram a Cem Soldos 10 anos depois de por lá terem passado, muito mais experientes e completos, Cristina Branco mostrou o seu fado puro e duro e Carminho, que adoptou o fado mais contemporâneo, deu um espectáculo fantástico. Com uma presença forte, que encheu o palco, Carminho também cantou à capela e, como fazia na casa de fados da sua mãe, cantou ao natural, sem amplificação, na voz e nos instrumentos. Durante breves instantes o público não fez barulho e a voz de Carminho soou pelo largo da aldeia.

A ideia, afinal, resultou. Foram quatro dias de festival, com 50 bandas a atraírem 32 mil visitantes, segundo a organização. Os estilos musicais foram diversos, desde o fado à música tradicional, do rock ao country e hip-hop e do indie à electrónica, afro-beat ou kitch.


Conceito poder ser replicado em Espanha
O conceito comunitário do festival Bons Sons pode, sabe-se agora, vir a ser replicado em Espanha, nomeadamente na Galiza. A notícia tem sido adiantada por diversos órgãos de comunicação social que referem que uma animadora cultural espanhola, Sílvia Villar, pretende replicar os Bons Sons em pequenas aldeias onde desenvolve a sua actividade profissional.

Bons em números
50 concertos memoráveis
204 músicos
20 actuações espontâneas no Palco Garagem (do público)
32.000 visitantes
400 voluntários

 

 

 Outras notícias - Cultura


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)


Sonho concretizado: uma fábrica cheia de cores e de arte »  2025-05-04 

Era um velho sonho de Conceição Lopes, conhecida pintora, torrejana de adopção (chegou à vila no início dos anos 70): realizar uma grande exposição de arte na fábrica do ocre da família, situada nos Negréus, uma das periferias de Torres Novas.
(ler mais...)


INVESTIGAÇÃO: Prémio Francisco Canais Rocha entregue dia 25 »  2025-05-02 

 

Realiza-se no próximo dia 25 de Maio, no núcleo museológico da Central do Caldeirão, a cerimónia de entrega do Prémio Francisco Canais Rocha de Estudos Operários.

Entre os trabalhos concorrentes, o júri, constituído por Joana Dias Pereira, Rogério Silva e Fernando Rosas, deliberou atribuir o prémio, nesta primeira edição, ao trabalho «Operárias em luta.
(ler mais...)


Abrantes: Abriu o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida »  2025-05-02 

O Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida (MAC), que reúne obras representativas das várias fases do percurso de mais de meio século da actividade artística do escultor, foi inaugurado em Abrantes no passado sábado, traduzindo um investimento de 2,3 milhões de euros.
(ler mais...)


Orquestra do Hot Clube de Portugal no Teatro Virgínia »  2025-04-19 

 

No próximo dia 30 de abril, quarta-feira, véspera de feriado, a partir das 21h30, sobe ao palco do Teatro Virgínia o projeto «Impermanências», pela Orquestra do Hot Clube de Portugal. Os bilhetes têm o custo de 8,5 euros, sendo aplicáveis descontos.
(ler mais...)


Entroncamento: Abril com música e exposição »  2025-04-19 

As comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril tem ínício às 9h, com a 26.ª edição da corrida da Liberdade no Pavilhão Desportivo Municipal. Às 10h, segue-se o hastear da bandeira no Largo José Duarte Coelho e depois a sessão solene; às 11h30, a inauguração da exposição “Ouvir o Novo Tempo a Chegar”, na Galeria Municipal, iniciativa do arquivo Ephemera e às 18h o espectáculo “José Afonso, outros Cantos e Utopias” no Cineteatro São João.
(ler mais...)


“Nova Augusta” é apresentada dia 28 »  2024-12-20 

Edita-se este ano o n.º 36 da “Nova Augusta”, revista de cultura do Município de Torres Novas. A sessão de lançamento será realizada na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, no próximo dia 28 de Dezembro, pelas 15h30.
(ler mais...)


Apresentação do livro «Semeador de Palavras - Entrevistas a José Afonso» no CHUDE, dia 15 »  2024-12-04 

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o CHUDE – Centro Humberto Delgado vai receber, no dia 15 de Dezembro, a partir das 15h30, a apresentação do livro «Semeador de Palavras - Entrevistas a José Afonso», da autoria da Associação José Afonso.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-06-03  Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções
»  2025-06-06  Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13