• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quinta, 29 de Junho de 2017
Pesquisar...
Dom.
 36° / 14°
Claro
Sáb.
 31° / 10°
Claro
Sex.
 24° / 10°
Claro
Torres Novas
Hoje  23° / 12°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: flores e devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem são os principais cartões de visita das festas

Cultura  »  2017-04-11 

As flores de papel e de outros materiais feitas à mão, pela comunidade local, são um dos principais cartões de visita das festas de Constância que vão decorrer no fim-de-semana da Páscoa, 15, 16 e 17 de Abril.

A execução das flores, que alegram as castiças ruas da vila poema, é uma tarefa partilhada por moradores, escolas e instituições do concelho, fazendo das ruas floridas um dos motivos de maior interesse. Assim, ruas e becos da vila serão adornados com motivos típicos e grandiosos arranjos florais, tornando Constância “numa verdadeira musa do Tejo”.

À semelhança dos anos anteriores, também este ano haverá mais ruas floridas, fruto de um desafio lançado pela autarquia, às colectividades e associações do concelho. Desde a zona histórica até à entrada norte da vila, muitos serão os arranjos florais que farão as maravilhas de todos os que elegerem Constância, como destino turístico na próxima Páscoa.

Os múltiplos concertos, o Grande Prémio da Páscoa em atletismo, a caminhada, a aula de zumba, as mostras nacional de artesanato e de doces sabores, a tarde de folclore, as exposições, as ruas floridas, a tenda jovem, o espaço criança e as tasquinhas de gastronomia típica, constituem a panóplia de actividades que integram o evento.

O ponto alto dos festejos, terá lugar no Dia do Concelho, Segunda-feira de Páscoa (17 de Abril) com as cerimónias religiosas, das quais se destacam a missa, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

 

 

 Outras notícias - Cultura


“Música nas Cidades, Sons do Mundo”: Manuel Fernandes Vicente apresenta novo livro domingo à tarde »  2017-06-28 

 

 

 

 “Música nas Cidades, Sons do Mundo é uma rota pelas músicas urbanas do mundo, das mais notórias e trauteadas às mais remotas e ameaçadas, e procura em histórias os segredos e as emoções que cada cidade teve ou tem ainda para contar com os seus estilos musicais ou os instrumentos que depurou e soube cultivar” – é assim que começa por apresentar-se mais um livro do conhecido professor e jornalista do Entroncamento, com sessão de lançamento marcada para domingo, dia 2, pelas 18 horas, no Centro Cultural da cidade ferroviária.
(ler mais...)


Constância: protocolo com Universidade Católica para estudo da vida e obra de Alexandre O’ Neill »  2017-06-20 

A Câmara Municipal de Constância e a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, assinaram na passada terça-feira, 20 de Junho, um protocolo de cooperação com vista à promoção e estudo da vida e obra de Alexandre O’Neill, bem como a dinamização de algumas sessões temáticas sobre este nome da cultura portuguesa.
(ler mais...)


Banda Operária: audições de final e ano »  2017-06-20 

Com vem sendo habitual, a escola de música da banda Operária Torrejana (BOT) realiza uma audição pública dos seus alunos, iniciativa que marca, oficialmente, o final do ano lectivo. A audição realiza-se no dia 24 de Junho, a partir das 17h30, na sede da colectividade, no Largo do Paço, em Torres Novas.
(ler mais...)


Barquinha: encontros de cultura popular arrancam dia 24 de Junho »  2017-06-15 

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha acolhe, no dia 24 de Junho, entre as 9h30 e 22h30, o primeiro “Encontro de Cultura Popular do Ribatejo”, uma organização do Fórum Ribatejo em parceria com a Câmara Municipal.
(ler mais...)


Torres Novas: 80 anos da biblioteca e do museu celebrados a 20 de Junho, terça-feira, com Né Ladeiras no auditório »  2017-06-13 

Um concerto com Né Ladeiras (21h30), a inauguração de uma exposição no museu Carlos Reis e outra na própria biblioteca Gustavo Pinto Lopes, apontamentos musicais, "sunset art", ou um cocktail, são algumas das actividades previstas para o próximo dia 20 de Junho, terça-feira, no âmbito das comemorações dos 80 anos da biblioteca e do museu de Torres Novas.
(ler mais...)


Digressão de Salvador Sobral passa por Torres Novas »  2017-05-15 

A recém anunciada digressão de Salvador Sobral, o cantor que cantou e encantou no passado sábado, no Festival da Eurovisão que decorreu em Kiev, na Ucrânia, passa por Torres Novas no dia 16 de Setembro, um espectáculo que integra a programação do Teatro Virgínia para os últimos quatro meses do ano.
(ler mais...)


Dia Internacional dos Museus assinalado em Torres Novas »  2017-05-15 

O Museu Municipal Carlos Reis, de Torres Novas, promove esta quarta-feira, 18 de Maio (14h30) uma jornada de reflexão sobre a complexidade de se contar as “histórias difíceis” nos museus e sobre os museus.

“The unspeakable”, como contar as histórias difíceis nos museus versa sobre omissões, selecções da narrativa, discursos enviesados… as histórias e as coleções dos “grandes museus” e algumas das histórias controversas do museu de cá.
(ler mais...)


Pedro Barroso vai ser distinguido com Medalha de Honra de carreira, pela SPA »  2017-05-15 

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) escolheu atribuir a Pedro Barroso a Medalha de Honra de carreira "como forma de reconhecimento da sua actividade como autor e pelo exemplo e estimulo que ela representa para a comunidade dos autores portugueses.
(ler mais...)


Mação: documentário coproduzido por Instituto Terra e Memória (ITM) reconhecido pelo “amplo trabalho de investigação científica” »  2017-05-11 

O documentário “Hand Pas - Mãos do Passado”, coproduzido pelo Instituto Terra e Memória, de Mação, ganhou o Viriato de Prata no II Festival de Cinema Arqueológico de Castilla e Leão que decorreu entre 5 e 7 de Maio em Zamora, Espanha.
(ler mais...)


Vhils e Manuel João Vieira à conversa em Vila Nova da Barquinha sobre arte no espaço público »  2017-05-10 

O ARTEJO, um projecto artístico com a comunidade, vai realizar os primeiros eventos públicos nos próximos dias 16 e 17 de Maio, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Artistas consagrados como Alexandre Farto (Vhils) ou Manuel João Vieira, vão estar à conversa com a população em quatro assembleias comunitárias a realizar nas quatro freguesias do concelho.
(ler mais...)


 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2017-06-20  Constância: protocolo com Universidade Católica para estudo da vida e obra de Alexandre O’ Neill
»  2017-06-20  Banda Operária: audições de final e ano
»  2017-06-28  “Música nas Cidades, Sons do Mundo”: Manuel Fernandes Vicente apresenta novo livro domingo à tarde