• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 23 de Outubro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 28° / 12°
Claro
Qua.
 27° / 12°
Claro
Ter.
 26° / 12°
Claro
Torres Novas
Hoje  25° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: flores e devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem são os principais cartões de visita das festas

Cultura  »  2017-04-11 

As flores de papel e de outros materiais feitas à mão, pela comunidade local, são um dos principais cartões de visita das festas de Constância que vão decorrer no fim-de-semana da Páscoa, 15, 16 e 17 de Abril.

A execução das flores, que alegram as castiças ruas da vila poema, é uma tarefa partilhada por moradores, escolas e instituições do concelho, fazendo das ruas floridas um dos motivos de maior interesse. Assim, ruas e becos da vila serão adornados com motivos típicos e grandiosos arranjos florais, tornando Constância “numa verdadeira musa do Tejo”.

À semelhança dos anos anteriores, também este ano haverá mais ruas floridas, fruto de um desafio lançado pela autarquia, às colectividades e associações do concelho. Desde a zona histórica até à entrada norte da vila, muitos serão os arranjos florais que farão as maravilhas de todos os que elegerem Constância, como destino turístico na próxima Páscoa.

Os múltiplos concertos, o Grande Prémio da Páscoa em atletismo, a caminhada, a aula de zumba, as mostras nacional de artesanato e de doces sabores, a tarde de folclore, as exposições, as ruas floridas, a tenda jovem, o espaço criança e as tasquinhas de gastronomia típica, constituem a panóplia de actividades que integram o evento.

O ponto alto dos festejos, terá lugar no Dia do Concelho, Segunda-feira de Páscoa (17 de Abril) com as cerimónias religiosas, das quais se destacam a missa, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Alcanena: marionetas no S. Pedro, este fim-de-semana »  2017-10-20 

O cine-teatro São Pedro, em Alcanena, acolhes este fim-de-semana, 21 e 22 de Outubro, espectáculos de marionetas. No sábado é apresentado, às 21h30, “Queixa-te”, Teatro e Marionetas de Mandrágora e no domingo, a mesma companhia apresenta, às 15 horas, “Caixa das Histórias Ensarilhadas”.
(ler mais...)


Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal »  2017-10-12 

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.
(ler mais...)


Cristina Branco traz «Menina» ao Teatro Virgínia »  2017-10-12 

Cristina Branco apresenta o seu mais recente álbum «Menina» no Teatro Virgínia, no próximo sábado, 14 de Outubro. Neste disco, existem temas temas originais escritos por autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes.
(ler mais...)


Assembleia da República acolhe exposição sobre Maria Lamas »  2017-10-11 

“Mulheres, paz e liberdade” é o nome da exposição que vai estar patente na Assembleia da República, de 19 de Outubro a 6 de Dezembro, numa iniciativa que tem o apoio do município de Torres Novas.

Jornalista, escritora, tradutora, editora, Maria Lamas iniciou, há 70 anos, um percurso pelo país que viria a resultar num retrato da condição feminina em Portugal, nesse final da década de 40 do séc.
(ler mais...)


Colóquio sobre o Ribatejo e a 1.ª República, no Cartaxo »  2017-10-11 

O Fórum Ribatejo, uma plataforma informal de reflexão e acção sobre o Ribatejo da qual fazem parte investigadores da história local, promove no dia 21 de Outubro, no Cartaxo, o colóquio “O Ribatejo e a 1.
(ler mais...)


Caminhos da Pedra passam pela Barquinha, de 12 a 15 de Outubro »  2017-10-08 

O concelho de Vila Nova da Barquinha vai acolher, entre 12 e 15 de Outubro, os "Caminhos da Pedra", uma acção de programação cultural em rede que integra o projecto "Caminhos" da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) em parceria com os Municípios aderentes.
(ler mais...)


Alcanena: teatro de marionetas no Jardim da República »  2017-09-30 

O Jardim da República, em Alcanena, acolhe na terça-feira, dia 3 de Outubro, um teatro de marionetas pelo OANI Teatro – Chile, que apresenta “Trilogia Livre em Lambe Lambe”.
O espectáculo integra o “Manobras” – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, promovido pela ARTEMREDE e que decorre de 7 de Setembro a 29 de Outubro em 13 dos municípios associados à Artemrede.
(ler mais...)


Teatro na sede da banda Operária Torrejana »  2017-09-24 

O Teatro da Meia Via leva à cena no próximo dia 27 de Setembro, na sede da banda Operária Torrejana, a peça "Falar a verdade a mentir", de Almeida Garrett, com direção de Hugo Gama. A sessão está marcada para as 22 horas, garantindo a organização serviço de bar.
(ler mais...)


Fado tem lugar cativo na próxima temporada do Teatro Virgínia »  2017-07-30 

Cristina Branco e Ana Moura, duas fadistas da nova geração, actuam no Teatro Virgínia, em Torres Novas, durante a próxima temporada daquela sala de espectáculos que vai de Setembro a Janeiro. Cristina Branco actua em Outubro e Ana Moura estará por Torres Novas no mês do Natal.
(ler mais...)


Tomar: Quinta do Bill festejou 30 anos e carreira “em casa” »  2017-07-15 

“Foram 30 aninhos que passaram a correr e sempre com o apoio das gentes de Tomar”, foi o que começou por dizer Carlos Moisés, compositor e vocalista da banda se formou-se em 1987, em Valdonas, no concelho de Tomar.

A Praça da República, em Tomar, foi o local escolhido para o concerto comemorativo dos 30 anos de carreira do grupo musical mais mediático daquele concelho, a Quinta do Bill.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2017-10-20  Alcanena: marionetas no S. Pedro, este fim-de-semana