• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 03 Julho 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 34° / 16°
Céu limpo
Seg.
 33° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 32° / 16°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  34° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Árgea: “Danças de Roda ou Cantigas no Terreiro” apresentado este sábado

Cultura  »  2022-06-21 

Armando Ramos é o autor de “Árgea – Danças de Roda ou Cantigas no Terreiro”, livro que será lançado em Árgea, no dia 25 de Junho, às 16h.

O livro é o resultado de uma recolha de cantigas das danças de roda “que eram cantadas na época carnavalesca no Terreiro de Santa Marta, em Árgea, muito antes de 1940, mas relatadas pelas pessoas que as cantaram de 1940 a 1980 nesta localidade, o que contribui para o conhecimento e a preservação do património artístico e cultural desta aldeia”, diz o autor.

A recolha foi efectuada por gravação áudio do canto dessas melodias, ainda que devido à idade das pessoas, por esquecimento, a lembrança das mesmas já não seja completa, mas forneceram-nos indicações preciosas sobre o legado histórico e valores desta aldeia.

Armando Ramos escreveu as partituras de todas as cantigas incluídas no livro, que é acompanhado de um CD de áudio, com as gravações instrumentais dessas melodias.

No lançamento do livro serão interpretadas algumas das cantigas, acompanhadas na guitarra acústica, por Armando Ramos e António Silveira.

Armando Ramos, o autor, nasceu em Árgea em 1953 e é professor aposentado. Estudou no Entroncamento e Tomar, fundou o conjunto musical AKASA, em Árgea, com amigos da região, fez formação em teatro e jornalismo radiofónico e como músico tocou durante 22 anos nos grupos musicais AKASA, QUO-VADIS, HERUS, ARA-ZEN e NÍGER. Escreveu e transcreveu as partituras para um tributo à filarmónica de Árgea, que foi realizado em 2018 e 2019.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


“O Moinho da Fonte e a indústria do papel em Torres Novas [A Renova]", de João Carlos Lopes, apresentado sábado, dia 25 »  2022-06-19 

“O Moinho da Fonte e a indústria do papel em Torres Novas [A Renova]", de João Carlos Lopes, vai ser apresentado sábado, dia, 25, no auditório da biblioteca municipal, pelas 16 horas. O livro pretende resgatar a imagem e a memória do Moinho da Fonte, a mais bela povoação que o concelho de Torres Novas jamais teve, e conta o processo histórico que levou à demolição do seu núcleo antigo.
(ler mais...)


ArtSpace João Carvalho: primeira exposição de Heitor Chichorro »  2022-06-14 

No próximo dia 18 de Junho, sábado, pelas 16h, o artista plástico e professor, Heitor Chichorro (1944, Torres Vedras), inaugura a exposição “Tágides”, no ArtSpace João Carvalho, em Alcanena.
(ler mais...)


Mia Couto, sexta, nos 85 anos da Biblioteca-Museu de Torres Novas »  2022-06-14 

“Literatura e Ecologia, modos de ler o que está à nossa volta” é o tema da sessão que a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes promove sexta, dia 17 de Junho, a partir das 21 horas, com o escritor moçambicano Mia Couto.
(ler mais...)


Monsanto: Joana Cota apreenta novo disco na Mons’arte »  2022-06-14 

 

A Freguesia de Monsanto, promove a 2ª Edição do MONS`ARTE - Mostra Cultural da Freguesia de Monsanto, entre 17 e  19 de Junho, iniciativa que visa incentivar, dar oportunidade e mostrar o talento nas áreas da Escrita, Escultura, Música e Pintura, com a particularidade de dar destaque a pessoas nascidas e/ou residentes na freguesia, contando com mais de 40 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 88 anos.
(ler mais...)


MÚSICA: Moco apresenta “Um minuto”, uma nova canção »  2022-05-09 

 

Após o lançamento dos temas “Começar” e “Única”, a terceira canção do autor já está disponível no Spotify e restantes plataformas streaming, com videoclipe no YouTube.
(ler mais...)


Torres Novas: antigo lagar de varas e moinho de água do Caldeirão vão ser reabilitados »  2022-04-29 

Um antigo lagar de varas e um moinho, postos a descoberto durante os trabalhos de reabilitação da central do Caldeirão e espaços limítrofes, vão ver os seus vestígios salvaguardados e algumas das suas estruturas reabilitadas, passando a integrar, com a própria Central, um significativo núcleo do património industrial e proto-industrial da vila de Torres Novas.
(ler mais...)


Montepio assinala 160 anos com sarau na Virgínia »  2022-04-29 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré, a mais antiga colectividade de Torres Novas (a par com o Club Torrejano), vai comemorar os seus 160 anos de vida com um sarau no teatro Virgínia, no próximo dia 29 de Maio, às 16 horas.
(ler mais...)


DESTAQUE JT: Pedro Jóia traz Zeca Afonso ao Virgínia no dia 25 de Abril »  2022-04-13 

Integrado na programação do Teatro Virgínia, e como concerto comemorativo do 25 de Abril de 1974, Pedro Jóia apresenta "Zeca", o seu trabalho mais recente, num evento com entrada gratuita. Trata-se de um dos mais aplaudidos concertos dos últimos anos em Portugal, dado o virtuosismo do multi-instrumentista Pedro Jóia e dos fabulosos arranjos que fez para um conjunto de temas musicais de José Afonso.
(ler mais...)


Exposição de pintura: «José Vassalo. Um mausoléu singular», até 26 de Junho na Praça do Peixe »  2022-03-21 

Numa iniciativa conjunta do Município de Torres Novas e da família de José Vassalo, vai estar patente ao público, na Praça do Peixe, entre 26 de Março e 26 de junho, a exposição «José Vassalo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2022-06-14  Monsanto: Joana Cota apreenta novo disco na Mons’arte
»  2022-06-19  “O Moinho da Fonte e a indústria do papel em Torres Novas [A Renova]", de João Carlos Lopes, apresentado sábado, dia 25
»  2022-06-14  ArtSpace João Carvalho: primeira exposição de Heitor Chichorro
»  2022-06-14  Mia Couto, sexta, nos 85 anos da Biblioteca-Museu de Torres Novas
»  2022-06-21  Árgea: “Danças de Roda ou Cantigas no Terreiro” apresentado este sábado