• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 18 Agosto 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 37° / 19°
Céu limpo
Ter.
 33° / 14°
Céu limpo
Seg.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Emigração em Torres Novas (1958-1974) é tema de livro de Jorge Salgado Simões

Cultura  »  2019-04-10 

Está aprazada para o próximo dia 27 de abril, às 17h30, a apresentação do novo livro de Jorge Salgado Simões, intitulado de “Para melhorar a situação: os processos da Junta da Emigração no Arquivo Municipal de Torres Novas (1958-1974)”.

A sessão, aberta à participação pública, realiza-se na sede da Banda Operária Torrejana, no Largo do Paço, e contará intervenções de Jorge Macaísta Malheiros, geógrafo, professor da Universidade de Lisboa e especialista em migrações e geografia da população, e de João Carlos Lopes, antropólogo e autor de algumas publicações sobre Torres Novas.

O livro é uma edição de autor e resulta de uma investigação particular, realizada nos últimos anos por Jorge salgado Simões, a partir de fundos documentais do Arquivo Histórico Municipal de Torres Novas.

No caso, a investigação centrou-se nos processos da Junta da Emigração relativos ao período 1958/1974 e que se encontram no Arquivo Municipal, e traduz-se numa abordagem de aspectos quantitativos e analíticos desse fenómeno que marcou o país e também Torres Novas (quantos foram, quem eram, de onde saíram e para onde foram os emigrantes torrejanos, neste período que antecedeu o 25 de Abril).

Registe-se que Junta da Emigração foi o organismo que o Estado Novo criou para tentar regular o fenómeno da emigração, criando mesmo um procedimento de autorização cujo processo era instruído nas câmaras municipais.

É a partir dos mais de 2.300 processos de emigração de Torres Novas e dos dados que os seus requerentes apresentaram que o autor efectua a análise, alinhando algumas conclusões que caracterizam este momento particular da história portuguesa e que teve também um impacto significativo na população torrejana, até hoje nunca estudado.

Sobre o autor
Funcionário municipal, Jorge Salgado Simões, actual chefe de divisão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Torres Novas, é geógrafo com mestrado em Sociologia (especialização em Cidades e Culturas Urbanas, pela Universidade de Coimbra). Tem outras duas obras sobre Torres Novas, ambas edições municipais, uma datada de 2008, de caracterização demográfica do concelho a partir dos dados dos censos, e a recente edição infantil “Lapas, as grutas que não são grutas”, de 2018, que recebeu, há dias, o prémio nacional “Acesso Cultura - linguagem clara”. É colaborador do Jornal Torrejano e também da rádio Torres Novas FM, onde tem actualmente a crónica semanal “Praça dos Homens”, que passa às terça-feiras.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Município paga 100 mil por imóveis para o Museu Agrícola de Riachos »  2019-08-13 

 

O Município de Torres Novas vai adquirir fracções urbanas junto ao antigo lagar, na Rua do Sargaço e Rua Dr. José Marques, em Riachos, onde estão a funcionar diversos departamentos do NAR - Núcleo de Artes Riachense e do Museu Agrícola de Riachos.
(ler mais...)


Actualização: Passatempo Bons Sons até domingo »  2019-07-29 

Aproxima-se o festival Bons Sons e, como habitualmente, o JORNAL TORREJANO tem cinco entradas para distribuir por leitores, que só têm de participar neste passatempo para se habilitarem ao sorteio. Dado que o fluxo de participantes, especialmente forte nos primeiros dias, já praticamente parou, não adianta manter aberto o passatempo por mais tempo e assim, domingo, será o limite.
(ler mais...)


Manuel Fernandes Vicente: novo livro é apresentado dia 13 »  2019-07-06 

“O Vento das Sete Serras” é o título do novo livro do professor e jornalista Manuel Fernandes Vicente, um beirão radicado no Entroncamento há décadas e um dos mais apreciados repórteres e cronistas da região.
(ler mais...)


ZêzereArts regressa com a melhor música erudita »  2019-07-03 

O ZêzereArts está de regresso, comprometido com a divulgação da música erudita da região. Entre os dias 14 e 27 de Julho de 2019, Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, e também Batalha e, ainda, Dornes recebem concertos, recitais e exposições de arte.
(ler mais...)


Intemporal inquietação, por Carlos Tomé »  2019-07-03 

Quando os primeiros acordes da Gare de Austerlitz se fizeram ouvir no Estúdio Alfa, em Torres Novas, no último sábado de Junho, fui imediatamente transportado para a o concerto do José Mário Branco na Aula Magna, em 1982.
(ler mais...)


BONS SONS: o cartaz em detalhe, todos os artistas e final com Júlio Pereira »  2019-06-28 

 O BONS SONS está à porta, entre 8 e 11 de Agosto, em Cem Soldos, uma aldeia em manifesto aqui tão pertinho Quatro dias, dois novos palcos (10 palcos) e mais de cinquenta concertos, num recinto mais alargado. Há mais aldeia e menos pessoas, tendo a lotação diminuído de 40 mil para 35 mil pessoas, nesta edição comemorativa dos 13 anos e das 10 edições.
(ler mais...)


Phydellius: música em festa no Teatro Virgínia »  2019-06-20 

O Teatro Virgínia foi ontem palco de mais uma excelente jornada artística, com a realização do Concerto Semper Phydellius 2019, num encerramento em beleza das actividades lectivas do Conservatório.

Em palco estiveram 70 jovens músicos e coralistas a solo, em ensemble e em orquestra, numa magnífica mostra do trabalho realizado pela instituição, através de uma selecção classes disciplinares e dos 28 docentes e colaboradores especializados da escola de música.
(ler mais...)


Sérgio Godinho fecha última noite das festas da cidade »  2019-06-19 

As Festas da Cidade (ou do Almonda, consoante os humores), que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas a cidade, realizam-se este ano entre 4 e 7 de Julho, como habitualmente no Jardim da Fontinha. Destaque para a presença de Sérgio Godinho, 25 anos após a sua primeira actuação na cidade.
(ler mais...)


Por este rio abaixo: fotografias de Abílio Dias »  2019-06-06 

“O Almonda da nascente à foz” - foi este o programa cumprido por Abílio Dias, fotógrafo amador torrejano, que durante alguns anos fez imagens do curso do rio e agora as mostra numa exposição patente no edifício do antigo hospital até final de Julho.
(ler mais...)


Bertino Coelho Martins homenageado pelo Fórum Ribatejo na Barquinha »  2019-05-25 

Bertino Coelho Martins, natural de Lapas, um dos maiores vultos da cultura torrejana e da região ribatejana, foi homenageado hoje, dia 25, na Barquinha, no decorrer do II Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, organizado pelo Fórum Ribatejo em parceria com a autarquia barquinhense.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-07-29  Actualização: Passatempo Bons Sons até domingo
»  2019-08-13  Município paga 100 mil por imóveis para o Museu Agrícola de Riachos