• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 19 Janeiro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 14° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 14° / 4°
Períodos nublados
Seg.
 12° / 4°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  16° / 6°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bons Sons: uma aldeia que é um festival!

Cultura  »  2019-08-25 

Há um passo gigante que separa uma ideia da sua concretização. Sonhar é fácil e move o mundo, mas daí à sua colocação em prática vai um passo importante: o acreditar. Para que a ideia que um grupo de jovens de Cem Soldos teve há 13 anos - uma ideia à partida impossível de concretizar – vingasse, foi preciso que houvesse confiança e auto-estima suficientes para acreditar nela. E alguém teve. E o resultado está à vista. Treze anos, dez edições de um festival que tem o seu lugar mais do que garantido no mapa dos melhores festivais de música do país. Mas, se me permitem a audácia e a comparação, para muito melhor.

Talvez seja bairrismo de vizinhança, ou a opinião de quem o tem visto crescer. A verdade é que o Festival Bons Sons, que anualmente leva milhares à aldeia de Cem Soldos, concelho de Tomar, está cada vez melhor e não se pode comparar a nenhum outro. A música é exclusivamente portuguesa, o cartaz de excelência, o cenário único, o público educado e respeitador e o festival, uma organização comunitária com preocupações ambientais e sociais no topo das prioridades, assumidamente integrador, onde há lugar para todos nós.

O cenário continua, no meu parco entender, a ser o ponto forte deste festival que fez das ruas palcos. Ouvir Maria João e os Budda Power Blues na praça central da aldeia, entre árvores, casas e bancos de jardim com tantas histórias para contar; perceber como se conjugam bem as notas de Noiserv e dos First Breath After Coma ou ver de perto João Peste e os seus Pop del Arte, no palco destapado sob o céu estrelado de Cem Soldos - um anfiteatro natural que proporciona uma moldura humana de cortar a respiração; ouvir fado à porta da Igreja ou percorrer as ruas e ruelas da aldeia, entre portas e janelas com vida, nada tem de comparável a qualquer outro festival de verão. Há vida no palco de Cem Soldos, uma vida que nos faz sentir em casa, que nos faz querer cuidar também nós daquele espaço, e uma vida que continua para lá destes dias e que nos faz querer voltar.

Dez edições vividas e é evidente que o Bons Sons não poderia acontecer noutro local. Só faz sentido ali, na aldeia, naquela aldeia. Um casamento perfeito - onde o festival é a comunidade e a aldeia é já ela própria o festival - que esperemos que dure muito mais do que apenas outros treze anos. Inês Vidal

 

 

 Outras notícias - Cultura


David Antunes e Berg em concerto no Cineteatro São João »  2020-01-19 

O Cineteatro São João, no Entroncamento,  recebe, no dia 25 de Janeiro, pelas 21h30m, um concerto intimista, de piano, guitarra e vozes de David Antunes e Berg.

David Antunes, cantor, compositor e pianista, iniciou a sua carreira aos 6 anos a tocar com o pai.
(ler mais...)


Pedro Barroso: medalha de honra do município »  2020-01-09 

Na reunião camarária de terça-feira do executivo torrejano, foi aprovada por unanimidade a atribuição da Medalha de Honra do Município de Torres Novas a Pedro Barroso, que será entregue em ocasião a anunciar oportunamente, anuncia a autarquia em nota de imprensa.
(ler mais...)


Benção do Gado: verba de 60 mil não chegou a ser votada »  2020-01-09 

Ao contrário do que escrevemos na nossa edição de papel, que sai amanhã, a verba de 60 mil euros para apoio à festa da Bênção do Gado deste ano acabou por não ser votada na reunião do executivo municipal torrejano desta terça-feira.
(ler mais...)


Viva quem canta: a despedida de Pedro Barroso no Teatro Virgínia de Torres Novas »  2019-12-22 

Aberto o pano e sem uma palavra dita ainda, do público que enchia por completo o Teatro Virgínia irrompeu um espontâneo e caloroso aplauso, a primeira das muitas ovações a um Pedro Barroso que anunciara ser ali, naquela noite de 21 de Dezembro, o último espectáculo da sua carreira, iniciada precisamente há 50 anos.
(ler mais...)


Quinta da Cardiga: uma história escrita por Luís Batista »  2019-11-18 

O livro de Luís Batista “Cardiga ou a História de uma Quinta” (1169-2019), foi apresentado publicamente ontem, dia 16 de Novembro. A Adega dos Frades, no Palácio da Quinta da Cardiga, foi o local escolhido para a apresentação pública do livro, numa cerimónia organizada pelos municípios abrangidos pelo território da Quinta da Cardiga, Entroncamento, Golegã e Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)


Torres Novas: Britannia House entregou mais de 50 diplomas de Cambridge »  2019-11-17 

O centro de línguas Britannia House homenageou os seus alunos em mais uma cerimónia de entrega de diplomas, que se realizou hoje, 17 de Novembro, durante a tarde, no Teatro Virgínia.

Mais de 50 alunos receberam pela mão de Tim Perry, representante do British Council, os seus diplomas dos exames da Universidade Cambridge, realizados no final do ano lectivo transacto.
(ler mais...)


Santarém: temporada do Círculo Cultural com programa diversificado »  2019-11-05 

Com um programa diversificado, prossegue a Temporada de Outono, organizada pelo Círculo Cultural Scalabitano. Será um domingo, dia 10 de Novembro pleno de oportunidades para públicos distintos.

Assim, para os amantes das caminhadas, logo pelas 9H00 da manhã, tem inicio a segunda caminhada de outono, com partida da Avenida Bernardo Santareno, junto à Pastelaria Delícia, de onde se seguirá em carros próprios, para Marianos – Almeirim.
(ler mais...)


ORQUESTRA TÍPICA SCALABITANA APRESENTA-SE NO TEATRO TABORDA »  2019-10-30 

A Orquestra Típica Scalabitana volta a apresentar-se no seu espaço, o renovado Teatro Taborda, Círculo Cultural Scalabitano, num concerto único, no próximo dia 7 de Novembro, às 22H00, retomando assim um habito antigo, interrompido nos últimos anos.
(ler mais...)


José Cid evocado em Ulme »  2019-09-24 

A Junta de Freguesia de Ulme (Chamusca), no decorrer do evento "Já te dou o Arroz", e inserido no projecto Pin`Arte, prestou homenagem ao artista natural do concelho da Chamusca José Cid, recentemente premiado com Grammy Latino de Excelência Musical, com uma pintura mural ao vivo executada inspirado no LP "10.
(ler mais...)


Manel Cruz em Minde, sábado »  2019-09-24 

O BONS SONS é mais uma vez responsável pela programação musical do Festival Materiais Diversos, que este ano também comemora as 10 edições e acontece de 27 de Setembro a 5 de Outubro, em Minde, Cartaxo e Alcanena.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-12-22  Viva quem canta: a despedida de Pedro Barroso no Teatro Virgínia de Torres Novas
»  2020-01-09  Benção do Gado: verba de 60 mil não chegou a ser votada
»  2020-01-09  Pedro Barroso: medalha de honra do município
»  2020-01-19  David Antunes e Berg em concerto no Cineteatro São João