• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 15 Novembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 15° / 5°
Períodos nublados
Dom.
 16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 14° / 5°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  13° / 7°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bons Sons: uma aldeia que é um festival!

Cultura  »  2019-08-25 

Há um passo gigante que separa uma ideia da sua concretização. Sonhar é fácil e move o mundo, mas daí à sua colocação em prática vai um passo importante: o acreditar. Para que a ideia que um grupo de jovens de Cem Soldos teve há 13 anos - uma ideia à partida impossível de concretizar – vingasse, foi preciso que houvesse confiança e auto-estima suficientes para acreditar nela. E alguém teve. E o resultado está à vista. Treze anos, dez edições de um festival que tem o seu lugar mais do que garantido no mapa dos melhores festivais de música do país. Mas, se me permitem a audácia e a comparação, para muito melhor.

Talvez seja bairrismo de vizinhança, ou a opinião de quem o tem visto crescer. A verdade é que o Festival Bons Sons, que anualmente leva milhares à aldeia de Cem Soldos, concelho de Tomar, está cada vez melhor e não se pode comparar a nenhum outro. A música é exclusivamente portuguesa, o cartaz de excelência, o cenário único, o público educado e respeitador e o festival, uma organização comunitária com preocupações ambientais e sociais no topo das prioridades, assumidamente integrador, onde há lugar para todos nós.

O cenário continua, no meu parco entender, a ser o ponto forte deste festival que fez das ruas palcos. Ouvir Maria João e os Budda Power Blues na praça central da aldeia, entre árvores, casas e bancos de jardim com tantas histórias para contar; perceber como se conjugam bem as notas de Noiserv e dos First Breath After Coma ou ver de perto João Peste e os seus Pop del Arte, no palco destapado sob o céu estrelado de Cem Soldos - um anfiteatro natural que proporciona uma moldura humana de cortar a respiração; ouvir fado à porta da Igreja ou percorrer as ruas e ruelas da aldeia, entre portas e janelas com vida, nada tem de comparável a qualquer outro festival de verão. Há vida no palco de Cem Soldos, uma vida que nos faz sentir em casa, que nos faz querer cuidar também nós daquele espaço, e uma vida que continua para lá destes dias e que nos faz querer voltar.

Dez edições vividas e é evidente que o Bons Sons não poderia acontecer noutro local. Só faz sentido ali, na aldeia, naquela aldeia. Um casamento perfeito - onde o festival é a comunidade e a aldeia é já ela própria o festival - que esperemos que dure muito mais do que apenas outros treze anos. Inês Vidal

 

 

 Outras notícias - Cultura


Santarém: temporada do Círculo Cultural com programa diversificado »  2019-11-05 

Com um programa diversificado, prossegue a Temporada de Outono, organizada pelo Círculo Cultural Scalabitano. Será um domingo, dia 10 de Novembro pleno de oportunidades para públicos distintos.

Assim, para os amantes das caminhadas, logo pelas 9H00 da manhã, tem inicio a segunda caminhada de outono, com partida da Avenida Bernardo Santareno, junto à Pastelaria Delícia, de onde se seguirá em carros próprios, para Marianos – Almeirim.
(ler mais...)


ORQUESTRA TÍPICA SCALABITANA APRESENTA-SE NO TEATRO TABORDA »  2019-10-30 

A Orquestra Típica Scalabitana volta a apresentar-se no seu espaço, o renovado Teatro Taborda, Círculo Cultural Scalabitano, num concerto único, no próximo dia 7 de Novembro, às 22H00, retomando assim um habito antigo, interrompido nos últimos anos.
(ler mais...)


José Cid evocado em Ulme »  2019-09-24 

A Junta de Freguesia de Ulme (Chamusca), no decorrer do evento "Já te dou o Arroz", e inserido no projecto Pin`Arte, prestou homenagem ao artista natural do concelho da Chamusca José Cid, recentemente premiado com Grammy Latino de Excelência Musical, com uma pintura mural ao vivo executada inspirado no LP "10.
(ler mais...)


Manel Cruz em Minde, sábado »  2019-09-24 

O BONS SONS é mais uma vez responsável pela programação musical do Festival Materiais Diversos, que este ano também comemora as 10 edições e acontece de 27 de Setembro a 5 de Outubro, em Minde, Cartaxo e Alcanena.
(ler mais...)


“Opiário”, de GOMES PEREIRA, sábado na Casa do Povo de Riachos »  2019-09-24 

Sábado, dia 28 de Setembro, a Casa do Povo de Riachos acolhe uma exposição singular em vários sentidos: um artista, uma obra, um dia. Baseado em “Opiário”, obra literária de Álvaro de Campos, vai estar perante uma pintura de 1,20m por 90 centímetros, cuja técnica de concepção aplicada foi `nanquim`* sobre a tela, e envernizado após.
(ler mais...)


Aldeia de Porto de Mós recebe 500 tocadores de concertina »  2019-09-23 

Mais de 500 tocadores de concertina são esperados no dia 28 de Setembro na 18.ª edição do Encontro da Barrenta, uma pequena aldeia situada no coração da Serra de Aire, no concelho de Porto de Mós.

Oriundos de todo o país, mas sobretudo do norte, os tocadores "peregrinam" até esta celebração da cultura tradicional e popular, transformando totalmente a aldeia onde vivem apenas 39 habitantes.
(ler mais...)


Mazgani traz o álbum “The Poet’s Death” ao Teatro Virgínia no sábado »  2019-09-16 

The Poet’s Death é o último álbum de originais de Mazgani, editado a 29 de Setembro de 2017 e com entrada directa para o 13º lugar no TOP de vendas nacional. A tour que o apresenta tem esgotado salas por todo o país.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis, Torres Novas: Setembro com concertos, conferências, programa educativo e visitas grátis »  2019-09-05 

A rentrée do Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, não podia ser melhor: Kumpania Algazarra no pátio, no dia 21 de Setembro, concerto integrado no festival Brass it, com entrada livre, e um programa especial nas Jornadas Europeias do Património-JEP 2019 que decorrem no fim de semana de 27, 28 e 29 de Setembro, com oficinas educativas na sexta à tarde e no sábado de manhã e visitas guiadas no domingo de manhã.
(ler mais...)


Pedro Barroso assinala 50 anos de carreira no Teatro Virgínia »  2019-09-05 

O concerto comemorativo dos 50 anos de carreira do músico Pedro Barroso, a 21 de Dezembro, fecha a programação deste ano do Teatro Virgínia, em Torres Novas, com Cuca Roseta e comédia de improviso também em cartaz.
(ler mais...)


Célia Barroca: nova versão de Lágrima Tola disponível na Internet »  2019-09-05 

Originalmente lançada em 2003 para o álbum homónimo “Lágrima Tola”, esta canção, com o mesmo nome, foi agora apresentada ao público na Internet com uma nova roupagem, na sequência do projecto “Célia Barroca & O Indifado”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-11-05  Santarém: temporada do Círculo Cultural com programa diversificado
»  2019-10-30  ORQUESTRA TÍPICA SCALABITANA APRESENTA-SE NO TEATRO TABORDA