Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-a3f07364): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 12 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 37° / 16°
Céu limpo
Seg.
 29° / 15°
Céu nublado
Dom.
 29° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bons Sons: uma aldeia que é um festival!

Cultura  »  2019-08-25 

Há um passo gigante que separa uma ideia da sua concretização. Sonhar é fácil e move o mundo, mas daí à sua colocação em prática vai um passo importante: o acreditar. Para que a ideia que um grupo de jovens de Cem Soldos teve há 13 anos - uma ideia à partida impossível de concretizar – vingasse, foi preciso que houvesse confiança e auto-estima suficientes para acreditar nela. E alguém teve. E o resultado está à vista. Treze anos, dez edições de um festival que tem o seu lugar mais do que garantido no mapa dos melhores festivais de música do país. Mas, se me permitem a audácia e a comparação, para muito melhor.

Talvez seja bairrismo de vizinhança, ou a opinião de quem o tem visto crescer. A verdade é que o Festival Bons Sons, que anualmente leva milhares à aldeia de Cem Soldos, concelho de Tomar, está cada vez melhor e não se pode comparar a nenhum outro. A música é exclusivamente portuguesa, o cartaz de excelência, o cenário único, o público educado e respeitador e o festival, uma organização comunitária com preocupações ambientais e sociais no topo das prioridades, assumidamente integrador, onde há lugar para todos nós.

O cenário continua, no meu parco entender, a ser o ponto forte deste festival que fez das ruas palcos. Ouvir Maria João e os Budda Power Blues na praça central da aldeia, entre árvores, casas e bancos de jardim com tantas histórias para contar; perceber como se conjugam bem as notas de Noiserv e dos First Breath After Coma ou ver de perto João Peste e os seus Pop del Arte, no palco destapado sob o céu estrelado de Cem Soldos - um anfiteatro natural que proporciona uma moldura humana de cortar a respiração; ouvir fado à porta da Igreja ou percorrer as ruas e ruelas da aldeia, entre portas e janelas com vida, nada tem de comparável a qualquer outro festival de verão. Há vida no palco de Cem Soldos, uma vida que nos faz sentir em casa, que nos faz querer cuidar também nós daquele espaço, e uma vida que continua para lá destes dias e que nos faz querer voltar.

Dez edições vividas e é evidente que o Bons Sons não poderia acontecer noutro local. Só faz sentido ali, na aldeia, naquela aldeia. Um casamento perfeito - onde o festival é a comunidade e a aldeia é já ela própria o festival - que esperemos que dure muito mais do que apenas outros treze anos. Inês Vidal

 

 

 Outras notícias - Cultura


Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio »  2025-07-12 

O Município de Torres Novas vai promover, hoje e amanhã, um fim de semana aberto em Villa Cardílio. Após a conclusão dos trabalhos de reconstrução do ninfeu e o início de uma nova campanha de escavações arqueológicas, esta será uma rara oportunidade de visitar os mosaicos do peristilo, que não se encontram acessíveis ao público desde 2022, e que estarão excepcionalmente a descoberto durante estes dias.
(ler mais...)


Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26 »  2025-07-12 

João Canuto é o curador e organizador, numa co-produção com Paralelo 39 -Associação de saberes e arte, do Festival Silenzio - Cinema Independente, que se realizará no dia 26 de Julho, no Estúdio Alfa, em Torres Novas, com entrada livre.
(ler mais...)


Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026 »  2025-07-11 

A emblemática Festa da Bênção do Gado regressa em 2026 com data marcada entre 24 de Julho a 3 de Agosto, prometendo ser um reencontro emotivo com as tradições, a fé e a identidade rural da vila de Riachos.
(ler mais...)


Palestra sobre arqueologia »  2025-07-11 

Sob o mote “Falar à Cerca”, o auditório exterior do Núcleo de Arqueologia do Museu Carlos Reis - Cerca da Vila recebe, no próximo dia 14 de Julho, pelas 18 horas, uma sessão dedicada à temática da Arqueologia.
(ler mais...)


Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano »  2025-07-05 

No próximo dia 8 de julho, o Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Carlos Reis - Cerca da Vila comemora o seu 1.º aniversário. Para celebrar esta data, o Município de Torres Novas fará pelas 18 horas a apresentação pública da “visita 360º à Gruta do Almonda”, que ficará disponível na sala da exposição temporária “Arqueologia do Almonda: uma janela sobre meio milhão de anos de história”.
(ler mais...)


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)


Sonho concretizado: uma fábrica cheia de cores e de arte »  2025-05-04 

Era um velho sonho de Conceição Lopes, conhecida pintora, torrejana de adopção (chegou à vila no início dos anos 70): realizar uma grande exposição de arte na fábrica do ocre da família, situada nos Negréus, uma das periferias de Torres Novas.
(ler mais...)


INVESTIGAÇÃO: Prémio Francisco Canais Rocha entregue dia 25 »  2025-05-02 

 

Realiza-se no próximo dia 25 de Maio, no núcleo museológico da Central do Caldeirão, a cerimónia de entrega do Prémio Francisco Canais Rocha de Estudos Operários.

Entre os trabalhos concorrentes, o júri, constituído por Joana Dias Pereira, Rogério Silva e Fernando Rosas, deliberou atribuir o prémio, nesta primeira edição, ao trabalho «Operárias em luta.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-07-12  Silenzio, Festival de cinema independente, dia 26
»  2025-07-05  Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano
»  2025-07-11  Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026
»  2025-07-12  Hoje e amanhã, fim de semana aberto em Villa Cardílio
»  2025-07-11  Palestra sobre arqueologia