• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 11 Abril 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 24° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 22° / 11°
Céu nublado
Seg.
 22° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  20° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alice Vieira condecorada pelo Presidente da República

Cultura  »  2020-11-17 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje, terça-feira a escritora Alice Vieira e também e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo.

Alice Vieira, 77 anos, jornalista e escritora com fortes ligações a Lapas, Torres Novas, foi distinguida como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, condecoração que reconhece "altos serviços prestados à causa da educação e do ensino".

Em mais de quatro décadas de escrita, Alice Vieira publicou poesia e romance para adultos, mas é no universo infantojuvenil que a situam, com várias dezenas de livros, entre os quais "Rosa, minha irmã Rosa", "Úrsula, a maior", "Viagem à roda do meu nome" e "Meia hora para mudar a minha vida".

Na cerimónia de condecoração, realizada no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa considerou Alice Vieira "uma figura constante e decisiva da cultura portuguesa", cuja obra, "com uma clareza e pertinência jornalística", chegou a "inúmeras gerações de leitores".

Em 1997, Alice Vieira foi condecorada com a Ordem do Mérito, no grau de comendadora, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, juntamente com outras 31 personalidades femininas, no âmbito do Dia Internacional da Mulher.

Jorge Palma, por seu lado, foi condecorado comendador da Ordem do Infante D. Henrique, num ano em que celebrou o 70.º aniversário e os 45 anos da edição do primeiro álbum, enquanto António Variações foi condecorado, a título póstumo, também como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Almonda: um rio, um “super-grupo”, uma canção »  2021-03-18 

Mais que um rio que ziguezagueia através de um concelho e que nasce, não “na terra que lhe dá o nome”, como diz a nota de imprensa, mas no Moinho da Fonte, o Almonda foi mote do projecto colectivo de vários músicos ribatejanos, encabeçado por Nuno Barroso e Pedro Dionísio.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis adere ao ICOM »  2021-03-18 

Na reunião camarária de 9 de Março foi aprovada a adesão do Município de Torres Novas, através do Museu Municipal Carlos Reis, às associações ICOM (International Council of Museums), e ainda a outras duas organizações da rede museológica a APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e a NEMO (Network of Museum Organisation).
(ler mais...)


Pedro Dyonysyo lança novo single »  2021-02-23 

O músico do Entroncamento Pedro Dyonysyo acaba de estrear "Above The Rain", nova canção e vídeoclip cuja gravação, mistura e filmagem foi realizada pelo próprio no seu novo estúdio – "Studyo78".
(ler mais...)


“Leão dos Mares”, novo disco dos Cruz de Ferro »  2021-02-22 

“Do centro de Portugal, com Portugal no centro”. Essa é a matriz da Cruz de Ferro. Heavy metal épico onde a heróica memória nacional ecoa. Neste início de ano, os Cruz de Ferro empreendem nova investida com o EP “Leão dos Mares”, cinco novas composições que prometem não defraudar quem tem estado com eles nesta última década e agremiar mais um bom número de novos combatentes.
(ler mais...)


Jorge Fazenda: novo romance vence prémio literário »  2021-02-05 

Jorge Marques Fazenda, ex-autarca de Alcorochel, e que naquela aldeia deixou uma marca irrepetível em finais dos anos 90, tem-se dedicado nos últimos tempos à escrita e arrecadado prémios literários na área da ficção.
(ler mais...)


Deputados do PS questionam financiamento do ensino artístico »  2021-02-05 

Os deputados do PS eleitos por Santarém pediram esclarecimentos sobre a falta de financiamento do ensino artístico – dança e música – para os alunos do ensino secundário de Tomar. No dia 28 de janeiro, os quatro deputados - Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha - questionaram, por escrito, o presidente da Assembleia da República sobre a situação específica da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, uma das colectividades mais importantes de Tomar.
(ler mais...)


Cine-Clube: balanço dos 60 anos »  2021-01-10 

“Um ano que apresentou desafios como há muito o associativismo em geral e o cineclubismo em particular não sentiam, foi objectivo da direcção não parar a actividade, pois a responsabilidade cultural assumida há 60 anos, o amor ao cinema, ao associativismo e ao contacto presencial com o público, com os sócios, com os amigos, ditaram que não tombássemos os braços nem desistíssemos de alguma forma de actividade que, reinventada, pudesse subsistir” – assim começa a nota de imprensa do Cine-Clube de Torres Novas.
(ler mais...)


Samuel Úria: concerto suspenso »  2021-01-08 

O concerto de Samuel Úria, aprazado para amanhã no teatro Virgínia, em Torres Novas, foi suspenso e reagendado para o próximo dia 15, uma nova data que deverá merecer, contudo, todas as reservas.

O agravamento da situação sanitária em quase todo o país e nomeadamente no concelho de Torres Novas (um dos três municípios do distrito com maior índice de contágios), obriga a medidas mais restritivas: neste fim de semana passa a vigorar o recolher obrigatório a partir das 13 horas, enquanto nos dias de semana esse regime tem início às 23 horas.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” festejam 32.º aniversário »  2020-11-21 

“Apesar dos constrangimentos que estamos a atravessar devido ao complexo contexto desencadeado pela actual pandemia e das saudades de estarmos em palco e próximos das pessoas e amigos, não poderíamos deixar passar em claro o aniversário dos “Ceifeiros” e da sua escolinha de folclore”, começa por realçar a colectividade em comunicado de imprensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2021-03-18  Almonda: um rio, um “super-grupo”, uma canção
»  2021-03-18  Museu Carlos Reis adere ao ICOM