• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Jorge Fazenda lança livro de memórias dia 21

Cultura  »  2018-04-06 

São memórias de uma vida, numa escolha selectiva, e o autor assume-o, de momentos felizes e generosos

“Nas longas caminhadas por montes e vales que diariamente fazia nos arredores, travava conhecimento com um mundo fantástico que, aos poucos, ia substituindo aquele a que toda a vida julgara pertencer”: não se sabe onde fica a elevação em que se ergue uma antiga árvore agora confidente do autor e, mais que isso, criatura irmã de uma vida finalmente reconfigurada e atada aos fios das gerações anteriores, não só de homens e mulheres, mas também de outras plantas e árvores, bichos, cheiros, ventos, aragens e sombras. Nas últimas páginas do livro, revela-se o diálogo reparador com a velha azinheira, e dela exala a energia para o dia seguinte de uma temporada de longo curso, como o vôo dos aviões que atravessam continentes.

Diz-se na badana que Jorge Marques Fazenda foi estudante, escriturário, desenhador, topógrafo, fotógrafo, operador de reactor, militar, comissário de bordo, proprietário de restaurante, pintor de artes plásticas, músico, autarca: dessas mil vidas, teria o antigo presidente da Junta de Freguesia de Alcorochel outras tantas histórias para contar num livro que seria imenso e que, parte dele, ficará na memória da árvore companheira. Que poderá situar-se tanto numa encosta do prodigioso vale do ribeiro do Pau, de Alcorochel, como numa onda desse mar de calor e pedra da Charneca. Não se sabe.

Jorge Marques Fazenda correu mundo a bordo dos grandes pássaros e viu paisagens e ouviu gentes, ventura arredada ao comum dos mortais. Só essas histórias dariam vários capítulos, conhecendo-se como se conhece a arte do autor para pintar palavras, mesmo apenas ditas, desses mundos maravilhosos que se abriam ao olhar do menino nascido em Alcântara mas com raízes profundas em Alcorochel, para onde voltaria há cerca de 20 anos.
O livro, que vai ser apresentado no dia 21 de Abril na biblioteca de Torres Novas, abre por isso com um punhado de histórias da infância e da juventude lisboeta do pequeno Jorge, ainda a sonhar ser guarda-redes e enredado em jogos de bola com sapatos de verniz, histórias algumas, belíssimas aliás, já conhecidas de outras vivências literárias.

“À Flor da Pele” inclui, a par e passo, textos poéticos que de alguma forma posicionam o pensamento do autor sobre as coisas do mundo e da vida ou enquadram sequências de histórias, paragens para respiro de outras histórias: de Lisboa, de África, das Europas, dos muitos cenários percorridos e avidamente vividos.

São memórias de uma vida, numa escolha selectiva, e o autor assume-o, de momentos felizes e generosos, como se o filme tivesse quase sempre cenas luminosas, abraços gratificantes, vivências solares e promissoras que parecem só ter sido possíveis nas joviais décadas de 60 e 70 do século passado. Não há, pois, lugar para azedumes e cinismos.

Nem mesmo as pequenas memórias do regresso do autor à terra das suas raízes e nela a sua experiência, já numa fase madura, de dirigente associativo, animador cultural ou autarca, que reergueu a aldeia para um patamar de felicidade comunitária nunca vista para depois tudo se esfumar num pôr-do-sol de equívocos e algum desamor, nem isso logrou tirá-lo de um rumo narrativo afastado de qualquer sentimento de acerto de contas com as frustrações.

Desse último acto comunitário de uma vida, fica a elegante metáfora de uma história a fazer-nos lembrar que um palmo de terra não vale guerras nem arrelias. Que a vida vale imensamente mais que isso. Jorge Fazenda vai falar-nos de tudo isto, aos seus muitos amigos e a todos quantos queiram estar com ele na biblioteca de Torres Novas, dia 21 à tarde.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble