Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-b2d648d2): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 12 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 35° / 15°
Céu limpo
Seg.
 28° / 14°
Períodos nublados
Dom.
 28° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal

Cultura  »  2017-10-12 

Decorrem às 21hh30, no jardim das rosas

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.

Numa programação que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) considera estrear um “conceito inovador a nível nacional”, os “Caminhos da Pedra” acontecem no outono e seguem-se aos ciclos dedicados aos “Caminhos do Ferro” (realizado na primavera) e aos “Caminhos da Água” (no verão), proporcionando 58 momentos de manifestações culturais com entrada livre e em “locais muitas vezes inesperados”.

A programação destes quatro dias envolve cerca de 20 artistas e companhias, algumas das quais trabalharam com as comunidades locais, e vai acontecer nos concelhos do Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, afirma uma nota da CIMT.

Entre as dezenas de propostas agendadas, destaque par ao que vai acontecer em Torres Novas nestes dias. A companhia PIA – Projetos de Intervenção Artística vai estar de “Passagem” hoje e amanhã pelo Jardim das Rosas (21h30)

Este projecto de arte pública premiado internacionalmente, é uma das cinco propostas de teatro de rua que integram os Caminhos da Pedra, juntamente com “Chez Jopie” de Delinus, “Fita Cola” e “Velocipédia” do Projeto EZ e “Hotel la Rue” do Teatro Totonco.

No sábado e no domingo, dias 14 e 15, há novo circo no renovado edifício do antigo hospital, às 18 horas.
“E-nxada”, pela Erva Daninha resulta da criação de circo contemporâneo através da exploração do diálogo entre diferentes expressões de artes performativas que move a companhia.

Esta estrutura residente do Teatro Municipal do Porto dedica-se aos espectáculos e à formação e programação, destacando-se o Trengo festival de circo do Porto, centrada na investigação de novas formas de fazer e apresentar circo que elevem o virtuosismo a uma forma de comunicação de ideias e emoções.

“E-nxada” é um espetáculo de circo contemporâneo co-criado com a Bibaural/Nodar, sob direcção artística de Vasco Gomes e Julieta Guimarães e co-proproduzido pelo Teatro Nacional São João que remete para a ruralidade, a sua desconstrução e imaginário sob um ponto de vista urbano e contemporâneo. Uma investigação artística através da relação do corpo e do objecto em cruzamento com a instalação plástica e a composição sonora.

A organização de “caminhos” destaca ainda a actuação do grupo Danças Ocultas, no Cineteatro Municipal de Ourém, na sexta-feira, dia 13, à noite, para “contrariar todas as vibrações negativas associadas a este dia e animar até os mais supersticiosos”, ou dos Criatura, que sábado à noite levarão música popular portuguesa “reinventada” ao parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.

Selma Uamusse, a cantora moçambicana que gravou com Rodrigo Leão em 2015, vai encerrar o ciclo no domingo à noite no Cineteatro Paraíso, em Tomar.
A nota destaca ainda um espetáculo de “fusão perfeita entre histórias e música” que vai acontecer de quinta a domingo, em vários locais, com estreia em Torres Novas, na Biblioteca MunicipalGustavo Pinto Lopes, em que os Contatinas juntam as palavras e a concertina de Luís Correia à percussão, sopros e arranjos musicais de Nuno Morão.

“Verdadeiramente mágica promete ser a estreia da Orquestra Caminhos”, projeto comunitário dirigido por António Serginho, domingo à tarde no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, oportunidade única para ouvir a música criada por músicos amadores locais.

O projeto "Caminhos", que conta com financiamento comunitário, une os 13 municípios da CIMT “na criação de uma programação cultural em rede e na promoção turística da região do Médio Tejo”, afirma a nota, adiantando que a segunda edição arrancará na primavera de 2018, “com mais espetáculos a animar as vilas e cidades do Médio Tejo”.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026 »  2025-07-11 

A emblemática Festa da Bênção do Gado regressa em 2026 com data marcada entre 24 de Julho a 3 de Agosto, prometendo ser um reencontro emotivo com as tradições, a fé e a identidade rural da vila de Riachos.
(ler mais...)


Palestra sobre arqueologia »  2025-07-11 

Sob o mote “Falar à Cerca”, o auditório exterior do Núcleo de Arqueologia do Museu Carlos Reis - Cerca da Vila recebe, no próximo dia 14 de Julho, pelas 18 horas, uma sessão dedicada à temática da Arqueologia.
(ler mais...)


Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano »  2025-07-05 

No próximo dia 8 de julho, o Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Carlos Reis - Cerca da Vila comemora o seu 1.º aniversário. Para celebrar esta data, o Município de Torres Novas fará pelas 18 horas a apresentação pública da “visita 360º à Gruta do Almonda”, que ficará disponível na sala da exposição temporária “Arqueologia do Almonda: uma janela sobre meio milhão de anos de história”.
(ler mais...)


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)


Sonho concretizado: uma fábrica cheia de cores e de arte »  2025-05-04 

Era um velho sonho de Conceição Lopes, conhecida pintora, torrejana de adopção (chegou à vila no início dos anos 70): realizar uma grande exposição de arte na fábrica do ocre da família, situada nos Negréus, uma das periferias de Torres Novas.
(ler mais...)


INVESTIGAÇÃO: Prémio Francisco Canais Rocha entregue dia 25 »  2025-05-02 

 

Realiza-se no próximo dia 25 de Maio, no núcleo museológico da Central do Caldeirão, a cerimónia de entrega do Prémio Francisco Canais Rocha de Estudos Operários.

Entre os trabalhos concorrentes, o júri, constituído por Joana Dias Pereira, Rogério Silva e Fernando Rosas, deliberou atribuir o prémio, nesta primeira edição, ao trabalho «Operárias em luta.
(ler mais...)


Abrantes: Abriu o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida »  2025-05-02 

O Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida (MAC), que reúne obras representativas das várias fases do percurso de mais de meio século da actividade artística do escultor, foi inaugurado em Abrantes no passado sábado, traduzindo um investimento de 2,3 milhões de euros.
(ler mais...)


Orquestra do Hot Clube de Portugal no Teatro Virgínia »  2025-04-19 

 

No próximo dia 30 de abril, quarta-feira, véspera de feriado, a partir das 21h30, sobe ao palco do Teatro Virgínia o projeto «Impermanências», pela Orquestra do Hot Clube de Portugal. Os bilhetes têm o custo de 8,5 euros, sendo aplicáveis descontos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila assinala um ano
»  2025-07-11  Festa da Bênção do Gado está de volta em 2026
»  2025-07-11  Palestra sobre arqueologia