• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Fevereiro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 8°
Períodos nublados
Seg.
 19° / 7°
Períodos nublados
Dom.
 20° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  21° / 8°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal

Cultura  »  2017-10-12 

Decorrem às 21hh30, no jardim das rosas

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.

Numa programação que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) considera estrear um “conceito inovador a nível nacional”, os “Caminhos da Pedra” acontecem no outono e seguem-se aos ciclos dedicados aos “Caminhos do Ferro” (realizado na primavera) e aos “Caminhos da Água” (no verão), proporcionando 58 momentos de manifestações culturais com entrada livre e em “locais muitas vezes inesperados”.

A programação destes quatro dias envolve cerca de 20 artistas e companhias, algumas das quais trabalharam com as comunidades locais, e vai acontecer nos concelhos do Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, afirma uma nota da CIMT.

Entre as dezenas de propostas agendadas, destaque par ao que vai acontecer em Torres Novas nestes dias. A companhia PIA – Projetos de Intervenção Artística vai estar de “Passagem” hoje e amanhã pelo Jardim das Rosas (21h30)

Este projecto de arte pública premiado internacionalmente, é uma das cinco propostas de teatro de rua que integram os Caminhos da Pedra, juntamente com “Chez Jopie” de Delinus, “Fita Cola” e “Velocipédia” do Projeto EZ e “Hotel la Rue” do Teatro Totonco.

No sábado e no domingo, dias 14 e 15, há novo circo no renovado edifício do antigo hospital, às 18 horas.
“E-nxada”, pela Erva Daninha resulta da criação de circo contemporâneo através da exploração do diálogo entre diferentes expressões de artes performativas que move a companhia.

Esta estrutura residente do Teatro Municipal do Porto dedica-se aos espectáculos e à formação e programação, destacando-se o Trengo festival de circo do Porto, centrada na investigação de novas formas de fazer e apresentar circo que elevem o virtuosismo a uma forma de comunicação de ideias e emoções.

“E-nxada” é um espetáculo de circo contemporâneo co-criado com a Bibaural/Nodar, sob direcção artística de Vasco Gomes e Julieta Guimarães e co-proproduzido pelo Teatro Nacional São João que remete para a ruralidade, a sua desconstrução e imaginário sob um ponto de vista urbano e contemporâneo. Uma investigação artística através da relação do corpo e do objecto em cruzamento com a instalação plástica e a composição sonora.

A organização de “caminhos” destaca ainda a actuação do grupo Danças Ocultas, no Cineteatro Municipal de Ourém, na sexta-feira, dia 13, à noite, para “contrariar todas as vibrações negativas associadas a este dia e animar até os mais supersticiosos”, ou dos Criatura, que sábado à noite levarão música popular portuguesa “reinventada” ao parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.

Selma Uamusse, a cantora moçambicana que gravou com Rodrigo Leão em 2015, vai encerrar o ciclo no domingo à noite no Cineteatro Paraíso, em Tomar.
A nota destaca ainda um espetáculo de “fusão perfeita entre histórias e música” que vai acontecer de quinta a domingo, em vários locais, com estreia em Torres Novas, na Biblioteca MunicipalGustavo Pinto Lopes, em que os Contatinas juntam as palavras e a concertina de Luís Correia à percussão, sopros e arranjos musicais de Nuno Morão.

“Verdadeiramente mágica promete ser a estreia da Orquestra Caminhos”, projeto comunitário dirigido por António Serginho, domingo à tarde no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, oportunidade única para ouvir a música criada por músicos amadores locais.

O projeto "Caminhos", que conta com financiamento comunitário, une os 13 municípios da CIMT “na criação de uma programação cultural em rede e na promoção turística da região do Médio Tejo”, afirma a nota, adiantando que a segunda edição arrancará na primavera de 2018, “com mais espetáculos a animar as vilas e cidades do Médio Tejo”.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Pedro Dyonysyo lança novo single »  2021-02-23 

O músico do Entroncamento Pedro Dyonysyo acaba de estrear "Above The Rain", nova canção e vídeoclip cuja gravação, mistura e filmagem foi realizada pelo próprio no seu novo estúdio – "Studyo78".
(ler mais...)


“Leão dos Mares”, novo disco dos Cruz de Ferro »  2021-02-22 

“Do centro de Portugal, com Portugal no centro”. Essa é a matriz da Cruz de Ferro. Heavy metal épico onde a heróica memória nacional ecoa. Neste início de ano, os Cruz de Ferro empreendem nova investida com o EP “Leão dos Mares”, cinco novas composições que prometem não defraudar quem tem estado com eles nesta última década e agremiar mais um bom número de novos combatentes.
(ler mais...)


Jorge Fazenda: novo romance vence prémio literário »  2021-02-05 

Jorge Marques Fazenda, ex-autarca de Alcorochel, e que naquela aldeia deixou uma marca irrepetível em finais dos anos 90, tem-se dedicado nos últimos tempos à escrita e arrecadado prémios literários na área da ficção.
(ler mais...)


Deputados do PS questionam financiamento do ensino artístico »  2021-02-05 

Os deputados do PS eleitos por Santarém pediram esclarecimentos sobre a falta de financiamento do ensino artístico – dança e música – para os alunos do ensino secundário de Tomar. No dia 28 de janeiro, os quatro deputados - Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha - questionaram, por escrito, o presidente da Assembleia da República sobre a situação específica da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, uma das colectividades mais importantes de Tomar.
(ler mais...)


Cine-Clube: balanço dos 60 anos »  2021-01-10 

“Um ano que apresentou desafios como há muito o associativismo em geral e o cineclubismo em particular não sentiam, foi objectivo da direcção não parar a actividade, pois a responsabilidade cultural assumida há 60 anos, o amor ao cinema, ao associativismo e ao contacto presencial com o público, com os sócios, com os amigos, ditaram que não tombássemos os braços nem desistíssemos de alguma forma de actividade que, reinventada, pudesse subsistir” – assim começa a nota de imprensa do Cine-Clube de Torres Novas.
(ler mais...)


Samuel Úria: concerto suspenso »  2021-01-08 

O concerto de Samuel Úria, aprazado para amanhã no teatro Virgínia, em Torres Novas, foi suspenso e reagendado para o próximo dia 15, uma nova data que deverá merecer, contudo, todas as reservas.

O agravamento da situação sanitária em quase todo o país e nomeadamente no concelho de Torres Novas (um dos três municípios do distrito com maior índice de contágios), obriga a medidas mais restritivas: neste fim de semana passa a vigorar o recolher obrigatório a partir das 13 horas, enquanto nos dias de semana esse regime tem início às 23 horas.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” festejam 32.º aniversário »  2020-11-21 

“Apesar dos constrangimentos que estamos a atravessar devido ao complexo contexto desencadeado pela actual pandemia e das saudades de estarmos em palco e próximos das pessoas e amigos, não poderíamos deixar passar em claro o aniversário dos “Ceifeiros” e da sua escolinha de folclore”, começa por realçar a colectividade em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Alice Vieira condecorada pelo Presidente da República »  2020-11-17 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje, terça-feira a escritora Alice Vieira e também e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo.
(ler mais...)


Virgínia: homenagem a Pedro Barroso com concerto dia 28 »  2020-11-09 

Torres Novas é uma das cidades onde se vai homenagear Pedro Barroso no dia em que o cantautor completaria 70 anos. “Viva quem canta!”, título de uma das mais conhecidas cantigas do músico de origens riachenses, é o mote do espectáculo que terá lugar no teatro Virgínia, no próximo dia 28 de Novembro.
(ler mais...)


Virgínia: Teatro Maior de Idade estreia “A Cantora Careca” »  2020-11-06 

O Teatro Maior de Idade, do projecto “Teatro em Formação” do Teatro Virgínia, estreia sábado, dia 7 de Novembro, às 21h30 o seu mais recente espectáculo, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do último ano de ensaios.
(ler mais...)


 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2021-02-05  Jorge Fazenda: novo romance vence prémio literário
»  2021-02-05  Deputados do PS questionam financiamento do ensino artístico
»  2021-02-23  Pedro Dyonysyo lança novo single
»  2021-02-22  “Leão dos Mares”, novo disco dos Cruz de Ferro