• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
Pesquisar...
Qua.
 18° / 6°
Céu limpo
Ter.
 19° / 7°
Céu limpo
Seg.
 18° / 7°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  18° / 6°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal

Cultura  »  2017-10-12 

Decorrem às 21hh30, no jardim das rosas

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.

Numa programação que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) considera estrear um “conceito inovador a nível nacional”, os “Caminhos da Pedra” acontecem no outono e seguem-se aos ciclos dedicados aos “Caminhos do Ferro” (realizado na primavera) e aos “Caminhos da Água” (no verão), proporcionando 58 momentos de manifestações culturais com entrada livre e em “locais muitas vezes inesperados”.

A programação destes quatro dias envolve cerca de 20 artistas e companhias, algumas das quais trabalharam com as comunidades locais, e vai acontecer nos concelhos do Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, afirma uma nota da CIMT.

Entre as dezenas de propostas agendadas, destaque par ao que vai acontecer em Torres Novas nestes dias. A companhia PIA – Projetos de Intervenção Artística vai estar de “Passagem” hoje e amanhã pelo Jardim das Rosas (21h30)

Este projecto de arte pública premiado internacionalmente, é uma das cinco propostas de teatro de rua que integram os Caminhos da Pedra, juntamente com “Chez Jopie” de Delinus, “Fita Cola” e “Velocipédia” do Projeto EZ e “Hotel la Rue” do Teatro Totonco.

No sábado e no domingo, dias 14 e 15, há novo circo no renovado edifício do antigo hospital, às 18 horas.
“E-nxada”, pela Erva Daninha resulta da criação de circo contemporâneo através da exploração do diálogo entre diferentes expressões de artes performativas que move a companhia.

Esta estrutura residente do Teatro Municipal do Porto dedica-se aos espectáculos e à formação e programação, destacando-se o Trengo festival de circo do Porto, centrada na investigação de novas formas de fazer e apresentar circo que elevem o virtuosismo a uma forma de comunicação de ideias e emoções.

“E-nxada” é um espetáculo de circo contemporâneo co-criado com a Bibaural/Nodar, sob direcção artística de Vasco Gomes e Julieta Guimarães e co-proproduzido pelo Teatro Nacional São João que remete para a ruralidade, a sua desconstrução e imaginário sob um ponto de vista urbano e contemporâneo. Uma investigação artística através da relação do corpo e do objecto em cruzamento com a instalação plástica e a composição sonora.

A organização de “caminhos” destaca ainda a actuação do grupo Danças Ocultas, no Cineteatro Municipal de Ourém, na sexta-feira, dia 13, à noite, para “contrariar todas as vibrações negativas associadas a este dia e animar até os mais supersticiosos”, ou dos Criatura, que sábado à noite levarão música popular portuguesa “reinventada” ao parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.

Selma Uamusse, a cantora moçambicana que gravou com Rodrigo Leão em 2015, vai encerrar o ciclo no domingo à noite no Cineteatro Paraíso, em Tomar.
A nota destaca ainda um espetáculo de “fusão perfeita entre histórias e música” que vai acontecer de quinta a domingo, em vários locais, com estreia em Torres Novas, na Biblioteca MunicipalGustavo Pinto Lopes, em que os Contatinas juntam as palavras e a concertina de Luís Correia à percussão, sopros e arranjos musicais de Nuno Morão.

“Verdadeiramente mágica promete ser a estreia da Orquestra Caminhos”, projeto comunitário dirigido por António Serginho, domingo à tarde no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, oportunidade única para ouvir a música criada por músicos amadores locais.

O projeto "Caminhos", que conta com financiamento comunitário, une os 13 municípios da CIMT “na criação de uma programação cultural em rede e na promoção turística da região do Médio Tejo”, afirma a nota, adiantando que a segunda edição arrancará na primavera de 2018, “com mais espetáculos a animar as vilas e cidades do Médio Tejo”.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Barquinha: “A terceira margem e as ruínas circulares”, é título de exposição de João Seguro »  2018-02-08 

A exposição “A terceira margem e as ruínas circulares”, de João Seguro, pode ser visitada na Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, entre 17 de Fevereiro e 27 de Maio de 2018.

Numa apresentação desta iniciativa, João Pinharanda, o curador, realça que João Seguro trabalhou algumas semanas nas residências de Verão em Vila Nova da Barquinha em 2107.
(ler mais...)


Prolongamento da exposição de Luís Rodrigues no Convento do Carmo »  2018-02-08 

Vai estar patente até ao próximo dia 2 de Março a exposição de pintura e cerâmica “Correspondências – técnica mista”, na qual se revela parte da mais recente doação do artista Luís Rodrigues ao Museu Municipal Carlos Reis.
(ler mais...)


Filarmónica Riachense celebra aniversário este sábado, dia 10 »  2018-02-08 

A Sociedade Velha Filarmónica Riachense celebra o 134.º aniversário no próximo sábado, dia 10 de Fevereiro, com um almoço seguido de concerto (17 horas). Esta importante colectividade do concelho de Torres Novas tem no seu currículo diversas distinções e menções, nomeadamente a “Grã-Cruz da ordem do Infante D Henrique – 1984”; “Associação cultural de Utilidade Publica – desde 1994”, “Medalha de Ouro da Cidade de Torres Novas – 1984” e “Mérito da Freguesia de Riachos – 1998 e 2010”.
(ler mais...)


“Adeus Pessoa” estreia no Teatro Sá da Bandeira, na próxima sexta »  2018-01-29 

O Centro Dramático Bernardo Santareno (CDBS) estreia esta sexta-feira, com reposição no sábado, o espectáculo “Adeus Pessoa”, uma peça de teatro adaptada a partir da obra “Os Três últimos dias de Fernando Pessoa” de António Tabucchi.
(ler mais...)


Fatias de Cá regressa destilaria da Brogueira, com peça de Shakespeare »  2018-01-26 

O grupo de teatro Fatias de Cá volta a apresentar a peça Sonho de Uma Noite de Verão, a partir de William Shakespeare, na destilaria da Brogueira, em Torres Novas. A peça, com encenação de Carlos Carvalheiro, será apresentada todos os domingos pelas 16h16, até dia 25 de Fevereiro, e inclui um lanche.
(ler mais...)


Torres Novas: exposição revisita os 58 anos do Cine Clube »  2018-01-11 

Realiza-se entre os dias 19 e 26 de Janeiro uma exposição comemorativa dos 58 anos do Cine Clube de Torres Novas, na biblioteca municipal da cidade, um espaço privilegiado para o efeito. De acordo com aquale associação torrejana, esta será uma reedição de uma exposição realizada em 1973 “e que teve grande projecção nos media do país, nomeadamente na RTP”.
(ler mais...)


Teatro Virgínia: conhecida a agenda para os primeiros meses de 2018 »  2018-01-11 

Teatro, música e dança continuam a ser as disciplinas artísticas privilegiadas pela direcção artística do Teatro Virgínia, em Torres Novas. O programa para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março já foi divulgado, destacando-se na área da música o regresso de Mário Laginha e o seu trio (27 de Janeiro) ou Sean Riley & The Slowriders (3 de Março).
(ler mais...)


Riachos: oficina de teatro regressa em Fevereiro »  2018-01-11 

A Paralelo 39 – Associação Cultural de Saberes e Artes – promove uma oficina de teatro, intitulada “Novos Encontros com o Teatro” sob orientação de Hugo Gama, que terá início no próximo dia 3 de Fevereiro.
(ler mais...)


Tomar mantém aposta no festival de percussão »  2018-01-11 

A 12.ª edição de Tomarimbando, o festival de percussão que se realiza na cidade de Tomar desde 2007, realiza-se entre os dias 16 e 22 de Julho, com masterclasses, concertos de escolas, concertos profissionais, tertúlias e exposições de marcas de instrumentos e acessórios de percussão.
(ler mais...)


Barquinha: Jorge Esperança fala de jazz »  2018-01-04 

O Centro de Estudos de Arte Contemporânea, em Vila Nova da Barquinha, acolhe no próximo dia 11 de Janeiro, às 18h30, uma tertúlia na qual participa Jorge Esperança. O tema é “Jazz na Tuna”. Jorge Esperança é um músico natural de Vila Nova da Barquinha, líder do quarteto de jazz residente no Clube de Instrução e Recreio (Ex-Tuna) de Moita do Norte, que actua quinzenalmente às sextas, à noite.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2018-02-08  Filarmónica Riachense celebra aniversário este sábado, dia 10
»  2018-02-08  Barquinha: “A terceira margem e as ruínas circulares”, é título de exposição de João Seguro
»  2018-02-08  Prolongamento da exposição de Luís Rodrigues no Convento do Carmo