• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 26 Fevereiro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 16° / 9°
Céu nublado
Qua.
 17° / 7°
Céu nublado
Ter.
 14° / 6°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  14° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Moco: o caminho já começou e é luminoso

Cultura  »  2022-02-07 

Não é uma ousadia experimental à mestre Fachada, não é uma desconstrução de matriz Sambado, nem por sombras é uma cantiga melosa à Piçarra ou Bettencourt (é melhor que estes), não é o génio rasgado de Samuel Úria, o bardo maior deste tempo. Mas é bom, é muito bom. “Começar” é uma bela balada pop, na acepção mais nobre desta categoria. Moco diz que anda nos caminhos da folk, da indie, do pop-rock. Para já, começou por trilhar um caminho muito só dele, porque “Começar” é uma grande canção vestida por uma atmosfera instrumental simples, com uma primeira parte marcada pelos passos curtos do piano, da percussão e do baixo a espreitar, para depois tudo se tornar mais envolvente em vozes e aparato rítmico, para acabar em beleza, como começou: um assobio e uma guitarra.

Moco é o nome artístico do cantautor e artista visual Pedro Lopes. O seu instrumento de eleição é a guitarra acústica, embora se defina como multi-instrumentista. Vocacionado para caminhadas, por norma em ruas de terra batida. Nasceu em Riachos, inspira-se na simplicidade e lutas do quotidiano. Também diz que leva as amizades a sério. Tem razões para isso.

Esta sua primeira canção, “Começar”, é de Janeiro de 2022 e está disponível no YouTube, Spotify e restantes plataformas de streaming. A letra e o videoclipe falam-nos de esperança, aventura e sobrevivência. Contam-nos a história de uma rapariga, artista plástica, com coragem suficiente para abandonar a resignação e expor a sua arte na rua. Nessa caminhada parte de mochila em busca de respostas e oportunidades. Ora ouçam “Começar”:

 Facebook: https://www.facebook.com/oficialmoco

Instagram: https://www.instagram.com/oficial.moco/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCGodloyP0DUo7mZBGo-mXyQ

 Sobre Pedro Lopes

Pedro Lopes é natural de Riachos, concelho de Torres Novas. Começou a interessar-se por música aos 14 anos quando descobriu a guitarra do primo num guarda roupa. Durante o ensino secundário de artes visuais decide aprofundar os estudos de formação musical, guitarra clássica e piano na escola de música “Cantar Nosso”, na Golegã. Nesse período, participa em diversos grupos e associações de música da região, entre eles a Sociedade Velha Filarmónica Riachense, o Choral Phydellius, Os Nosyvozes, e os Mantra, o último grupo que formou com amigos. Mantém em aberto colaborações com Siul Sotnas os Orange Crush e K Preta.

Arquitecto, integrou durante o curso a FanFarra Académica de Coimbra. “Hoje em dia é possível viver em meios mais pequenos mas manter uma ligação forte com outras cidades e países. As facilidades de transporte e a internet permitem-nos isso. Penso que é uma boa oportunidade para os artistas que queiram afastar-se das grandes cidades mas continuar a ser globais.” – diz Pedro Lopes, no seu regresso a Riachos devido à pandemia. “O primeiro desafio era interno, ter coragem para expor a primeira música. Sinto-me feliz por quebrar essa primeira barreira e pela calorosa recepção da música por parte de tantas pessoas”, acrescenta. Nós acrescentamos que Moco dá-nos bocadinho de felicidade nestes tempos sombrios e que da sua primeira canção ecoam rumores de um tempo novo que aí vem. J.C.L.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)


Cinema: estreia do filme “DASEIN”, hoje, na Biblioteca Municipal »  2023-07-28 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe, hoje, 28 de Julho às 21h30, a estreia do filme “DASEIN”, da autoria de João Canuto, numa iniciativa de entrada livre direccionada a maiores de 16 anos.

Nesta longa-metragem de ficção apresenta-se a segunda parte de “uma trilogia antológica focada em ciclos autodestrutivos, tendo como temas principais os direitos humanos, a igualdade, o perigo das ideologias extremistas e a raiz ou origem da discriminação”, lê-se na sinopse.
(ler mais...)


BARQUINHA: Aurea anima Feira do Tejo 2023 »  2023-06-10 

A cantora portuguesa Aurea é uma das principais atrações da edição deste ano da Feira do Tejo, o maior evento anual do concelho de Vila Nova da Barquinha. Durante cinco dias de festa, até 13 de junho, Vila Nova da Barquinha não vai parar, com animação para toda a família.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)