• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 27 Outubro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 17°
Céu muito nublado com chuva moderada
Sex.
 19° / 16°
Céu muito nublado com chuva moderada
Qui.
 24° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  26° / 12°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Leão dos Mares”, novo disco dos Cruz de Ferro

Cultura  »  2021-02-22 

“Do centro de Portugal, com Portugal no centro”. Essa é a matriz da Cruz de Ferro. Heavy metal épico onde a heróica memória nacional ecoa. Neste início de ano, os Cruz de Ferro empreendem nova investida com o EP “Leão dos Mares”, cinco novas composições que prometem não defraudar quem tem estado com eles nesta última década e agremiar mais um bom número de novos combatentes.

A banda, oriunda de Torres Novas, volta a evocar importantes figuras da História de Portugal, “algumas nem sempre lembradas pelos feitos notáveis de séculos idos”. É o caso de Afonso de Albuquerque, o “Leão dos Mares”, que dá nome a esta novel campanha do quarteto ribatejano. Governador da colónia portuguesa da Índia na viragem do Séc. XV, era tão temido nos oceanos como “diplomata de excelência”. “Leão dos Mares” é antecipado pelo tema que lhe dá nome em videoclip já disponível.

Neste trabalho, registado pelo produtor Arlindo Cardoso e pelo guitarrista Ricardo Pombo nos Southern Studios, faz-se referência a uma outra personagem dos primórdios da identidade portuguesa - Gonçalo Mendes da Maia, tutor do próprio Afonso Henriques.  O tema que fecha este novo EP dos Cruz de Ferro revela a banda numa cavalgada rítmica ao estilo de uns Amon Amarth, esgotando as últimas espiras do disco ao som da guitarra portuguesa.

Numa edição Rastilho, limitada e exclusivamente em vinil, há espaço para novos elementos na música de um grupo que continua, ainda assim, fiel à tradição do heavy metal puro e duro, cantado em português. “A Nau dos Loucos”, tema que aborda o costume medieval de embarcar os proscritos e os loucos à deriva, revela uma faceta mais insana da Cruz, com blastbeats e solos suplicantes. Já “Conselho de Guerra” ataca num ritmo compassado, de implacável flama decretada pelos sinistros versos iniciais. Do novo disco faz ainda parte a faixa “Velada de Armas”, inspirada no hábito de rezar às armas antes de uma batalha.

Os Cruz de Ferro começaram por lançar o EP “Guerreiros do Metal” em 2012 para, três anos depois, vincarem todo o seu poder combativo através do álbum “Morreremos de Pé”. Em 2017, “Guerreiros do Metal” sai numa versão aumentada, com cinco novos temas gravados com Arlindo Cardoso, onde se estreia o baterista Bruno Guilherme. Seguem-se os EPs “Imortal” (2018) e “Soldado Desconhecido” (2020), ano pandémico em que a banda esteve longe de parada, pois também colocou cá fora a cassete ao vivo “A Batalha de Torres Novas”, registo do primeiro concerto de sempre, a 8 de Fevereiro de 2013, no Cine-Teatro Virgínia.

2021 é mais um ano cravado pela Cruz de Ferro. Oito anos após a estreia em disco, estes “guerreiros do metal” estão prontos para nova batalha e, como sempre, vão sair vencedores, tal é o arsenal que carregam em mais um glorioso EP: melodias argutas, riffs destemidos, ritmos avassaladores “e a língua portuguesa expressa com orgulho e vigor, num trabalho que merece estar bem junto ao coração de todos os metaleiros lusos… e por todo esse mundo fora”, diz a nota de imprensa.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Fotógrafa portuguesa abre galeria de arte em Alpiarça »  2021-09-21 

No próximo dia 16 de Outubro vai abrir em Alpiarça a GALERIA N118, concretização de um antigo projecto da premiada fotógrafa Ana Filipa Scarpa. A Galeria N118, situada na Rua José Relvas, n.º 273 (Estrada Nacional 118), em Alpiarça, pretende ser um espaço de referência regional e nacional ao nível da promoção da arte e da cultura portuguesas.
(ler mais...)


Renova: na fábrica vai nascer um bailado »  2021-08-14 

A fábrica da Renova foi no mês de Julho o palco de um bailado em formato de vídeo dança, composto de 3 coreografias com música original. A ideia nasceu em Março de 2020, durante o primeiro confinamento, conforme o JT noticiou, num momento em que marcas e instituições se uniram através da plataforma Portugal #entra em cena para apoiar o sector cultural.
(ler mais...)


Filarmónica do Pedrógão tem historial em livro »  2021-07-04 

“Sociedade Filarmónica União Pedroguense – luzes e sombras de uma filarmónica”, é o título do livro lançado no domingo, 26, em edição do município e da autoria de Maria da Conceição Geada, uma pedroguense radicada em Lisboa (trabalhou durante décadas na biblioteca da Ajuda) mas que nunca deixou de se interessar pela sua terra.
(ler mais...)


“Os Almonda” estreiam-se dia 9 ao vivo »  2021-07-04 

O novo grupo musical “Os Almonda”, agrupando um vasto conjunto de músicos da região, prepara-se para iniciar as suas actuações ao vivo e a primeira vai ser mesmo em Torres Novas. O concerto está aprazado para o dia 9 de Julho, à noite, no jardim da Fontinha junto às piscinas.
(ler mais...)


João Ribeiro “Canuto” ganha prémio de cinema experimental em festival de Singapura »  2021-06-04 

Quando, em Janeiro deste ano, o JT teve oportunidade de visionar “Fuck Haneke”, foi demasiado forte o impacto causado não só pelo filme em si, mas pelo exercício de coragem de João Ribeiro de se expor num exercício auto-biográfico duro e directo ao osso, sem filtros e sem contemplações de qualquer espécie.
(ler mais...)


Almonda: um rio, um “super-grupo”, uma canção »  2021-03-18 

Mais que um rio que ziguezagueia através de um concelho e que nasce, não “na terra que lhe dá o nome”, como diz a nota de imprensa, mas no Moinho da Fonte, o Almonda foi mote do projecto colectivo de vários músicos ribatejanos, encabeçado por Nuno Barroso e Pedro Dionísio.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis adere ao ICOM »  2021-03-18 

Na reunião camarária de 9 de Março foi aprovada a adesão do Município de Torres Novas, através do Museu Municipal Carlos Reis, às associações ICOM (International Council of Museums), e ainda a outras duas organizações da rede museológica a APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e a NEMO (Network of Museum Organisation).
(ler mais...)


Pedro Dyonysyo lança novo single »  2021-02-23 

O músico do Entroncamento Pedro Dyonysyo acaba de estrear "Above The Rain", nova canção e vídeoclip cuja gravação, mistura e filmagem foi realizada pelo próprio no seu novo estúdio – "Studyo78".
(ler mais...)


Jorge Fazenda: novo romance vence prémio literário »  2021-02-05 

Jorge Marques Fazenda, ex-autarca de Alcorochel, e que naquela aldeia deixou uma marca irrepetível em finais dos anos 90, tem-se dedicado nos últimos tempos à escrita e arrecadado prémios literários na área da ficção.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)