• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 09 Maio 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 18° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 17° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 11°
Períodos nublados com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Leão dos Mares”, novo disco dos Cruz de Ferro

Cultura  »  2021-02-22 

“Do centro de Portugal, com Portugal no centro”. Essa é a matriz da Cruz de Ferro. Heavy metal épico onde a heróica memória nacional ecoa. Neste início de ano, os Cruz de Ferro empreendem nova investida com o EP “Leão dos Mares”, cinco novas composições que prometem não defraudar quem tem estado com eles nesta última década e agremiar mais um bom número de novos combatentes.

A banda, oriunda de Torres Novas, volta a evocar importantes figuras da História de Portugal, “algumas nem sempre lembradas pelos feitos notáveis de séculos idos”. É o caso de Afonso de Albuquerque, o “Leão dos Mares”, que dá nome a esta novel campanha do quarteto ribatejano. Governador da colónia portuguesa da Índia na viragem do Séc. XV, era tão temido nos oceanos como “diplomata de excelência”. “Leão dos Mares” é antecipado pelo tema que lhe dá nome em videoclip já disponível.

Neste trabalho, registado pelo produtor Arlindo Cardoso e pelo guitarrista Ricardo Pombo nos Southern Studios, faz-se referência a uma outra personagem dos primórdios da identidade portuguesa - Gonçalo Mendes da Maia, tutor do próprio Afonso Henriques.  O tema que fecha este novo EP dos Cruz de Ferro revela a banda numa cavalgada rítmica ao estilo de uns Amon Amarth, esgotando as últimas espiras do disco ao som da guitarra portuguesa.

Numa edição Rastilho, limitada e exclusivamente em vinil, há espaço para novos elementos na música de um grupo que continua, ainda assim, fiel à tradição do heavy metal puro e duro, cantado em português. “A Nau dos Loucos”, tema que aborda o costume medieval de embarcar os proscritos e os loucos à deriva, revela uma faceta mais insana da Cruz, com blastbeats e solos suplicantes. Já “Conselho de Guerra” ataca num ritmo compassado, de implacável flama decretada pelos sinistros versos iniciais. Do novo disco faz ainda parte a faixa “Velada de Armas”, inspirada no hábito de rezar às armas antes de uma batalha.

Os Cruz de Ferro começaram por lançar o EP “Guerreiros do Metal” em 2012 para, três anos depois, vincarem todo o seu poder combativo através do álbum “Morreremos de Pé”. Em 2017, “Guerreiros do Metal” sai numa versão aumentada, com cinco novos temas gravados com Arlindo Cardoso, onde se estreia o baterista Bruno Guilherme. Seguem-se os EPs “Imortal” (2018) e “Soldado Desconhecido” (2020), ano pandémico em que a banda esteve longe de parada, pois também colocou cá fora a cassete ao vivo “A Batalha de Torres Novas”, registo do primeiro concerto de sempre, a 8 de Fevereiro de 2013, no Cine-Teatro Virgínia.

2021 é mais um ano cravado pela Cruz de Ferro. Oito anos após a estreia em disco, estes “guerreiros do metal” estão prontos para nova batalha e, como sempre, vão sair vencedores, tal é o arsenal que carregam em mais um glorioso EP: melodias argutas, riffs destemidos, ritmos avassaladores “e a língua portuguesa expressa com orgulho e vigor, num trabalho que merece estar bem junto ao coração de todos os metaleiros lusos… e por todo esse mundo fora”, diz a nota de imprensa.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Almonda: um rio, um “super-grupo”, uma canção »  2021-03-18 

Mais que um rio que ziguezagueia através de um concelho e que nasce, não “na terra que lhe dá o nome”, como diz a nota de imprensa, mas no Moinho da Fonte, o Almonda foi mote do projecto colectivo de vários músicos ribatejanos, encabeçado por Nuno Barroso e Pedro Dionísio.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis adere ao ICOM »  2021-03-18 

Na reunião camarária de 9 de Março foi aprovada a adesão do Município de Torres Novas, através do Museu Municipal Carlos Reis, às associações ICOM (International Council of Museums), e ainda a outras duas organizações da rede museológica a APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e a NEMO (Network of Museum Organisation).
(ler mais...)


Pedro Dyonysyo lança novo single »  2021-02-23 

O músico do Entroncamento Pedro Dyonysyo acaba de estrear "Above The Rain", nova canção e vídeoclip cuja gravação, mistura e filmagem foi realizada pelo próprio no seu novo estúdio – "Studyo78".
(ler mais...)


Jorge Fazenda: novo romance vence prémio literário »  2021-02-05 

Jorge Marques Fazenda, ex-autarca de Alcorochel, e que naquela aldeia deixou uma marca irrepetível em finais dos anos 90, tem-se dedicado nos últimos tempos à escrita e arrecadado prémios literários na área da ficção.
(ler mais...)


Deputados do PS questionam financiamento do ensino artístico »  2021-02-05 

Os deputados do PS eleitos por Santarém pediram esclarecimentos sobre a falta de financiamento do ensino artístico – dança e música – para os alunos do ensino secundário de Tomar. No dia 28 de janeiro, os quatro deputados - Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha - questionaram, por escrito, o presidente da Assembleia da República sobre a situação específica da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, uma das colectividades mais importantes de Tomar.
(ler mais...)


Cine-Clube: balanço dos 60 anos »  2021-01-10 

“Um ano que apresentou desafios como há muito o associativismo em geral e o cineclubismo em particular não sentiam, foi objectivo da direcção não parar a actividade, pois a responsabilidade cultural assumida há 60 anos, o amor ao cinema, ao associativismo e ao contacto presencial com o público, com os sócios, com os amigos, ditaram que não tombássemos os braços nem desistíssemos de alguma forma de actividade que, reinventada, pudesse subsistir” – assim começa a nota de imprensa do Cine-Clube de Torres Novas.
(ler mais...)


Samuel Úria: concerto suspenso »  2021-01-08 

O concerto de Samuel Úria, aprazado para amanhã no teatro Virgínia, em Torres Novas, foi suspenso e reagendado para o próximo dia 15, uma nova data que deverá merecer, contudo, todas as reservas.

O agravamento da situação sanitária em quase todo o país e nomeadamente no concelho de Torres Novas (um dos três municípios do distrito com maior índice de contágios), obriga a medidas mais restritivas: neste fim de semana passa a vigorar o recolher obrigatório a partir das 13 horas, enquanto nos dias de semana esse regime tem início às 23 horas.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” festejam 32.º aniversário »  2020-11-21 

“Apesar dos constrangimentos que estamos a atravessar devido ao complexo contexto desencadeado pela actual pandemia e das saudades de estarmos em palco e próximos das pessoas e amigos, não poderíamos deixar passar em claro o aniversário dos “Ceifeiros” e da sua escolinha de folclore”, começa por realçar a colectividade em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Alice Vieira condecorada pelo Presidente da República »  2020-11-17 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje, terça-feira a escritora Alice Vieira e também e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)