Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fcultura%2Fnoticia%2F%3Fn-c9e080f0): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 03 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 30° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 34° / 19°
Céu limpo
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  39° / 17°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Mação: documentário coproduzido por Instituto Terra e Memória (ITM) reconhecido pelo “amplo trabalho de investigação científica”

Cultura  »  2017-05-11 

O documentário “Hand Pas - Mãos do Passado”, coproduzido pelo Instituto Terra e Memória, de Mação, ganhou o Viriato de Prata no II Festival de Cinema Arqueológico de Castilla e Leão que decorreu entre 5 e 7 de Maio em Zamora, Espanha.

 Este projecto foi liderado pela Junta espanhola da Extremadura, e nele participaram investigadores de Itália e Portugal, nomeadamente do Instituto Terra e Memória, de Mação.

 Luiz Oosterbeek, do ITM e do Instituto Politécnico de Tomar, fez saber que o documentário, de cerca de 30 minutos, “convida a regressar à Pré-História para compreender o significado das pinturas de mãos na dinâmica dos territórios e fronteiras entre comunidades humanas de Neandertais e de humanos modernos (Sapiens), no Paleolítico superior”, tendo feito notar que o mesmo pretende “dar a perceber como viviam e comunicavam os nossos antepassados, com o apoio de dados científicos e reconstruções cénicas e teatrais”.

 Estes motivos "emergem em comunidades de Homens anatomicamente modernos, discutindo-se como se estruturaram as fronteiras e os intercâmbios entre estes e os anteriores povoadores europeus Neandertais”, acrescentou Luiz Oosterbeek.

 A equipa do ITM, liderada por Pedro Cura, Sara Garcês e Luiz Oosterbeek, foi responsável pela recriação de todo o cenário de acampamento ao ar livre e em gruta de Homo Sapiens e Neandertais, as duas espécies representadas, e cuja discussão científica tenta compreender quando, onde e quem realizou as mãos na arte paleolítica europeia (num período de tempo entre os 45 000 e 35 000 anos), e levantar questões sobre a sua conservação, datação, técnicas e interpretação. 

 O documentário audiovisual acabaria por ser reconhecido pelo seu “amplo trabalho de compilação gráfica e investigação científica, assim como pela sua qualidade técnica e capacidade de difusão e divulgação junto do grande público".

 Os arqueólogos portugueses recriaram vários cenários como, por exemplo, um acampamento ao ar livre com cerca de 35.000 anos, onde cabanas, roupas, adornos, armas e fogueiras foram alguns dos elementos incorporados.

 "A nossa experiência ao nível do estudo da arqueologia pré-histórica e conhecimentos dos factos e realidades de então levou a que nos convidassem para recriar o modo de vida de uma tribo, no seu dia-a-dia, onde montámos um acampamento ao ar livre, recriámos um ritual xamânico e cenas de pintura nas paredes dentro de uma gruta, com um grupo de pessoas pertencentes à mesma tribo", destacou por sua vez, a arqueóloga Sara Garcês, do ITM.

 Realizado pela produtora estremenha "Libre Producciones", as gravações do documentário científico decorreram na localidade de Fuentes de León (Extremadura Espanhola) sobre as representações de mãos na arte rupestre pré-histórica, no âmbito do projeto europeu “HandPas – Hands from the Past – Mãos do Passado”, de que o ITM é parceiro, e onde se localizam as Cuevas de Fuentes de León, conjunto de grutas com ocupações pré-históricas.

 O filme apresenta o contexto, a cronologia, as técnicas e os possíveis significados destas simbologias, e é uma produção conjunta da Junta de Extremadura (Espanha), do Instituto Terra e Memória, de Mação (Portugal) e do Centro de Estudos e Museu de Arte de Pinerolo (Itália), com apoio da Comissão Europeia e coordenação geral de Hipólito Collado (investigador do ITM em Portugal e diretor de Arqueologia na Extremadura em Espanha).

 As versões em português, inglês, espanhol e italiano do documentário estarão brevemente disponíveis na Internet, assim como uma versão infantil em espanhol e inglês, que permitirá uma rápida difusão do trabalho desenvolvido entre o público escolar.

 No próximo dia 17 de Maio, pelas 16 horas, será feita uma apresentação pública na Sociedade de Geografia de Lisboa.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13 »  2025-06-06 

No emblemático cenário do Convento de Cristo em Tomar, o pintor Sam Abercromby apresenta uma mostra inédita de 100 quadros, numa exposição que se revela uma poderosa viagem visual ao coração do mito português.
(ler mais...)


Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções »  2025-06-03 

Os museus de Sesimbra, Torres Novas e Soares dos Reis, do Porto, foram os museus que mais distinções obtiveram na sessão anual de entrega de prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que se realizou ontem, segunda-feira, em Loulé.
(ler mais...)


Poezz, espectáculo de jazz e poesia na Biblioteca »  2025-05-17 

No âmbito das comemorações do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) promove, no dia 22 de Maio, quinta-feira, às 21h30, um espectáculo de jazz e poesia pela voz e interpretação de Pedro Freitas (O Poeta da Cidade) e pelo improviso do saxofone de Kenny Caetano.
(ler mais...)


Sonho concretizado: uma fábrica cheia de cores e de arte »  2025-05-04 

Era um velho sonho de Conceição Lopes, conhecida pintora, torrejana de adopção (chegou à vila no início dos anos 70): realizar uma grande exposição de arte na fábrica do ocre da família, situada nos Negréus, uma das periferias de Torres Novas.
(ler mais...)


INVESTIGAÇÃO: Prémio Francisco Canais Rocha entregue dia 25 »  2025-05-02 

 

Realiza-se no próximo dia 25 de Maio, no núcleo museológico da Central do Caldeirão, a cerimónia de entrega do Prémio Francisco Canais Rocha de Estudos Operários.

Entre os trabalhos concorrentes, o júri, constituído por Joana Dias Pereira, Rogério Silva e Fernando Rosas, deliberou atribuir o prémio, nesta primeira edição, ao trabalho «Operárias em luta.
(ler mais...)


Abrantes: Abriu o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida »  2025-05-02 

O Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida (MAC), que reúne obras representativas das várias fases do percurso de mais de meio século da actividade artística do escultor, foi inaugurado em Abrantes no passado sábado, traduzindo um investimento de 2,3 milhões de euros.
(ler mais...)


Orquestra do Hot Clube de Portugal no Teatro Virgínia »  2025-04-19 

 

No próximo dia 30 de abril, quarta-feira, véspera de feriado, a partir das 21h30, sobe ao palco do Teatro Virgínia o projeto «Impermanências», pela Orquestra do Hot Clube de Portugal. Os bilhetes têm o custo de 8,5 euros, sendo aplicáveis descontos.
(ler mais...)


Entroncamento: Abril com música e exposição »  2025-04-19 

As comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril tem ínício às 9h, com a 26.ª edição da corrida da Liberdade no Pavilhão Desportivo Municipal. Às 10h, segue-se o hastear da bandeira no Largo José Duarte Coelho e depois a sessão solene; às 11h30, a inauguração da exposição “Ouvir o Novo Tempo a Chegar”, na Galeria Municipal, iniciativa do arquivo Ephemera e às 18h o espectáculo “José Afonso, outros Cantos e Utopias” no Cineteatro São João.
(ler mais...)


“Nova Augusta” é apresentada dia 28 »  2024-12-20 

Edita-se este ano o n.º 36 da “Nova Augusta”, revista de cultura do Município de Torres Novas. A sessão de lançamento será realizada na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, no próximo dia 28 de Dezembro, pelas 15h30.
(ler mais...)


Apresentação do livro «Semeador de Palavras - Entrevistas a José Afonso» no CHUDE, dia 15 »  2024-12-04 

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o CHUDE – Centro Humberto Delgado vai receber, no dia 15 de Dezembro, a partir das 15h30, a apresentação do livro «Semeador de Palavras - Entrevistas a José Afonso», da autoria da Associação José Afonso.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2025-06-03  Prémios APOM 2024: Museu Carlos Reis arrebata quatro distinções
»  2025-06-06  Grande exposição de Sam Abercromby no Convento de Cristo abre dia 13