• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 18° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 13° / 4°
Céu nublado
Ter.
 13° / 6°
Claro
Torres Novas
Hoje  15° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Mação: documentário coproduzido por Instituto Terra e Memória (ITM) reconhecido pelo “amplo trabalho de investigação científica”

Cultura  »  2017-05-11 

O documentário “Hand Pas - Mãos do Passado”, coproduzido pelo Instituto Terra e Memória, de Mação, ganhou o Viriato de Prata no II Festival de Cinema Arqueológico de Castilla e Leão que decorreu entre 5 e 7 de Maio em Zamora, Espanha.

 Este projecto foi liderado pela Junta espanhola da Extremadura, e nele participaram investigadores de Itália e Portugal, nomeadamente do Instituto Terra e Memória, de Mação.

 Luiz Oosterbeek, do ITM e do Instituto Politécnico de Tomar, fez saber que o documentário, de cerca de 30 minutos, “convida a regressar à Pré-História para compreender o significado das pinturas de mãos na dinâmica dos territórios e fronteiras entre comunidades humanas de Neandertais e de humanos modernos (Sapiens), no Paleolítico superior”, tendo feito notar que o mesmo pretende “dar a perceber como viviam e comunicavam os nossos antepassados, com o apoio de dados científicos e reconstruções cénicas e teatrais”.

 Estes motivos "emergem em comunidades de Homens anatomicamente modernos, discutindo-se como se estruturaram as fronteiras e os intercâmbios entre estes e os anteriores povoadores europeus Neandertais”, acrescentou Luiz Oosterbeek.

 A equipa do ITM, liderada por Pedro Cura, Sara Garcês e Luiz Oosterbeek, foi responsável pela recriação de todo o cenário de acampamento ao ar livre e em gruta de Homo Sapiens e Neandertais, as duas espécies representadas, e cuja discussão científica tenta compreender quando, onde e quem realizou as mãos na arte paleolítica europeia (num período de tempo entre os 45 000 e 35 000 anos), e levantar questões sobre a sua conservação, datação, técnicas e interpretação. 

 O documentário audiovisual acabaria por ser reconhecido pelo seu “amplo trabalho de compilação gráfica e investigação científica, assim como pela sua qualidade técnica e capacidade de difusão e divulgação junto do grande público".

 Os arqueólogos portugueses recriaram vários cenários como, por exemplo, um acampamento ao ar livre com cerca de 35.000 anos, onde cabanas, roupas, adornos, armas e fogueiras foram alguns dos elementos incorporados.

 "A nossa experiência ao nível do estudo da arqueologia pré-histórica e conhecimentos dos factos e realidades de então levou a que nos convidassem para recriar o modo de vida de uma tribo, no seu dia-a-dia, onde montámos um acampamento ao ar livre, recriámos um ritual xamânico e cenas de pintura nas paredes dentro de uma gruta, com um grupo de pessoas pertencentes à mesma tribo", destacou por sua vez, a arqueóloga Sara Garcês, do ITM.

 Realizado pela produtora estremenha "Libre Producciones", as gravações do documentário científico decorreram na localidade de Fuentes de León (Extremadura Espanhola) sobre as representações de mãos na arte rupestre pré-histórica, no âmbito do projeto europeu “HandPas – Hands from the Past – Mãos do Passado”, de que o ITM é parceiro, e onde se localizam as Cuevas de Fuentes de León, conjunto de grutas com ocupações pré-históricas.

 O filme apresenta o contexto, a cronologia, as técnicas e os possíveis significados destas simbologias, e é uma produção conjunta da Junta de Extremadura (Espanha), do Instituto Terra e Memória, de Mação (Portugal) e do Centro de Estudos e Museu de Arte de Pinerolo (Itália), com apoio da Comissão Europeia e coordenação geral de Hipólito Collado (investigador do ITM em Portugal e diretor de Arqueologia na Extremadura em Espanha).

 As versões em português, inglês, espanhol e italiano do documentário estarão brevemente disponíveis na Internet, assim como uma versão infantil em espanhol e inglês, que permitirá uma rápida difusão do trabalho desenvolvido entre o público escolar.

 No próximo dia 17 de Maio, pelas 16 horas, será feita uma apresentação pública na Sociedade de Geografia de Lisboa.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


António Lúcio apresenta livro de poemas em Torres Novas »  2017-12-08 

“25 poemas de dores e amores” é o título do livro de António Lúcio Vieira que será apresentado na biblioteca municipal de Torres Novas no dia 16 de Dezembro. Recorde-se que, com este trabalho, o autor venceu o prémio literário Médio Tejo Edições.
(ler mais...)


Luís Rodrigues expõe trabalhos no edifício do antigo hospital »  2017-12-08 

Luís Rodrigues, artista plástico torrejano radicado em França, expõem alguns dos seus trabalhos de pintura de cerâmica, azulejo e olaria, no edifício do antigo hospital de Torres Novas de 11 de Dezembro a 28 de Janeiro, tratando-se de uma exposição de pintura e cerâmica e na qual se revela parte da mais recente doação do artista ao Museu Municipal Carlos Reis.
(ler mais...)


Barquinha: exposição de pintor amador que não resistiu a um cancro »  2017-10-25 

Carlos Daniel Pascoal Serras nasceu a 23 de Dezembro de 1957 e faleceu no passado dia 21 de Outubro vítima de cancro. Era natural de Mouriscas (Abrantes) e residente em Atalaia, Vila Nova da Barquinha.

Bacharel em Engenharia Electrotécnica, desempenhou funções na instituição militar e na banca, área onde exerceu maioritariamente a sua vida profissional, nos balcões da CGD de Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, entre outros locais.
(ler mais...)


Dança: Cláudia Dias apresenta “Tudo o que é sólido dissolve-se no ar” »  2017-10-24 

O Teatro Virgínia recebe, no dia 4 de Novembro, o espectáculo de dança «Terça-feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar», a segunda peça do projecto Sete Anos Sete Peças de Cláudia Dias.
(ler mais...)


Alcanena: marionetas no S. Pedro, este fim-de-semana »  2017-10-20 

O cine-teatro São Pedro, em Alcanena, acolhes este fim-de-semana, 21 e 22 de Outubro, espectáculos de marionetas. No sábado é apresentado, às 21h30, “Queixa-te”, Teatro e Marionetas de Mandrágora e no domingo, a mesma companhia apresenta, às 15 horas, “Caixa das Histórias Ensarilhadas”.
(ler mais...)


Torres Novas acolhe hoje e amanhã espectáculos integrados em projecto intermunicipal »  2017-10-12 

Sete dos 13 concelhos do Médio Tejo estão a ser palco de espectáculos desde ontem, quarta-feira, até domingo. espectáculos de dança, música, novo circo e teatro, no terceiro ciclo do projecto “Caminhos”, que visa a promoção cultural e turística da região.
(ler mais...)


Cristina Branco traz «Menina» ao Teatro Virgínia »  2017-10-12 

Cristina Branco apresenta o seu mais recente álbum «Menina» no Teatro Virgínia, no próximo sábado, 14 de Outubro. Neste disco, existem temas temas originais escritos por autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes.
(ler mais...)


Assembleia da República acolhe exposição sobre Maria Lamas »  2017-10-11 

“Mulheres, paz e liberdade” é o nome da exposição que vai estar patente na Assembleia da República, de 19 de Outubro a 6 de Dezembro, numa iniciativa que tem o apoio do município de Torres Novas.

Jornalista, escritora, tradutora, editora, Maria Lamas iniciou, há 70 anos, um percurso pelo país que viria a resultar num retrato da condição feminina em Portugal, nesse final da década de 40 do séc.
(ler mais...)


Colóquio sobre o Ribatejo e a 1.ª República, no Cartaxo »  2017-10-11 

O Fórum Ribatejo, uma plataforma informal de reflexão e acção sobre o Ribatejo da qual fazem parte investigadores da história local, promove no dia 21 de Outubro, no Cartaxo, o colóquio “O Ribatejo e a 1.
(ler mais...)


Caminhos da Pedra passam pela Barquinha, de 12 a 15 de Outubro »  2017-10-08 

O concelho de Vila Nova da Barquinha vai acolher, entre 12 e 15 de Outubro, os "Caminhos da Pedra", uma acção de programação cultural em rede que integra o projecto "Caminhos" da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) em parceria com os Municípios aderentes.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2017-12-08  António Lúcio apresenta livro de poemas em Torres Novas
»  2017-12-08  Luís Rodrigues expõe trabalhos no edifício do antigo hospital