• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 20 Janeiro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 14° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 14° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 14° / 5°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  14° / 8°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Teatro Virgínia: conhecida a agenda para os primeiros meses de 2018

Cultura  »  2018-01-11 

Teatro, música e dança continuam a ser as disciplinas artísticas privilegiadas pela direcção artística do Teatro Virgínia, em Torres Novas. O programa para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março já foi divulgado, destacando-se na área da música o regresso de Mário Laginha e o seu trio (27 de Janeiro) ou Sean Riley & The Slowriders (3 de Março).

É o teatro que maior presença tem nos primeiros três meses de programação do Teatro Virgínia. Este sábado, dia 13, “Colecção de Coleccionadores” é o nome da peça apresentada, por Raquel André, uma produção do Teatro Nacional Dona Maria. Em “Colecção de Coleccionadores”, Raquel André colecciona os próprios coleccionadores e pede-lhes que lhe contem um segredo: que lhe contem o que é ser coleccionador através de uma entrevista, perguntando aos coleccionadores de cidades diferentes coisas sobre memória... Afinal, o que guardamos?

Em 2017, a Colecção de Coleccionadores contava com 30 coleccionadores de Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço, Berlim, Kortrijk, Ilha de São Miguel, Tomar e Lisboa.
Na semana seguinte, dia 20, o TV volta a dar palco ao Teatro, com Saia de Roda, com Ana Lúcia Palminha, Maria João Castelo e Suzana Branco. Trata-se de uma produção do Teatro Maria de Matos. Tudo tem início a partir da ideia de se inventar uma festa onde todos possamos participar. Viajando pelo país será possível descobrir tantas formas de festejar, de tocar música, de dançar...

Mário Laginha (piano), Alexandre Frazão (bateria) e Bernardo Moreira (contrabaixo) são o Mário Laginha Trio, uma formação com provadas dadas na área do jazz e blues. Vêm a Torres Novas no dia 27 de Janeiro.
Fevereiro começa com teatro e termina com dança. No dia 3, o Teatro do Eléctrico apresenta Karl Valentin Kabarett, uma produção de Ricardo Neves-Neves que mostra o "constante complexo de inferioridade" das personagens de Karl Valentim, mas também "a alegria dos atores em cena".

White Haus protagonizam um concerto no dia 10 de Fevereiro e no dia 17 está de regresso o teatro, com um clássico: Romeu e Julieta, pelo Teatro Praga. No dia anterior há sessões para as escolas.
Co:Latreal é o espectáculo de dança/multimédia que fecha Fevereiro, no dia 24, por Né Barros e João Martinho Moura.
M

arço começa com Sean Riley & The Slowriders (dia 3), seguindo-se no dia 10 um espectáculo de dança, de nome “Sopro”, pelo Centro em Movimento. No dia 17 Joana Gama apresenta um recital de piano, para crianças. O Senhor Satie era uma pessoa solitária mas com muito humor. Joana Gama, ao piano, vai contar à pequenada um pouco mais da história deste homem. O trimestre fecha no dia 24 de Março com teatro: “António e Cleópatra”, por Tiago Rodrigues, mais uma produção do Teatro Nacional Dona Maria II.

Legenda: Teatro do Eléctrico apresenta Karl Valentin Kabarett, uma produção de Ricardo Neves-Neves, no dia 3 de Fevereiro

 

 

 Outras notícias - Cultura


Pedro Abrunhosa deixou Torres Novas ao rubro »  2019-01-13 

Pedro Abrunhosa actuou em Torres Novas, em dose dupla: ao concerto do dia 12 de Janeiro, em que os bilhetes esgotaram num ápice, foi agendado um segundo concerto (para o dia 11) e esteve em cima da mesa a possibilidade de fazer um terceiro espectáculo.
(ler mais...)


Concerto de Reis é domingo às 17 horas »  2019-01-03 

O tradicional concerto de Reis do Choral Phydellius, que abre o ano musical em Torres Novas, realiza-se no domingo, pelas 17 horas, na Igreja do Carmo.

Participam no programa as classes do Conservatório, o coro juvenil e o Choral Phydellius, dirigido pela maestro João Branco.
(ler mais...)


Alcanena: concerto de Ano Novo com a filarmónica de Minde »  2019-01-01 

O Cine-Teatro São Pedro recebe, no dia 5 de Janeiro de 2019, sábado, às 21H30, o concerto de Ano Novo, pela banda filarmónica da Sociedade Musical Mindense, sob a direcção do maestro João Carlos Roque Gameiro.
(ler mais...)


Torres Novas: Colectivo 249 abre portas no Lamego »  2018-12-22 

“Cuidado com o degrau” é o aviso de abertura, mas também pode ser uma metáfora: o mundo está cheio de degraus que é preciso subir e descer em segurança para agarrar os tempos conturbados e interessantes que vivemos.
(ler mais...)


Santarém apresenta projecto para a cultura e ideias para 2019 »  2018-12-19 

A Câmara de Santarém apresentou há dias o projecto “Santarém Cultura” e a programação para o primeiro trimestre de 2019, com destaque para espectáculos inseridos nas digressões nacionais de artistas como Áurea, Mafalda Veiga ou Bruno Nogueira.
(ler mais...)


Os velhos amantes da revolução »  2018-12-17 

O melhor da festa dos 80 anos de Joaquim Alberto Simões e do lançamento do livro que relata a sua aventurosa vida estava guardado para o fim, já muitas dezenas de amigos tinham deixado a antes repleta Casa do Povo de Riachos, no sábado passado: Joaquim Alberto, enfim liberto dos discursos e das formalidades, pegou na viola e cantou A canção dos Velhos Amantes e A Valsa a Mil Tempos de Brel, transformando em pura magia e calorosa emoção um momento raro, daqueles que os presentes vão guardar no coração para sempre.
(ler mais...)


Nova Augusta: para uma história da cultura em Torres Novas, segundo António Mário Santos »  2018-11-22 

 

Um dossier sobre a Grande Guerra, no ano em que se celebra o Armistício, e um caderno especial dedicado ao centenário do jornal O Almonda, com três artigos de Elvira Marques, são os traços dominantes da edição número 30 da “Nova Augusta”, uma revista de cultura patrocinada pelo município de Torres Novas mas que abre cada vez mais as suas páginas aos investigadores da história local dos concelhos vizinhos e que foi apresentada no domingo no museu municipal.
(ler mais...)


Constância: feira do livro vem aí »  2018-11-17 

A Feira do Livro vai voltar a Constância de 20 a 25 de novembro, um evento que terá lugar no Cineteatro Municipal, o qual está já a ser preparado pelo município, através da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill.
(ler mais...)


Alcanena: teatro de Vicente Batalha assinala aniversário do “São Pedro” »  2018-11-15 

“Sinfonia em Três Andamento”, com textos e dramaturgia de Vicente Batalha, vai ser levado à cena no teatro São Pedro, de Alcanena, para assinalar o 64.º aniversário da casa. Os espectáculos terão lugar na próxima semana, nos dias 20, 23 e 24 de Novembro, sempre às 21h30.
(ler mais...)


Chamusca: Orquestra da Casa Pia dá concerto dia 24 »  2018-11-14 

“Casa Pia no Coração do Ribatejo” é o lema do concerto que vai ser dado pela Orquestra da Casa Pia, no próximo dia 24 de Novembro, no cineteatro da Chamusca, às 18h.

A Casa Pia da Lisboa tem como uma das suas marcas identitárias a oportunidade que proporciona aos seus alunos contacto com a arte e a expressão artística.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2018-12-22  Torres Novas: Colectivo 249 abre portas no Lamego
»  2019-01-13  Pedro Abrunhosa deixou Torres Novas ao rubro
»  2019-01-03  Concerto de Reis é domingo às 17 horas
»  2019-01-01  Alcanena: concerto de Ano Novo com a filarmónica de Minde