• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 01 Outubro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 21° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 19° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  23° / 13°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Teatro Virgínia: conhecida a agenda para os primeiros meses de 2018

Cultura  »  2018-01-11 

Teatro, música e dança continuam a ser as disciplinas artísticas privilegiadas pela direcção artística do Teatro Virgínia, em Torres Novas. O programa para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março já foi divulgado, destacando-se na área da música o regresso de Mário Laginha e o seu trio (27 de Janeiro) ou Sean Riley & The Slowriders (3 de Março).

É o teatro que maior presença tem nos primeiros três meses de programação do Teatro Virgínia. Este sábado, dia 13, “Colecção de Coleccionadores” é o nome da peça apresentada, por Raquel André, uma produção do Teatro Nacional Dona Maria. Em “Colecção de Coleccionadores”, Raquel André colecciona os próprios coleccionadores e pede-lhes que lhe contem um segredo: que lhe contem o que é ser coleccionador através de uma entrevista, perguntando aos coleccionadores de cidades diferentes coisas sobre memória... Afinal, o que guardamos?

Em 2017, a Colecção de Coleccionadores contava com 30 coleccionadores de Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço, Berlim, Kortrijk, Ilha de São Miguel, Tomar e Lisboa.
Na semana seguinte, dia 20, o TV volta a dar palco ao Teatro, com Saia de Roda, com Ana Lúcia Palminha, Maria João Castelo e Suzana Branco. Trata-se de uma produção do Teatro Maria de Matos. Tudo tem início a partir da ideia de se inventar uma festa onde todos possamos participar. Viajando pelo país será possível descobrir tantas formas de festejar, de tocar música, de dançar...

Mário Laginha (piano), Alexandre Frazão (bateria) e Bernardo Moreira (contrabaixo) são o Mário Laginha Trio, uma formação com provadas dadas na área do jazz e blues. Vêm a Torres Novas no dia 27 de Janeiro.
Fevereiro começa com teatro e termina com dança. No dia 3, o Teatro do Eléctrico apresenta Karl Valentin Kabarett, uma produção de Ricardo Neves-Neves que mostra o "constante complexo de inferioridade" das personagens de Karl Valentim, mas também "a alegria dos atores em cena".

White Haus protagonizam um concerto no dia 10 de Fevereiro e no dia 17 está de regresso o teatro, com um clássico: Romeu e Julieta, pelo Teatro Praga. No dia anterior há sessões para as escolas.
Co:Latreal é o espectáculo de dança/multimédia que fecha Fevereiro, no dia 24, por Né Barros e João Martinho Moura.
M

arço começa com Sean Riley & The Slowriders (dia 3), seguindo-se no dia 10 um espectáculo de dança, de nome “Sopro”, pelo Centro em Movimento. No dia 17 Joana Gama apresenta um recital de piano, para crianças. O Senhor Satie era uma pessoa solitária mas com muito humor. Joana Gama, ao piano, vai contar à pequenada um pouco mais da história deste homem. O trimestre fecha no dia 24 de Março com teatro: “António e Cleópatra”, por Tiago Rodrigues, mais uma produção do Teatro Nacional Dona Maria II.

Legenda: Teatro do Eléctrico apresenta Karl Valentin Kabarett, uma produção de Ricardo Neves-Neves, no dia 3 de Fevereiro

 

 

 Outras notícias - Cultura


Teatro Virgínia: reabertura promete Clã, Rodrigo Leão e Calcanhotto »  2020-09-28 

O Teatro Virgínia reabre após o anterior confinamento provocado pela Covid-19, reagendando espectáculos anteriormente previstos e que tiveram de ser cancelados e com muitas outras novidades, seguindo todas as recomendações da Direção Geral de Saúde.
(ler mais...)


Joana Santos estreia-se no romance »  2020-09-28 

Está prestes a sair do prelo “Prazeres”, um novo livro de Joana Santos. No prazo de um ano, a autora de “Onde está a Camarila” passa da crónica para o romance, género em que se estreia. O prefácio do livro é assinado por Maria do Céu Roldão, conhecido e prestigiado nome na área das ciências da educação.
(ler mais...)


Torres Novas: Tapadas nos 35 anos de cidade, hoje, no castelo »  2020-07-08 

Um concerto da fadista Teresa Tapadas assinala, hoje, a efeméride da elevação de Torres Novas a cidade, com o espectáculo aprazado para as 21h30, no recinto exterior do castelo de Torres Novas. Os espectáculos de música, como este, têm lotação limitada a 80 pessoas, com entrada livre mediante levantamento de bilhete no dia do espectáculo a partir das 19 horas junto à estatua D.
(ler mais...)


“A Força de Sentir”, o novo livro de António Rodrigues »  2020-06-12 

Não é um livro de memórias, mas é um livro cheio delas. António Rodrigues, nome que não precisa de maiores apresentações, apresentou na segunda-feira o seu mais recente livro, “A Força do Sentir”, numa cerimónia limitada pelas circunstâncias actuais, mas que teve honras de livreiro.
(ler mais...)


Morreu Pedro Barroso »  2020-03-17 

Pedro Barroso, um dos mais conhecidos músicos portugueses, morreu ontem à noite em Lisboa, na unidade de saúde onde estava internado, informou a família.

O artista contava 69 anos e iniciou-se no célebre programa da RTP ZipZip, em 1969, e desde então prosseguiu uma carreira de cantautor que o levou a actuar em muitos países e a percorrer praticamente todos os palcos de Portugal, sobretudo a partir de 1974.
(ler mais...)


Santarém: teatro, arte e ar livre na oferta do Círculo »  2020-02-04 

“Na Cidade”, a última criação artística do Veto teatro Oficina apresenta-se em duas datas únicas neste mês de fevereiro, no Teatro Taborda, dia 7 (sexta feira) e 8 (sábado), um espectáculo de teatro que concebido no contexto da celebração dos 150 anos de elevação de Santarém a cidade, “uma reflexão sobre a vidas nas cidades, essa realidade plena de múltiplos microcosmos, contradições, alheamentos, indiferença, egoísmos, mas também solidariedades, esperanças, amizades, surpresas”.
(ler mais...)


Música: novo single de Siul Sotnas »  2020-02-02 

Lançado na passada sexta-feira, está já disponível o mais recente single de Siul Sotnas, aliás Luis Santos, músico riachense com uma obra musical assinalável. “Um monte de gente”, canção em registo pop-rock, fala dos desajustes das personagens que retrata, mas as narrativas remetem para metáforas de uma certa interpretação dos paradoxos e contradições do tempo presente.
(ler mais...)


Actriz Céu Guerra esteve hoje em Torres Novas com alunos do concelho »  2020-01-22 

O espectáculo da Companhia de teatro «A Barraca» trouxe hoje a Torres Novas a peça de Gil Vicente "A Farsa de Inês Pereira" e contou, no final, com a presença da actriz e encenadora da peça, Maria do Céu Guerra.
(ler mais...)


David Antunes e Berg em concerto no Cineteatro São João »  2020-01-19 

O Cineteatro São João, no Entroncamento,  recebe, no dia 25 de Janeiro, pelas 21h30m, um concerto intimista, de piano, guitarra e vozes de David Antunes e Berg.

David Antunes, cantor, compositor e pianista, iniciou a sua carreira aos 6 anos a tocar com o pai.
(ler mais...)


Pedro Barroso: medalha de honra do município »  2020-01-09 

Na reunião camarária de terça-feira do executivo torrejano, foi aprovada por unanimidade a atribuição da Medalha de Honra do Município de Torres Novas a Pedro Barroso, que será entregue em ocasião a anunciar oportunamente, anuncia a autarquia em nota de imprensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2020-09-28  Teatro Virgínia: reabertura promete Clã, Rodrigo Leão e Calcanhotto
»  2020-09-28  Joana Santos estreia-se no romance